Apple Pay chega hoje ao Brasil, a princípio apenas para clientes Itaú

Promessa é dívida: o Apple Pay, sistema de pagamentos digitais da Apple foi oficialmente lançado no Brasil nesta quarta-feira (04), a princípio apenas para clientes Itaú mas permitindo que correntistas do banco possam utilizar seus iGadgets para pagar suas compras em qualquer lugar.

Num primeiro momento o serviço, que enfrentará a concorrência de outros já estabelecidos como o Samsung Pay e o Google Pay é bastante restrito, e embora seja compatível apenas com os cartões do banco Itaú não faz distinção de modalidades de conta ou tipos de cartões, todos os clientes poderão utilizar o serviço: o Apple Pay reconhece cartões Itaú Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, sejam de bandeiras Visa ou MasterCard.

Curiosamente, o Itaú era listado como uma das primeiras instituições financeiras a fecharem parcerias com Samsung e Google para a inclusão de seus cartões nos serviços de ambas, mas a compatibilidade nunca foi inserida e para todos os efeitos, é possível que o banco tenha posteriormente fechado um acordo de exclusividade com a Apple.

Ambas as partes não comentam o assunto, mas é bem provável que o Itaú esteja utilizando o Apple Pay para atrair novos correntistas (preferencialmente os de maior poder aquisitivo, como são os consumidores da Apple no Brasil) para si. De qualquer forma, a chegada do serviço ainda que de forma limitada deverá atrair outros bancos que não deverão demorar para adequar seus sistemas, de modo a oferecer opções para seus clientes. Quanto à possibilidade do Itaú chegar um dia ao Google Pay e Samsung Pay, é difícil dizer.

Para utilizar o Apple Pay, o cliente Itaú deverá escanear seu cartão no app Wallet e seguir as orientações do sistema para o desbloqueio do mesmo, ligando o pagamento digital à sua impressão digital já cadastrada no Touch ID ou a face no Face ID, no caso do iPhone X.

Uma vez escaneado o cartão e armazenado, é possível fazer compras nos estabelecimentos credenciados ou solicitando pela opção Apple Pay (e torcendo para que os atendentes estejam cientes da novidade, because Brasil), ou localizando o símbolo de pagamento por aproximação. Desnecessário dizer que se seu iGadget não tiver opções de autenticação por Touch ID ou Face ID, nada feito.

apple-pay-003

É possível também fazer pagamentos online, com uma série de parceiros já habilitados como Peixe Urbano, iFood, Fast Shop, Fnac e Starbucks, entre outros. Você pode também utilizar seu Mac e autorizar o pagamento pelo Safari, desde que utilizando um iGadget como autenticador; claro, se você possuir o MacBook Pro com Touch Bar é desnecessário o uso de outros dispositivos.

Para incentivar a adoção, o Itaú fechou parcerias com algumas serviços que oferecerão vantagens para os clientes que optarem pagar com o Apple Pay:

  • a rede The Fifties oferecerá uma sobremesa gratuita;
  • os clientes Mais do Pão de Açúcar ganharão uma sacola retornável nas compras acima de R$ 50,00;
  • o programa Sempre Presente dará 1.000 pontos na primeira transação completada.

O Apple Pay é compatível com todos os iPhones a partir do 6/6 Plus, iPads a partir do Air 2 e mini 3 (incluindo a linha iPad Pro), todos os Apple Watches e Macs produzidos a partir de 2012.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples