Você precisa de um PC?

Calma, pessoal. Vou me explicar, antes que alguém já venha me chutando (coisa comum por aqui, ultimamente).

Meu questionamento, sendo mais preciso, é: você precisa de um microcomputador compatível com o conjunto de instruções x86 e que consuma mais de 200W? “Mas é claro, eu preciso rodar jogos!” é a primeira frase que se escuta.

No entanto, imaginem a grande maioria dos usuários, que não “heavy user” nem “early adopter”: a Dona Selma, do RH… a Maria Cristina, da recepção… o Dr. Oswidofrido, adêvogado… que tipo de computador seria suficiente para eles? Um Atom com chipset Intel? Com chipset NVIDIA? Com GPU integrada? Ou um ARM Cortex-A8?

ARM? Para rodar em algo que não seja celular/nettop/video-game? Pois é… para quem ainda tem um pé atrás com “desktops ARM”, reparem o vídeo abaixo:

 

 

Para usuários mais pacientes, há vários outros no Youtube.

Traduzindo: uma placa capaz de rodar GNU/Linux (especialmente a distribuição Ångström, mas com opção de Windows CE para os iniciados), com um processador Texas Instruments OMAP3530 (ARM Cortex-A8) rodando a 600MHz (1200 Dhrystone MIPS), 256MB de Flash, 256MB de RAM, SD Card, USB 2.0, saída de vídeo com capacidade HD (720p) e aceleração 3D, consumindo apenas 2W. Dois Watts.Comentei que custa US$ 159,00?

3309319666_a6d5559a42_o

 

Não ficou satisfeito com a quantidade de RAM? Pois saiba que a Beagle Board foi desenvolvida no tempo livre dos engenheiros da TI e não tem (nem pode) a intenção de concorrer com os caros kits de desenvolvimento da empresa… imaginem esse mesmo processador (ou seu irmão maior, o Cortex-A9 com núcleo duplo) em uma placa-mãe de verdade.

Pausa para o regozijo da comunidade…

Existe uma oportunidade de ouro para a ARM e, especialmente, o GNU/Linux®: apoiar e, de fato, desenvolver software/hardware de qualidade, visando o segmento de mercado que é mais preocupado com o consumo/impacto ambiental que com o poder bruto de processamento. Ecochatos, digo, pessoas ambiental e socialmente responsáveis, além de grande parcela dos usuários “normais” podem esperar mais três ou quatro segundos para usarem o Open Office. E não precisam de um PC rodando Windows e consumindo 200W para isso…

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar
  • GuZ

    Se colocarem um HDD de no minimo 80GB e um Ubuntu Linux eu compro. Servidor de Torrent FTW

    • xultz

      Não precisa “colocarem”, você pode ligar o HD pela porta USB usando uma gavetinha, e ligar o HD do tamanho que você quiser. 

      Muita gente reclama de falta de porta ethernet, mas é possível ligar um adaptador wifi via USB, e você tem teu tracker de torrent prontinho. 

      • GuZ

        Óia! então agora vc já sabe o que me dar de presente de natal ehehe

  • 2W?  :jawdrop:

    • Rock Rickman

      2W? :jawdrop:  [2]

  • 2 Watts O___O :jawdrop:

     

    Agora parei para pensar um pouco, isso em notebooks seria interessante 🙂

  • carituS

    Pois é, chegamos num patamar que para a grande maioria dos usuários qualquer coisa serve.

    Minha irmã, não querendo gastar muito, comprou um PC da Toshiba em suaves 10x de 89 realitos, faz uns 8 meses. O conjunto compõe um Celowron, 1GB de RAM, HD de 160GB e monitor. Funciona perfeitamente para o uso dela, que se resume a internet e office. Jogos? No máximo Colheita Feliz do Orkut e paciência. Acho que uns 90% dos usuários se enquadram nesse perfil.

    Cacilida, imagina esse bichinho aí num netbook. Com 2W e um HD SSD seria o verdadeiro all-day computing.

    • kakaroto_BR

      Starcraft, Warcraft III, Diablo, Heroes III, dá pra divertir mto com esse pc ae.

      • /\ se estiver com tudo na configuração mínima, até roda…

        e roda naquelas, nem pensar em jogar em local area network, muito menos via garena/hamachi/outro…

  • Lendo o segundo parágraro que reparei que comprei uma máquina mt boa (pra mim é pelo menos), um Phenom II x4 940 com uma 250GTS, mas enjoei de jogar (acho q to ficando velho) e fico usando essa máquina só pra web.

    To jogando watts no lixo né..  🙁

    • Rhob

      HAHAHAHAHHA

      Pior q eu também sou um dos que montou o pc peça por peça, escolhidas a dedo, pra jogar, e acaba usando o pc mais pra internet e torrents do que pra jogos propriamente ditos…  🙁

       

      Outro dia passei na frenet de uma loja, e na vitrine aquele EeeBox me encarando… Fiquei pensando, pegar um daqueles, trocar o HD por um um pouco maior (500Gb? 1Tb? 2Tb?) e/ou plugar + uma meia dúzia de HD’s externos e tá pronto o meu mini-servidor de torrents “ULV”…  😀

      • Sou o oposto. Comprei um notebook para ter mobilidade e acabo só jogando nele….

         

        Acho que estou ficando novo demais.

        • Biscouto

          Bom somos dois pois tambem comprei o note para mobilidade e uso ele para jogo e o meu desk que esta em casa raramente o uso 😛

      • frdv

        Mesma coisa.. to querendo trocar meu SuperPowerPC com fonte de 750w reais por um note (VAIO 15.5).

  • Helivander

    2W ?  :jawdrop:

     

    Alguém tem alguma idéia de quanto a Intel conseguiria chegar em termos de performance e consumo?  😕

     

    • xultz

      A pergunta é um pouco cruel, porque o ARM foi concebido desde o princípio em baixo consumo de energia, balanceando consumo x poder de processamento. Enquanto os x86 sempre foram pensados em performance, mesmo que tivesse que rodar numa câmara criogênica. E consumo de energia nunca foi uma preocupação, até que a guerra dos notebooks começou e ela lançou o Atom numa tentativa desesperada de não perder mercado para ARM.

      A Texas, espertamente, juntou o melhor de dois mundos: seu melhor DSP com um core ARM e colocou os dois no mesmo chip, e taí o OMAP. 

      • luctimm

        “Enquanto os x86 sempre foram pensados em performance, mesmo que tivesse que rodar numa câmara criogênica.”

        Se você acha que deveria colocar um x86 numa câmara criogênica, provavelmente você não conhece os IBM POWER.  😉

  • hramos

    Já existem algumas soluções “profissionais” baseadas na BeagleBoard, fora o mundo DIY gringo. Senão me engano o TouchBook e o Open Pandora são baseados nele. Existe até um grupo brasileiro dedicado ao BeagleBoard. Também há possibilidade de instalar outros sabores Linux. O Ubuntu é um deles.

    • gabriel_

      Fazendo o trabalho que o editor não fez. [/pé-no-saco mode off]

      😛

  • Dreadful

    Moço, roda farmville?

     

  • cwaster

    também acho a idéia interessante (passei a achar quando comecei a pagar a conta de luz), pois montei um PCFrank com alto desempenho, mas que usa em 70% do tempo é minha esposa, que não passa das tarefas básicas. Contudo, não posso abrir mão do pcfrank porque preciso renderizar vídeos. Neste caso, um micrinho desses como segunda máquina cairía muito bem.

  • Aqui no Brasil seria uma solução interessante e de baixissímo custo pra inclusão digital, mas ai teria que ter Orkut instalado, e rodar os joguinhos do MSN.

    O que me desencanta é US$160 + taxes …. $$$$$$$$$

  • RicardoHFSP

    Pessoal, para quem quer um desses já 100% operacional que tal um N900, é praticamente o mesmo processador, a diferença mesmo é praticamente o preço bem mais elevado ($600.00) por questões como tela, camera, gps e  é claro a marca(Nokia)

    Mas em se tratando de processamento é praticamente a mesma coisa.

    e o SO do N900 é Linux/Maebo

    Infelizmente não será neste ano que me dou um de natal, mas provavelmente ganharei um na pascoa ahsahshashahsaas

     

    • luctimm

      Maemo.

  • luctimm

    Eu quero. 🙁

    Meu único problema com Linux em ARM seria a ausência de aplicativos proprietários. Claro, não vou usar o VMware num equipamento desse, até por que a tradução de binários de x86 para ARM… bem, não seria algo que ia funcionar. Agora…

    1) E o plugin do Flash? Como é que eu vou viver sem Youtube?   :jawdrop:

    2) Java quase idem, mas tudo bem. Eu posso acessar sites de banco utilizando outra coisa;

    Problemas semelhantes encontraram aqueles usuários Apple que instalavam Linux em seus Macintoshes com processador PowerPC, em uma época que a web ainda não era dinâmica, e isso não chegava a ser um problema em si. Agora HOJE, a situação seria um pouco diferente. Infelizmente.  🙁

    • luizfelipestang

      Terminal Service + SkyFire (Firefox via streamming) ?

      • luctimm

        A partir de uma máquina rodando Windows? Pronto, sua beagle board virou um thin client… Acho que a idéia não é bem essa   😉

    • Tchello

      Uai, mas não da pra ter flash em máquinas com processador ARM?

       No meu Nokia N800 tenho instalado o mozila e assisto a videos do youtube, charges, etc normalmente, todos com um plugin do flash que já veio com o mozila (eu acho, não lembro se baixei do repositorio).

      • luctimm

        Se for “feito” pela Nokia e outras empresas, sim. Agora, pra qualquer um usar, como numa distribuição Linux, não existe flash disponível.

  • ander-san

    A ÚNICA vantagem de fazer uma máquina para jogos é que depois de muitos anos (bota aí uns 5 ou 6) ela não vai mais ser boa para jogos, mas vai continuar boa para as outras coisas, hehehe. Que diga meu valente Athlon XP 2600+, montado em 2003.

    Mas mesmo assim, eu ainda prefiro um console que jogar no micro…

    • William_T3l3s

      [quote=ander-san]

      A ÚNICA vantagem de fazer uma máquina para jogos é que depois de muitos anos (bota aí uns 5 ou 6) ela não vai mais ser boa para jogos, mas vai continuar boa para as outras coisas, hehehe. Que diga meu valente Athlon XP 2600+, montado em 2003.

      [/quote]

      Nao digo que seja a unica vantagem mas concordo qdo vc fala que a maquina vai rodar por mto tempo, vide meu athlon 64 3000+ velho de guerra. rodou ate crysis e mto bem!

  • xultz

    A primeira vez que peguei uma Beagleboard na mão, eu pensei “caceta, é ainda menor do que eu imaginava”. Só me falta tempo prá brincar com esse fulano, porque idéias não faltam…

  • luizfelipestang

    Seu pc Desktop somente consome 200 watts. A minha placa de video consome 250watts sozinha, o pc todo consome 1kw.

    • CiA

      Cara, não quero nem saber quanto o teu PC pesa na sua conta de energia elétrica. }:)

       

      É nessa hora que o Santo “Underclocking”+”Undervolting” entra em ação.

      Quando não estou jogando eu deixo o processador do PC à míseros 1.0GHz/0.8v (Sim, 0.8 Volts). O Consumo estimado é em torno de 11w. :jawdrop:

      Em Full Load ele fica a 2.5GHz/1.1v, dissipando 40~45w. Baixa a conta de força, não se perde desempenho e o processador roda de “cabeça fria” devido a tensão menor que corre por ele.

      VGA enquanto não está sendo exigida consome muiiiiiito pouco. 😛

      • Pollux

        taí, undercloccking, vou ver se uso isso.

        Se bem que o meu já é 1.5 GHz, então não sei se rola baixar mais.

    • marcospmr

      Seu PC não consome 1Kw, sua fonte pode até ser de 1000W, mas você não consome 1000W nem FERRANDO.

      Em micros TOP, o item que consome mais é a VGA, se a sua VGA consome 250, você poderia ter 2 delas ligadas em SLI ou Crossfire e nem assim você conseguiria consumir 1000w.

      Aquele sistema com 6 GTX295 e 1 GTX275 mais um Core i7 920 consome 1100W, como que o seu PCzinho vai utilizar 1000W?

      Menos caô por favor.

      • CoRVo

        Põe o link aí jovem…

        • marcospmr

          Fastra II

          http://fastra2.ua.ac.be/?page_id=53

          Seção: “Power Measurements and Efficiency”

          O gasto máximo foi de 1200W não 1100W como eu falei, mas não é lá grande diferença.

          Em idle consumiu 500W.

           

          O Fastra I e suas 4 9800GX2 consumiu no máximo 950W como pode-se ver no teste.

      • Segundo o Wikipedia (estou feliz com minha 4670), a GTX295 consome 290W. x6 passa isso fácil. + GTX275 e seus 220W…?

         

        Whatever, é bem dificil consumir 1kW.

        • marcospmr

          Uma VGA dificilmente vai consumir tudo que a fabricante diz consumir.

          • Yep, tem isso. O consumo dos fabricantes geralmente é o pico.

      • luizfelipestang

        Ok, foi um calculo teorico em full load, somente benchmark faz chegar nisso, ja que os 6gb de memoria dificilmente o jogo faria os 6 hds e a placamae entrar em full load. apesar disso, quando esta em overclock pode chegar em 1kw. ja que a fonte vai trabalhar em 80% de carga, e a eficiencia de conversao é de 80% somente em 50% de carga. logo ela consome mais que 1kw por hora nessas condições extremas.

        core i7 920 = 140w
        radeon 5970 = 294w
        rampage 2 extreme 250w
        6 * hd sata2 = 240w
        mais backlights e leds
        mais 4 fans de auto desempenho
        mais 2*monitor

         

  • já estou fazendo isso a 1 ano, durante a semana fica um powermac g4 ligado, de baixo consumo, só no final de semana que ligo o PC de jogos.

    Estou querendo comprar um netbook ARM faz um tempo, mas falta uma empresa brasileira investir na ideia.

  • Sim, eu preciso. Você vai me dar um? :P[/leitor de titulos]

    Falando sério, só não mostra isso pro Mamutti… capaz de ele querer. :p

  • Lombo Agridoce

    E eu comprando um cooler hoje pra fazer over no meu C2Q…. mais performance… mais vcore…. mais watts…

    • marcospmr

      Comprou qual cooler? Cooler Master V8 também?

  • CoRVo

    Bom post, Marcellus. Levanta uma grande questão: comprar uma máquina pra cada necessidade? Eu acho que workstations não podem ser muito limitadas, pois ora ou outra você acaba abrindo um monte de coisa e quer que o maldito PC responda. Até a secretária.

    Meu uso também é quase 90% internet, mas de vez em quando dá aquela vontade de jogar. Console + netbook + workstation? Sei não… tá faltando uma coisa nova aí. Algo que se adapte ao uso do cara, um modo heavy e outro low.

    Mas o video não deixa de impressionar! Queria ver como responderia com mais coisas abertas 😛

    • o que tá faltando? o botão TURBO! 😛

      • G4br1el

        Meu Pentium 166 tinha um…até hoje não sei para que serve. E ele já mostrava o clock no gabinete antes dos casemod e dos super-gabinetes  😀

        • luctimm

          Na época do seu Pentium 166 o botão turbo já não era mais necessário, mas no tempo dos 386s, ele servia para baixar a velocidade do processador ao rodar aplicativos de modo real.

  • junior.rocha

    Cara, 2W. O que consome em média 2W?

    • Um telefone celular tem que consumir um pouco menos que isso de uma porta USB. Uma porta USB3 fornece 4,5W; enquanto uma USB2 geralmente fornece 2,5W. Algumas placas-mãe fornecem logo 5W, mas não é bem um dado oficial.

      ;)

    • ander-san

      eletrônicos em stand by consomem mais que isso, seguramente.

  • Todo mundo quer um PC melhor do que realmente necessita. Vide o meu.

  • michaelm

    Vale lembrar uma coisa pessoal…

    Usuário comum quer um micro que dure “pra sempre”.

    Será que daqui a dois anos esses micros não estariam um pouco ultrapassados e se tornariam uma dor de cabeça pro usuário?

     

    Se bem que com mais US$ 159,00 ele faz um upgrade.  🙂

     

     

  • Rock Rickman

    Esse open movie retardado que ele está rodando está disponível em várias resoluções. Eu ficaria realmente impressionado se fosse a versão Full HD.

  • wtavares

    Eu tenho uma Beagleboard tem uns 3 meses. Fica ligada o tempo todo na sala de TV. É muito prático para tarefas corriqueiras como ler e-mails e também como um media player.

    Os sistemas mais utilizados são Angstrom (excelente), Ubuntu e Android.

  • Rock Rickman

    Muito interessante para quem precisa editar textos e navegar na internet mas o meu querido Netbeanssauro, a aplicação que mais uso, nunca rodaria nele.

  • Sinceramente, o atom para mim está de bom tamanho! não creio que este ARM consuma apenas 2W se levado em conta a quantidade de periféricos plugados nele. Isso é abobrinha…

     

    Digão da Web

    http://blogando20.blogspot.com

    • Marcellus Pereira

      Acredite, já medi. 😉

      • GuZ

        É difícil de acreditar mesmo pq eu tenho um mouse que consome mais que isso . (acabei de ver nele :O )  Medo desse Armzinho

        • Meu mosue também :jawdrop: , começo a achar que esse arm e uma farsa.

           

          []’s

  • omine

    acho que nao englobaria “90%” dos usuarios..

    mas seria perfeito pra escritórios por exemplo.

    teve uma ´pepoca que montava e Pcs e vendia de forma autônoma.

    foram muitos pcs e sempre que podia, montava um bem básico, instalava o mandriva e o cliente ficava feliz, mas …. todos esses clientes, num período máximo de 6 meses, voltavam e pediam pra instalar o windows ou que queriam um pc mais rápido pra rodar o joguinho X, ou o joguinho Y, ou reclamavam que quando acesava um site em flash co efeitos pesados, tudo travava.. enfim..

    aí ferrava tudo.. hardware insuficiente.. o cliente teria que comprar outro Pc.. alguns ficavam nervosos, achando que tinham feito mal neg[ócio, que eu tinha enrolado , etc..  é muito ruim. mesmo vc fazendo tudo com contrato e explicando bem antes do cliente comprar, o cliente não presta atenção e simplesmente aceita porque não entendem nada..  tudo que um técnico disser é perfeito. Só depois que precisa de algo é que vem reclamar e nao lembra do contrato que assinou, e começam a falar mal, etc..  então… é bom saber separar o publico certo para esse tipo de ´produto.  Pela experiência que tive montando aqueles PCs, não recomendo isso ao público, pois o gosto e necessidade de uma pessoa muda rapidamente, mas para empresas seria ideal, inclusive nessa época também vendia pra empresas e está tudo 100% até hoje. Uma empresa, quando comprar Pcs, é pra durar uns 5 ou 10 anos, por isso, muito difícil mudarem de “gosto” como um cliente comum (pessoa física)

    apesar disso, achei muito manero esse “PC” de 2 wats.. com certeza, se começarem a produzir em massa e aperfeiçoarem, será muito benéfico.

     

  • m_atheus

    um computador desses seria um campeão de vendas caso fosse lançado em grande escala e com um pequeno incentivo fiscal do governo

    seria o computador ideal pra pelo menos uns 50% dos usuários… 😉

  • JLExcor

    Gostei, vou comprar e montar um pc de presente para minha irmã. Ela só quer saber de orkut e msn mesmo…

  • solução economica para para de dividir o pc com irmã (pé no saco) mais nova…

  • Pingback: Processadores ARM é poder e economia - Fábio Rodrigues Ribeiro()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis