As leis de direitos autorais deveriam ser mais brandas para MMOs extintos?

city-of-heroes

Ver a porção online de um jogo deixar de funcionar é algo lamentável, mas e quando o título que tem seus servidores desligados deixa de existir completamente, como é o caso dos MMOs? Com vários jogos deste gênero tendo sido lançado nos últimos anos, isso infelizmente tem acontecido com maior frequência e para tentar acabar com o problema, um museu na Califórnia está tentando mudar a lei norte-americana que visa proteger os direitos autorais.

Alegando que o objetivo seria proteger a memória dos jogos eletrônicos, o Museu de Arte e Entretenimento Digital (MADE, na sigla em inglês) solicitou que o Digital Millennium Copyright Act (DMCA) faça uma exceção ao títulos online, para que assim aqueles que deixaram de existir possam ser reativados.

Os jogos online se tornaram onipresentes e só têm crescido em popularidade,” diz um trecho do pedido feito pelo museu. “Por exemplo, estima-se que 53% dos gamers joguem títulos multiplayer pelo menos uma vez por semana e gaste em média seis horas por semana jogando online com os outros.

Como a cada três anos o DMCA estuda mudanças em suas regras, na vez passada já havia ficado decidido que jogos multiplayer cujas porções haviam sido desabilitadas poderiam voltar a funcionar através de redes locais. Porém, os responsáveis pelo MADE alegam que hoje em dia raramente vemos jogos que contem com suporte a partidas locais ou mesmo via LAN.

Outro problema levantado pelo museu está na exigência de estarmos conectados mesmo durante campanhas single-player, algo que infelizmente temos visto aparecer com maior frequência nos jogos e como você já deve ter imaginado, fatalmente fará com que cedo ou tarde muitos títulos se tornem “injogáveis”.

A ideia então é que museus, bibliotecas e arquivos ganhem o direito de manter servidores para jogos cujas editoras optaram, seja lá por qual motivo, por encerrar o suporte oficial. Se isso de fato acontecer, poderá chegar o dia em que teremos novamente o acesso a diversos MMOs que hoje só vivem na memória daqueles que por muito tempo se dedicaram a viver em seus mundos virtuais.

Caso não lembre, uma campanha parecida foi lançada pela Electronic Frontier Foundation em 2014, quando a entidade pediu que a Biblioteca do Congresso e o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos permitissem que terceiros reativassem títulos online que foram “abandonados” por seus criadores.

Fonte: PCGamesN.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Lui Spin

    Acho que seria uma boa.

    Desde que depois de um tempo de abandono.

  • paulokdvc

    Cara, um game que eu queria que estivesse vivo é o Battlefield Heroes. Está certo que alguns fãs estão tentando reativa-lo, mas se fizessem como o CS 1.6 do Paulo Coelho, esse ficaria vivo por muuuuito mais tempo.

    Quer dizer, acho eu.

  • Cruz-A

    “Outro problema levantado pelo museu está na exigência de estarmos conectados mesmo durante campanhas single-player”
    Possuo dois jogos nessa condição, quando leio essa frase já olho de canto para Diablo 3 e Final Fight Double Impact.

    • Vinícius Jorge

      Diablo 3 exige conexão mesmo na campanha Single Player? Vou ter que ligar meu empoeirado x360 e testar isso…

    • Aron Claro

      Mas a blizzard não é o tipo de empresa que abandona seus títulos, muito pelo contrário.

    • EmuManíaco

      Final Fight double impact tem?

    • Thiago Bachi Rehbein

      Tomando pelo fato de Diablo II estar com seu Multiplayer funcionando até hoje e inclusive o primeiro Diablo, tenho certeza que a Blizzard não abandonaria Diablo III, ainda mais ele sendo um dos 10 jogos mais vendidos no mundo todo…

  • Meganegão

    Hoje em dia não pagamos pra possuir o jogo, pagamos para usar o jogo por um período que a produtora do game decide quando bem entende fechar os servidores. Tinha que vir estampado na capa do jogo até quando a produtora garante que existirão servidores públicos de qualidade para quem compra o jogo. Em outras palavras, jogo agora tem data de validade.

    • welington neto

      Tecnicamente você está certo, mas é a mesma lógica de um carro, vc paga 30.000 em um, mas o carro não é “seu”, vice só tem o direito de usar, deixe de pagar o aluguel “IPVA”, para ver se vc n perde ele…. Kkkk

      • Alvaro Carneiro

        não é a mesma lógica mesmo… péssima a sua comparação de licença de software X compra de um automóvel.

        • Sergio Fagundes

          Já que você demonstrou entender do assunto por favor esclareça a nós pobres ignorantes porque a comparação foi péssima?

          • SignaPoenae

            Posso vender meu carro. Já contas de MMOs não podem ser revendidas. Também posso sucatear ele e vender peça por peça, O que também não é permitido em MMOs (vender itens). E quando se compra um carro, todo mundo sabe das obrigatoriedades fiscais que ele impõe para que você possa rodar dentro das normas. Já um jogo online, mesmo você pagando, podem desligar o servidor na sua cara e te darem uma banana.

          • VilsoniJunior

            E tem mais, se voce quiser comprar um carro pra rodar em propriedades privadas não existe nada que obrique a pagar as taxas de licenciamento, ipva e seguro obrigatório… o bem é seu e você faz o que bem entender com ele. Só paga taxas e impostos quem tem a necessidade de usufruir da infraestrutura pública.

          • welington neto

            Vocês precisam aprender a parar de serem abestalhados… Leem, não entendem, é aí fazem questão de comentar algo totalmente ridículo, com intenção de desmoralizar algo trivial, e pior, ainda criam teorias complexas, só para parecer “o intelectual”, aqui é apenas um comentário… Parem ser abestalhados, procurando discutir coisas inúteis… Vão lá votar na redução de impostos para jogos, que o senado coloca o para votação pública, do que ficar aqui fazendo papel de retardado…. Daqui a pouco tem gente falando de Taylorismo, Fordismo e revolução industrial.

            Já estão falando de regras de licenciamento, meus Deus… A pessoal viaja muito…. Nem vou mais perder meu tempo com isso.

          • Cristian

            Não sei se você notou mas o post é sobre MMO,se não quer discutir sobre o mesmo, não tire essa liberdade do próximo.aliás amigo, não se chama teoria,se chama comparação,o papel de idiota nisso tudo é basicamente seu.

          • welington neto

            Amigo, não entendi exatamente o porquê de me chamar de idiota ou em que momento estou tirando liberdade de alguém… Sinceramente… Cada hora aparece mais um sem noção nessa conversa, falando de assuntos cada vez mais mirabolantes…. Kkkk… E eu que sou o idiota… Faz me rir.

          • welington neto

            Oi? Pera aew…

            O rapaz fez um comentário, quem sugere um jogo como um “aluguel”, eu fiz uma comparação descontraída sobre isso, relacionado carro e mmo, coisa simples…

            Aí, aparece um, sabe se lá porque, para criticar minha comparação, aí vem outro, descrever licenciamento de carro, aí vem outro falar mais a fundo de licenciamento de carro e gasolina (??????) , tudo querendo ser intelectual..e aí, já está totalmente fora do contexto da conversa e do post… Até apaguei para ver se para com essa conversa tosca… E agora, vem você me. Chamar de idiota, e que estou tirando a liberdade de sei lá quem… É para rir? Kkkkk…

          • Cristian

            Haha…rir para tirar a razão.deixa os caras discutir.não bote lenha na fogueira amigo.

          • Meganegão

            Muito complicado a teoria de vocês, eu prefiro ver como serviço, você paga para usar até a empresa tirar os servidores do ar. Só acho que as empresas deveriam dar uma data até quando garantiriam o serviço. Para mim faz mais sentido os MMO serem assinatura, assina x meses, se quiser mais renova.

        • welington neto

          Eu não tô afim de ficar aqui respondendo indagações fúteis… Acabar com essa conversa sem nenhum fundamento.

          • SignaPoenae

            Cara, você não depende do aval do governo pra encher o tanque de gasolina do seu carro e rodar em uma propriedade privada, mas você precisa dos servidores do seu MMO ligados pra poder jogar.

            Se não for isso, a sua comparação vale até pra um rolo de papel higiênico, pois “você compra, mas o valor pago não garante que você o tenha para sempre”.

          • welington neto

            Meu Deus Kkkkk… A galera tá criando teorias complexas, para uma comparação simples… Como o povo brasileiro gosta de colocar dificuldade em tudo, oh povinho ridículo.

    • ReynerAlternativo

      Po, Darkspore foi assim

  • Rafael Rodrigues

    Aí a fábrica coloca o servidor rodando em um Atari 2600, com ping 1000 pra cima: “Desculpe, mas o jogo ainda não foi descontinuado…”.

  • Bebeto 87

    Me lembrou do fechamento recente dos servidores de Marvel heroes omega…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples