Rússia oferece vender mísseis para os EUA

s-400-missile-defense-system-russia-artic

A Turquia é como aquele carinha do colégio que era cheio de esquisitices mas como era o único que tinha videogame, a gente tolerava o comportamento bizarro. Comandado por um presidente com delírios de ditador e que provavelmente deu um golpe contra si mesmo para justificar um expurgo monumental, o país conseguiu o inimaginável: se tornou membro da OTAN, 110% por causa de sua localização geográfica.

Pra irritar Washington, Erdogan anda flertando com Moscou, que por sua vez adora a idéia de desestabilizar a relação da Turquia com a OTAN. Idéia suculenta para Putin: se a OTAN perder acesso ao Bósforo, o Mar Negro inteiro se tornará quintal da Rússia.

Putin por sua vez está dando a maior moral e aprovou a venda, com um descontão de deixar turco feliz, de várias baterias de mísseis S-400. Pois é, a Turquia é um membro da OTAN que tem em seu sistema de defesa… mísseis russos.

Pra piorar semana passada Sergey Chemezov, chefe da Rostec, a empresa russa que fabrica o S-400, deu uma esnobada federal:

O S-400 não é um sistema ofensivo, é um sistema defensivo. Nós podemos vender para os americanos, se eles quiserem”.

A graça é que ele sabe que os americanos têm equipamentos equivalentes, mas está capitalizando na preocupação que Washington demonstra quando aliados russos instalam o S-400 em seus países. Curiosa e convenientemente ele esquece que os russos chilicam do mesmo jeito quando um sistema THAAD é instalado na Coréia ou no Japão.

f-thaad-a-20171205

Como sempre países acabam agindo com crianças de 5ª série, e o mais ridículo é que essas provocações… funcionam.

Fonte: Russia Today.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples