Ubisoft cria unidade dedicada ao desenvolvimento de inteligência artificial

watch-dogs-2

Há algum tempo eu venho acreditando que embora o avanço na parte visual dos games seja algo muito bacana, servindo inclusive como uma dos principais formas de propaganda, o campo onde os jogos eletrônicos mais precisam evoluir é na inteligência artificial. Até devido a tentativa de representar experiências cada vez mais reais/naturais, é necessário que o comportamento dos NPCs melhore muito e uma empresa que tem se dedicado a fazer isso é a Ubisoft.

Lá em 2011 o CEO da companhia francesa já defendia que este campo poderia ser o próximo grande salto dado pela indústria e quando recentemente eles anunciaram um projeto para decifrar hieróglifos, tivemos o primeiro indício de que a experiência da Ubi poderia acabar beneficiando outras áreas. O que não sabíamos era que eles estavam mirando em algo muito maior.

Batizada como La Forge, a iniciativa criada pela empresa funcionará como um braço exclusivamente dedicado ao aperfeiçoamento da inteligência artificial e engana-se quem imaginar que aquilo que sair de lá será implementado apenas nos games.

Formada por funcionários da Ubisoft e por acadêmicos, a unidade iniciou os estudos com uma versão em menor escala da São Francisco criada para o Watch Dogs 2. Nela foram jogados carros controlados pela inteligência artificial, para que aprendessem a se comportar em um ambiente urbano e isso poderá ser utilizado por cientistas que estejam trabalhando no desenvolvimento de veículos autônomos.

Começamos há um ano e meio com um funcionário, agora estamos trabalhando com seis universidades. Em paralelo temos, eu diria, 10 projetos no forno, envolvendo alguns dos 50 funcionários da Ubisoft e 15 estudantes,” explicou Yves Jacquier, chefe do projeto La Forge e que continuou: “quando você cria esse tipo de IA (de carros autônomos), é difícil imaginar como ela se comportará em todos os cenários possíveis. A ideia é usar a engine para auditar e criar cenários que você poderia não ver na vida real, porque poderia ser muito difícil ou antiético — como envolvendo pedestre e assim por diante.

Além disso, a La Forge também pode trazer melhorias para outras situações, como por exemplo ajudar a combater comportamentos tóxicos em comunidades online ou até fazer com que o caminhar e movimento de NPCs pareçam mais realistas, o que consequentemente pode contribuir para o desenvolvimento de robôs e próteses.

Como quase tudo nesta área, a unidade ainda está num estágio bem inicial de desenvolvimento e o risco aqui é que tanto a Ubisoft quanto os cientistas envolvidos eventualmente percam o interesse pela brincadeira. Por outro lado, se não demorar muito para a La Forge mostrar resultados interessantes, pode ser daí que finalmente sairá a grande revolução que os games tanto precisam ou até mesmo um grande salto para a inteligência artificial como um todo.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Thiago

    E, a partir daí, nenhum ser humano jamais terminará jogo algum hehehehe

  • Jorge Dondeo

    Lembrando que o huehue br são todos seres humanos, as vezes é melhor manter como está.

  • Alvaro Carneiro

    Nem precisa disso Ubisoft…. basta contratar seus clientes… porque comprar jogo da Ubisoft é só para quem tem inteligencia artificial mesmo…

    Minha última burrada foi The Division, depois disso – adeus, nunca mais e espero viver tempo suficiente para ver a Ubisoft fechar as portas.

    • SignaPoenae

      Meu último foi AC Brotherhood. Ubisoft e EA pra mim só se houver uma mudança brutal nas políticas deles.

    • MarcJP

      Far Cry 4

    • TFDpib

      Não precisa fechar as portas, é só melhorar as políticas deles. Comprei na promo da Steam, o Trackmania Turbo, o jogo é bom pra porra. Alguns games da Ubisoft são bons, problema é a empresa fazer essas merdas por dinheiro…

  • MarcJP

    Está claro que evoluir a mecânica dos jogos é mais difícil que a estética visual. Nunca foi dada preferência no empenho do desenvolvimento de nenhum dos dois. Se pegarmos um vislumbre geral da evolução da IA até aqui. Saberemos que até termos jogos com mecânicas realmente realistas vai demorar bastante.

  • Meganegão

    Até que a humanidade descobre que ética não é aprendida por robôs, mas é tarde demais…

  • Majin-boo

    Num jogo onde se tem robôs, estes são IA da IA?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples