Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Hasselblad H6D-400C — 400 megapixels para seu deleite

Hasselblad H6D-400C — 400 megapixels para seu deleite

Hasselblad coloca no mercado a nova médio formato com 400 megapixels de resolução máxima.

6 anos atrás

hbl_h6d-400cms

A Hasselblad, juntamente com a Leica, são a Apple das câmeras fotográficas. Produtos com design interessante e muita qualidade nas lentes e na captura das imagens, mas com preço proibitivo para meros mortais. A Hasselblad é a campeã de produção e venda de câmeras de médio formato. São câmeras com sensor bem maior do que o nosso conhecido 35 mm e com usabilidade indicada para fotografia de moda, paisagem e produtos. Principalmente para produções que terão que ser impressas em grandes formatos por conta da grande resolução dos sensores. Ninguém compra uma Hasselblad para “brincar” de fotógrafo. Bem, pode até comprar, mas logo vai deixar de lado e voltar para uma reflex.

Agora a Hasselblad volta à ser notícia com o lançamento de um monstro. A nova H6D-400C é a nova câmera de médio formato da empresa que pode entregar um arquivo de 400 megapixels. E não, ela não tem um sensor fotográfico de 400 megapixels. A 400C usa a velha gambiarra de movimentação do sensor e multiplos disparos para combinação de imagens. Dessa forma ela dispara 6 fotos com movimentação precisa do sensor e depois combina essas imagens entregando um arquivo de 400 megapixels. Com essa monstruosidade você pode imprimir uma foto de 195 × 147 cm em 300ppi sem necessidade de interpolação. Mas, se prepare, o arquivo (gerado em TIFF) chega a 2,5 GB de tamanho.

Outra novidade da câmera é a capacidade de emular a mesma funcionalidade de um sensor Foveon. Como sabemos o sensor padrão bayer captura imagens com as cores primarias RGB. As cores são distribuídas pelo sensor. Um pixel capta apenas uma cor, vermelho por exemplo, e deve emular o verde e o azul pegando informações dos pixels vizinhos. A 400C faz uma série de 4 disparos com movimentação do sensor. Dessa forma todos os pixels captam todas as cores primárias e essas informações são mescladas em um único arquivo. O resultado desses dois modos pode ser visto abaixo.

h6d-400c_comparacao_zoom-648x416

Tudo muito lindo e maravilhoso, mas temos que lembrar que esses modos de disparo só funcionam com coisas que estão paradas. Por mais rápida que a câmera seja, fotografar coisas em movimento, e até pessoas, pode gerar um resultado bizarro. O objetivo da câmera é a fotografia de paisagem e o mercado de digitalização de obras de arte.

A Hasselblad H6D-400C estará disponível em março, mas você já pode fazer a reserva do equipamento. O valor de venda é de US$ 47.995,00. Achou um pouco salgado? Não se preocupe. A Hasselblad tem um programa oficial de aluguel de equipamentos e você pode ter essa câmera por US$ 480,00 por dia e com a possibilidade de contratos de longa duração. Precinho de amigo.


Hasselblad H6D-400c Multi-Shot

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários