Nintendo poderá processar a Nokia

Todos nós sabemos que hoje em dia que praticamente qualquer aparelho eletrônico é capaz de emular um NES ou um Snes e não é segredo para ninguém o cuidado a paranóia que a Nintendo tem com suas propriedades intelectuais.

Mesmo assim, parece que o pessoal da Nokia não sabe que jogar games emulados num celular é ilegal ou pelo menos não se importa com um possível processo por parte da empresa japonesa, já que publicou em seu blog um vídeo onde é possível ver uma pessoal jogando o Super Mario World e o Super Mario Bros 3 (além do Super Ghouls ‘N Ghosts) no recém lançado N900, além de um botão que supostamente serviria como atalho para diversos outros emuladores.

O vídeo infelizmente foi retirado do ar (este ainda está funcionando), mas nele era dito que “vários emuladores de jogos antigos estão disponíveis para download” e que “muitas distribuidoras permitem o uso individual de títulos desde que o jogador tenha o jogo original.

Mesmo assim, a Nintendo não gostou muito da brincadeira e através de um relações públicas da Grã-Bretanha, disse que “tomam medidas rigorosas para proteger suas propriedades intelectuais e que os seus advogados examinaram o caso para determinar se alguma infração foi cometida.’”

Será que estamos prestes a presenciar uma incrível batalha nos tribunais entre duas gigantes?

dori_n900_30.11.09

[via Edge Online]

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Alexandre h

    No 0:06 do vídeo, me parece que eu vi emuladores de Game Boy, GBA, NES, SNES e MSX.

    Mas não existe uma lei que diz que é permitido emular jogos contanto que você possua o game original (backup)?

    _____________________________________________________

    Max Payne terminado. Pena ser meio… curto.

    • Keyo

      Não tem como controlar esse tipo de coisa, sem falar que pra Nintendo é mais fácil processar tudo o que lhe convém.

    • robson_franca

      Então, essa lei é meio estranha. Você pode ter uma cópia do jogo por questões de segurança, mas a lei não fala o que você pode fazer com a cópia. Em teoria a empresa que fez ou produziu o jogo quer controlar a forma como você joga o jogo.

      Em outras palavras, se depender da Nintendo nem se você tiver o cartucho / MiniDVD / DVD original assinado pelo Miyamoto e pelo Iwata você poderia rodá-los em emuladores…

       

      Abraços

    • Heishiromitsurugi

        Desconheço esta Lei, mas ouvi dizer que em termos de licença dos jogos da Nintendo, ela diz que é proibido jogar qualquer jogo da Nintendo em uma plataforma que não seja Nintendo.

    • hamacker

      A infração não está na ROM, mas no programa que os faz funcionar,  o emulador, você simplesmente fazer engenharia reversa e apoderar-se do funcionamento dum aparelho para lucrar sem os devidos royalties não é bem visto por nenhuma empresa, incluindo a própria Nokia.

      Essas empresas fazem vistas grossas para os emuladores porque são simplesmente hackers e apaixonados que os fazem. Se o MAME por exemplo fosse desenvolvido pela Microsoft, IBM, Apple e afins, provavelmente o projeto já tinha afundado, não há como licenciar todas as plataformas/jogos que existem no MaME, até porque mesmos as que foram extintas gostariam de receber royalties.

      Resumindo, se o N900 já vem com emuladores então da-lhe processo. Se esses emuladores são instalados pelo próprio usuário, então a Nokia não tem nada a ver com isso, exceto a propaganda que usou imagens sem os devidos créditos ou fez apologia do tipo “jogue sem pagar” (se é que foi isso).

  • GAN0ND0RF

    E o que acontece com aplicações de 3º?

     

    Eu tenho um n810 e instalei tanto emulador de snes quanto de gba, que baixei os pacotes de sites de outros que não tem relação com a nokia.

     

    Maemo é uma aplicação livre, linux, que permite tanto criar quanto instalar aplicativos não oficiais.

    • Aí a responsabilidade é do usuário, mas quando uma empresa faz esse tipo de “apologia”, fica complicado.

    • Simiano

      A questão é justamente usar isso na propaganda.

  • Heishiromitsurugi

      Pode até ser que não aconteça algo com a Nokia, o que eu acho difícil nos termos legítimos. Mas no pior caso, digamos que ela ganhe e tenha direito de vender isto, eu ainda prefiro jogar um jogo num portátil com Direcional do que no teclado QWE.

  • zedopovo

    Eu concordo parcialmente com a Nintendo, afinal os jogos são dela, mas um video game que por mais que seja clássico e não tem mais atividade comercial como o SNES, deveria ser permitido eu acho.

    • hamacker

      Eu só acho estranho uma gigante como a nintendo fazer vistas grossas com os produtos chineses que já saem de fabrica com os emuladores instalados e ficar pegando no pé dos não-chineses.

      Disseram que existe uma richa entre Chineses e Japoneses, mas parece que nessa área eles são bem camaradas.

      A CCE quase foi a falência com aqueles Turbo-games.

    • Heishiromitsurugi

      [quote=zedopovo]

      … não tem mais atividade comercial como o SNES, deveria ser permitido eu acho.

      [/quote]

       É permitido, desde que seja um console da Nintendo e que o mesmo tenha retrocompatibilidade com isso, por exemplo o Wii roda todos os jogos do GC e tem o Virtual Console, que é um grande “emulador” licenciado de várias plataformas, inclusive de outras empresas como a Sega, mas a diferença grande é que a Nintendo paga ou pagou pelos “royalites” a estas desenvolvedoras.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples