Seu Roomba agora vai analisar a qualidade do Wi-Fi da sua casa

roomba

O Roomba é o robô pessoal que deu certo: o aspirador de pó automático é razoavelmente acessível, planeja rotas otimizadas de melhor força com menos esforço e em menos tempo, possui sensores que o fazem evitar evitar elevações, escadas e tapetes fofos demais, vai sozinho para a estação de energia quando a bateria está baixa acabando e é um brinquedo que gatos adoram, embora tenha alguns problemas com presentinhos.

Só que a fabricante iRobot, especificamente seu CEO Colin Angle não anda agradando muito seus clientes por um motivo simples: o executivo anda bastante inclinado a utilizar os Roombas como estações de coleta de dados dos usuários, especificamente do mapa interno das residências. Sob seu entendimento, como cada unidade precisa mapear o ambiente para trabalhar um Roomba mantém em seus sistemas detalhes apurados da residência em que mora, e que tais mapas seriam muito úteis se compartilhados com outros dispositivos da Internet das Coisas como termostatos, lâmpadas e câmeras inteligentes. Grandes companhias como a Apple, o Google e a Amazon (principalmente esta última, já que a Alexa é capaz de controlar alguns modelos) seriam grandes interessadas nesses dados, mas tudo esbarraria nas permissões que o usuário teria que fornecer.

Claro, a iRobot pode muito bem vender modelos futuros que só funcionam se o usuário aceitar os Termos de Serviço e entre eles, abrir mão da privacidade de seu lar mas divago.

roomba-wi-fi-map

De qualquer forma, cada Roomba hoje é perfeitamente capaz de mapear residências, logo o próximo passo é fazê-lo ser capaz de mapear sua rede Wi-Fi doméstica. Testes já estão sendo feitos em que os robozinhos estão sendo dotados de uma nova função, onde eles se conectam constantemente à rede e medem a intensidade do sinal nos diversos cômodos. O mapeamento da rede será lançado como uma atualização do app do Roomba até o fim do mês, e exibirá em que pontos da sua casa o sinal é mais forte ou mais fraco.

Assim como o mapa estrutural, o mapa de Wi-Fi também será armazenado localmente e poderia muito bem também ser coletado (leia-se vendido) para terceiros, mas novamente entra a questão das permissões do usuário. Angle chegou a se retratar posteriormente à polêmica anterior, dizendo que “a iRobot nunca venderá os dados dos usuários” mas ainda é cedo para afirmar com certeza, já que tais informações podem ser muito úteis para diversas companhias.

A iRobot irá iniciar um beta que introduzirá esta e outras novas funcionalidades nos Roombas no dia 23 de janeiro, a princípio apenas nos Estados Unidos.

Fonte: TechCrunch.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Convidado

    quando: “a iRobot nunca venderá os dados dos usuários”
    leia-se: “só forneceremos os dados para a gigante que nos comprar”

  • Sergio Fagundes

    Daqui a pouco o cara no rala e rola, o roomba entra furtivamente no quarto e começa a projetar na parede propagandas do amazon privê, entre camisinhas com sabor até aqueles brinquedinhos bluetooth.

    • Ivan

      imagina ele denunciando sem querer atráves de propagandas um parceiro infiel….

    • Julio da Gaita ✔

      Se tocasse a musiquinha da banheira do Gugu na hora do “fight” já tava bom, imagina o robozinho entrando no quarto no meio daquele trato na patroa tocando:

      “umba umba umba ê”…♩ ♪ ♫ ♬

      • “Roomba Roomba Roomba ê”…♩ ♪ ♫ ♬

        • Apocalyptica

          Arromba, arromba, ê….

      • Douglas

        outro dia falei pra esposa, lembra aquela música do passa ou repassa? umba umba e… errei, errei rude. bizarramente ela lembrou que era da banheira e enquadrou

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    “De qualquer forma, cada Roomba hoje é perfeitamente capaz de mapear residências”
    Sabendo o layout da casa, fica mais fácil matar os humanos que lá residem….

    • É um aspirador ou um gato?

      • Arthur Santos

        Minha gata protegeria a casa de qualquer outro ser que tente dominar seu domínio.

        • Humanos incluídos….

        • Vin Diesel

          MAS GATO NÃO É TUDO BLASÉ?

          • MRJ está em hardware.com.br

            À noite, todos são pardos.

        • Gustavo Luizon

          Nem todo gato é blasé, minha finada faria valer seu seguro de vida caso olhasse feio para mim

  • André Pessimista

    O progresso esta muito lento. Preciso urgente de uma roboa séquiçual antes que meu bimbo encaracole pela idade.

    • MRJ está em hardware.com.br

      A pipa do vovô não sobe mais…

  • MRJ está em hardware.com.br

    A minha dúvida é um pouco mais prosaica: esse troço efetivamente limpa alguma coisa?

    • Carlos Taylor

      Pois é, também fiquei me perguntando isso..

    • -_-

      Eu tenho um, funciona.

      (Só não deixe merda no caminho, senão ele sai arrastando pela casa)

      • Douglas

        mas e os cabelos compridos da patroa, não acaba com o bicho? como todo homem depois que casa, nada mais apavorante do que a quantidade de cabelos compridos que brotam de todo canto da casa

        • -_-

          Teoricamente eu deveria verificar a escova rotativa a cada uso, e retirar cabelo comprido, fios, etc usando uma escovinha especial que tem uma lâmina para cortar os fios.

          Na prática eu só faço isso quando o Roomba começa a acusar algum problema.. acho que estou reduzindo a vida útil, mas se fosse para ter trabalho era melhor eu mesmo limpar..

        • Paulo

          Cabelo compridos ele pega. Também é eficiente com relação aos pelos de cachorro (meu calvário). Todavia tem de se olhar de vez em quando a escovinha lateral ( que limpa cantos) – perdi uma pois um fio fipou muito tempo preso e a cortou..

        • Yskar

          Isso é uma grande verdade.
          Tenho um semelhante e ele limpa bem, mas o ideal é limpar constantemente o robô (uma vez a cada 3 dias/usos).

    • Pai De Santo

      Funciona sim. Os novos não tem mais escova para recolher melhor os pelos/cabelos.

      Tenho 3 diferentes. O roomba, o scooba e o brava.
      O brava acho meio inútil.

      Mas o scooba para lavar minha varanda e a cozinha é imbatível.

      • Alan Tiago Felipe

        Também tenho os três. Meu preferido é o Roomba (770), recentemente a base de recarga parou de funcionar, então tenho que conectar manualmente. O Scooba (450) pelo que sei saiu de linha. O Braava (380t) começou a apitar estranhamente, acho que é defeito na bateria, gosto dele também. O Roomba tem 3 anos, os outros dois tem 2 anos, pelo menos. Cada um tem um propósito, mas o Roomba parece ser mais independente, mais útil, mais durável. Acho ele meio alto, tem quase 10 cm de altura, os móveis tem ter pelo menos uns 11 cm pra ele passar por baixo, mas mesmo assim é muito menos dique você conseguiria limpar facilmente. Quando ele está programado para ligar todos os dias no mesmo horário, até eu que sou bagunceiro passei a não deixar as coisas jogadas pela casa e deixar as portas de alguns cômodos sempre fechadas (o box do banheiro principalmente e o banheiro em si)

        • Paulo

          O Scooba só acho usado.. realmente, saiu de linha.. você consegue usá-lo com algum produto de limpeza? O meu Roomba é o 650, vale a pena a troca pelo 770
          ?

    • Theuer

      Depende da sua casa.
      Chão livre… Você dará cinco estrelas no review e indicará um desse para todos seus amigos.
      Casa meio zoneada ou ambiente com mesas, cadeiras, mesinha de centro, poltronas e tapetes que parecem grama de tão alto… Você será o “robot hater” do G1Z. 🙂

  • Theuer

    Serei chatão e vou criticar a matéria…
    Além do texto estar ruim, a matéria diz sobre mapeamento da residência como se todo Roomba fizesse isso. Na verdade apenas dois dos mais de DEZ modelos “enxergam” alguma coisa.
    Para piorar, os Roombas usam um sistema com câmera de vídeo para desenhar o ambiente que, como gerador de planta baixa, é inferior ao LIDAR usado em Neato e Xiaomi Roborock. https://uploads.disquscdn.com/images/2d7c48822336a8cd000fc086a3f84fb03cd0eeee2f3df39289bf9b6f3f65fbf7.jpg

    • Sergio Fagundes

      “De qualquer forma, cada Roomba hoje é perfeitamente capaz de mapear residências, logo o próximo passo é fazê-lo ser capaz de mapear sua rede Wi-Fi doméstica. Testes já estão sendo feitos em que os robozinhos estão sendo dotados de uma nova função, onde eles se conectam constantemente à rede e medem a intensidade do sinal nos diversos cômodos.”
      Sabe, dizem que quando a gente lê o texto inteiro e não apenas o título clickbait e a gente não fica discutindo a toa em comentários. Será que isto precede?

      • Theuer

        “De qualquer forma, cada Roomba hoje é perfeitamente capaz de mapear residências…”
        Não, cada UM em SEIS Roombas SERIA capaz de mapear residência, caso não representassem ainda apenas uma fração das vendas totais de Roombas.
        E como minha crítica é sobre a matéria, continuo…
        A foto que ilustra a matéria não é de um modelo que mapeia a residência.

        Sabe, dizem que interpretação de texto é o grande abismo da educação brasileira. Estão certos.

        • Sergio Fagundes

          Então se um em seis mapeia, como os outros 5 se movem? Por predição do futuro? Colocaram uma bola de cristal dentro do aparelho, nossa que modernidade.
          A foto do Cardoso não é a correta. Meu deus parem as máquinas o Cardoso usou uma foto genérica em seus textos.

          • Theuer

            PARABÉNS! Você ganhou a competição de primeiro bobo-passa-vergonha do ano.
            Lembra da sua infeliz frase: “a gente lê o texto inteiro e não apenas o título clickbait e a gente não fica discutindo…”?
            Pois é. O texto e imagem são do Ronaldo, não do Cardoso como você escreveu e repetiu.
            O movimento deles é aleatório com sensores de colisão e queda, um SoC com programação faz com que os movimentos tenham um pequeno nível de inteligência para que em situações onde ele não consiga passar, entre uma rotina de desistência para ele não morrer preso lá. É programação pura, conhecida como “bola de cristal” por ignorantes.

  • Marcelo Paz

    Mas isso desemprega os trabalhadores domésticos. O governo devia proibir isso. Cadê o Aldo Rebelo quando mais precisamos dele?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples