Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony World Photography Awards 2010

Sony World Photography Awards 2010

14 anos atrás

Uma das coisas positivas que a internet trouxe para os fotógrafos em geral é a possibilidade de participar de concursos internacionais sem fazer muito esforço. Enquanto alguns concursos nacionais ainda exigem o envio da imagem impressa em papel fotográfico (o que também possui o seu mérito) a maior parte dos concursos internacionais já está trabalhando com o envio on-line das imagens digitais. Sou um defensor da participação dos fotógrafos, mesmo os amadores, em concursos. Às vezes, nossa própria autocrítica não nos permite avaliarmos nossas imagens de maneira correta e podemos estar perdendo a chance de conseguir um reconhecimento internacional e, por que não, ganhar um pouco de retorno financeiro.

Por isso que vou participar e gostaria que todos aqui também pensassem com carinho no Sony World Photography Awards 2010. Apesar de ser uma competição recente no cenário mundial, o concurso traz ótimos prêmios e chance de reconhecimento tanto para fotógrafos amadores quanto profissionais. Se você se cadastrar como fotógrafo profissional, existe a possibilidade de participar com até 10 fotos em cada uma das 12 categorias disponíveis. Para os fotógrafos amadores existem apenas 10 categorias. A definição de cada categoria está disponível no site do evento.

Porém, o bacana do concurso é realmente a premiação. Para os profissionais, cada categoria irá eleger os três melhores. Os 36 contemplados vão ganhar a viagem e estadia em hotel de luxo em Canes por dois dias e com direito a acompanhante para presenciar a cerimônia de premiação. O primeiro colocado de cada categoria vai receber o troféu Sony World Photography Awards, ter sua foto exibida na galeria do site e receber presentes da Sony (não especificados). Dentre os primeiros colocados de cada categoria será escolhido 01 para receber o prêmio L´iris d´Or de melhor fotografia do ano. Além dos prêmios já citados, a melhor fotografia ainda leva US$ 25.000,00 e o direito de exibir um portfólio com 25 imagens durante todo o ano de 2010 no site do evento.

A premiação amadora já é bem mais modesta. Os vencedores das 10 categorias individuais vão receber o troféu de Sony World Amateur Photography Awards, o direito de ter sua imagem publicada no site do evento e presentes da Sony. Somente o escolhido como melhor foto do ano vai ganhar a viagem para Canes com acompanhante para receber um prêmio de US$ 5.000,00 durante o evento de premiação.

Um concurso interessante e com participação gratuita. É mais fácil ainda porque tudo pode ser feito do seu computador. A única limitação que encontrei no regulamento é o fato de que a foto original tem que ter no mínimo 3 megapixels de resolução e ter sido feita no ano de 2009. Para maiores informações e inscrições é só acessar o site oficial do evento.

relacionados


Comentários