Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Exército ainda tentando kibar James Cameron. Ou montar um varal, sei lá.

Exército ainda tentando kibar James Cameron. Ou montar um varal, sei lá.

Existe uma enorme lista de invenções militares nada práticas que de vez em quando são redescobertas. Em raras ocasiões elas são inspiradas em filmes, onde funcionam admiravelmente bem, o bastante para enganar os espectadores. E se entre eles há algum oficial responsável por inovação, muito tempo e dinheiro é gasto até se descobrir que nem sempre o que é bom para Hollywood é bom para o Tio Sam.

6 anos atrás

Em uma das muitas cenas legais de Aliens, a Vasquez chutava bundas com sua M56 Smart Gun, uma arma futurista presa ao corpo do soldado por um suporte. Na vida real ela foi baseada em uma metralhadora alemã MG42, um suporte de steadycam e peças de motos.

Mesmo assim a idéia agradou a alguns oficiais nas forças armadas dos EUA, e de vez em quando saiu um estudo de viabilidade de um projeto assim. Nunca dão em nada mas, assim como carros voadores, toda geração acha que tem uma solução.

A última versão começou a ser desenvolvida em 2015 pelo Laboratório de Pesquisas do Exército, é chamada de "terceiro braço" e é bem leve: só 1,5 kg. Promete reduzir fadiga e melhorar a mira dos soldados:

52yk7h6ycncqhl4yucod4xg7o4-660x608

A idéia em si não é de todo ruim, mas o que Eles vão (re)descobrir é que qualquer coisa que restrinja o movimento do soldado é ruim, e quanto o sujeito tiver que se jogar no chão vai ficar complicado esticar esse braço por debaixo da barriga.

Ou seja: existe um motivo para uma tecnologia mostrada em um filme de 1986 não estar em uso em 2018. Não que isso impeça o pessoal de tentar, e uma variação vem da… Austrália.


Australian Army → Silence Breeds Violence.

É um protótipo onde um gancho subindo pelas costas do soldado é preso a uma metralhadora, suportando a maior parte do peso e permitindo que seja movimentada com facilidade. Sim, é literalmente um varal pra pendurar metralhadora.

Agora imagine um sujeito correndo no meio da floresta com esse negócio. E outra: metralhadoras não são conhecidas por sua precisão, atirar de pé, além de ser um convite aos atiradores inimigos, te garante que com muita sorte você conseguirá atingir o Planeta Terra.

Pelo menos tenho esperança de que isso não vá aparecer nos FPS…

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários