O Mecanismo — assistimos os primeiros episódios da nova série da Netflix Brasil

O MB esteve semana passada na coletiva de lançamento da série O Mecanismo no Copacabana Palace. Esta é a segunda produção nacional da Netflix, a série é uma criação de José Padilha (Tropa de Elite 1 e 2, Narcos e o remake de RoboCop) e da roteirista Elena Soarez (Cidade dos Homens), e será lançada globalmente pela Netflix nesta sexta (23/03).

O MB teve acesso aos 3 primeiros episódios, Lava Jato, Halawi e Ventos frios vindos do Sul, o piloto dirigido por José Padilha, e os outros dois por Felipe Prado. A produção é de ótimo nível, com direção e fotografia excelentes (Azul Serra e Lula Carvalho). A trilha sonora de Antonio Pinto também é excelente, e ajuda a dar o clima da série. Ele é o compositor de Cidade de Deus, além de vários filmes internacionais. O curioso é que ele também foi o compositor do filme Lula, o Filho do Brasil, que tem uma postura bem diferente da série O Mecanismo.

Uma boa série começa por um roteiro bem escrito, e O Mecanismo vai muito bem neste quesito, mostrando o lado humano dos seus heróis e também dos vilões, cutucando poderosos incluindo ex-presidentes e o vice que tomou o trono, e especialmente mostrando o drama particular de Ruffo ao tentar prender seu amigo de infância, o doleiro que cuidava de todo o esquema.

O elenco conta com Selton Mello e Enrique Diaz afinados como a dupla de antagonistas. Carol Abras também está ótima como a agente federal Verena. Na coletiva de lançamento, feita um dia depois do assassinato de Marielle Franco, o tema inevitavelmente veio a tona. Para Jonathan Haagensen, a morte dela foi emblemática, mas infelizmente só mostra o que acontece diariamente nas comunidades, especialmente com mulheres negras.

Na entrevista, José Padilha também falou muito de política e corrupção, mostrando como o dinheiro é a graxa que movimenta toda a engrenagem. Para ele, um dos maiores problemas para se desmantelar o mecanismo no Brasil é que por aqui a ideologia fica em segundo plano perto dos imensos lucros, de todos os lados. A série procura ser isenta, e já começa citando os principais partidos políticos envolvidos no funcionamento do mecanismo.

É interessante acompanhar nas soluções para contar uma história inspirada em fatos reais no Brasil, depois da experiência de Padilha gravando a série Narcos na Colômbia. No final das contas, a julgar pelos 3 primeiros episódios, O Mecanismo parece um filme nacional, mas digo isto como um elogio. Um daqueles muito bons, com roteiro bem escrito e ótimo ritmo, algo que o diretor sabe fazer muito bem. Agora é esperar até amanhã para conferir os próximos episódios. Eu confesso que já fui fisgado pela trama.

Clique abaixo para ver o vídeo da coletiva.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Nick Ellis

Nick Ellis é autor do Meio Bit, Digital Drops e Blog de Brinquedo.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples