Sony desligará os servidores do Gran Turismo 6

gran-turismo-6

Recentemente ficamos sabendo que a Guerrilla Games desativará os servidores do Killzone 2 e 3, e agora chegou a vez de conhecermos outro jogo do PlayStation 3 que também perderá sua porção online, o Gran Turismo 6.

Lançado em dezembro de 2013, o jogo continuará contando com corridas via internet até o dia 28 de março, mas infelizmente não serão apenas as disputas pelo piloto mais rápido que deixarão de funcionar. O título ainda perderá todos os recursos relacionados a comunidade, lobbies multiplayer, eventos sazonais e o compartilhamento de pistas criadas pelos usuários.

Com isso, o GT6 até continuará funcionando offline, inclusive com o editor de pistas podendo ser utilizado normalmente. No entanto, o aplicativo que estava disponível para dispositivos iOS e Android também deixará de funcionar, sendo removido das respectivas lojas na mesma data.

Outro aviso dado pela Sony diz respeito aos DLCs e créditos que podem ser adquiridos com dinheiro real pela PSN. Em relação ao conteúdo adicional, eles deixarão de ser disponibilizados na loja do console a partir de 31 de janeiro. Já sobre os créditos, será preciso ativá-los antes do fim do serviço online e no caso de o usuário apagar os dados do jogos após 28 de março, a única forma de reativar o dinheiro virtual será acessando a lista de downloads na dashboard do PS3.

Apesar de o seu sucessor já estar no mercado e de ter visto muitos fãs criticarem o Gran Turismo 6, eu não tenho muito o que reclamar daquele jogo, com ele tendo conseguido me entreter por um bom tempo. Além disso, acho triste essa notícia pois se considerarmos a enorme base instalada que o PlayStation 3 atingiu, não duvido que ainda tenha muitas pessoas por aí que continue se divertindo com o GT6. Só não sei se muitas delas permanecem disputando corridas online.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Wall_Kinho

    Achei mancada, 4 anos só o jogo tem. Apenas justifica fechar os servidores dele se estiver vazio, coisa que duvido muito.

    • Carlos

      Vazio nada, jogo desde o lançamento até hoje, todo dia entro numa partida e sempre faço os eventos sazonais.
      Uma pena mesmo

  • PCM

    Vai finalizar o suporte ao GT6 sem nunca terminar de entregar os ‘Vision Gran Turismo’.
    Infelizmente, após a má concepção do GTS, eles deixaram claro que estam tornando o game mais em “simulador gourmet” que necessariamente em um jogo de corrida; vide o modo de fotos muito complexo, mas a falta de campeonatos offline do GT MODE (posto só agora depois de muita reclamação, e ainda muito simples) e do modo online com penalidades descalibradas e injustas.

  • Denyse

    E lá se vai uma parte considerável do jogo, imagina quando fizerem isso no GT Sport que é ainda mais voltado p/ o Online.

    Lembro que quando joguei o GT5, já fechara os servidores, e eu simplesmente não conseguia jogar alguns eventos. Muitos exigiam um carro antigo de determinada categoria que não vendia em lugar algum, quando pesquisava na net, o pessoal recomendava interações online p/ conseguir o carro p/ usar no evento. Ou seja, com os servidores fechados, só restava torcer p/ aparecer algum aleatoriamente na concessionaria de usados, e torcer p/ o carro prestar, pq as vezes eu comprava o que tinha, e mesmo tunando no max, era um lixo que ficava p/ trás já na largada. Acabei dropando o jogo…

  • SLCopetti

    Isso aí, sigam querendo só jogos online. O que mais vai acontecer no futuro é servidor fechando prematuramente. Felizmente já existem muitos jogos single player suficientes para dezenas de vidas.

  • Derick Avelino

    não podem fechar os servidores!!… eu ainda jogo muito o GT6 sempre correndo para vencer…. vcs mesmo disseram no evento da RED BULL no GT6 que “dirigir é sempre divertido…”

    ….e ainda falta muito carros do VISION GRAN TURISMO!!!

    ;-;

    • Douglas Prado

      Uma pena, também jogo bastante. E com relação ao Vision, já tem bastante tempo que não atualizam, não acho que nesse curto tempo vão fazer algo.

    • Jose Armando

      É mesmo falta muitos carros VISION GT

    • Eu nunca liguei mt pros carros do Vision, mas eu tava reparando justo essa semana, faltam MUITOS carros ali.

  • elliot

    “Sony desligará os servidores do Gran Turismo 6”

    Como se ela fosse desligar mesmo. Na verdade ela vai usar os servidores para outras coisas e nao desligar.

    Que falta faz a exigencia do diploma de jornalismo 🙁

    • Zalla

      que falta faz um diploma do informática…já ouviu falar em virtualização, ela vai fazer o shutdown dos servidores sim…não confunda máquinas físicas com servidores…mesmo que fossem servidores físicos…ela vai ter que desligar esses servidores para subir outros no lugar….
      Quando for corrigir alguém tenha certeza do que está falando..senão acaba falando besteira..como acabou de fazer…tá achando que servidor de jogo é uma máquina? igual ao seu pc em casa..o “servidor” é um software

      • elliot

        nao, nao eh

    • Me diga, você é assim também na vida real ou só na internet? Porque olha…

      • elliot

        up

    • Pai De Santo

      Cara, quanto rancor nesse coração…

      Para um bom entendedor meia palavra basta, meu filho.

      Feliz ano novo, pra vc e pra quem for da sua família.

      • elliot

        eh uma pena que poucas pessoas como voce entendem as piadas que faco por aqui. a maioria eh raivosa e ja vem com as 4 patas. feliz ano novo para voce e sua familia tb, fera.

        • Pai De Santo

          Valeu!!

          Cheers

  • Antonio Carlos Marcelo

    Sabem o que vai acontecer por causa dessa chiadeira aí pra baixo? NADA! A SONY nunca esteve nem aí pra isso. Ela é a toda poderosa. Decide fazer algo, faz. Não consulta ninguém. Bem-vindo ao mundo corporativo, onde o que vale mesmo é o poder da grana. Nothing More.

    • Vin Diesel

      mas eles perderam muito dinheiro meu quando descobri que o need for speed precisava ser online e eu em lugar com só 1 mega e instavel. vendi o console 7 dias depois não comprei o game e quanta coisa deixei de comprar no mundo dos consoles? isso eu. igual a mim quantos? notícias dessas vai desanimado uns, irritados outros… não é só a grana q importa.

      • Antonio Carlos Marcelo

        Careca, você não entendeu o que eu quis dizer. Dinheiro importa sim, mesmo que isso possa te deixar infeliz. Quando uma poderosa organização decide descontinuar algo é porque lá na frente já vislumbram algo muito mais rentável. Thank this.

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Essa Sony sempre pensando nos seus consumidores né, sem retro, sem crosplay, até o próprio executivo dizendo pra um fã se ele não gostou, que a porta fica logo ali, realmente ela não está nem aí, igual você falou.

  • Nilton Pedrett Neto

    Até o dia em que a comunidade europeia disser :” só pode desligar o servidor quando tiver 1 jogador somente. ” ou então forçar o dev a devolver uma parte da grana (refere te à porção online) pro proprietário do jogo. Acho um abuso eles cobrarem por Uma porção do jogo e depois deixarem de oferecer aquilo pelo qual vc pagou.

    Com a virtualização, manter o servidor funcionando deixou de ter custos relevantes.

  • Sempre fui fã da franquia, comprei o GT5 e GT6 no hype total. Em dezembro de 2014 tive q vender meu PS3. Este ano eu recomprei um PS3 e o primeiro jogo que comprei (usado, intacto, por 25 delações, antes mesmo de pegar o PS3) foi o GT6.
    Eu realmente gosto do jogo, e apesar de tanto tempo, ainda há “muita gente” online.
    Os eventos sazonais são mt divertidos e eu faço todos toda semana. Realmente uma pena, mas é o que resta para quem ainda não pode pegar um PS4, mesmo o jogo tendo outro foco.

  • Diego Salgo

    Ainda tem muita gente que joga, isso é uma sacanagem o que a sony esta fazendo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples