As 5 piores câmeras de 2009

Estamos na época em que os principais sites de equipamento, não só os de fotografia, começam a fazer suas listas de melhores de 2009. Conheço uns três sites importantes na fotografia que merecem ser ouvidos na hora de elencarem os melhores do ano que passou. Porém, o Digital Câmera HQ fez uma lista um pouco diferente do que estamos acostumados. O site elencou as 5 piores câmeras digitais compactas de 2009 e os motivos que levaram a escolha dos equipamentos para essa tão “alta” honraria. Alguns modelos realmente me assustaram ao estarem presentes na lista. Mas, é aquela velha história. Os fabricantes lançam o equipamento com uma lista de funcionalidades de encher os olhos e às vezes é só isso que ficamos sabendo da câmera. Ao que parece, a lista do Digital Câmera HQ foi embasada na experiência dos consumidores que enviaram depoimentos para o site. Veja abaixo um pequeno resumo dos comentários e os cinco modelos apontados.

Fuji Finepix J20 – lançada em agosto de 2008, a câmera é uma compacta automática de 10 megapixels. Segundo o site, que também aponta gravíssimos problemas com a qualidade de imagem do equipamento, o principal problema encontrado aqui é a extrema fragilidade no visor LCD do equipamento. Muitos usuários apontaram que ele se quebra facilmente após algum tempo de uso. Mesmo depois de substituído o equipamento não volta a funcionar 100%. Os editores apontam que a unidade que eles testaram não chegou a quebrar, mas comprovaram que a câmera é feita com material muito frágil. Como assim Fuji? E eu que defendo sempre vocês? Não pode mancar desse jeito.

Nikon Coolpix S220 – anunciada em fevereiro de 2009, é uma compacta automática com 10 megapixels de resolução máxima. Classificada como um pequeno pedaço de lixo, a melhor definição dos problemas principais da câmera é que ela tem uma imagem medíocre e desempenho lento. Isso não me surpreende. A Nikon nunca se deu muito bem com o desenvolvimento de câmera compactas. Mas, uma indicação dos redatores do texto mostra que ela é melhor das cinco indicadas a pior nesse ano;

Pentax Optio W80 – anunciada em agosto de 2009, a W80 é uma câmera robusta que foi desenhada para concorrer na categoria de câmeras que se dão bem em qualquer ambiente. A câmera é quase indestrutível, mas a qualidade de imagem é sofrível. Até nas melhores condições de iluminação as fotos mostram uma granulação horrível. Interessante notar que todas as câmeras desse tipo não se saem bem em qualidade de imagem. Será que existe alguma relação?

Kodak Easyshare C180 – câmera compacta de 10 megapixels que foi lançada esse ano no Brasil durante a Photo Image Brazil 2009. Aqui a coisa fica realmente feia. O Digital Câmera HQ aponta que a Kodak produz as piores câmeras do mercado e isso é o principal motivo para o constante prejuízo que a empresa vem acumulado. Ainda apontam que a C180 é a personificação de tudo que existe de ruim no mercado de câmeras fotográficas, com destaque para a péssima qualidade de imagem, a curta duração da bateria e a interface gráfica que parece ter sido feita em 2002.

Olympus FE 45 – compacta com 10 megapixels de resolução máxima e anunciada em janeiro de 2009, ela é classificada pelo site como um peso de papel muito caro. Essa foi apontada como a pior câmera do ano. Fatores que levaram a essa escolha foram o fato de ainda usar cartão de memória XD, a qualidade de imagem ruim e interface gráfica apontada como primitiva. Porém, o principal fator que levou a essa escolha foi a questão da durabilidade da bateria. Usuários do site garantiram que um par de baterias carregadas duravam em torno de 12 minutos. Para colocar isso em prova eles compraram uma câmera e fizeram o teste. No caso deles, e usando diferentes marcas de baterias, a média de durabilidade foi de 15 minutos. Isso é quase uma piada. Deve ser por isso que o modelo quase não é mais encontrado para venda no mercado americano.

A conclusão geral é que mesmo que você encontre esses equipamentos por um preço fantástico, é melhor não se arriscar e ficar se sentindo enganado depois.

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • freetardio

    Devem vender muito dessas câmeras no Brasil. Afinal, são as mais baratas. Nos best sellers da Amazon é praticamente tudo Canon.

  • GuZ

    Milagre não aparecer nenhuma da Sony.. Acho que foi por que só consideraram compactas e nesse ramo Sony é mtu boa…

    • [x2] Milagre não aparecer nenhuma da Sony. }:)

      Mas o uso dos malditos Memory Sticks ainda continua… 😛 🙁

      Fico a imaginar o consumo dessas câmeras no TOP5 do presente post.

      😕

    • freetardio

      Não acho. Algumas são bem meia boca. Além dos cartões e conexões proprietários. O que a Sony tem é nome.

  • shimatai

    Que sacanagem! Não colocara a TekPix no ranking! 😀

    Eu tive uma câmera da Yashica que era uma porcaria, o flash era tão forte que todas as fotos as pessoas ficavam com o rosto de cadáver (branco demais).

    Uma solução que funcionava bem era colocando um “abafador” na frente do flash (um pedaço de papel dobrado, por exemplo).

    • inseto

      Acho que não mencionaram a TekPix por que estão falando de câmeras }:)

      Do mais, gostei desse tipo de lista, é sempre bom saber do que a gente deve evitar.

      • Sim, TekPix não é camera… é sucata de 2001 sendo vendida como novidade em 2009.

  • Hawk

    Fiquei feliz, nenhuma da Canon.

    • thE Masterkey Blaster

      [2]

      e diria mais: Fiquei feliz que a minha Canon não estava ali 🙂

  • jbaronio

    Em 2006 comprei uma Kodak C400 e desde então não apenas não recomendo mas faço questão de frisar que não se deve comprar uma compacta da Kodak.

    Além da bateria não durar muito tempo, com menos de 2 anos de uso ela já não conseguia mais puxar energia das pilhas, o que tornou a máquina inutilizável. Uma porcaria.

    Hoje estou com uma Fuji S1500 e muito feliz com ela.

  • Rguimaraes

    Sabia que a minha tekpix não ia entrar nessa lista  😀

    • thE Masterkey Blaster

      você foi irônico? ou foi irônico em ser irônico?

      (é que essa é a sua assinatura… isso as vezes confunde a mim)

      • Rguimaraes

        Dessa vez eu fiz jus a minha assinatura.

         

        tekpix fail.

  • tcelestino

    15 minutos de uso foi a melhor das piores coisas que li no post. :jawdrop:

  • Dreadful

    Ótimo post!

    Salvou um amigo meu!

    • SCORPION2010

      e as melhores? principalmente compactas e ultra compactas, qual delas a melhor apesar de preços diferentes sony wx1, panasonic dmc zs3 ou casio ex-h10 exilim

  • wkravetz

    Minha mãe voltou de viagem com uma Nikon Coolpix dessas, quandome contou achei que ela teria feito uma boa compra, mas foi só 5 min manuseando-a que percebi a besteira que tinha feito. A minha sony T9 “red eye maker” dá um banho na qualidade de imagem, isso sem contar na velha sony W1 do meu pai. Nikon faz exelentes DSLRs, mas P&S não prestam.

  • Edney

    Interessante a lista. Pra falar a verdade de todas as marcas citadas apenas a Nikon me surpreendeu e pelo menos é a menos pior. Mas isso voltimeia acontece com alguns modelos em todas as marcas, a Canon também já lançou modelos que a qualidade final da foto era sofrível. A tão vendida Sony no começo por exemplo, eu queria distância. 

    O restante das marcas citada sempre soube serem ruins na grande maioria dos modelos lançados por elas. Uma vez comentei com um vendedor de uma loja de revelação que eu havia pesquisado muito e optei por uma Panasonic DMC-LZ3 pela qualidade final e recursos aliado ao preço. O rapaz retrucou que a Panasonic não tinha tradição em fotografia, que a Kodak é que usava a melhor tecnologia. Bom, depois dessa resolvi ficar quieto pra não me estressar. Hoje em dia essas marcas tradicionais que não dominam na parte da eletrônica estão fora! A maioria das Pentax que eu vi tinha uma qualidade sofrível, Fuji também (tirando os modelos profissionais). Não vou generalizar, sempre tem modelos que escapam dessas marcas citadas.

    Minha principal referência é o site http://www.steves-digicams.com

    Abraço.

    • SCORPION2010

      Oi edney

       

       

      E me fala uma coisa falinal comprou dmc-z3 poistou pesnanso em comprar uma estando na duvida entre ela e a casio elixim ex-h10 que vi otimas refencias e que tem um custo bom 222 dolares, e a sony w1 mas que e muito cara na faixa de 350 dolares, me de fala se ta gostando da panasonic caso tenho comprado acho que ela e nafaixa de 279 doalres

      grato

      narciso

      • Edney

        Narciso.

        Olha, tem um site que fez um review dessa Casio http://www.photographyblog.com/reviews/casio_ex_h10_review/sample_images/
        Veja nas fotos de amostra e observe como o resultado final é uma imagem com bastante ruído e falta de nitidez. Quando falou em Casio eu já torci o nariz, mas nunca se sabe como está atualmente. Mas continua a mesma %#$@. O bom dessa camera é o zoom de 10X optico. Mas ela usa uma bateria própria pelo que vi, se for isso mesmo acaba sendo um entrave quando ela esgota. Ela tem um bom LCD, grande com 230 kpixel. Só tem que ver se ela tem brilho suficiente. Nada pior que tirar foto durante o dia e nao conseguir enxergar nada no visor. Tem que ver essa Sony, pois a W1 que achei na internet é uma bolachuda lançada em 2004.
        Não achei nenhum review dessa Panasonic com fotos de amostra. Tenho quase certeza que ela não faz feio. O que eu percebi é que as cameras da Panasonic são bem robustas, infelizmente elas acabam ficando um pouco maiores que os concorrentes.

        Não sou especialista em fotografia, sou um grande chato que preza pelo $$. Tem que pesquisar muito antes de comprar pra depois não se arrepender.

        Um detalhe importante é que atualmente com essas altas resoluções >7Mpixel, é possivel reduzir consideravelmente o ruído de uma imagem se redimensiona-la. Isso tambem aumenta a definição na imagem e compensa um pouco certas deficiencias da câmera. Porém isso não melhora a tonalidade das fotos (ai só no photoshop pra ajustar). As Sonys de antigamente deixavam as fotos com cores meio artificiais, comparado as da Canon dava pra ver uma baita diferença na imagem.

        • SCORPION2010

          Oi edney

           

          A sony e dsc-wx1 que vi orimas referencias que ganhou um premioEISA awardas como a casio tb sendo que a casio ganhou como melhor camera compavta para viagens, como a sony achei puco salgado comprei a casio e  a panasonic  DMS ZS3 achoq ue vou ficar com a panasonic e vou vender a casio pra minha irma

          abraço

          narciso

  • Holly Golightly

    Ainda bem que a minha nao estava na lista tenho uma Lumix…eu gosto…estou pensando em comprar o novo modelo… 🙂

  • omine

    quase peguei uma “Nikon Coolpix”, em setembro, mas na ocasiãop estava acompanhado de uma amiga que entende de maquinas fotográficas e aconselhou a não pegar porque era ruim..

    como é ruim estar na pele de um leigo…

    • Edney

      Bom, eu gosto bastante dessa marca! Tenho uma Nikon então sou suspeito pra falar. Ela tem seus pontos fracos, um problema que encontrei na minha L10 é o macro dela não ser tão bom. Mas é uma camera que o resultado final das fotos agrada, baixo nivel de ruído, cores bastante naturais, definição muito boa. Ela é 5MP, não sei os modelos com 8 ou 9Mp que sairam depois da minha.

      A Nikon se não me engano hoje é a terceira maior fabricante de cameras digitais. Já está perto da Canon que eu vi em uma noticia ha um bom tempo atrás.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia