Tesla Tem a Força

mcg-wont-direct-the-he-man-movie

Uma das imagens mais injustas que acompanha os carros elétricos é que são fracos e lentos, carrinhos de golfe glorificados. Isso vem do fato de historicamente só ecochatos produzirem e comprarem esses carros, mas nada está mais distante da realidade.

Motores “de verdade” são ótimos e fazem barulhos lindos, mas o torque não é linear. Ou seja: eles têm dificuldade em transformar força linear em força giratória dependendo do regime de rotações.

torquework

Já um motor elétrico, como toda criança retardada que cismei de subir na enceradeira e ligar descobre, tem torque instantâneo.

Assim que a energia começa a fluir o motor está funcionando com 100% de potência (se houver energia suficiente, claro). A aceleração depende da eficiência mecânica do resto do sistema e da inércia do carro em si. Por isso quando é projetado pra isso um carro elétrico pode ser um foguete, como Richard Hammond descobriu.

Um efeito colateral disso é que um carro elétrico é MUITO forte. Mais até do que o especificado. Um Tesla X por exemplo é certificado para rebocar 2,3 toneladas, mas a margem é imensa, como podemos ver no vídeo abaixo.

Um sujeito foi ajudar um irmão caminhoneiro Shell em dificuldades, nas piores condições possíveis: neve e numa ladeira. Resultado? Veja.


Ben Spreen — Electric Tesla Model X Pulls a Tractor Trailer Stuck in the Snow

Aqui um outro Tesla X num cabo de guerra com um Toyota Land Cruiser.


Bjørn Nyland — Tesla Model X vs Toyota Land Cruiser tug of war

Imagina que beleza deve ser um bicho desses pra fazer baliza em ladeira, se bem que é desnecessário. É um Tesla, você manda ele estacionar e o carro que se vire.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • zerodrix

    Uma das vantagens de ser o primeiro a ler as publicações do meiobit é saciar a sede infinita de sarcasmo, a desvantagem é ficar sem os fantásticos comentários de seus seguidores/apoiadores/odiadores sei lá.

    • Sergio Fagundes

      Te apresento ublock origin. Clica com o botão direito, bloquear elemento e pronto você não vê mais comentário nenhum. Viu como o mundo pode ser lindo sem mimimi de gente que não sabe ignorar comentários.

      • Monstro Medieval

        Seria legal mesmo um mundo em que todos soubessem interpretar textos.

        • José Carvalho

          Ideal, ideal MESMO seria que todo mundo se respeitasse. Por mais que o anim… senhor não interpretasse bem aquilo que supostamente deveria ter lido, não nos chatearia por respeito… Ou leria o texto com atenção por respeito…

          • Monstro Medieval

            vem me chamar de animal e pede respeito, dá um tempo

          • José Carvalho

            Eu não lhe chamei de animal, “por mais que o elemento, desprovido de civilidade ou não, não interpretasse bem o texto ou simplesmente não concordasse, haveria por respeito, menos chateação.”
            “o anim… senhor” pode ser interpretado de forma que a carapuça sirva OU NÃO. Por isso não adianta que as pessoas soubessem todas interpretar textos. Se elas se respeitarem, por outro lado, entederias por defeito que refere-se a uma terceira pessoa.

      • zerodrix

        Ei, amigo, disse que adoro todo o rol de comentário do meiobit e não ao contrário, vcs são fantástico

  • Rômulo RomSoft

    Nem só de torque vive um cabo de guerra. Outro fator que faz vencer é o peso do veículo, ajudando na tração. Alguém sabe se, por causa das baterias, esses Teslas não são mais pesados que os carros maiores?

    • André Pessimista

      o x p90d tem 2440 quilos….. pesadissimo.

    • São mais leves.

    • Wallacy

      O Toyota Land Cruiser tem 2495, então nesse caso foi uma competição justa.

    • cesar m

      Eu acho que ele ganha sim pelo torque e peso, mas, o grande diferencial é o controle de tração que o tesla deve ter, sem ele o “piloto” acelera além da conta é os pneus perdem tração patinando.

      • Bruno Henrique Biscouto

        Exato, um carro 4×4 ou um AWD não tem toda aquela tonelada de software controlando tudo, por mais que o AWD seja bom o tesla é mais “esperto”.

    • Zalla

      acelera de 0 a 100 mais rápido que porshes e ferraris..tá bom pra vc?

      • Rômulo RomSoft

        Não está bom para mim não.
        Uma bala, acelera de 0 a 800 em um milissegundo. Mas é tão leve que não reboca um carro.
        A física das coisas não é só potência, meu caro.
        Para ter tração, é preciso ter peso também.

        • Zalla

          não to falando de um motor eletrico e sim do carro da tesla acelera mais rápido e estpa dando pau em muitos mitos automotivos por aí…
          Vc está falando com jipeiro, brinco com tração fazem algumas décadas

          • José Carvalho

            A questão é que o peso do carro realmente ajuda a mante-lo preso ao chão, isso é uma vantagem para o Tesla em termos de segurança e conforto de direção… e nessa brincadeira do vídeo (não assisti ainda, no trabalho é bloqueado)

          • Zalla

            se fizeram certo, o peso nem influenciaria tanto, pois basta colocar o produto que utilizam em arrancadas, o chão fica grudento que vc até perde o tênis do pé…

          • Zalla

            vi o video no celular…é um solo coberto de neve, com asfalto embaixo, a coisa é bemm amadora, prendem uma cinta nos ganchos de reboque e contam 1, 2, 3…
            quem largar primeiro e começar a puxar o outro tem vantagem…os carros provavelmente são automáticos…totalmente furado esses videos…mas o Tesla contra o hummer que tem menos da metade da potencia 670 Tesla, 320 hummer, o Tesla apanha feio…até acharem uma regulagem de tração no Hummer que o faz patinar no gelo, mas os cara usarem uma estrada com neve e gelo…invalida tudo…

          • José Carvalho

            Como eu disse, existe um bocado de matemática nessa coisa toda, se for só torque por torque, o Tesla leva vantagem, boa parte dos elétricos leva, por isso são tão usados para o transporte de cargas, muitos veículos tem um gerador a diesel para motores elétricos fazerem o trabalho pesado.
            Um cabo-de-guerra entre os carros, como eu disse é uma brincadeira divertida de se ver, mas não passa muito disso

          • Zalla

            sim…bem por aí…é mais uma brincadeira de tração do que força

      • Marú m.o.s

        Zalla que bom ver alguém com qi mais alto que 65 cara as pessoas criticam sem saber sem nem ao menos ler ou acompanhar brasileiro gosta de se f*** .

        • Zalla

          é a gourmetização do conhecimento…negocio é escrever bonito

    • Marú m.o.s

      Oi Rômulo são sim mais pesados mas assim como disse na publicação o torque vai de 0 a 100 instantâneamente motor elétrico .

    • José Carvalho

      Sim, é por causa da bateria, ela é MUITO pesada, e ocupa o assoalho do carro, deixando ele com o centro de gravidade baixinho… É rápido, potente, e bom pra caralho de conduzir (pelo que me contam).

    • José Carvalho

      Sobre o cabo de guerra, a relação peso x torque x aderência é a combinação exata.
      Torque para tracionar o peso do próprio carro e o outro.
      Peso para aumentar o atrito para o outro carro e forçar mais aderencia ao solo
      Aderencia, não adianta nada todo o resto se voce tiver pneus lisos e uma pista de sabão

  • Ivo Pontes Jr.

    Tô com uma dúvida, motores de 50 CV acima, partem com uma curva de arranque, entrando em regime pleno em poucos segundos, dependendo da partida. O motor do tesla tem alguma característica diferente?

    • ochateador

      É um motor elétrico.
      Começa a girar com torque no máximo independente da aceleração, só precisa ter energia suficiente para alimentar o motor (como dito no texto).

      • Ivo Pontes Jr.

        Motores elétricos de indução trifásica partem em rampa, entrando em regime pleno após alguns segundos, até porque tem a massa do induzido a ser deslocada. Minha pergunta foi: os motores do tesla tem alguma característica que os permita iniciar sua operação em torque total? Ou ele parte desacoplado, acoplando após a entrada em regime pleno?

        • Alexandre Hadjinlian Guerra

          Imagino que sejam DC e com PWM. Logo a forma de inicio nao se aplica. Sao motores mais caros que trifasicos equivalentes padrao, ja que possuem um controle de torque muito mais controlado

          • felipe henrique

            Na vdd os motores utilizados são motores trifásicos com inversores de frequência.Obviamente existe todo o sistema de conversão AC/DC, acredito que a roda seja acoplada diretamente no eixo do motor, o controle de aceleração/torque e totalmente realizado pelo software, claro com o seu pé no pedal de acelerador.
            Motores elétricos trifasicos partem em rampa basicamente para não levar a corrente lá em cima e ferrar com o FP da malha, se vc retirar esses mecanismos de segurança e não deixar o eixo girar o torque será imenso.

          • Ivo Pontes Jr.

            Obrigado pelas respostas, li um How It Works e realmente ele usa inversor e é um motor muito leve, não tendo assim que virar um induzido pesado. Penso é nos materiais envolvidos pra fazer esse brinquedo. Curiosamente, o tesla s tem um câmbio de 3 velocidades.

          • Eu sei que não é direto na roda, tem uma redução por engrenagens antes.

        • Alexandre

          A curva de torque de um motor elétrico trifasico não e uma rampa. Dependendo do motor, pode partir em 2.3x o torque nominal, sem comprometer o mesmo. A rampa de partida é feita para reduzir a corrente na partida, evitando sobrecargas na rede.
          Os mesmos motores, ao usar inversores para controlar a velocidade, podem ter torque nominal com velocidade zero, mantendo o torque nominal ate a velocidade maxima do motor. Isao e controlado pelo inversor, que controla a frequencia e tensao ao mesmo tempo. O torque e função da frequência e tensão.

          • o inversor deles é quase alien de tão bem feito.

          • Theuer

            Booooa.

        • ochateador

          Vendo o vídeo do cabo de guerra ali, nem parece que o motor levou um tempo para subir o torque.

    • já fiz minhas pesquisas e é um BOM motor de indução, de alta qualidade, mas não é muito diferente de um motor comum.

      o pulo do gato, até onde encontrei, são os inversores.

  • Hemeterio

    A Tesla ñ faz publicidade por razões óbvias: mesmo ñ anunciando todo mundo quer um carro, imagine se fizessem comercias. E tambem tem a questao de nao ser capaz de suprir a demanda – como alias acontece hoje. Mas o lance é ver como os donos dos Teslas, eles mesmos, fazem a propaganda gratuita. Eles AMAM seus carros, e tal qual as proezas de um doguinho/filho esperto, fazem questão de filmar e mostrar pro mundo.

    • nayara

      A capacidade de produção deles ainda é muito baixa. Vamos ver quando conseguirem resolver seus problemas de escala.

      • Macgyver Freitas

        Tem um gargalo na fabricação de baterias, mas estão fazendo a maior fabrica de baterias do mundo pra resolver esse problema hahaha acho q ela já começou a funcionar em capacidade reduzida, e está em rápida expansão até 2020

    • Lucas Timm

      Not really, é como o iPhone. A torcida joga muito a favor, mas tem vários probleminhas aí sutilmente ignorados.
      Leia-se: É um ótimo carro, mas vai ver os vídeos deles com defeito no Youtube..

      • RandomUser

        Quais os problemas?

        • Sergio Fagundes

          Poucos, a maioria de resolvida com atualização de software e no caso de problemas mais sérios que sejam DE LINHA eles “recallam” e resolvem. Claro que para um usuário que caga dentro do carro não tem como a tesla resolver. Mas deixa ele criticar, faz parte.

      • Marú m.o.s

        Cara vai andar de uno.

  • Zeus é pai.

  • Artur

    não é somente os ecochatos o motivo de os outros carros eletricos serem ruins

    sem conspiração, é interesse da indústria… “sou bom para fazer carros com motor de combustão, não tenho nenhuma pressa de fazer carro bom elétrico”

    • Marú m.o.s

      Artur carros a combustão são coisas antigas que deveram deixar de existir em breve ,imagina que nossos carros queimam combustível fóssil= restos mortais de animais e plantas parece tecnologia de macacos e outra coisa ecochatos? Eu não sou jovem por isso sei a mudança de clima que milhoes de carros e motores fizeram aqui respirar monóxido de carbono e dióxido de carbono e que é legal neh?

      • José Carvalho

        as mudanças climáticas estão mais relacionadas a indústria
        (produção termoeletrica) que aos automoveis. Os planos para a redução de emissão de CO2 foram alterados por pressão da indústria.
        Todas as fábricas de carros, hoje, possuem modelos elétricos prontos para serem implementados.
        Os motores elétricos vieram antes dos de explosão interna

        Boa parte do mundo utiliza combustiveis fosseis para produzir eletricidade… Então, não, o Tesla não vai resolver o problema do carbono na atmosfera, fera

  • Il Padrino

    Pesquisem “Tesla x Hammer”

  • André Pessimista

    So vim aqui copiar a imagem da encoxada. Que delicia cara.

    • Gilvani

      Cruzessss

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Isso porque não colocaram um Tesla para fazer cabo de guerra com um Fiat Uno! Se o Uno estiver equipado com uma escada em cima, ganha do Tesla por Flawless Victory 😛 !

    • Alexandre Hadjinlian Guerra

      Os Teslas morreriam na praia, quer dizer, lamaçal
      Isso e um trabalho para o Uno Pe de Bode

    • paulogdm

      É sabido que assim como um turbo, o logo de uma marca de telecom ajuda o uno nas suas arrancadas. Se for telecom + terceirizada então vish…

    • Rosimario Junior

      Como diria o pessoal da Pony Veículos: Uno, o Deus das Estradas!

    • PugOfWar

      Mas o uno tem que ser branco

      • Ivan

        se tiver adesivo do lado ganha +5 de potencia.

  • André Pessimista

    Cacilda esse carro (model x)pesa mais de 2400 quilos. Uma s10 diesel 4×4 pesa 2048 quilos.

    • Alvaro Carneiro

      mas a relação peso x potência… nem dá para comparar.

  • Inquisidor

    não sou chegado em carro, mas esses teslas vem me chamando a atenção, um dia quem sabe.

  • estado

    Tô com uma dúvida, motores de 50 CV acima, partem com uma curva de arranque, entrando em regime pleno em poucos segundos, dependendo da partida. O motor do tesla tem alguma característica diferente?

    • Bleno Augusto

      Motores estacionários/industriais recebem 100% da voltagem de imediato, mudando apenas a configuração de alimentação das bobinas para ter mais torque no início e potência depois.

      Os motores dos carros elétricos tem diversos sistemas de controle que nada tem a ver com simples motores de máquinas.

      • Theuer

        “voltagem” no meiobit não, cara.

        • Zalla

          aliás voltagem nesse caso foi até usado errado…pra mim voltagem é 110, 220, etc…o que ele queria dizer era potência…eu acho

    • Zalla

      como falaram, motor eletrico não tem curva de arranque, não tem que subir giro, entregam 100% da potencia que possuem desde sempre…..mas as vezes a aceleração é feita linearmente para não quebrar componentes, conforto, etc…e principalmente quebrar a inercia….

  • cesar m

    O cabo de guerra é uma discussão muito boa, torque, pneu, distribuição de peso, são várias as variantes. Tem vários vídeos na internet, dois que surpreendem são a de uma velha D20 com tração apenas traseira vencendo uma gigante DODGE ram 4×4, também tem uma caminhonete frontier perdendo para um troler (mais leve), acho que o primordial nesses embates é pneu novo já que torque em veículo que possui câmbio com reduzida é gigante (percebe-se que as rodas não param de tracionar nesses vídeos, mesmo perdendo), apesar de se ver em muitos desses vídeos que a “peça” atrás do volante não sabe usar a reduzida e por isso as rodas patinam sem tração.

    • Zalla

      sim…principalmente se o motor tiver potencia em alto giro o carro acaba destracionando…então é um conjunto de fatores, não só a força do motor, mas tem a ver a relação do cambio, a torque do motor, a aderencia do pneu, peso dos carros e a habilidade do motorista também…

  • Carlos Taylor

    Oi, eu sou um mero jovem mortal atrás de conhecimento, e gostaria que alguém me explicasse o que é torque. Pesquisei um pouco mas continuei meio que boiando. Tô até com vergonha de perguntar isso…

    • Joao Holanda

      É basicamente a força de tração inicial de um veículo, (espero que apareça alguém pra complementar a resposta)

      • Carlos Taylor

        Valeu.. Agora entendi!

    • Alexandre

      Torque é definido como a força aplicada multiplicada pelo comprimento de uma alavanca. Por exemplo: ao apertar uma porca usando uma chave de boca, você gera um torque. Usando uma chave maior, consegue gerar maior torque, usando a mesma força. O torque, então pode ser simplificado como a força total do motor. Um motor com maior torque é um motor mais forte.

      A potência e função direta do torque e da rotação (Pot = Torque x rotação) e relaciona-se com a rapidez que um trabalho pode ser realizado.

      • Lucas Timm

        Meio que offando o teu tópico, é por isso que rola a máxima que os motores Honda não tem torque.
        (e não tem mesmo).
        Tem bastante potência (em cavalos) em altíssimo giro (8, 9 mil rpm). Mas torque que é bom, que é o que faz diferença numa ultrapassagem/arrancada, nada.

    • LV

      Força eh usada pra empurrar.
      Torque eh usado pra girar.
      E vc pode transformar um em outra.

    • Nozor Boletti

      Se alguém tiver uma explicação mais técnica, por favor… Mas a principio se trata da força rotacional de um motor. Algumas vezes os motores tem velocidade, mas seu torque é baixo. Se bem que com “redução” da pra transformar velocidade em torque. Geralmente essa característica, o torque, é exigida em baixa rotação. Basicamente, alguns trabalhos exigem mais força, do que velocidade.

      • Zalla

        falando em motores, quem transforma a força linear dos cilindros expllodindo em rotação é o virabrequim, então existe uma transferência linear de força…existem motores de alta rotação e os de baixa rotação (tem motores de moto por exemploq eu chegam a 7 mil giros no maximo e outros 13 mil, até 19 mil, vai da forma que o motor é construido), mas o fator mais importante é a caixa de cambio, pois ela estao as engrenagens que reduzem e aumentam essa força dependendo do diametro e número de dentes da engrenagem, então a 1a marcha transmite mais força para as rodas alta rotação, e as marchas mais altas transmite mais velocidade do que força..isso se chama “relação”….

    • Zalla

      ´-e a força aplicada em momento rotacional, quando vc aperta um parafuso e mede a força que está sendo aplicada nesse parafuso vc usa um torquímetro…não é a força diretamente aplicada sobre o parafuso, ela está sendo convertida…

    • ochateador

      Em explicação bem retardada. É a força que você faz para mover seu pé.

      Neste momento, faça uma caminhada, você faz uma força normal para mover o pé.
      Entre em uma piscina e tente caminhar na mesma velocidade, percebeu que precisa fazer muito mais força ? Essa força que você precisa fazer é chamada de torque.
      Se você reparar no gif que está na matéria, você pode falar que a caminhada ao ar livre é como segurar a alavanca na ponta ao apertar a porca (baixo esforço), e a caminhada na piscina é segurar no meio da alavanca para apertar a porca (alto esforço).

      No caso de um veículo (moto, carro, caminhão) torque é a força que você aplica nas rodas para mover o veículo.

  • Vagner Da Silva

    Off-topic: a netflix tá com uma série sobre brinquedos como He-Man, GI joe e star Wars: Toys that mate us. depois de ver o He-Man tive que falar.

  • Jefferson Viana

    Carrinho pra esquerdeopata e SJW , faz parte da lavagem cerebral que quer empurrar ideologia de traveco

    • Jefferson Viana

      Mentira,

  • Marú m.o.s

    Se um uno com escada em cima fazer cabo de guerra com um tesla os dois entram um buraco de minhoca a potência do uno é tão forte que abre uma fenda no tempo espaço kkk.

  • Marú m.o.s

    Brincadeiras a parte quando teremos uma fábrica da tesla aqui no Brasil?? Imaginem não pagar mais gasolina pra esse governo corrupto? Imaginem a Petrobrás sendo “obrigada” a baixar o preço do combustível aqui em porto alegre já chega a 5 reais o litro eu mando constantemente Twitter para o Elon musk mas ele não responde quem puder mandar também pra que ele saiba que não existe só praias e o Rio de janeiro precisamos de uma fábrica aqui amigos .

    • Emanuel Schott

      Não paga a gasolina cara da Petrobrás e paga a energia cara da Eletrobras.. muda nada.

      E não espere Teslas baratos. Eles são muito caros, mesmo pros padrões americanos. Por enquanto sonhe com um Chevrolet Bolt com altonomia baixa ou um popular com motor híbrido. Isso deve acontecer muito em breve, já que o IPI vai cair de 25% (entra na categoria “outros motores”) pra 7% (o mesmo dos 1.0).

      • Ivan

        dai vc instala um gerador eolico e tem que pagar royalts pro governo.

        • Marú m.o.s

          Negativo Ivan quando vc instala um gerador elétrico a companhia de energia e ” obrigada ” a comprar essa energia de vc segundo resolução da própria Eletrobras vc passa a ser ” produtor ” de energia abraço dá uma olhada também em placas fotovoltaicas de energia tenho certeza que vai se surpreender.

          • Ivan

            Pelo jeito vc ta por fora das ultimas novidades né? Tem um fdp qurendo passa uma PEC pra cobrar roytalts sobre o vento na geração de energia eolica.

          • José Carvalho

            Na Espanha tão metendo imposto até no Sol para segurar as fotovoltáicas

          • Ivan

            Tinha esquecido disso, acho que é mais pro governo ter uma renda extra, pelo que sei Espanha não ta bem das pernas.

          • José Carvalho

            A produção de energia é exclusividade da estatal, quando as pessoas passam a meter celulas fotovoltaicas, o custo de produzir energia pra todo mundo começa a ficar muito alto, o controle sai do governo e o governo espanhol tem alergia à palavra “independência”

          • Ivan

            Não acho que seja pra ter controle da geração, é mais pra taxar e ter mais dinheiro em caixa.

          • Ivan

            Só pra ficar claro acho isso um absurdo.

          • José Carvalho

            Como eu disse em outro comentário, existe uma certa justiça em o governo regular a exploração dos recursos naturais. Se olharmos do ponto de vista da FUNÇÃO do governo em somar recursos de toda a população e produzir melhores condições a todos, temos um ciclo evolutivo claro e clássico…
            O imposto não é um problema, o problema é existir um governo justo…

          • Ivan

            Não, não tem justiça nenhuma nisso, ainda mais sendo vento e sol, vamos ser sinceros né?

            Na teoria governo é lindo na pratica nem tanto, então quanto menos Estado melhor.

          • José Carvalho

            A visão liberal também é linda no papel, na prática leva a práticas corruptas e desigualdade extrema. Para o modelo econômico, social e demográfico do nosso planeta, é extremamente necessária a presença de um Estado sólido em constituição e flexível na observação das questões sociais.
            Um exercício que eu faço para observar melhor como funcionam as relações entre sociedade, Estado e economia é pegar qualquer extremo ideológico e pensar no seu pior cenário, entre o Liberalismo (e suas vertentes) e o comunismo, pensar nas consequências, no que essas ideologias geram de pior e o principal: o ponto de vista Humano, o fator “homem” que estraga qualquer boa ideia que possas ter.
            A conclusão que eu cheguei é:
            – O Estado Democrático de Direito é fundamental a qualquer evolução social, eu discordando ou concordando, não há (tecnicamente) forma de ter uma sociedade justa sem Democracia e sem Justiça independente.
            – O capitalismo gera desigualdades, mas não há forma mais justa de se enaltecer o trabalho necessário a vida humana;
            – O ser humano é corrupto, não há nada que 49234572349482 bons homens possam fazer que 1 desgraçado não possa corromper e estragar;
            – As bases que levam aos direitos mais básicos na sociedade precisam ser absolutamente igualitarios, mandatoriamente igualitários (Segurança, Saúde e Educação Básica, hoje migrando pouco a pouco para todo o espectro educacional).

            Quando você instala um painel solar, você vai fazer o que com ele quando ele começar a perder eficiência? você sabe que eles tem “prazo de validade”? – Vai jogar fora, utilizando a estrutura do Estado de um jeito ou de outro.
            Quando esse painel solar foi fabricado, utilizou-se estradas, portos, relações comerciais, recursos de telecom, que JAMAIS teriam sido sequer criados sem uma estrutura estatal por trás.
            A infraestrutura elétrica que recebeu investimentos e ou recursos estatais começa a ser degradada sem controle quando as pessoas param de pagar para ter eletricidade em casa.
            Quando você fala de eólicas, não existe você, nós, pessoas, não temos dinheiro pra comprar terreno e turbinas eólicas realmente eficientes. Rotas aéreas, terrenos (boa parte dos terrenos adequados para parques eólicos hoje explorados no nosso humilde planeta foi adquirido com recursos do Estado, seja com financiamento para pagar terrenos ou indenizações para os donos de terras, apesar de os maiores parques serem, hoje donos dos parques), e novamente, vai ter de se importar material, usa-se portos, estradas, terrenos adequados, infraestrutura, interfere-se no trânsito…
            Em resumo, você precisa olhar a questão de forma a ir além dos seus interesses e entender que toda a gente tem interesses a serem cumpridos, e eles podem ser pacificamente e justamente cumpridos, mas não sem a presença do Estado.
            Esqueça a ladainha que os impostos estão travando alguma coisa, o vilão é rotativo, só quem se fode é sempre o mesmo. O problema não são as taxações ou o tamanho do Estado, o problema é como a sociedade lida com poderes e como ela deixa que a podridão se espalhe com mais facilidade como uma cola nas engrenagens do sistema todo.
            Faça esse exercício, pense no pior cenário do Estado mínimo e vais ver que não é nada melhor que o Estado totalitário.

          • Ivan

            Liberalismo leva a praticas corruptas? Como que tirar poder do Estado leva a corrupção? É justamente o contrario, se politicos tem menos poder menos pode acontecer corrupção.

            Podemos ter um Estado solido na constituição, isso é muito bom sim, mas não na economia.

            Acho que está confundindo liberalismo, como anarcocapitalismo, pelo menos no liberalismo economico o que rege a economia é oferta e demanda.

            Engraçado que o homem é mal e corrompe tudo, mas um Estado formado por pessoas é imune a isso? qual a logica disso?

            O que tem a ver estado democratico de direito com liberalismo cara?

            Capitalismo gera desigualdade? ah claro pq socialismo leva a grandes igualdades, sim, todo mundo pobre e morrendo de fome..

            Depois dessas idiotices e sua clara falta de conhecimento do que é liberalismo nem discuto mais, vai estudar e quem sabe podemos discutir outro dia.

          • José Carvalho

            Humanos são corruptos. (ponto). Sempre vão ser, por isso uma estrutura com poderes diferentes, independentes e com regras bem estruturadas é uma boa solução, por resolver boa parte dos problemas (como todas as soluções, nenhum resolve tudo quando fala-se de ser humano e suas relações sociais). A corrupção portanto não é um fenômeno governamental, ou empresarial, é um fenômeno HUMANO.
            Se fossemos só regidos por oferta e demanda, uns avanços teriam sido feitos, outros não, mas, essencialmente teríamos muitas áreas “escuras” na nossa sociedade, com serviços sendo prestados exclusivamente em áreas muitissimo povoadas, mais pessoas migrando para esses centros, pesquisas sendo abandonadas por serem “não lucrativas”. Toda a sua exacerbação é absolutamente injustificada, e só me mostra o seguinte, se o sujeito não sabe ler, vai mandar os outros estudarem… simples

          • Ivan

            EM que mundo vc vive que as coisas só são possiveis pela mão do Estado?

            Como se não houvessem escolas privadas, hospitais privados, universidades privadas, energia eletrica privada, até estradas privatizadas, sim é possivel passar isso pra iniciativa privada, não sei pq vc acha que não é.

            Posso não ter dinheiro pra montar um parque eolico mas empresas privadas grandes tem e fazem isso, existe petroleiras privadas, imagina isso empresas que exploram petroleo sem dinheiro do governo, uau na sua mente primitiva isso deveria ser impossivel né?

            Serio que vc ter que pagar 5 meses de salario pro governo, depois ter que pagar mais pra ter o serviço não é problema? Quem tem problemas mentais é vc.

          • José Carvalho

            Você me entendeu de forma absurdamente equivocada.
            Escola e saúde privadas só criam desigualdade, uns tem grande educação e preparação, outros não, e não quer dizer que sejam só aqueles que trabalharam pra poder pagar… Num mundo de só escolas privadas, hoje, você só vai ter uma desigualdade absurda e perpétua. Pra que o governo vai investir em criar centros de saúde de referência para atender a todos se todo o fdp do governo tem plano privado?
            Passar para a iniciativa privada não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o que eu estava me referindo.
            O Estado mínimo é tão imbecil quanto o totalitário. E eu NUNCA disse que você tem problemas mentais.

          • Ivan

            MEU DEUS DO ZEUS, escola e saude privadas geram desigualdade PQP.

            ” Pra que o governo vai investir em criar centros de saúde de referência para atender a todos se todo o fdp do governo tem plano privado?”

            QUEEE????

            Meu deus comparar Estado minimo com totalitarismo é de extrema burrice, na moral, vai pesquisar mas pesquisar em sites liberais e não de extrema esquerda, os seus conceitos são muito distorcidos, eu acho que não é por maldade suas fontes que foram ruins, quero realmente acreditar nisso.

          • José Carvalho

            Eu não vou seguir adiante com isso por um motivo, você acha que minhas fontes são de esquerda ou extrema esquerda, isso é falta de ponderação. Desculpa se feri sua religião aí, não era a intenção. Volta pro assunto dos carros, se faz favor.

          • Ivan

            O que vc falou nada tem a ver com liberalismo, então só pode ser de esquerda, não é dificil perceber isso, nem eu quero discutir com alguem que acha que serviõs privados geram desigualdade.

          • Ivan

            Quais são suas fontes? Onde aprendeu que liberalismo leva a corrupção? Quando é justamente o contrario, onde que serviços privados geram desigualdade?

          • José Carvalho

            Como já disse anteriormente, não vou seguir com isto. Posso discutir muita coisa, não religião, sempre dá merda.

          • Ivan

            religião ahuehaueh, cara se for discutir pelo menos saiba do que está falando, serio pare de ler blogs de esquerda e pegue material de verdade, nem adianta falar que não é de esquerda pq sei reconhecer um esquerdita, começando com a adoração ao Estado, achar que sem o Estado nada é possivel, depois eu que tenho religião.

          • DanielBastos

            Acho que vc não entendeu a referência.

            Tem um político por ai querendo criar um imposto sobre vento.

          • José Carvalho

            Detalhe: Não é que seja um erro que se pague impostos pela exploração comercial de vento, Sol, etc… As tributações precisam ser justas sobre as atividades economicas, inclusive as voltadas para o consumo próprio. Problema é que não conheço um governo JUSTO no mundo para dar o exemplo aqui…

      • tenfelipe

        Um Tesla americano recebe uma quantidade enorme de subsídios governamentais para ainda ser um carro caro. Tá certo que ele tem uma tecnologia dos sonhos embarcada, mas definitivamente ele não é um carro popular. Aqui, sem subsídios e com toda a boa vontade do nosso governo, deveria custar o preço de um apartamento de frente para a praia.

      • Marú m.o.s

        A intaum vc acha que pagar quase 5 reais por por litro de combustível e igual que 2.47 reais por klowat por favor dê uma olhada na autonomia de uma tesla .

        • Emanuel Schott

          Óbvio que não é igual, mas a produção de energia elétrica já está no gargalo. Não sofremos apagões recentes porque a economia encolheu.

          Trocar gasolina por energia elétrica em massa significa aumento absurdo de consumo elétrico. Assim será necessário subir o preço cobrado pela eletricidade pra que o consumo caia e fique dentro da capacidade produtiva que temos atualmente. Construir novas usinas requer dinheiro e tempo, duas coisas bem escassas atualmente no Brasil.

          • Marú m.o.s

            Emanuel por acaso eu moro no RS e por uma tal de ” malha elétrica” aqui no sul nós temos que pagar energia com bandeira 2 vermelha raio que parta nossos rios estão abarrotados de água não sofremos escassez mesmo assim pagamos o pato.carencia de $$$???? Onde? Aqui no Brasil? Não me faca rir amigo demora para entregar obras? Contrata empresas de fora assim para de deixar podres de ricas empresas de faixadas como Odebrecht entre outras temos um caso clássico aqui uma estrada que já está há 20 anos para ser construída seu custo já está em 12 bi. Antes da sua construção uma empresa japonesa oferecer o serviço por 6 bi.logico que não ia entrar pois nenhum político iria se beneficiar e a empresa japonesa entregaria em 2 anos uma obra que se arrasta há 20 anos se quer saber chamasse ers 118.

    • Nunca.

      • Leonardo

        de todas as previsões de fábrica da tesla no hueBR essa é a mais certeira…

    • Diego Berlezi Ramos

      Se a Tesla cogitasse criar uma fábrica por aqui, o nosso governo criaria um programa especial do tipo “sacanear”auto para proteger a pujante indústria automobilística nacional, alegando que os motores a combustão devem ser protegidos do imperialismo yankee e alguma outra baboseira. Além disso, algum deputado ou senador proporia uma lei para quintuplicar o valor da energia elétrica pois esta é uma questão de soberania nacional e não seria justo que muitos pagassem para que poucos usassem em seus carros elétricos luxuosos.

      • Marú m.o.s

        Olha Diego não sei se vc sabe o preço de um tesla no EUA mas é bem acessível com uma fábrica aqui não seria diferente carros elétricos não são luxo !!!! Sao limpos não produzem essa fumaça tóxica que respiramos não fazem barulho e se Deus quiser não podem ser rebaixados .

        • José Carvalho

          “(1)Sao limpos não (2)produzem essa fumaça tóxica que respiramos”
          1 – Depende do quanto o dono do carro é cuidadoso, já vi uns imundos
          2 – Depende da matriz energética do seu país ou território.

          Leve em consideração que boa parte, senão todos (carece de fontes) os carros “fabricados” no Brasil são montados, na verdade. Os Tesla são caros, com preço amortizado pelos incentivos governamentais, é necessário todo um parque tecnológico, infraestrutura fabril e de escoamento, mão de obra especializada, etc, etc, etc que por si só já impedem o Brasil de ter uma fábrica da Tesla, além disso temos legislação jurássica para tributação, trabalho, etc etc etc tem paises mais baratos etc etc etc entendeu?

      • Marú m.o.s

        Proteger as empresas brasileiras?me diga amigo quais empresas brasileiras? Não existe empresa de e carros genuína brasileira tudo de fora GM ,Ford,Reno,proteger do progresso? Proteger de proteger o meio ambiente? Porque as empresas “brasileira” perderiam? É só investir em motor motores elétricos a carroceria que se virem amigo ninguém pode impedir o progresso e o acesso a tecnologia e de direito de todos!!!

        • José Carvalho

          Essa do Reno eu não conheço e nem achei no Google, tem carros bonitinhos? são só para exportação?
          Sobre impedir o progresso, ahhhhh meu amigo, nunca duvide da estupidez humana………… O brasileiro consegue sim impedir o progresso, o acesso, o direito, … tudo…

    • Lucas Timm

      E aí vai subir a luz.

    • José Carvalho

      Parei de ler aqui:
      “Brincadeiras a parte quando teremos uma fábrica da tesla aqui no Brasil?? ”
      Não sei o que está no resto, e passei aqui pra dizer que o senhor não pode mais fazer perguntas por dois anos a contar desta balbúrdia.
      Obrigado

    • Lui Spin

      Se algum dia tivermos, seremos o último paíse do mundo.

      Mais fácil sonhar com uma importação.

    • Nilton Pedrett Neto

      Não dá pra pegar um Tesla mas dá pra pegar um fusion hybrid, que já quebra um galho.

  • Dirriba

    Exceto no Brasil onde por voce ser obrigado a manter as 2 mãos ao volante todo o tempo o recurso de auto condução virá por definição desabilitado (até os crackers alterarem isto)

    • Marú m.o.s

      Fora que o Google maps aqui é uma piada neh dirriba se vc for por ele se atira do precipício kkkk.

  • O Tesla X por pouco não quebra de vez o Toyota vejam só…
    O próximo desafio poderia ser com o fusca nacional, esse dizem ser mais forte que os Unos carregando escada.

  • Zalla

    mais interessante está sendo ver os porshes e ferraris da vida tomando pau dos teslas…tem video no yt assim aos montes…

    • José Carvalho

      Mas também só nas corridas curtas… Pra mim são tão sem noção quanto “Caça versus F-1″….

  • Marú m.o.s

    Bom dia ,pensem fora da caixa amigos alguém lembra como era sistema de telefonia antigamente? 1500 uma linha + 30000 reais um telefone .
    1- se uma fábrica da tesla se instala no Brasil lógico que outras fábricas vão ser obrigadas a investir em carros elétricos também existe uma coisa chamada ( concorrência) e outra o tesla nos EUA e vendido a 35 mil dólares modelo básico a porra de um Onix custa mais caro que isso!!!! Se dólar = real. Moro em um município onde tem uma fábrica da GM é sei de fonte confiável que a mesma planeja carros elétricos na sua matriz ,e fácil saber que as montadoras se preparam para a chegada de carros elétricos vide a mudança que elas tiveram em 2017 quase todas grandes estão mudando de 4 para 3 pistões fazendo com que os carros fiquem mais econômicos média de 14 a 16 kms com 1 litro na cidade é só pesquisar o mercado quanto ao preço da Eletrobras ,existem no mínimo 3 fontes de energia elétrica a serem colocadas em prática solar ,é uma delas a tesla também coloca a disposição pontos de recarga rápida de até 1 hora lógico que o governo do Brasil vai querer lucrar como sempre nos pagamos altas taxas para que os netos dos políticos possam curtir umas férias em Miami mas ficar parados e aceitar tudo do governo não é certo devemos lutar para que novas tecnologias entrem no país críticar e fácil difícil é fazer acontecer pensem nisso .

  • Sergio Fagundes

    Não tive essa oportunidade única de subir em cima da enceradeira e descobrir que ela tem o torque máximo praticamente instantâneo (dependendo apenas de fornecimento de energia suficiente).
    Minha enceradeira era aquelas caras de 3 escovas, ela não permitia o estudo da força centrífuga.

    • José Carvalho

      Já tive das duas… olha, no caso não é a centrífurga que te protegeu… foi o mesmo torque, só aplicado para direções opostas. aproveito para salientar que era divertido na de 3 escovas, só que mais lento, ela rodopiava na mesma… Lembre-se que obrigatoriamente duas escovas iam para o mesmo lado. O que a centrifurga ia fazer com você era o mesmo que fez comigo…. fazer voar

      • Sergio Fagundes

        Exatamente, a oportunidade de virar super homem por 0,13s era emocionante. Os dois dias na fila do INAMPS que não era.

  • Andre

    Google [Enter]
    wait but why how tesla will change the world [Enter]

    De nada

  • Emanuel Schott

    Mas pelo que tô vendo o caminhão também está tracionando a carreta. O Tesla tá com uma baita ajuda nisso aí.

    Demonstração real de força seria o carro puxar tudo com o caminhão desligado e desengatado. Algo parecido com o que um Cayenne fez ao puxar um A380.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples