Meio Bit » Games » Microsoft encerra a produção de adaptador do Kinect para Xbox One S e One X

Microsoft encerra a produção de adaptador do Kinect para Xbox One S e One X

Morto e enterrado: Microsoft encerra a produção do Kinect Adapter, acessório utilizado para conectar o sensor de movimentos ao Xbox One S, One X e computadores.

6 anos atrás

Se havia alguma dúvida sobre a morte do Kinect, a Microsoft tratou de extermina-las de uma vez: após encerrar a produção do acessório em definitivo em outubro, a companhia agora anuncia o fim do adaptador oficial necessário para conectá-lo ao Xbox One S e One X, bem como a computadores.

Como bem sabemos o Kinect fazia uso de uma conexão proprietária, desde o Xbox 360 de modo a impedir que a versão de console fosse usada em computadores; o motivo é que nas duas ocasiões a Microsoft lançou versões dedicadas, mas que nunca foram bem aceitas pelos desenvolvedores primeiro porque eram mais caras, e segundo porque os adaptadores disponíveis funcionavam perfeitamente. Ademais, o SDK não fazia distinção entre os modelos.

Como a companhia entendeu que o Kinect não viria nunca a ser aceito pelos gamers, ao lançar o Xbox One S a porta dedicada foi eliminada, forçando os usuários a comprar o Kinect Adapter para liga-lo ao console caso tivessem o comprado à parte. A decisão permaneceu no Xbox One X, não fazia sentido dar suporte a uma tecnologia que estava aos poucos sendo posta de lado.

O problema é que como a Microsoft desistiu completamente de fabricar o Kinect em todas as situações, seja para jogos ou desenvolvimento não fazia o menor sentido continuar oferecendo o adaptador, dessa forma suas produção está sendo encerrada e as unidades disponíveis no mercado são as últimas; muitos aproveitadores estão inclusive oferecendo o hardware a preços exorbitantes no eBay e similares, mirando em quem realmente precisa de um.

Um porta-voz da Microsoft declarou que o foco da Microsoft se voltara para "o lançamento de novos acessórios gamers pedidos pelos fãs, para as plataformas Xbox One e Windows 10"; o mesmo deu a entender que a matriz não pretende retomar a produção em nenhum momento, oficialmente o Kinect e seu adaptador estão mortos e enterrados.

É uma pena. Embora não fizesse o menor sentido para games e tenha sido rechaçado pelos consumidores, o Kinect fez a festa dos desenvolvedores por todos esses anos por ser um sensor especializado barato, simples de conectar ao computador e com o SDK acessível a todos, que convém lembrar não se sabe por quanto tempo ficará no ar. Portanto, se você é um desenvolvedor e precisa MUITO de um Kinect para tocar seus projetinhos, é melhor correr.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários