Demi Getschko: “a neutralidade da rede não está em risco no Brasil”. Não é bem assim

Já sabemos que a FCC derrubou as regras que prezam pela neutralidade da rede nos Estados Unidos, e igualmente sabemos que as operadoras brasileiras esperavam tal parecer positivo para pressionar o governo e fazer o mesmo aqui. Só que para Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão criado para implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) derrubar o Marco Civil não será facil e de certa forma, a neutralidade aqui não corre risco.

No entanto, difícil não é o mesmo que impossível ou mesmo improvável.

Em um editorial publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o engenheiro apresentou pontos firmes sobre a consolidação do Marco Civil da Internet, que protege a neutralidade por força da Lei Federal Nº 12.965/2014, posteriormente regulamentado através do Decreto Nº 8.771/2016. Isso posto, Getschko afirma (com razão) que “no Brasil, portanto, neutralidade não pode ser alterada por um regulamento, dado que consta em lei”.

Dessa forma, graças ao Marco Civil as teles não só são obrigadas a darem tratamento igualitário a todos os consumidores da internet, sejam usuários finais, startups ou grandes companhias e não podem privilegiar aqueles que podem pagar mais e ter acesso a planos com maiores velocidades e condições especiais, enquanto os demais ficam jogados numa faixa lenta e esburacada da “autobahn digital”.

Eduardo Levy, presidente do SindiTelebrasil e conselheiro do CGI.br (que já passou por poucas e boas em 2017), atuando na posição de representante das operadoras afirma que a desculpa dada por Vivo, Tim, Oi e Claro para reverter a neutralidade da rede no país se daria principalmente para dar prioridade a novas tecnologias como o 5G e a Internet das Coisas, especificamente em casos de uso críticos como aplicações no setor médico ou controle de tráfego, entre outras coisas. No entanto, Getschko lembrou que o Marco Civil já prevê tal uso prioritário para serviços prioritários de saúde e segurança, bem como para avisos de situações de risco como por exemplo em calamidades climáticas, como é o caso os nossos permanentes problemas na época das chuvas.

Logo, a justificativa das teles é uma desculpa esfarrapada.

Demi Getschko, presidente do NIC.br e o primeiro brasileiro a ser incluído no Internet Hall of Fame, em 2014

A posição de Getschko é acertada, disso não há dúvidas. Como ele bem apontou nosso Marco Civil, diferente do conjunto de regulações dos EUA funciona como um estatuto, com leis claras e firmes quanto ao que as operadoras podem e não podem fazer. Tanto é que com a reversão da neutralidade na FCC diversos estados (mas não todos) estão se articulando para eles próprios defenderem a internet como é hoje, já que o governo federal não interfere diretamente na administração das federações nesse caso; sem mencionar que a resolução ainda pode ser questionada no Congresso e em ações judiciais independentes que começam a ser movidas.

O problema é que o presidente do NIC.br é um tanto ingênuo ao afirmar que a neutralidade no Brasil não corre risco: embora demande um trabalho maior para reverter as leis firmadas pelo Marco Civil, bastam articulações coordenadas da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Anatel e o gabinete do presidente Michel Temer para tornar tal empreitada possível e é exatamente tal movimentação que Vivo, Tim, Oi e Claro se preparam para por em prática.

Segundo novas informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo, as teles têm todo o argumento preparado para convencer o presidente a reverter o decreto que instaurou o Marco Civil, aguardando apenas o imbróglio acerca da Reforma da Previdência ser resolvido. A ideia a ser apresentada é revoga-lo totalmente, abrindo as porteiras para as empresas fazerem o que quiserem. E vale lembrar que alterações já foram impostas ao decreto permitindo por exemplo a aplicação de planos de zero rating, que é uma sacanagem das grossas com pequenos desenvolvedores visto que só grandes companhias (Twitter, Facebook, etc.) podem arcar com os custos. Logo, aniquila-lo de vez não é algo tão distante da realidade como Getschko acredita.

O ponto que muitos levantam é que “antes do Marco Civil a internet funcionava”, e é verdade porém em partes: a Anatel e o Código de Defesa do Consumidor atuavam como fiscais e haviam uma série de resoluções menores que impediam abusos, o decreto assinado pela então presidente Dilma Rousseff funcionou para botar ordem na casa e impor sanções, de modo a evitar abusos. Por outro lado isso colocou todas as regras sob um guarda-chuva comum e portanto, caso a lei seja revogada será muito mais difícil para os órgãos de defesa do consumidor atuarem contra as teles dali por diante, visto que a Anatel daria carta branca a todas e não haverão resoluções vigentes.

Enfim… embora seja sim bem complicado de bater de frente com o Marco Civil e derruba-lo como Getschko acertadamente apontou, ele não é irrevogável e as operadoras irão trabalhar para exterminar o decreto já no início de 2018. No mais, aguardemos os próximos capítulos.

Fontes: Estadão e G1.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Anderson Fraga

    Ao que tudo indica, o primeiro setor a fazer um amplo uso da lei do lobby será, portanto, as grandes teles

  • Bruno Renostro

    Ano que vem é ano politico, os deputados e senadores já estão queimados e não vão botar mais lenha na fogueira

    • Gustavo Bandoni

      Ai você se esquece de quanto o brasileiro tem memória curta. Não faz nem dois anos que votaram durante a madrugada uma emenda no orçamento de 40 bilhões só para agravar a crise

      • Bruno Renostro

        ano eleitoral tudo muda, você vai ver, dois anos é longo termo para eleitor brasileiro, pessoal já tava arregando esse ano da previdência por causa das eleições do ano que vem

        • Gustavo Bandoni

          Na real a maioria está se lixando para isso . A maioria nem sabe o que Márcio Alvino,Milton Monti,Paulo Freire,Capitão Augusto e Miguel Lombardi tem em comum

        • CtbaBr©

          Cara, com esse nosso sistema eleitoral, com essas urnas obscuras, os políticos não estão nem ai para o povo, nem disfarçam mais as pilantragens.

          • Gustavo Bandoni

            Se as urnas fossem adulteradas porque quem ganhou a eleição não elegeu a maioria da bancada e do senado também ?

          • CtbaBr©

            Seguindo o seu método de questionamento,
            Se essas urnas são seguras, porque só o Brasil, Venezuela (e sei la quem mais) usa?

            Alias, na Venezuela pelo menos as urnas imprimem o comprovante, que o eleitor depois deposita numa urna física… Imagine, nosso sistema chega ser pior que o do Maduro!

          • Gustavo Bandoni

            Mas ai você está comparando laranjas e maçãs
            Antigamente a gente preenchia papelzinho igual aos europeus. Você acha que era mais seguro antes?

          • CtbaBr©

            Se era mais seguro antes (com papeizinhos) eu não sei,
            mas ao menos era possível acompanhar visualmente os papeizinhos, algo que hoje só a turma do Morpheus poderia fazer, caso tivesse acesso ao código binário.

            E outra, tecnologia por tecnologia, um vaso sanitário no Japão tem muito mais tecnologia que essas urnas, e ainda assim eles votam em “papeizinhos”, isso não é intrigante?

          • Lucas Timm

            Tecnologia por tecnologia as pessoas ainda morrem de câncer, isso não é intrigante?

          • CtbaBr©

            Tecnologia por tecnologia, talvez essa mortes se devam ao fato de ainda não estarmos tão avançados tecnologicamente nessa área… isso ainda é muito intrigante!

          • Gustavo Bandoni

            A maioria dessas mortes são de câncer não descoberto a tempo.

          • CtbaBr©

            Não sei, tenho minhas duvidas a respeito…
            Atualmente (no mundo) 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer!
            A OMS estima que em 2030 esse numero chegue a 17 milhões.

          • Gustavo Bandoni

            Na eleição de 94 em minas na seção que eu votei um cara tacou fogo na urna.

          • Sophos Nsm

            Ilusão cara. Era super fácil trocar um papel pelo outro. Espera alguem ir almoçar e de repente o candidato ganha 1000 votos

          • bruno torrente

            Concordo, esse duplo check apenas dificulta, assim como enem sempre vai ter como dar um jeito, so inserir o dinheiro necessário.

          • Ivan

            Da pra auditar, recontar votos, na eletronica faz como? não acho que na eletronica faz upload voto a voto tbm….

          • http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Janeiro/serie-urna-eletronica-processo-eleitoral-passa-por-varias-etapas-de-fiscalizacao-e-auditoria
            Hardware e software são auditáveis, todos os partidos podem contratar pessoal técnico para auditar as urnas, se alguém tivesse achado algum problema até agora, com certeza algum partido que tivesse se dado mal daria o grito. Já nas urnas de papel, tivemos muitos casos de urnas inteiras sendo trocadas no Brasil, caso do cara receber a cédula já marcada no candidato que tinha que votar, fora o trabalho absurdo de apuração que era muito mais caro.

          • bruno torrente

            Infelizmente isso eh so para inglês ver, todos sabem que existem falhas, mas as tais auditorias que se referem são negadas sobre o argumento do segredo de hardware e software.

            Nao que essas falhas sejam usadas, estou falando apenas do ponto da auditoria que falou.

          • Sophos Nsm

            na verdade dá relativamente. ao final é impresso um boleto com os votos de cada urna. que permitem a recontagem. ah mas a urna pode estar adulterada, ok mas as adulteraçoes teriam que ocorrer em milhares de urnas individualmente já que elas nunca ficam online. o pen drive é retirado apenas após ser impresso o extrato da urna de modo que se houver alguma treta na transmissão dos dados o extrato já esta impresso.
            não entenda mal acho que todo voto deveria ser impresso e depositado na urna. não faria mal e gasto por gasto ja gastamos muito dinheiro.
            apesar disos as urnas são relativamente seguras e embora o software não seja a prova de hacker vc precisaria ter acesso as urnas pra hakear.
            no antigo processo era muito mais simples “hackear” ñão sei como era por ai mas aqui a luz sempre faltava misteriosamente quando estavam contando os votos manualmente, e nesse apagar de luzes sei lá o que aconteciam com os votos impressos

          • OverlordBR

            Blockchains nas URNAS! 🙂

          • Sophos Nsm

            uma tecnologia ser ou não adotada por um grande numero de paises não tem nada a ver com porra nenhuma. por exemplo o sistema metrico decimal é o melhor de longe e o maior pais do mundo caga pra ele.

          • Ivan

            Pra não ficar tão na cara.

      • Sim, eles aproveitam que o povo esta se degladiando com essa luta besta de esquerda versus direita, meu bandido rouba menos que o seu bandido de estimação e aprovam as coisas pois a imprensa não vai nem dar bola.

        • Gustavo Bandoni

          A empresa brasileira se faz de isentona mas ela também defende as suas agendas.Inclusive ela ajuda muito esse clima de futebol esquerda vs direita enaltecendo um lado e denegrindo outro , conforme lhe convém.
          Mas as pessoas estão se tornando tão binárias que fica cada vez mais difícil entender que a melhor solução é o meio termo

        • Sophos Nsm

          A polarização fodeu o país. Agora eles fazem o que querem com baixo risco de perder voto

          • bruno torrente

            Zempre foi assim, essa polarização atual nada mais eh do que um lado a muito acanhado ja nao esta mais, ou seja pluraridade de ideias e não polarização, o Brasil estava acostumado demais com um discurso unico.

            Mas claro concordo que assim como para o lado contrario do expectro surgem vozes e discursos absurdos, isso nao tenho como negar infelizmente.

            Seria otimo uma esquerda aberta libertaria e uma direita libertaria se respeitando e pensando no proximo, mas infelizmente isso eh utopia ainda mais no Brasil

          • Sophos Nsm

            O Facebook piorou tudo

        • Sophos Nsm

          vamos aumenta nosso salario vc é contra?esquerdista.
          usamos o avi;ao pra fins particulares vc é contra? conservador de merda

    • 13582196

      Muitos dos políticos ou a maioria são eleitos pelo partido, mesmo que não recebam votos…

      • Gustavo Bandoni

        Para isso que serve sergio reis , romario e russomano

        • CtbaBr©

          Esses, o Tiririca e outros “astros da politica”, elegem os trastes que ninguém nunca votaria.
          Essa é a maior palhaçada da politica, só deveria se eleger quem realmente teve votos,
          o partido só poderia escolher caso o eleitor votasse só na sigla!

          • Gustavo Bandoni

            O quociente eleitoral é proposta boa pois permite que partidos minoritários elejam representantes também . O problema é que a lei tal como é permite essas anomalias . O ideal seria que o quociente só permitisse eleger 1. Mas as leis são feitas pelas mesmas pessoas que se beneficiam do esquema atual das coisas

      • O problema é o voto proporcional, muita gente que nem a mãe votaria entra por ser amigo do presidente do partido.

        • 13582196

          Exatamente meu caro.

        • Sophos Nsm

          Isso que fode. Devia ser distrital misto. Cada região só elege um candidato e cada partido só pode lançar um

          • bruno torrente

            Concordo, nao sei se o misto sobreviveria a duas sessões de mudanças no congresso.

  • Lucas Timm

    O marco civil da internet não garante a neutralidade da rede; Ele é justamente o mal que tenta “combater”.
    – Se um juiz pode autorizar o bloqueio do portal X, Y ou Z, a tua internet não é neutra;
    – Se determinado conteúdo desagrada a outrém e ele pode ser removido ou banido, a tua internet não é neutra.
    – Se a velocidade da internet diminui depois de atingida a franquia, a tua internet não é neutra;
    – Se o teu download não atinge a velocidade que tu contrata (dispensando as questões de largura de banda nas duas pontas), a tua internet não é neutra;
    – Se o zap zap, o facebook e o deezer continuam funcionando quando acaba a tua franquia, a tua internet não é neutra.

    Tô vendo um monte de argumento aí a favor de quem defende a neutralidade. Infelizmente nenhum deles foi proferido por alguém que tenha configurado um roteador em um ISP. E aparentemente o mesmo se aplica ao Demi Getschko.

    • K9s10

      Eles disseram, eles disseram e loucos somos nos.
      “Venham até a borda, ele disse. Eles disseram: Nós temos medo. Venham até a borda, ele insistiu. Eles foram. Ele os empurrou… E eles voaram.
      – Guillaume Apollinaire”

    • Uber

      Contra a neutralidade, encontrei este texto:
      https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2806

      • Jefferson Viana

        Mises e a revista Fórum se amam

    • Quero Tequila

      Pois é, o MCI veio mais para dar amparo legal para o judiciário censurar do que apoio para o indivíduo. Mais brechas para restringir a liberdade do que fomentar ela.
      Isso não é falado!
      As pessoas só dizem que as operadoras irão cobrar acesso por pacotes e por isso a neutralidade é boa. A neutralidade pode até ser boa … mas o pacote que vem no conjunto acaba não compensando!

    • Depende muito.
      A neutralidade 100% nunca existiu (sabemos muito bem dos “traffic shapping” de forma velada) dentro do conceito que você prega (embora 90% do que comentou é exclusividade da internet Móvel, não fixa), mas, a briga por ela é justamente combater abusos que por ventura viria acontecer de forma clara, objetiva e com certeza iria penar para o lado mais fraco (vulgo consumidor menos afortunado).

      Antes da “neutralidade do obama” lá nos EUA, os americanos já estavam pagando mais caro só para acessar serviços específicos, além de empresas começarem a pagar para que não limitassem seus serviços (oi, netflix!).

      Então a neutralidade (para banda fixa) é bem importante dentro do contexto, e perde-la, vai ser um golpe duro… principalmente para quem tem menos poder aquisitivo… ainda mais em países como o nosso, cuja internet é cara e lenta, ainda separar em camadas de acesso por serviço, será o fim da picada.

      • Sophos Nsm

        TráfiC shapping e ilegal. Acontem e mas é ilegal. Pior é legalizar

    • Victor Serrão

      Resumindo: larga o osso, Gogoni. Move over. O fim do marco regulatório que apelidaram de “neutralidade” não é exatamente um problema porque o mundo que criaram nem é realmente neutro.

    • Gaius Baltar

      Não existe neutralidade. Nunca. Por mais que floquinhos de neve chorem porque um crítico falou bem ou mal do telefone ou do filme preferido ou odiado deles, ninguém ou nada é neutro.
      Pelas razões que você já citou, sabemos que não há neutralidade de rede no Brasil.
      Dito isso, é necessário que um conjunto mínimo de regras para que haja um serviço decente, onde o consumidor receba pelo menos parte do que está pagando. Misturar direito de resposta e velocidade de internet é uma burrice típica dos burocratas brasileiros que querem regular até quantas pessoas são precisas para encher o tanque de combustível do seu carro.
      Spoiler: só uma, você mesmo.

      • Sophos Nsm

        Rapa ninguém tá falando de neutralidade está falando de neutralidade da rede o que é bem diferente

        • Gaius Baltar

          Você leu o comentário inteiro? Eu comecei falando em neutralidade como um todo e depois especifiquei para neutralidade de rede.

          • Sophos Nsm

            pior. ficou sem sentido usar isso pra rebater a neutralidade da rede. neutralidade é uma coisa, neutralidade da rede é outra. a neutralidade da rede é uma expressão cunhada para tratar especificamente o tratamento igualitário de dados. ou seja tanto faz se vc estiver usando youtube, torrent ou lendo meio bit que o tratamento do trafego será igual.
            tem nada a ver com nenhum exemplo que tu citou.

          • Gaius Baltar

            Tá, abiguinho.

    • Sophos Nsm

      Quanta besteira junta

    • Sophos Nsm

      rapaz, o marco civil tem furos? tem. mas um balde furado ainda segura mais água que balde nenhum
      de resto todos os seus exemplos não se tratam da neutralidade da rede. neutralidade se refere unica e especificmanete ao tratamento igualitário de dados.ou melhor o unico exemplo em que se trata de uma real quebra da neutralidade é o ultimo.

  • K9s10

    Sou a favor, mas tem que desregular tudo e liberar para o mercado, o quarteto fantástico tem que perder para o Doutor Destino. https://uploads.disquscdn.com/images/c27f968edc5e2b2eab973c9cfb9667225d920ba93ba858788a9fa79a2c630281.jpg

    • Mas sem cafezinho? Sem lobby? Sem picanha?
      Vai ser difícil.

    • Uber

      Texto do Mises Brasil:
      “A neutralidade de rede foi revogada nos EUA – vitória da liberdade e derrota das reservas de mercado”
      https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2806

      • Ivan

        Estava vendo video do Raphael do Ideias Radicais, sobre o fim da neutralidade não gostei muito não, reparando ele faz umas associações bem nada a ver, já chegou de assistir?

        • Uber

          Não.
          Vou dar uma olhada mais tarde.
          Valeu!

          • Douglas

            o cara do ideias radicais realmente faz associações e analogias que são erradas ou forçadas mesmo

          • bruno torrente

            Não diria forçadas e sim mais purista, etica libertaria tem isso, se da base é antiético, logo tudo que vier dali tambem é.

            Outras vertentes tendem a ser mais pragmaticas, ou imediatistas,por isso esta percepção de argumentos como o dele e outros serem forçadas.

            Como alguns entre ancaps e afins dizem, etica libertaria é para longo prazo, compreensivelmente não totalmente aplicavel na atual e proxima geração.

        • EmuManíaco

          youtube tem uma galera que nao da… ideias radicais, lilo e o nando moura tao no top

          • Ivan

            Ideias radicais eu gosto, mas ele força as vezes, lilo eu não conheço e nando moura nem se me pagarem eu assisto.

          • O Lilo já foi melhor, hoje ele tá entrando na mesma onda da o Anão de Embú, aí não dá. Já o ideias radicais, impussiblu

        • Deilan Nunes

          Ele tenta puxar o assunto pra : ain o estado não deveria existir.

          Antigamente o bixo tava menos anarquista e fazia apenas analises sobre os acontecimentos.

          • Ivan

            verdade, mas ele sempre foi anarcocapitalista

          • Sophos Nsm

            veja bem os caras dizem que não reconhecem a autoridade da justiça ou da policia pq não assinaram com elas. soolução? trocar pela livre concorrencia onde eles escolheriam a justiça e a policia com a qual assinariam o contrato. parece lindo e maravilhoso até o dia em que pisarem na calçada de minha casa.
            nesse caso eu de pleno dominio de minha propriedade privada estipulei que para pisar na calçada de minha casa é necessário pagar a singela quantia de 100 real, por kg do cabra.
            num mundo onde exista uma justiça estatal, ilegitima pq eu não assinei mas ainda assim amplamente aceita, ele recorreria a justiça e eu seria obrigado a acatar a decisão por livre e espontanea pressão.
            mas ei no mundo anarco não existe essa policia então ele irá recorrer a justiça que ele contratou a “Nintendo Police e Justice Inc”, eu por outro lado não assinei com a Apple Police, eu assinei com a “Playstation Pollice and Justice SA” portanto para resolver o conflito a Nintendo pollice é ilegitima afinal eu não assinei nenhum contrato com ela, assim como o cara não assinou com a Playstation Pollice.
            A solução do anarcocapitalismo é basicamente trocar o serviço ilegitimo do estado por outros 50 serviços ilegitimos. Num mundo igualitário cada policia teria um revolver e de costas um pro outro contariam 10 passos virariam e atirariam, o que continuasse de pé ganharia a disputa. Mas o mundo não é igualitario e o mundo anarco seria ainda mais desigual. Enquanto a nintendo pollice teria um revovler de brinquedo, mas que venderia muito, a playstation pollice teria uma bazuca. ai ja sabe o que ocorreria né?
            anarco se perde em coisas simples. por mais que eu não tenha assinado com a policia ou a justiça brasileira, ainda é melhor que exista uma policia e uma justiça que 50.

          • bruno torrente

            Estranho como vc simplesmente cria um cenário absurdo na sua cabeça sem qualquer logica, e pronto ta refutado ancap.

            TA compreensível, para quem nasceu nesse sistema e não conhece a fundo alternativas, mas para para analisar os seus exemplos, casos como policia privada ja existe, sistemas de justiça privado ja existem, e não da esse tipo de problema.

            Pior na sua cabeça so por VC acha que não vai dar certo pronto, todos são obrigados a serem escravos do sistema que VC escolheu, etica, autoritarismo etc são coisas esquecidas, fico imaginando se na época dos reis e ditadores as pessoas seguissem plenamente esse tipo de ideia.

            Ainda estariamos no meio de Pontifices ditandos leis, Um rei Autoritario onde ciência e respeito a leis fosse coisas Impossíveis ou erradas, pois o sistema atual ja esta bom.

            Depois ancaps, libertarios, minarquistas que são os loucos da historia, sei que vai reclamar, mas sugiro livros sobre direito libertario, e se tiver mais preça canais como ANCAP.SU no youtube.

            MAs se desejar um exemplo mais real, procure saber sobres as ZEDES ( ex a de honduras )

          • Sophos Nsm

            cmo se não fosse um cenário perfeitamente possível e que iria ocorrer todos os dias.
            aliás já ocorreu no passado né? coroneis do cacau no sul da bahia isso era bem comum.

          • bruno torrente

            Como em outros casos vc demonstra desconhecer o básico de direito e ética libertaria, se soube-se o básico entenderia o absurdo que é o seu exemplo, pior diversos conceitos impedem seu exemplo, desde de Direito de passagem, Tribunais Privados para resolver os tais conflitos entre as policias/contratos absurdos que levantou etc.

            Sei que provável não assista mas segue video explicando um pouco, com destaque apos 5 minutos, mas recomendo ele inteiro.

            https://www.youtube.com/watch?v=ZTfvghjaOGw

            Claro coloca um assunto nada a ver ( Coroneis do cacau ) depois seu eu respondo vai dizer que estou fugindo do foco, pior um exemplo dentro de uma época que nem direitos basicos se tinha noção e agravados por complacencia estatal, quando não interferencia direta e prol dos tais coroneis.

            Quanto ao ponto de trocar um ilegito por 50 ilegitos, mesmo na versão distorcida da sua cabeça ainda seria algo aceitável, pois vc escolhe e não um ditadorzinho/politico/grupo de interesse.

            Não precisa ser ancap para perceber como seus exemplos e pontos são autoritarios,anti eticos e absurdos, claro usa ancaps como espantalho por modinha atual, acusa ancaps de não reler e entender o que fala, mas fica nitido que vc que não percebe a fundo seus argumentos.

          • Sophos Nsm

            hhahahahahaha, hahahahahahahha. hahahhahahahaha

            Sabe porque tanta risada? Porque sou professor de ética. Bjo

          • bruno torrente

            Nao quer dizer que vc concorde com o que estudou, ou mesmo leve ao pe da letra.

            Como vc mencionou em outro lugar, uma coisa nao tem nada a ver com a outra.

            Vide os exemplos autoritarios e antieticos que usa :).

          • bruno torrente

            Por sinal em seu estudo academico qual foi o contato com livros como A Ética da Liberdade (Ethics of Liberty), obra de Murray N. Rothbard? Pois baseado em seus exemplos parece desconhecer ou ao menos nao passa isso em seu texto.

            Vc não precisa concordar com meus argumentos, mas ao menos conhecer antes de falar besteira ja ajuda.

          • Sophos Nsm

            Tão utópico quantô os comunistas

          • bruno torrente

            Nossa se apresenta como acadêmico e esse é o tipo de argumento usado, ta utopico baseado em ?

            Sim sua opinião, de quem não entende, como tantos outros argumentos anteriores sem fundamento, sem conhecimento e depois apelando para autoridade que nitidamente não te faz melhor, vide exemplos, logicas e tomadas autoritárias de caso.

            MAs devo respeitar, por que como estou falando é opinião, e isso não posso ser contra, cada um com a sua, posso falar sobre seus argumento e tal, mas nunca tentar enfiar uma ideia goela abaixo.

          • Sophos Nsm

            É pq conversar com ancap e com comunista utopico me dao logo preguiça. O que você quer dizer sobre o que é o que você quer, mas você não sabe o que é que você sabe? Ou dizer que o interlocutor não sabe isso ou aquilo. Voce apenas diz o tempo inteiro que eu não entendo, eu não sei, eu esta ou eu aquilo. Como eu não sou um argumento em contra ou meu exemplo, então eu come preguiça. mas não se preocupe, está na mídia dos ancaps.

          • Sophos Nsm

            chegou ao absurdo de linkar video do youtube.

          • bruno torrente

            Nossa que absurdo, tentei apresentar uma ideia usando algum tipo de mídia para ajudar ( convenhamos comentários são pouco para discorrer sobre uma ideia ) por isso um vídeo que mostra melhor o ponto e serve como um introdução, mas em seguida apresentei um livro a respeito que ao meu entender ajuda conhecer melhor a linha argumentativa.

            Entenda não estou aqui para ficar te chateando falando que vc fala sobre algo que não conhece, sei o quão chato pode ser isso, mas no meu caso faço questão de tentar entender o ponto contrario, e nao simplesmente uso apelo a autoridade ou qualquer coisa do tipo.

            Apenas volte ao seu comentário inicial, vc usa um cenário fictício absurdo, ja a muito refutado pela literatura libertaria ( fora questão aqui de ser uma falácia de redução ao absurdo), eu apenas te apontei isso e vc não aceita, fica dando voltas para não admitir que desconhece ou não entende do que esta falando, entendo que mais por uma questão de opinião do que fundamento só isso, e como falei sobre sua opinião eu respeito, quem sou eu para ditar suas ideias, so não fale besteira sobre as minhas, nada demais.

            Olhe o comentário abaixo, assim como em quase todos seus comentários apenas tenta desqualificar, ou tenta associar as ideias a outras vertentes, vc em nenhum ponto apresenta um lógica que invalida o que eu falo.

            Mas tranquilo, como falou tem preguiça, então ok, novamente quem sou eu, apenas mas um besta tentando explicar como as pessoas podem ser autoritárias e antiéticas em suas palavras e argumentos, ou seja nada demais.

          • Sophos Nsm

            na verdade vc apenas tentou me desqualificar desde o inicio.

          • Sophos Nsm

            Adivinha agora minha graduação, mestrado e doutorado.

          • Sophos Nsm

            Acho que todo ancap nunca chegou a refletir sombre o que fala

      • Daniel Belini

        Eu gostava do Mises, mas essa aí foi uma bola fora ENORME.

        • Ivan

          Fico pensando até que ponto acreditam nisso ou só falam pra não deixarem de ser libertarios.

          • Sophos Nsm

            As vezes penso isso tb

        • o texto tem alguns sofismas bem óbvios.

          as operadoras tão numa choradeira porquê a demanda de internet pra streamming tá fazendo eles botarem mais dinheiro pra aumentar a capacidade da rede E netflix e cia tá matando a TV por assinatura.
          Pra mim esse mimimi das operadoras é a mesma coisa de um açougueiro achar ruim um chef comprar 50 reais de carne e conseguir vender por 500.

        • bruno torrente

          Sei que é estranho, reli o texto varias vezes, mesmo eu em um primeiro momento fiquei com o pé atrás com o texto, mas percebi que se ler sem um pre conceito da para ver melhor o ponto levantado.

          O texto fala dos resultados da intervenção estatal, a quem interessa a neutralidade e sugere que antes estava melhor ou menos pior, aponta um caso onde a intervenção gerou problema ao consumidor, também sugere que quem usa mais deve pagar mais, mas ai vem o pulo do gato no texto, assim como outros casos de texto no Mises ele não determina como isso deve ser feito, apenas declara que o acordo entre as partes deve ser respeitado seja la qual for.

          Eu pessoalmente acredito que se respeitar o contrato baseado em velocidade fornecida sobe link dedicado ou não, obedecendo mínimo de fluxo de dados aceitável em contrato já resolve.

          Eu pessoalmente a muito fujo de operadoras ADSL ou fibra que me oferecem velocidade maior mas querem me inserir um limite através de pacote de dados ( que já falei inúmeras vezes se a lei funciona-se no Brasil bastava questionar os 20% mínimos de contrato que ja acabava com o problema dos pacotes subdimensionados, 20 % da velocidade vs 24h vs 30 dias = pacote dados mínimo. )

          Claro o texto precisava explorar mais a ideia, e não apenas ficar no X vs Y, que mais gera duvida do que ajuda, mas por ser um artigo curto fica difícil.

      • K9s10

        Ótimo artigo! menos estado sempre.

        • CtbaBr©

          Desde que haja liberdade, sem carteis, sem monopólios, perfeito!

          • Sophos Nsm

            opa com tantas condições parece funcionar quase tão bem quanto o comunismo.

  • A primeiro momento não tem como não ficar puto, mas parando pra pensar e olhando todos os eventos anteriores (bloqueio do “zap” e sites, remoção de conteúdo que desagrada fulano, franquia de velocidade e etc), o Marco Civil não passa de um capacho.

    • CtbaBr©

      Realmente o Marco Civil nunca garantiu a neutralidade da rede,
      mas sem ele haverá uma avenida de possibilidade para os mafiosos das teles.

      A liberdade de mercado só seria possível se qualquer um pudesse montar uma empresa e atuar livremente nesse setor, infelizmente estamos longe disso.

      • Jefferson Viana

        Bom, sou a favor de qualquer um entrar nas concorrência de qualquer coisas, desde que garantam a qualidade do serviço, e a continuidade, em 2004 e 2009 ” cancelaram” minha internet, e ainda disseram pra não me preocupar pois eu não pagaria nada.

        • CtbaBr©

          Qualquer atividade precisa de regras claras e comprometimento.
          Cabe ao Estado coibir excessos e falhas, mas não ditar as regras, o consumidor (e usuário) é o melhor juiz do mercado, basta o Estado disponibilizar um canal para reclamações (que funcione) e intervir quando necessário!

          • Jefferson Viana

            Bom primeiro tem que saber o que é considerado excessos e falhas, e pra isso é preciso criar regras, no meu caso eu só tinha uma escolha, depois de 1 ano consegui outra internet que me ferrou novamente.

          • CtbaBr©

            Pois é, tudo se inicia nas regras, que precisam ser claras.
            Sem essa definição não ha como determinar o que é excesso ou falha!

      • Gaius Baltar

        Poder pode. O problema é que chegar até o nível dessas operadoras leva anos é uma grana incrível. Pode ser feito, mas não a curto ou médio prazo.

        • CtbaBr©

          Realmente, vai muita grana mesmo!
          Mas pense em algo menor, tipo pequenas empresas regionais, prestando um serviço mais personalizado e até mesmo utilizando os serviços das grandes, contratados numa escala maior.

          A meu ver o mais importante nesse modelo seria um atendimento menos “mecânico”, onde o usuário teria mais opções de prestadores, por consequência a concorrência seria estimulada!
          E claro, a médio prazo, as boas pequenas empresas cresceriam e um dia poderiam até competir de fato com as grandes!

          • Gaius Baltar

            Rapaz, tendo em conta todos os gargalos burocráticos, de logística e fiscais do Brasil eu acho difícil alguma empresa pequena ou média conseguir se estabelecer, ainda mais num ambiente macroeconômico ruim.

          • CtbaBr©

            No Brasil de hoje isso seria impossível.
            Foi só um pensamento utópico, quem sabe um dia!

          • bruno torrente

            Aqui na minha região ( o que pode ser um caso isolado ) os pequenos provedores estão crescendo de forma acentuada na crise, fornecem fibra otica na casa da pessoa a um custo proximo das grandes teles ( claro velocidades mais dentro da realidade ).

            Aqui ela se especializaram em aproveitar as lacunas das grandes teles, com investimentos pontuais em poucos bairros, depois espalhando com o tempo.

            Não que seja a realidade do Brasil, mas bons investidores veem crise de outra forma.

          • Gaius Baltar

            Concordo. Outro problema é a extensão territorial. Moro numa cidade de 53 mil habitantes no interior de Portugal, mas temos aqui 4 operadores de comunicações, com internet fixa mínima de 100 Mbps de download e 4G com mínimo de 50 Mbps, ambos por preços razoáveis. Só que Portugal tem a dimensão de Pernambuco, o que torna tudo mais fácil de operacionalizar.

  • EmuManíaco

    Já fui de defender neutralidade na rede. Hoje prefiro que todo mundo tenha a cara cadastrada.
    Cansei de tentar falar alguma coisa que discorde do senso comum e ser taxado de hater ou do contra. Quero ver falar sem usar nickname pra tomar um processo no meio do rabo. Mas ao mesmo tempo sou a favor que informações pessoais tenham que ser retiradas da internet em no maximo 1O anos e quem divulgar sem autorização que tenha seu cu arrombado por negoes trans.

  • Segundo novas informações apuradas pelo jornal Folha de S. Paulo, as teles têm todo o argumento preparado para convencer o presidente… Seria uma mala de grana? A bisneta de alguém?

    • Humberto Jorge

      Uma pequena “doação” pra uma campanha de alguns candidatos?

    • Provavelmente a bisneta de alguém levando uma mala de dinheiro.

      • eu adoraria receber a bisneta com a maleta de dinheiro

  • Alvaro Carneiro

    – “Demi Getschko: “a neutralidade da rede não está em risco no Brasil”.”

    Este senhorzinho, com tantos anos de Bagunça, não sabe que na Bagunça NADA é impossível?

    Ele ainda não entendeu que, na República Federativa da Bagunça, nada é tão ruim que não possa piorar?

    Claro que ele vai falar o que falou, ele ganha para isso.

  • OverlordBR

    derrubar o Marco Civil não será facil e de certa forma, a neutralidade aqui não corre risco.

    Grande concorrente a piada do ano de 2017!

  • Vagner Da Silva

    Vixe…tô prevendo uma “operação sabão neutro” investigando os presentes que os políticos ganharão das operadoras.

  • Denis Rodrigues

    O Marco civil precisa ser defendido e melhorado. Os argumentos são simples: A dona do cabo que transmite tv por assinatura e internet não vai facilitar para o Netflix, Amazon Prime, July e etc… Se puder cobrar sobre o voip, skype, fará.
    Os defensores da liberdade de tarifas, não conheceram o monopólio que existia antes da privatização e por isso não sabem o risco que nossa internet corre ficando na mão de nossas operadoras atuais. Hoje são 4 grandes, amanhã quem sabe, 3.

  • Leonam Ramos Folí

    E esse bando de velho ai cagando e e pagando regra de coisas que mal dominam? vc não vê jovens com cargo de presidente em situações assim, “ah mas é novo, pouca experiência” – não é por isso, Getschko é cientista da computação, mas tem 64 anos! Levy “atua há mais de 30 anos no setor de telecomunicações” (não achei a idade dele), acha mesmo que esses caras tem a real noção da demanda atual da tecnologia? jamais! são da era pré internet moderna > anos 2000. (pré muita tecnologia na verdade) na época deles tudo era regulado, internet limitada, acesso controlado, esses caras nunca vão entender realmente a necessidade de estar interconectado com o mundo atual e que agora a liberdade de acesso tem q ser preservada.

  • …bastam articulações coordenadas da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Anatel e o gabinete do presidente Michel Temer para tornar tal empreitada possível…

    Nossa, que simples.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples