DIRCM — o sistema que protege o Trump, Israel e o Brasil

dircm-el-al

No ano de 2002, em um hangar em Israel o equivalente local do estagiário do Aviões e Músicas teve um dia cheio. Foi obrigado a trocar os assentos da cabine de comando de um Boeing 757 de Arkia Israel Airlines, pois nenhum método conhecido pelo Homem seria capaz de desinfetá-los.

A culpa foi de um grupo de terroristas quenianos que algumas horas antes haviam detonado um carro-bomba em frente a um hotel em Mombasa, matando 13 pessoas e ferindo 50. Ao mesmo tempo eles dispararam 2 mísseis Strela-2, de origem russa contra o avião comercial israelense, que acabava de decolar.

1280px-sa-7

Como o Strela-2 é uma bela porcaria, os DOIS mísseis erraram e os pilotos os viram passar ao lado do 757, mas ficou o susto, a memória e a mancha nos assentos.

Querendo evitar que outros malucos com mais sorte gostassem da idéia e a moda de lançar mísseis contra aviões israelenses se popularizasse, foi iniciada a pesquisa para adaptar tecnologia militar para aviões civis. O resultado foi o sistema C-MUSIC™ da Elbit Systems.

c_music800

O conceito é em teoria bem simples: uma penca de sensores detecta o lançamento de um MANPAD (Man-Portable Air-Defense system) e direciona um laser para cegar o sensor infravermelho do míssil, fazendo com que ele perca contato com o alvo.

É algo que existe faz tempo em aeronaves militares, o nome genérico é DIRCM (Directional Infrared Counter Measures) contra-medidas direcionais infravermelhas. Dizem que o Hair Force One está equipado com um monte desses equipamentos, mas o Pentágono não comenta.

A diferença é que com aeronaves civis correndo risco, várias empresas aéreas estão instalando DIRCMs, em Israel a El-Al pretende que toda sua frota tenha o equipamento funcionando o quanto antes. Aqui um vídeo curto com direito até a demonstração real do bicho:

E se você reparou no vídeo é mostrado o KC-390 da Embraer, o nosso excelente transporte militar que tem tudo pra faturar horrores agora que os Hércules D-130 estão todos caindo de velhos. Ele também é é equipado com o sistema MUSIC (Multi Spectral Infrared Countermeasures), então os hermanos nem precisam se animar.

Claro, esse sistema não funciona com mísseis por radar como o sistema BUK, nem equipamentos mais avançados, mas a imensa maioria dos MANPADs que estão em mãos erradas são STRELAs e IGLAs russos e Stingers americanos.

O mais interessante é que nem por isso a passagem da El-Al aumentou.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples