Acer apresenta o Chromebook Tab 10, o primeiro tablet com Chrome OS

acer-chromebook-tab-10-002

A Apple pode ter posicionado o novo iPad como uma alternativa à linha Chromebook para soluções educacionais, mas o Google e seus parceiros não vão facilitar: um dia antes a Acer apresentou o Chromebook Tab 10, o primeiro tablet do mercado a rodar o Chrome OS, o sistema operacional presente em cerca de 60% das salas de aula dos Estados Unidos.

A apresentação do novo tablet é semelhante ao do concorrente: o display é um LCD IPS com 9,7 polegadas, proporção 4:3 e resolução de 2.048 × 1.536 pixels (264 ppi), mas por dentro ele é equipado com o até então pouco conhecido OP1, um SoC produzido pela Rockchip (a mesma que fornece procesadores para o Rock64) totalmente otimizado para o dispositivo e que já havia sido incluído no Chromebook Plus da Samsung, um hexa-core com quatro núcleos Cortex-A53 e dois Cortex-A72 (não há informações sobre clock ou a GPU).

Ele conta com 4 GB de RAM, 32 GB de espaço interno expansível via cartão microSD de até 128 GB e câmeras principal de 5 megapixels, que filma em Full HD e selfie de 2 MP. A bateria é de 34 Wh, de até nove horas de autonomia e ele possui uma porta USB Type-C, mas apenas USB 2.0 mas que permite o carregamento de acessórios conectados.

acer-chromebook-tab-10-001

Na parte do sistema o Chrome OS é totalmente compatível com o vasto acervo de aplicativos disponíveis para Android, o que reforça a ideia de que o Google pode repensar totalmente sua estratégia para tablets e priorizar o sistema dos Chromebooks em vez do robozinho para a categoria, dada sua capacidade de processar apps em paralelo que é algo muito mais próximo de um desktop. Com um teclado e uma caneta stylus o ganho de produtividade é muito maior, e igualmente as possibilidades para a área educacional se tornam mais diversas.

A Acer estaria de olho nessa seara: o Chromebook Tab 10 é um produto leve, prático e que roda um sistema operacional pensado inicialmente para computadores, mas que se adapta perfeitamente para uso com tablets e que com os periféricos certos, oferece aos jovens um equipamento funcional e muito útil para a vida escolar.

acer-chromebook-tab-10-003

Isso posto, o grande diferencial em relação ao novo iPad é a inclusão de uma stylus da Wacom na caixa, que não precisa ser carregada e dispensa assim a necessidade de adquirir uma caneta à parte seja a Apple Pencil, seja outra qualquer outra como acontece com o novo tablet da Apple. Só isso representa uma economia considerável, mas por outro lado a Acer não lançará uma versão 4G/LTE e tal qual a maçã, não incluirá um teclado no kit.

O Chromebook Tab 10 será lançado nos EUA em abril por US$ 329, o mesmo preço do modelo de 32 GB do iPad 2018; já na Europa, África e Oriente Médio ele será lançado em maio apenas para escolas e instituições de ensino, por € 329 ou valores equivalentes. Não há previsão de quando (ou se) a Acer o trará para o Brasil.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples