Meio Bit » Arquivo » Internet » PayPal conversa com bancos brasileiros

PayPal conversa com bancos brasileiros

14 anos atrás

O PayPal é amado e idolatrado no mundo inteiro por causa da praticidade e segurança que inspira. No livro Startup, Jessica Livingston entrevistou Max Levchin, fundador do serviço, e durante o bate-papo ficou bastante evidente a preocupação e o aparato que os caras conseguiram criar para proteger o sistema contra fraudes. Essa é uma das características que fazem dele um grande sucesso, tanto que, já faz algum tempo, o PayPal foi adquirido pelo eBay e, hoje, é a principal forma de pagamento do site de leilões, o maior do mundo.

Tudo isso, porém, ficava longe da realidade brasileira por conta de entraves na hora de transferir dinheiro do PayPal para contas bancárias locais. Simplesmente não existia uma forma de fazê-lo. Assim, o dinheiro ganho via PayPal por brasileiros tinha dois destinos: “revenda” de crédito para outros usuários; compras no exterior (eBay, Dreamhost e DealExtreme, principalmente).

paypal-br-20091120 Esse cenário, porém, agora é passado. Segundo o ReadWriteWeb local, a partir de agora o PayPal permite transferir dinheiro da conta para alguns bancos, exigindo, para tal, apenas alguns dados como CPF e número da conta. O custo da transação é de R$ 3,00 para quantias até R$ 250,00, e gratuito acima disso. Os seguintes bancos estão habilitados:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Banco Real Santander;
  • HSBC;
  • UNIBANCO;
  • Caixa Econômica Federal; e
  • Nossa Caixa.

Como ainda é novidade, e pelo visto ninguém testou pra valer, ainda é uma incógnita se os bancos cobrarão alguma coisa nessa movimentação. Dependendo do valor, pode rolar cobrança de IOF e alguma taxa administrativa, como acontece nas ordens de pagamento do exterior (AdSense alguém?).

O PayPal, aparentemente, tem planos de expansão internacional, e essa primeira operação em solo brasileiro pode ser apenas a ponta do iceberg. O PayPal planeja fazer do Brasil sua sede de operações para a América Latina, e segundo fontes oficiais, em breve um escritório da empresa será aberto por aqui (fonte).

Ainda que tarde, finalmente o segmento de pagamentos digitais começa a decolar no Brasil. Além do PayPal, se não o pioneiro, o mais forte representante desse nicho, temos o já consolidado PagSeguro, do UOL, e o mais recente do grupo, MoIP, do iG, lutando pela preferência do usuário.

Sei que é clichê, mas digo mesmo assim: no fim das contas, quem ganha somos nós, usuários. A concorrência levará as empresas a uma guerra de preços, melhoria nos serviços prestados, e outros benefícios já conhecidos.

relacionados


Comentários