Meio Bit » Ciência » NASA disponibiliza vídeos em 4K do espaço

NASA disponibiliza vídeos em 4K do espaço

Quer ver a Terra em altíssima resolução? Olha pra baixo. huehue zuei. Agora sério: a NASA está disponibilizando para download diversos vídeos feitos da Estação Espacial, com uma câmera RED Epic Dragon filmando em 4K. Lindos.

8 anos atrás

vlcsnap-00002

Bonita essa imagem, não? Para alegria das operadoras ela tem 1,38 MB; 3840×2160 pixels. É um frame de um vídeo de 1 min que a NASA disponibilizou. A framerate foi reduzida a civilizados 24 fps, mas mesmo assim depois de baixado o arquivo, de 1 minuto de duração tem 80 MB.

4K não é para amadores.

O vídeo foi feito com uma RED Epic Dragon, não a nave comunista marciana de Elon Musk, mas este brinquedo aqui:

Red-Epic

Ela filma até em 6K, imagine com essa resolução como seriam incríveis os pousos na Lua que o Stanley Kubrick forjaria. Já a NASA anda mais modesta e por enquanto só disponibilizou conteúdo em 4K, como o vídeo abaixo:


NASA Johnson — Ultra High Definition (4K) Crew Earth Observations

Provavelmente para economizar banda a NASA está distribuindo os vídeos feitos com a RED Dragon em sua página no Archive.org.

Como não tenho nada em casa que toque vídeo em 4K, recolho-me a minha insignificância e me contento em assistir apenas o melhor screensaver do Universo, o streaming da Terra em HD ao vivo direto da ISS.

Até que melhorou um tiquinho em relação à uma das primeiras fotos tiradas do espaço, quando colocaram uma câmera em um míssil V2, em 1946:

1stphotofromspacejpg__600x0_q85_upscale.jpg__800x600_q85_crop

Fonte: Tech Crunch.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários