Meio Bit » Hardware » Dispositivos do Google estão causando falhas em redes Wi-Fi

Dispositivos do Google estão causando falhas em redes Wi-Fi

Bug detectado no Google Cast (presente em Android, Google Homes, Chromebooks e Chromecasts) está sobrecarregando roteadores e causando instabilidade em redes Wi-Fi; empresas estão corrigindo o problema.

6 anos atrás

Se sua rede Wi-Fi anda instável de uns tempos para cá e precisa ser resetada frequentemente para funcionar, saiba que a causa pode estar nos dispositivos inteligentes do Google que você possui: uma falha descoberta na tecnologia Cast utilizada pela linha Google Home e até pelo Chromecast está sobrecarregando roteadores de diversas marcas, prejudicando a comunicação entre gadgets e até mesmo causando a queda da rede.

O problema foi detectado na semana passada, inicialmente envolvendo o roteador Archer 7 da TP-Link e o Google Home Max, a versão mais poderosa de seu sistema de áudio que é o corpinho da Google Assistant. Porém, diversos relatos de usuários levaram à constatação que o erro está presente não só em todos os produtos da linha Home mas também nos dongles da família Chromecast, Chromebooks e smartphones e tablets Android, o que foi posteriormente revelado como uma falha inerente da tecnologia Cast para descoberta de dispositivos e compartilhamento de conteúdo entre eles. Basicamente todo aparelho compatível está sujeito ao bug.

Um relatório publicado pela TP-Link esclareceu o que está acontecendo: normalmente o Google Cast transmite pacotes utilizando o protocolo Multicast DNS (mDNS) de modo a descobrir e manter conexões entre os aparelhos compatíveis, em situações normais utilizando um intervalo de 20 segundos e em quantidades administráveis. Porém, a última versão da tecnologia começou a funcionar de maneira errática, um aparelho ao sair do modo "sleep" começa a emitir constantemente um montante enorme de pacotes (cerca de 100 mil) em um curto espaço de tempo, que sobrecarrega os roteadores.

Isso leva desde a instabilidade do sinal de Wi-Fi (você pode ter percebido momentos em que sua rede cai e volta, isso constantemente) à derrubada completa da rede, exigindo uma reinicialização manual do equipamento para que ele volte a funcionar corretamente, até a próxima queda pelo menos. Por se tratar de um problema inerente ao Google Cast o "método Roy" não é mais do que um paliativo momentâneo.

Até o presente momento diversos roteadores das marcas ASUS, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology são primariamente afetados, mas é provável que outros também estejam vulneráveis. A TP-Link e a Linksys já liberaram atualizações para seus roteadores, já Netgear a ASUS estudam fazer o mesmo em breve; da parte do Google, a gigante informa que está ciente do problema e trabalha para resolvê-lo o mais rápido possível.

A dica que podemos fornecer é: mantenham seus roteadores atualizados e ao menos por enquanto limite o acesso de gadgets Android, Chromecasts, Google Homes e outros produtos de Mountain View à sua rede Wi-Fi, ao menos para evitar problemas até os patches de correção serem liberados.

Fonte: Myce.

relacionados


Comentários