Habitforge contra a procrastinação!

“Segunda começo a dieta”.

“Amanhã começo a caminhar”.

“Hoje vai: irei para a cama às 22h”.

São várias as atitudes saudáveis e benéficas que desejamos implementar em nossas vidas, mas são raras as que de fato permanecem, em grande parte devido à falta de disciplina.

Para reverter esse quadro, e fazer com que bons hábitos virem… hábitos, a tecnologia pode ajudar. O site Habitforge promete justamente isso: ajudá-lo na criação de hábitos.

Após fazer um rápido cadastro, o usuário pode criar a lista de bons hábitos que deseja cultivar. O sistema pede o título do hábito, o complemento a uma pergunta sobre ontem (“Você fez tal atividade ontem?”), e se a meta será pública ou privada. O cadastro de novos hábitos é simples e direto, e deixá-los à mostra para qualquer é um bom estímulo, afinal, falhar já é ruim, mas falhar publicamente, é pior 😀 . Os hábitos, ou metas, são listados numa página principal, de onde é possível acompanhar seu próprio desempenho, e chamar amigos para acompanhá-lo também.

O mais bacana é o sistema de trackeamento. Não é preciso visitar o Habitforge sempre, já que o acompanhamento é feito via e-mail. Todo dia, uma mensagem de cada meta é enviada para seu e-mail, contendo dois links: sim e não. Se a atividade foi cumprida no dia anterior, ganha-se um ponto.

21-days-20091130 O programa trabalha num sistema de 21 dias, o que, dizem, é o suficiente para moldar um hábito. Assim, se durante 21 dias initerruptos a atividade for executada, pressupõe-se que ela se torne um hábito, dispensando, então, o acompanhamento do Habitforge. Atenção: são 21 dias ininterruptos. Falhando um dia, o contador volta à estaca zero.

Como dito, o acompanhamento das metas por outras pessoas serve como motivador. É possível convidar amigos, que torcerão por você e, ao mesmo tempo, farão pressão, ainda que involuntariamente, para que seus objetivos sejam alcançados.

Um site como o Habitforge pode soar meio “autoajuda” demais, mas analisando-o friamente, chega-se à conclusão de que, afinal, é interessante e pode ter efeitos práticos nas nossas vidas muito interessantes. Quantas vezes já não deixamos de fazer algo, por mais simples e útil que fosse, por pura falta de interesse/vontade/qualquer coisa?

O Habitforge é gratuito, e relativamente pequeno – no momento em que escrevo essa nota, conta com pouco mais de 1600 membros. A estrutura ainda não é das melhores, e durante o uso, muitas telas de erro surgiram, mas à parte esses detalhes técnicos, a ideia e a execução são muito boas.

Se a dieta, os exercícios diários, ou qualquer coisa, estava esperando um empurrãozinho, a hora de mudar é agora.

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Bom ser bom para auxiliar quem já faz, mas para começar, muita gente mal escuta os própios pais vai escutar um site/ferramenta?

    • http://www.yoomp.com rodrigofante

      A maioria nao escuta os proprios pais para nao dar o braco a torcer que eles podem estar certo de vez em quando, mas normalmente quando um amigo fala, escutam… logo, porque nao uma ferramenta que mostra o que voce esta fazendo para todo mundo.

      Afinal a ferramenta nao esta lhe mandando fazer algo, esta apenas ajudando fazer algo que voce decidiu, e isso faz muita diferenca psicologica em algumas pessoas.

  • http://fsjunior.com.br Bullshico

    Curti. Vou tentar.

  • le_le

    GOSTEI VOU TENTAR! ou não! }:) , tenho que esudar mais e deixar a vida sedentaria-n

    muito boa dica! 😉

  • http://bilgi.com.br/mr moi.robles

    Vixi… 2 coisas que eu preciso do meu outlook pipocando na tela o dia inteiro… Beber água e escovar os dentes após o almoço (eu me entretenho com o trabalho e fico enrolando, a hora que eu vejo ta na hora de vir embora e ja se foram 5 horas)…

    Vou colocar isso no caminhar com o cachorro todo dia no fim da tarde =)

    • gopher

      Garrafa de água do seu lado. Desde que fiz isso é só reabastecê-la de hora em hora quando necessário que não tem mais desculpa. Em relação aos dentes…bem, daí só se levantando mesmo. }:)

  • gabriel_

    Gostei do site. Na próxima semana eu começo.  😛

  • Rodolfo Pereira

    Bom! To “tentando” também… Mas na primeira tarefa que coloquei.. BOM! Erro =S, mas mesmo assim cadastrou… estranho.

    O melhor é já chamar um amigo pra ficar vigiando, pelo menos na base da pressão e vergonha de não cumprir as metas, vai!  😛

  • http://danielbastos.blogspot.com daniel.bastos

    Bacana. Achei maneiro a idéia .

    o site é fácil, só senti falta de notificações via SMS. Ia ser mais legal

    • shimatai

      [quote]o site é fácil, só senti falta de notificações via SMS. Ia ser mais legal[/quote]

      Pensei exatamente a mesma coisa e mais, seria interessante que pudesse agendar envio de mensagens por SMS, tal como “São 20h, hora de dormir!”.

      • http://fsjunior.com.br Bullshico

        Qual a diferença disso de usar “lembretes” com alarme do próprio celular?

        • guicpv

          Se tivesse sms, provavelmente seria um serviço pago. Se fosse um serviço pago, essa seria a diferença: Se você paga pelo serviço, você acaba usando isso como motivador (que é meio absurdo, mas funciona)… Senão, a diferença seria só as outras funcionalidades que a página oferece mesmo…

          • shimatai

            Eu tô afim de fazer uma versão brasuca desse Habitforge, mas não idêntico e com outras funcionalidades e envio gratuito de SMS, assim como o Google Calendar faz com compromissos da agenda (que vc escolhe o alarme via SMS).

        • shimatai

          As pessoas esquecem de programar o alarme no próprio celular… já com um sistema onde vc agenda uma única vez e ele te avisa sempre acho que fica mais fácil.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Meu falecido motorola C333 tinha a funcionalidade de você fazer uma única configuração e deixa-lo para tocar diariamente, semanalmente, mensalmente, tal dia X da semana etc.

            Caso você não saiba a idade dele, tenha uma idéia: http://www.canadiancontent.net/mobile/phone_pictures/motorola-c333.jpg

            Qualquer celular mais novo faz isso… Praticamente todos desde que o visor ficou colorido*.

             

            * Exceto meu Nokia 2600. :)

          • shimatai

            Eu tive esse celular… tinha ganho da TIM por R$ 1 (sem sacanagem!).

            Alguns modelos da Samsung também tem essa feature e ainda te permite informar se o alarme é de 2ª a 6ª ou de 2ª a Sábado.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Você pagou caro! Reclamou no procon depois de saber o valor real dele?

  • http://www.infoescola.com Lucas.MS

    to com preguiça de me cadastrar …

  • diogoweb

    muito bacana a dica. 
    Esse tema (produtividade + tec) deveria ser um tema ainda mais abordado aqui.

     

    abcs!

  • livestrong

    também gostei… será útil.

  • http://keaton.wordpress.com/ Keaton

    Funciona se eu quiser ter o hábito não esquecer de responder esse site?

    fuxxin afr.php!

  • http://www.ssdgeek.blogspot.com Pedro Jr

    serei sedentario e obeso mesmo e não pretendo fugir desse destino cruel .not

    acho que eu não preciso de um site pra criar um habito, mas vai que não sai como planejado ai ate que quebra o galho… valeu, qualquer coisa tentaray…

  • guicpv

    Muito bom!!!

    Amanhã eu começo a usar! =)

  • http://semnorte.blogspot.com arnoanderson

    Alguém já recebeu e-mail do site?

     

  • Rock Rickman

    Finalmente vou emagrecer! Nada como 100 pontos para motivar a gente!

    Mas amanhã eu me cadastro…

  • PatriciaMuller

    Legal a dica, Rodrigo. Vou passar pros participantes do projeto 101 Coisas em 1001 Dias e acrescentar o link pra cá e pro site neste artigo:

    http://www.patriciamuller.com/101/dicas/experiencias-de-30-dias/

    Bem bacana!

    • Geovani

      Interessante seu link, Patricia, um dos poucos lugares em português em que vi o Steve Pavlina ser citado (mas também devo dizer que eu nem procuro, daí fica difícil). Sobre os 21 dias, dizem que isso começou com o trabalho do Maxwell Maltz (aquele que escreveu o livro Psycho-Cybernetics), porém era sobre a observação que ele fez em pacientes amputados em relação a quanto tempo eles levavam para se acostumar com a perda de um membro; então, ele projetou esse valor para hábitos em geral. Estudos mais recentes e científicos, porém, dizem que leva uma média de 66 dias para que um hábito realmente entre em “piloto automático”, dependendo do grau de dificuldade dele, das condições em que a pessoa se encontra e do próprio interesse real dela. Por exemplo, hábitos relacionados à alimentação e condicionamento físico levam mais tempo para serem estabelecidos do que coisas simples como beber um copo de água todo dia (no caso de quem esquece de beber água).