Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon 470EX-AI — primeiro flash com bounce inteligente

Canon 470EX-AI — primeiro flash com bounce inteligente

Canon coloca no mercado uma unidade de flash TTL com cabeça motorizada e sistema de inteligência artificial que vai determinar qual a melhor posição para e potência para a lâmpada.

6 anos atrás

470ex-ai

A Canon anunciou equipamentos bem interessantes nessa semana. Entre eles, o que chamou mais minha atenção, foi esse flash TTL de entrada. Unidades TTL conseguem trabalhar em conjunto com a câmera e utiliza a fotometria do equipamento para determinar a potência do disparo em cada foto. Dessa forma, a potência de cada disparo depende da situação que está sendo fotografada. Na verdade, é um modo automático de operar o flash externo, livrando o fotógrafo de fazer a continha que todo mundo aprendia no começo da carreira na fotografia profissional: NG = distância × número f (pesquisem aí e quem sabe um dia a gente escreve um texto sobre isso).

O Canon 470EX-AI é um flash externo bem compacto. Ele é da linha de entrada, ou seja, tamanho menor, potência menor (número guia 47) e tempo de reciclagem menor. Porém, esse novo equipamento traz uma novidade até agora inédita no mundo da fotografia. A cabeça rotatória do flash possui um motor que faz com que seu movimento seja automático. E ainda mais. O flash possuí modos de disparo onde ele mesmo decidi qual a posição ideal para a rotação da cabeça.

Ao acionar o modo AI.B Full-Auto o flash automaticamente faz um pré-disparo frontal para determinar a distância da câmera até o objeto fotografado e faz um pré-disparo para cima para determinar a altura do teto. Após esses dois disparos ele vai escolher a melhor posição e potência para fotografar essa situação específica. Se você altera a posição da câmera entre vertical e horizontal é só dar dois toques no botão disparador para que a cabeça do flash acompanhe o posicionamento da câmera. Ou, uma terceira opção, é trabalhar com o equipamento de forma mais manual e determinar a direção para a qual você quer que o flash dispare.

O flash possui número guia 47, cobertura de distância focal de 24mm a 105mm, compatível com os sistemas E-TTL / E-TTL II e e alimentado por 4 pilhas AA. Opa, como assim? Já existem unidades de flash externos trabalhando com baterias recarregáveis com mais potência e autonomia do que as pilhas AA. Essa unidade da Canon, que vai gastar muito mais energia do que uma unidade convencional, ainda está presa à fonte de alimentação de pilhas AA. Isso pode ser um problema. A Canon deixa claro em todas as suas propagandas que essa unidade é voltada para o fotógrafo amador avançado. Não é indicada para uso profissional, mas o sistema de posicionamento automático da cabeça do flash vai consumir muita bateria e reduzir drasticamente a sua autonomia. Imagino que a próxima unidade de flash profissional da Canon vai utilizar a mesma tecnologia, mas a fonte de alimentação tem que ser revista.


Canon Speedlite 470EX-AI: AI.B Semi-auto Bounce

O Canon 470EX-AI estará disponível a partir de abril de 2018 com um preço de US$ 400

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários