Demorou, mas Pokémon GO está finalmente a caminho da China

A Niantic Labs e a The Pokémon Company têm motivos de sobra para esperar que 2018 seja um grande ano: a desenvolvedora conseguiu finalmente superar uma série de percalços e prepara o lançamento de Pokémon GO na China, de longe um dos mercados de games móveis mais lucrativos do mundo.

Os problemas que impediram a chegada dos monstrinhos de bolso aos smartphones chineses foram vários, e todos eles gerados sem muita surpresa pelo governo chinês. A Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão, o órgão do governo responsável pela transmissão de mídia e informações do país e que também atua como o censor já havia se posicionado contra o lançamento do game e de outros que fazem uso de Realidade Aumentada, alegando não só uma preocupação (legítima, convenhamos) com a segurança dos cidadãos que enfiam a cara no dispositivo enquanto andam na rua ou dirigem, como com os dados de geolocalização que a Niantic precisa coletar para que Pokémon GO funcione adequadamente.

O censor declarou oficialmente que enquanto tais problemas não fosse resolvidos Pokémon GO e similares não seriam lançados na China, só que enquanto isso os chineses já podiam curtir clones lançados por desenvolvedoras locais que traziam tudo que o game da Niantic oferecia. Hipocrisia à parte, ao que tudo indica tais problemas foram sanados e como é normal no mercado local, a desenvolvedora foi forçada a firmar uma parceria com a NetEase, empresa local que serviu como porta de entrada para a Blizzard, ao viabilizar o lançamento de World of Warcraft e Overwatch no mercado chinês.

O CEO da Niantic John Hanke está empolgado com a possibilidade de seu estúdio enfim poder lançar seus produtos no País do Meio (além de Pokémon GO e Ingress, a empresa está desenvolvendo um novo game similar centrado no universo de Harry Potter), mas também pela possibilidade de no futuro desenvolver novos títulos localmente, apelando para os gostos dos chineses e porventura lança-los fora do país. É uma forma do estúdio diversificar e não depender apenas de franquias de terceiros.

De qualquer forma, ainda não há uma data precisa de quando Pokémon GO será lançado na China mas quando isso acontecer, é certo que a Niantic e a The Pokémon Company (e consequentemente, a Nintendo) ganharão muito dinheiro.

Fonte: Financial Times (paywall).

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples