Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter bane (e mostra) mais de 300 senhas fracas

Twitter bane (e mostra) mais de 300 senhas fracas

14 anos atrás

É a velha ladainha que todo mundo, se não sabe, deveria saber: crie senhas difíceis, pouco óbvias, misturando letras, números e caracteres especiais. Mesmo isso não garante segurança total, mas tornará a vida de quem quer bisbilhotar seus dados (e só isso, na melhora das hipóteses) bem mais difícil.

À frente de um site sobre Windows e produtos da Microsoft  em geral, recebo muitos e-mails de gente desesperada por ter tido o Hotmail/Messenger “hackeado”. Senhas fracas estão aí, e além delas, temos as óbvias, que vão desde a data de nascimento, passando pelo telefone, até o nome do cônjuge. Para piorar ainda mais, a pergunta secreta segue a mesma linha. Captain Obvious manda lembranças sempre que um cracker obtém acesso a uma conta alheia pelo método da tentativa-erro.

As empresas que mantêm esses serviços gratuitos fazem o que podem para conscientizar as pessoas acerca da importância de se ter uma senha segura, além de fazer um trabalho de contenção de danos que, pelo menos no caso da Microsoft, que conheço mais de perto, funciona bastante bem. Mas, até onde essa preocupação, esse zelo para com o usuário pode chegar?

O Twitter implementou um filtro em seu sistema que impede os usuários de utilizarem cerca de 370 senhas consideradas óbvias ou fracas. São coisas bem tolas, como 111111, 121212, 123456, abc123, access, twitter (d’oh!), e por aí vai. A lista completa está acessível a qualquer um, e pode ser consultada aqui.

A iniciativa é bacana, embora seja forçada e possivelmente será vista com maus olhos por alguns usuários. De qualquer maneira, impôr ao usuário a criação de uma senha minimamente segura, embora possa gerar antipatia, conscientiza. Vejo essa proibição de senhas fracas como um passo além daquele sistema, já bastante comum, que indica a força da senha através de um gráfico (vermelho para senhas fracas, verde para senhas fortes).

Com o Twitter sendo cada vez mais usado como passaporte para diversos sites externos, a exemplo do que já acontece com o Facebook Connect, a tendência é a conta no serviço ganhar cada vez mais importância. Assim sendo, toda segurança é pouca, e os reforços nessa área, sempre bem-vindos.

Fonte: Neowin.

relacionados


Comentários