Software incluso em apps estaria usando o microfone de smartphones para ouvir o ambiente

E as polêmicas continuam: um editorial recente do The New York Times revelou que uma série de games do Android jogos estão utilizando o microfone de smartphones e tablets para ouvir o som ambiente, de modo a coletar dados e exibir anúncios direcionados; alguns até jogam limpo e pedem permissão ao usuário, mas não são todos.

E mais, a companhia responsável pela tecnologia tem um pezinho também no iOS.

Uma investigação revelou que em torno de 250 games fazem uso de um software embutido chamado “Alphonso”, especializado em captar sons principalmente de propagandas veiculadas pela TV, de modo a retornar a parceiros dados referentes a que tipo de anúncios a serem exibidos a determinados usuários são mais efetivos. Por exemplo, se você ouve um anúncio de cafeteiras de você enquanto curte um joguinho no smartphone, é bem provável que num dado momento você começará a ver propagandas do referido eletrodoméstico dentro do app.

Há uma certa quantidade de apps que pedem autorização explícita ao usuários, informando inclusive que a coleta do microfone será feita para exibir melhores anúncios de acordo com as características de cada um, mas a maioria oculta a funcionalidade atrás de suas políticas de privacidade. Em alguns casos o app ainda precisa pedir permissão, mas não é obrigado pelas políticas da Google Play Store a dizer para quê.

O mais bizarro é que o Alphonso permanece ativo mesmo quando o app não está rodando, essencialmente seu smartphone está escutando o ambiente o tempo todo e coletando dados do que de peças de propaganda que pode vir a captar na TV, rádio e internet em outros dispositivos. Tudo para saber que tipos de produtos você consome e dessa forma exibir anúncios relacionados.

Inicialmente pensou-se que apenas o Android fosse afetado, porém o Alphonso também se faz presente em vários apps do iOS; games como Pocket Bowling 3D HD, Basketball 3D, Pool 3D, Dark Runner 2, Beer Pong: Trick Shot e outros contam com o recurso de da mesma forma que os smartphones do sistema do Google, iPhones e iPads também permaneceriam escutando os arredores o tempo todo.

Agora a parte mais interessante: o Shazam, aquele famoso aplicativo que identifica músicas que escuta e que foi recentemente comprado pela Apple (muito provavelmente para melhorar a Siri e outras soluções internas) possuía até então um contrato com a Alphonso, a empresa que fornece o software de mesmo nome. O CEO Ashish Chordia afirma que oferecia sua tecnologia de gravar o ambiente à startup, que utilizava seus algoritmos de identificação próprios e revendia esses dados para a Alphonso, de modo a criar anúncios. O mais provável é que tal acordo tenha chegado ao fim com a maçã entrando na jogada, mas nada foi garantido.

Chordia se recusou a informar quais apps são utilizados para tal objetivo mas informou que em torno de 1.000, espalhados entre o iOS e o Android contam com o software embutido. Por outro lado o a Alphonso garante que o sistema não é projetado para captar “vozes humanas”, apenas áudios vindo de programas de TV e rádio, filmes, séries, músicas e outras mídias. Resta saber o quanto disso é verdade e claro, muito provavelmente ações judiciais serão abertas contra a prática como aconteceu com a Vizio: a empresa foi condenada a pagar uma multa de US$ 2,2 milhões por coletar dados sem autorização.

A FCC possui regulações firmes quanto a essa modalidade de coleta de dados, especificamente mirando no similar Silverpush; é bem provável que o Alphonso entre na mesma categoria.

Fonte: The New York Times.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • cmr

    Alphonso, você é ardiloso

  • Lui Spin

    “a Alphonso garante que o sistema não é projetado para captar “vozes humanas”, apenas áudios vindo de programas de TV e rádio,”

    Aham…

    • Não sabia? Propagandas são plenamente feitas por robôs, do futuro.

      • Pensei a mesma coisa, eles devem imaginar que as propagandas são feitas por aquela voz do google tradutor que alguns “Youtubers” usam em seus vídeos.

        • Li seu comentário com a voz do Google….. acho que me encontro no nível do pessoal do Oregon, que se recusa a abastecer o próprio carro…

          https://www.boredpanda.com/pump-your-own-gas-stations-laws-oregon/

          • Parei de ler neste comentário:
            Me recuso a acreditar que esses cabaços preferem esperar a boa vontade de um frentista a abastecer o próprio carro, pagar e ir embora em menos de 10 minutos.
            Por que no Bananazil não podemos fazer isso heim? seria tão bom… kkk
            https://uploads.disquscdn.com/images/068c18ae60f85fa443fb1b22caad16b6e51d7a68abe7b3766d5a18abc86970ad.png

          • Mas, e o desemprego? Onde fica? E as criancinhas??? Meo zeos!

          • Meu Odin!

            Ah… eu não quero ficar cheirando a gasolina não!
            como se o cheiro que a pessoa fica exposta não fosse o mesmo no banco do motorista ou perto do bico da bomba… rs

            Agora saindo da ironia um pouquinho… rs

            Esse povo que usa emprego para dar desculpa para tudo precisa aprender que só fica desempregado quem não se atualiza, já pensou se todos os contadores ao invés de aprender mexer no Excel resolvessem continuar nas planilhas de papel?
            Igual nosso ilustre deputado que queria baixar uma lei proibindo uso de tecnologia nas repartições públicas para não tirar os empregos.
            E claro, continuarmos demorando o mesmo que se demorava em 1900 para resolver qualquer coisa em uma prefeitura (não que isso já não aconteça mesmo com a tecnologia)

          • DanielBastos

            Por causa do Aldo Rebelo
            https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/voce-sabia-que-todo-posto-de-combustivel-e-obrigado-a-ter-frentistas-no-brasil/

          • É um fdp mesmo… poderíamos estar pagando quase a metade do preço da gasolina se não tivesse que pagar frentista… kkk

          • DanielBastos

            Nem sei quanto diminuiria, mas o problema é bem mais embaixo.

            Como ele forçou a existência do frentista, gera:
            1 – Frentista controlando várias bombas, que é resultado do dono do posto tentando cortar custos apesar da lei. Junto vem choro e lobby de sindicato.

            2 – Como vc tem uma lei que garante a existência da função, provavelmente hoje tem mais frentistas do que quando a lei foi editada. O dia que ela cair, o desemprego vai ser maior do que na época(Pq, apesar do item anterior, o número de postos aumenta junto com a necessidade).

            5 minutos de pensamento já demonstram que isso é uma furada absurda. Mas durante todo o tempo de desenvolvimento/tramitação da Lei(Que deve ter demorado anos), nosso nobre deputado não deve ter tido estes 5 minutos.

            Tem outras leis deles tão “boas” quanto. O incrível é que ainda tem voto.

          • “Tem outras leis deles tão “boas” quanto. O incrível é que ainda tem voto.”

            Se é que tem, muitos putos desses que estão lá sequer tiveram votos, muitos entraram pela legenda do partido, ou outras aberrações que existem na banania.
            https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/19/politica/1461023531_819960.html

  • Alexandre Castanheira

    Mais um pra conta do Cumbucagate

  • Danilo

    Não tem uma lista completa dos APPs afetados?

    Quero ver se tem algum aqui no meu celular, e arrancar!

    • Também gostaria de saber… meu celular de um dia para o outro (literalmente) começou a drenar a bateria loucamente.

      Ai vai ver nas configs, tem algo do sistema android que está consumindo mais de 60% da bateria, levando em consideração que não instalei nada diferente do que já tinha instalado há mais de ano, não duvido que seja alguma atualização de algum app que esteja avacalhando, e como essa bagaça desse Alphonso deve ficar rodando o tempo todo em segundo plano, é um sério suspeito.

      • Danilo

        Seria bom um APP que verifica se algum Alphonso está instalado no sistema.

        Mas só a listinha de APPs já me deixaria feliz hehehe.

        Boa sorte ai pra resolver o problema do seu celular, Rodrigo! O meu cel já é mais velhinho, a bateria já está sentindo o peso da idade, mas continua tudo “parecido”… o grande vilão da minha bateria continua sendo TELA e Google Services/Android Framework, como sempre.

    • Comecem tirando as permissões dos apps que as tem em excesso.

  • Gabriella

    Ai, privacidade é tão século passado… 😛

  • Igor Peixoto

    #cumbucagate, a verdade está lá fora

  • Majin-boo

    #Cumbucagate

  • Thiago

    O app consegue contornar o fato de eu não dar acesso ao microfone?

    Se bem que quem lê os permissionamentos são uma minoria… O resto dá Ok para todos…

    • DanielBastos

      Pelo que li em outros lugares, não. Tb tiro acesso a tudo que desconheço/acho desnecessário. Mas como vc disse, ninguém lê as permissões. E a maioria não liga.

  • Microamp

    Eu já desconfiava que o Shazam ouvia o ambiente porque muitas vezes só de clicar no botão ele já mostrava o resultado. Fiquei com o pé atrás e desinstalei…ainda bem.

    • Carlos Taylor

      O Shazam não tinha esse Alphonso, a ligação dele é (ou era) que a tecnologia que gravava o ambiente no Alphonso era oferecida pelo Shazam.

  • Vinicius Zucareli

    Tenho cada vez menos aplicativos no meu smartphone devido a isso. Hoje são em torno de 8 que não vem de fábrica.

    E queria muito poder cancelar whatsapp e Facebook, mas pressão social não deixa.

    • Evandro

      O Facebook eu uso no browser do celular mesmo (só não funciona o messenger), dei adeus ao app a mto tempo. Sem o app do face o celular é outro!

      • Zalla

        é o do facebook não uso tb, primeiro que uso o facebook muitoooo raramente, e a bateria agradece…

      • “Metal 4 Facebook” … praticamente um mini browser pra versão mobile que te libera o uso do Messenger nele integrado.

        Adeus Apps do fezesbook

      • Anayran Pinheiro

        Entra pelo touch.facebook ao invés do m.facebook em modo PC e tu consegue usar o messenger pelo browser de novo

    • Zalla

      melhor não usar smartphone…compra um dumbphone logo…fui verificar a quantidade de apps que eu não posso apagar e deu uma porrada….aplicativo de banco, uber, 99, de supermercado (os descontos são bons), de ingressos, da maquininha do cartão de de credito, spotify….do seguro do carro, os players de video…passam de 20 facil…

      • Só não volto a DumbPHone pela conectividade/apps … queria eu que algumas idéias como da Motorola pra usar o SMARTphone como desktop tivessem dado certo, como Project ARA que permitia updates específicos de partes do aparelho… e até que algo similar ao surfacephone e as idéias em volta, aparecessem de forma elegante no ambiente android.

        Torço pra que seja possível algo logo. Em processadores medianos e não só nos top de linha como snapdragon 835 pra cima. Pena que nunca teremos total controle do que fazer ou usar. E teremos que futucar muito pra isso alterando por conta.

        • SignaPoenae

          Uso dumbphone há dois anos e é só alegria aqui. Acabei de comprar um melhorzinho, pois o antigo deu pau depois que passei com a empilhadeira por cima dele. Esse novo paguei 150 pilas e a bagaça parece indestrutível.

          • WTF? Como?
            kkk

          • SignaPoenae

            Fácil … nunca tive facebook.

          • Não sei se entendi… kkk
            O que teria o facebook relacionado a passar sobre um dumbphone com a empilhadeira?

          • SignaPoenae

            Ah, entendi que era o fato de não usar um smartphone, haha.

            O bicho caiu do meu bolso para baixo do banco. Precisei abrir a tampa do motor (o banco fica na tampa do motor), e nisso o telefone caiu no chão e eu não percebi. Aí já viu, né, lei de Murph na veia.

          • Murph nunca erra… quando pensamos que a cagada não pode ficar pior… heis que ele surge… kkk

        • Zalla

          o que a samsung fez pro S8 e o Note8 é bem bacana, acho que o proximo passo é levar isso pros medianos…isso quebra um galhão pra muita gente, mas ainda está caro demais o conjunto todo, já que o celular custa quase 3000 e o acessório uns 600

  • Anderson Pontes

    #CumbucaGate

  • Julio Cesar

    Esse app parece aquele meu vizinho , o Afonso fofoqueiro

  • Não importa o quanto o app seja legal, pediu permissões completas no seu smartphone, não instale. Lembre-se de que quando o app é grátis, o produto que estão vendendo é você.

  • Leandro

    Off topic

    Alguém sabe me dizer o nome do aplicativo que fez os aplicativos gmail e google Maps ficarem em cima da barra de status do celular que está na abertura do post?

    • Gertrudes, a Lhama

      É um LG V10 (ou V20), que tem uma mini-tela secundária pra exibir atalhos e informações.

  • elliot

    Algum guerreiro teria uma lista completa desses apps malditos?

  • Felipe Braz

    Pois já me aconteceu mais de uma vez de comentar sobre algum produto (em horário de almoço, por exemplo), não pesquisar na net e começar a receber propagandas sobre ele.

    Me lembro que depois disso comentei com os colegas aqui do trampo sobre isso e especulei que o espertophone poderia estar abrindo o microfone eventualmente para esses fins e fui taxado de paranoico.

    Pelo visto não estou tão louco assim UHauHA

    • Meganegão

      Comigo já aconteceu também. Deixo sempre o celular na cabeceira da cama, até quando eu e minha namorada estamos nos aconchegando, no dia seguinte aparece um monte de anúncios de acessórios para cachorros, nem temos animais.

      • Robert Melo

        Acessórios para cachorro?
        Pelo jeito o aconchego é estilo dog
        ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Meu Nokia 3310 não me avisou nada.
    Será que devo desinstalar o jogo da coblinha ?

  • Meganegão

    Não sei porque, esse nome Alphonso sempre me lembra peido.

  • Já descobri que propaganda dentro de app (que inclusive não fica em uso) já requer permissão de localização pelo app em si pra poder aparecer, como propaganda do UBER embaixo do OLX e do Easy Taxi. O quanto sabemos de propaganda atrás e não o APP em si está buscando esses dados e os APPs em si nada sabem?

    Android puro teria que usar root depois outras coisas pra conseguir bloqueio de permissão?

    LineageOS (old CianogenMod) e outras ROMs tem recurso pra bloquear permissões por apps?

    Xposed?

    O que podem citar a respeito disso em Android e ROMs baseadas.

  • João Luiz Gomes Silveira

    aAmazon echo, Google home e Apple homepod, todos esses aparelhos não devem ter algo parecido? Escultura o tempo todo para oferecer propagandas e produtos?

  • Bruno Alencar

    Cumbucagate, só não quer quem não vê

  • Sophos Nsm

    oque as propagandas que eu sou obrigado e ver na tv tem a ver com meu gosto? que estupidez segmentar publico dessa forma.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples