Carro não muito Smart, dono menos smart ainda. Resultado: cabum!

smart_car_reddit_1

O Smart é um carrinho de brinquedo que os hipsters europeus adoram, pois cabe em qualquer canto e eles se destacam da pobretada com seus Fiats 100, mesmo só tendo dois lugares, com sorte se nenhum dos dois for blogueiro.

Tecnicamente é um Mercedes, pois é fabricado pelo grupo Daimler, mas ninguém da Mercedes admitiria isso sem tortura envolvida. Como você verá nos comentários, é o carro preferido de um monte de gente que não gosta de carro, incluindo designers, e esse é o problema.

Ele foi projetado por gente que não entende muito de carros reais, e o resultado foi… explosivo.

Julie Nicklin, uma inglesa de 54 anos terminou de abastecer seu Smart. Acionou a ignição, imediatamente o motor irrompeu em chamas, enchendo a cabine de fumaça. Um sujeito próximo viu tudo, correu e arrastou Julie para fora do carro, que logo depois, no melhor estilo Hollywood, explodiu.

Entre mortos e feridos salvaram-se todos, mas o Smart deu perda total, o que não foi uma grande perda.

A causa do acidente foi logo descoberta: Julia colocou gasolina na entrada de ar do motor, mas antes que você a saia xingando de burra, veja como é o modelo de Smart dela:

rtn8l4lnceztnrb2immg

Isso mesmo. O designer JÊNEO criou um layout perfeitamente simétrico, onde de um lado é gasolina, do outro é ar. E a tampa do filtro de ar sai com facilidade, deixando no lugar… um buraco. Que cabe perfeitamente o bico de uma mangueira de combustível.

lip3

Alguém levantou a bola de que o motorista poderia se confundir, então sugeriram uma solução: escrever em alto-relevo preto sobre preto “NO FUEL” na entrada de ar. Como disse, JÊNEOS.

posts de fórum de 2010 de gente que cometeu o mesmo erro, com resultados menos catastróficos.

Mais recentemente os Smarts passaram a vir com entradas de ar em formato diferente da de combustível, pra alegria das seguradoras e tristeza dos designers, mas a grande questão é: como diabos isso foi acontecer em primeiro lugar?

Fonte: Jalopnik.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Vinicius Zucareli

    Já trabalhei em construção e o equivalente de designer pra construção é o(a) arquiteto(a).

    Quando um(a) vai lá e manda fazer de um jeito não existe falar: “não dá”, gasta-se rios de dinheiro e tempo e refaz-se tudo para se adequar à “visão” do sujeito(a).

    • Hemeterio

      O engenheiro de campo em geral nao esta por dentro do “big picture”. As decisoes tomadas pelo arquiteto e o dono da obra, em gabinetes a quilometros do local de construcao deveriam ser obedecidas. Mais ou menos como o soldadinho que nao faz ideia do que acontece em Londres e Paris ficar questionando o comando porque vai ter que marchar duas horas a mais.

      • Quem manja da obra é o mestre-de-obras, todo mundo sabe disso.

        • Jose Felix

          Isso, e quando o mestre de obras fala que vai dar merda o engenheiro e o arquiteto obedecem pianinhos.

          • SomeReader

            Eu como engenheiro eletricista… iria levar muito em consideração o que um eletricista com 50 anos anos de serviço fala.

          • Como arquiteto, concordo contigo (SomeReader). Não faço sempre assim, as vezes são 50 anos fazendo errado, mas o respeito mutuo ajuda muito. De um lado a prática e do outro a teoria, todos aprendem e se complementam.

          • Daniel

            Sim, e para ir contra conselhos de quem tem muitos anos de experiência prática no assunto, só tendo certeza (fé?) absoluta no que se aprendeu/entendeu e está a fazer, é literalmente pagar pra ver. Quando acontece desses casos, eu primeiro observo o que diz o sujeito, considero bastante e só discordo com algum argumento científico confiável, nunca descartando a possibilidade de estar sendo idiota e não vendo algo básico faltando no meu ponto de vista, em outras palavras em 90% das vezes quem tem experiência está certo…

          • Sophos Nsm

            Conhedi Pintor de 50 anos 30 de profissao que não sabe misturar cores tinha que comprar o vidrinho da cor certa. Para eletricista ou pedreiro seria diferente?

          • Daniel

            Nem para nenhuma outra profissão… dizer que apenas o tempo de profissão torna alguém melhor é o mesmo que dizer que “por ser velho tem que respeitar”…. O natural é o sujeito ir ficando velho e esperto, mas vira e volta você acha um na contramão…

          • Sophos Nsm

            o cara ficou impressionado como eu misturei azul e amarelo pra fazer verde. pqp, e ainda tinha certificado de “doutor da pintura” que uma loja da cidade dava pra quem fizesse la um cursinho rapido dela

          • Sophos Nsm

            Mais ou menos.

        • Theuer

          Que é aquele que toma decisões com o dedo no Imbigo.

        • Kheiron

          Um amigo da minha família veio do Nordeste, começou trabalhando como peão de obra, virou mestre de obras, trouxe mais gente do Nordeste, abriu a prórpria empreiteira dele, que virou construtora e agora ele contrata engenheiro pra trabalhar pra ele. Claro o boom que a Construção Civil teve ajudou muito nessa ascensão dele. E mesmo hoje, sendo patrão, manda na empresa como se fosse mestre de obra, está sempre nas obras olhando tudo de perto e nunca pega mais do que 2 projetos pra ter certeza que está tudo sendo feito corretamente e está prosperando assim.

      • Gustavo

        A questão é que quem imagina o big picture raramente conhece todas as limitações operacionais da implementação, e mais raramente ainda está em campo pra aprender com elas e ajudar a corrigir..

        Essa ideia de “comandantes big picture” e “soldadinhos burros” é linda na teoria e na cabeça de arquitetos/gestores/planners e todos os outros senhores “big picture”, mas se esquecem que nao existe guerra sem soldados e não existe avanço sem implementação…

        Claro que muitos que estão do lado “big picture” entendem muito bem da implementação, e são naturalmente parte crucial do projeto, sem o planning também não existe projeto, mas isso só acontece quando quem sobe pro nível maior vem do nível ao qual vai comandar, e não chega lá por indicação ou “espirito de liderança”

        • Hemeterio

          Absolutamente correto. Meu questionamento foi que o comentario insinuava que as mudancas do arquiteto sao apenas cosmeticas, ou no linguajar da obra, ‘frescuras”.

          As vezes a legislacao muda, e mudancas no projeto e na obra tem que ser feitas de ultima hora. Dai a parar tudo pra que o engenheiro de campo tenha uma palestra de duas horas explicando cada detalhe e um pedido de desculpas pelo trabalho extra nao da.

          • Vinicius Zucareli

            Ryan Johnson, é você?

            E claro que num post de internet eu coloquei todas as nuances de todas as situações e não usei apenas as decisões mais bisonhas e ridículas para ilustrar uma decisão bisonhas e ridícula.

            Somente Sith agem em absolutos.

    • SomeReader

      Tenho que defender o arquiteto. Isto é coisa de arquiteto que é um mal profissional. Normalmente os mais caros.

      • kleber peters

        Arquiteto: s.m. Nem tão homossexual para ser decorador, nem tão heterossexual para ser engenheiro.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        mau

        • SomeReader

          ops!

    • Diego Marco Trindade

      Ah, mas é bom quando se gasta dinheiro, de preferência quando não é dinheiro público.

      Isso dito, eu fiquei abismado com as fotos da construção do “olho” do Museu Oscar Niemeyer. É realmente um feito de arquitetura e engenharia aquela estrutura curva enorme.

  • Hemeterio

    Deve ter algum console de misseis dos anos 50 que o botao de lançar os foguetes fica do lado do botao pra ligar pro Kremlin.

    • Antonio Do Rego Barros Neto

      Quanto aos bunkers russos não sei, mas até 87, o código de lançamento dos misseis nucleares dos EUA era 00000000.

      • gfg2

        Que é o código mais seguro do mundo, ninguém que tivesse acesso pensaria que eles fossem tão burros assim.

        • Lui Spin

          Esses dias estava tentando acessar a máquina de um usuário. É uma máquina que todo mundo usa, então a senha era pra ser algo fácil, tipo o mesmo do nome do usuário, 123456 ou algo do tipo.

          Tentei tudo isso, e nada. Liguei pro usuário, e a senha era sem senha. kkk

      • AfterBurner

        Considerando que muito provavelmente sistemas de mísseis só pudessem ser acionados tendo acesso físico ao terminal que efetua o lançamento, é de se imaginar que a senha não importe muito. Bastaria uma boa segurança no bunker e acabou, se o invasor não tiver acesso físico não adianta de nada.

        • Tejobr

          Isso se a chave não estiver no vaso ao lado da entrada ou sob o carpete.

  • Ah Darwin, seu maroto!

  • Rodrigo Santos

    em lojas de vendas de usados em Portugal esse é um dos veículos que mais aparece, e a maioria custando menos de 9 mil euros. Parece q há dificuldade de passa-lo adiante.

    • Por que será? kkk

    • Alvaro Carneiro

      Evidente que usados vão custar menos de 9 mil euros, afinal um zero KM custa 10.000 euros.

      Mas se você for no standvirtual o site de portugal, verá que tem do FABRICANTE SMART menos de 600 carros usados.

      Comparado a Renault com 3700 carros e Mercedes com 3900 carros, pelo seu raciocínio verificamos que Renault e Mercedes são piores do que carros da Smart.

      • EmuManíaco

        quero comprar um carro pequeno assim (1 u 2 pessoas só) alguma sugestão barata de manutenção tranquila?

        • Carlos Ferreira

          Carro com manutenção barata no Brasil? Não existe.

          • EmuManíaco

            Estava me referindo ao local da matéria. Eu não tenho carro desde de 2k3 e o ultimo que dirigi o fiz em 2k11. Motivo? só tem símio no transito brasileiro… Hoje em via de mudanças estou pensando em voltar a dirigir.

          • Spoiler: o trânsito tá cada dia pior.

          • Carlos Ferreira

            Ah sim, se for morar na civilização, tem ótimos carros de 2 lugares bem bonitos e com desempenho legal. Tipo o Mazda Mx 5, é um roadster bem bonito e compacto.

        • Bleno Augusto

          Buggy

        • Theuer

          Caloi? 🙂

        • Tejobr

          Smart. Pode colocar qualquer mistura de gasolina e ar. A manutenção só não é barata quando dá PT.

        • Barra forte?

        • ochateador

          Moto ?
          Ou vai nos baratos de sempre, uno e gol e gaste pouca grana em peças (mas cuidado com o seguro….).

    • arakawa

      Eu esperava uma enxurrada de fortwos baratos no Canada agora que a Car2Go parou de usar, mas não vi nada ainda…

  • Rolando

    Eu sinto muito pela mulher que quase morreu mas estou me estrebuchando de rir aqui da idiotice da pessoa que criou essa coisa. Bem que poderiam criar um prêmio ao estilo ignobel para produtos sem noção como esse que conseguiram chegar ao mercado.

    • esse prêmio seria concorrido, pelos designers da Apple

      • Já sei. Vc ainda usa telefone com teclado físico e antena para recepção de sinal ! Ainda bem que você é old school, pq se não fosse a Apple, você ainda está usando celular de flip ou aquele giromoto.

        • Theuer

          …e a lenda continua.

        • O (ex)Datilógrafo da AEB

          Engraçado Nokia tinha celular touch screen e loja de apps. Isso bem antes da Apple lançar o iPhone.

          • Apple inovando como nunca.
            Copiando como sempre

          • Flávio Pedroza

            Impossível, foi a Apple que inventou a comunicação através de rede celular.

          • Tejobr

            Mas não detém a patente da frescura. Nokia não sabia arredondar cantos e pintar com tons suaves. Só não entendi até hoje pra que serve um bom design, se tem que ficar escondido sob capas de plástico e películas, que o mestre de obras manda colocar por segurança.

          • Quem está falando de aplicativo ? O assunto é design. Eu tive Nokia N 95 e para mim foi um divisor de águas entre celular e Smartphone. Câmera, GPS. Possibilidade de instalar apps. Eu só sai da Nokia porque a empresa se entregou diante da concorrência. Acho que eles não se renderam ao Android pq o eles não queriam entregar a empresa ao Google. Porque tudo na Nokia pertencia a eles mesmos e varias receitas ficavam com a própria Nokia. Tinha mapas, aplicativos, até serviço de música. Tudo gerava receita e do nada as receitas teriam que ser perdidas pq o S.O já não seriam mais deles se eles adotassem o Android.

          • Rodrigo

            Não quiseram entregar ao Google e entregaram à Microsoft de mão beijada… e faliu.

            Na verdade achavam que o Symbian era a última bolacha do pacote e que as pessoas fariam fila pra usar telefone com Symbian. Se ferraram bonito.

        • Victor Serrão

          E o que seria da internet sem os fanboys da Apple?…

          • Vim responder isso… mas você chegou primeiro… kkk

            Engraçado que Nokia tinha vários aparelhos com touch, Motorola também teve alguns (como o a1200, que além de tudo rodava Linux, apesar de ser tela resistiva, era touch).
            Mas fanboy só lembra da Apple, sejam bem felizes com o mouse que não se pode usar enquanto está no carregador, ipad pirulito, notebooks de 7k que não dá pra fazer upgrade de nada, etc.

            Enfim, não tenho dúvidas que a Apple é uma excelente marca, mas, nem tudo são flores de macieira.

            Ah!… pra completar, ainda prefiro digitar no teclado físico sim, o teclado virtual do telefone é uma merda, independente de ser Android, Windows phone ou iOS.

          • Victor Serrão

            Nada a acrescentar!

          • Provavelmente você não deve ter nada a acrescentar mesmo !!! Kkkkk

          • Lui Spin

            O que a Apple fez foi só popularizar. Como você disse, já existia muita coisa antes do iPhone.

          • Exato, se não fosse ela a popularizar seria qualquer outro player do mercado, HTC, Nokia, Motorola, o próprio google, ou quem sabe alguma xing ling

          • Se isso fosse verdade, já o teriam feito antes de 2007. Motorola, HTC, Nokia, antes de 2007 já faziam telefone a décadas e justamente em 2007 foram mudar de design ? Que coincidência heim ?

          • Fale apenas pelo Brasil, nos EUA o modelo iPAQ da HP era um verdadeiro sucesso (tela touch-screen, GPS, loja de aplicativos e formato barra) e alguns dizem que foi a principal fonte de inspiração do primeiro iPhone, com uma coisa pior, capando o GPS, que no iPAQ tinha (assim como o Nokia N95 tinha).

          • Esse iPaq e exatamente aquilo no que estávamos falando de um dispositivo que não vingou porque não é bom. Tanto a HP quanto a Microsoft falharam em entregar um dispositivo que realmente funcionasse. Eu não falo pelo Brasil, eu falo pelo mundo, porque esses gadgets são universais e o Brasil é um dos piores lugares para ser usado como exemplo de alguma coisa. Onde estão os smartphones da HP ? Qual a versão do Windows instalado em seu smartphone atual ? Você não tem nenhuma dessas coisas hoje e nem mesmo no passado, isso pq nunca foram bons !!! Eu peguei essa época e se Windows mobile, uma porcaria que morreu e ninguém deu falta.

          • Lui Spin

            Sim. Era questão de tempo.

          • Dê exemplos !! Nokia 3310 ? Não mesmo !!! Celular só com tela e um botão, foi algo que Jobs fez. Todas as outras empresas já pioneiras no mercado, tiveram que abandonar todos os seus projetos anteriores e copiarem descaradamente uma nova empresa que até aquele momento não havia lançado nenhum telefone na vida.

          • Andre Souza

            Já que quer exemplos… te apresento o Motorola A1200. Tela touch, stylluspen, botão físico e um estiloso flip transparente com auto-falante “flutuante”(sem fiação aparente). Tive um, rodava o Montavista Linux.

            https://uploads.disquscdn.com/images/15b4c1c8849ff8cbea84bfc8077d10b440860fc3ef0c477717d75591693ae933.jpg

          • Esse cel era muito bonito para a época!

          • Lucas Timm

            Foi meu sonho de consumo.
            Mas na época eu era pobre.

          • O que seria da internet sem a Apple ? Essa é fácil responder: Seriam aqueles PalmTops com tela resistiva e com caneta tosca que era mais fácil furar a tela do que interagir com o sistema. Ou então seriam aqueles navegadores WAP que só texto exibiam em uma página da web. Seriam aqueles aplicativos horríveis em Java ( .jar ) E aqueles teclados lindos com T9 que você apertava 5 vezes a mesma tecla para mudar entre A,B,C,E … Seria aquilo que você encontrava na Samsung e Motorola antes de 2007. Aquele Motorola V3 que era uma maravilha ou o Nokia 3310.

          • jacob

            Sim, meu amigo, 2017 e sem a Apple a gente ainda estaria usando navegador WAP em modo somente texto. Vai nessa.

          • Já sei. Todas as outras empresas já o teriam feito se não fosse a Apple. Elas só não tinham feito antes porque não queriam né ? Vai nessa digo eu !!!!

          • jacob

            Você dizer isso é a mesma coisa que dizer que se não fosse Thomas Edison, até hoje a gente iria estar iluminando nossas casas com velas e lampiões. Apple teve seu mérito em ser a primeira a fazer um telefone minimalista, mas se não fosse ela qualquer uma faria.

          • Entendi seu raciocínio. Acontece que as outras empresas continuam a copiar. Mesmo já tendo 10 anos de lançado o primeiro iPhone. Tela retina ( densidade de tela) tela com sensor de pressão, biometria, Taptic Engine, teve uma outra empresa que ao ver o iCloud lançou pouco tempo depois um serviço idêntico chamado sCloud ( kkkkkk ), Sistema de pagamento embarcado no smartphone Apple Pay ( Samsung Pay, Android Pay ), nem o efeito Parallax do iOS eles deixaram de copiar. Ano que vem você vai ver que todos estarão com câmera infravermelha na parte frontal do aparelho. Eu poderia citar varias outras coisas que as empresas copiam, mas meu tempo terminou

          • jacob

            Que tal o design flat que a Xiaomi lançou e a Apple copiou?

          • Rapaz, de onde a Xiaomi tirou a ideia ter ter uma tela quase sem bordas ? Foi do iPhone que desde o primeiro iPhone eliminou o teclado, colocou um único botão !!! Lembro até hoje de Ballmer ridicularizando o iPhone que não tinha teclado e só tela !!!! A Microsoft bobeou ali !!!

          • jacob

            Eu nem falei do design bezel-less (que é mérito da Sharp, btw), mas sim do design de interface flat, ícones com cores chapadas e tudo mais, onde até então no iOS era tudo skeumorfismo (ícones “reais”). Tudo isso mudou no iOS 7, lançado no fim de 2013, mas no começo do mesmo ano a Xiaomi já tinha idealizado esse mesmo design, que é moda hoje, com a sua ROM MIUI V5. https://uploads.disquscdn.com/images/919b17bc25339d3254f6134acc945d210f1387fe00157b323f09bcc20393492e.jpg

          • Cara, você é muito cego ou então é desinformado, não pode ser! Quem lançou a biometria em celulares foi a Motorola! No modelo Atrix, lançado 2 (ou 3) anos antes do primeiro iPhone com leitor biométrico e sim, o Atrix foi um sucesso de vendas na época. E o iCloud é uma cópia piorada desde sempre do Google Cloud, que foi realmente o primeiro a sincronizar tudo de um smartphone.

            Sobre o infravermelho para mapeamento do rosto, desculpe-me, mas a Apple não foi a primeira, tanto que tiveram que mudar um pouco o projeto, por causa de patente que já existia anteriormente pela Lenovo (ou Motorola, não lembro ao certo).

          • Rapaz, aquela biometria da Motorola era a mesma que os laptops usam até hoje, péssimo. Vc arrasta o dedo e nada acontece. Qual foi o seu primeiro smartphone com biometria ? Kkkkk !!! Pode ter certeza que foi qualquer um que foi lançado após o iPhone 5s, que foi copiado a exaustão. Isso se não foi o próprio iPhone 5s que vc teve !!!

          • Rapaz, aquela biometria da Motorola era a mesma que os laptops usam até hoje, péssimo

            Eu usava sem problemas. Na verdade hoje eu acho que dá mais erro hoje, com sensor capacitivo do que deslizando o dedo. Nos dias de hoje, sujou o sensor, não lê direito.

            Que iPhone 5s que eu tinha?! Eu tive o primeiro iPhone (a versão 1.0 mesmo). Depois o máximo que fiz foi dar de presente o 6S e o 6 Plus.

          • Victor Serrão

            Rsrsrs… Deus salve a Apple! Senão estaríamos usando ábacos.

          • Amiguinho, você nunca escutou falar em Samsung Omnia não? Rodava Windows Mobile com navegador HTML + CSS + JavaScript (mesmo motor do IE5/IE6). Nessa época eu usava o Opera Mini, que era muito superior ao IE Mobile.

          • Amiguinho, o Samsung Omnia foi lançado em 2008 !!! Tentativa frustrada da Samsung e da Microsoft em emplacar alguma coisa para bater de frente com o iPhone que em 2008 já tinha estourado no mundo. Foi nessa hora que a Samsung jogou todo o seu design fora e copio fielmente a postura da Apple. Opera Mini ??? Kkkkk !!! O Safari o iOS em 2008 veio para matar todo e qualquer navegador mobile. Eu usei Opera Mini no Nokia para Symbian, era melhor que o nativo da Nokia, mas ainda assim a experiência era péssima. A culpa nem era do Opera e sim da própria web que não estava adaptada para a era mobile, mas de alguma forma o Safari do iPhone resolveu esse problema. Eu não sei como !

        • Gertrudes, a Lhama

          Ele está referenciando coisas dessa década. Vide Apple Pencil, Magic Mouse, case carregadora, chifres em celular, etc

          • Pois é, @disqus_NeHxeW2yph:disqus! Depois o old school aqui sou eu… kkk
            Aliás, @migueldornaes:disqus… só para constar… todo celular ainda tem antena (embutida, mas tem), assim como todo notebook tem duas, geralmente em volta do monitor, nenhum receptor / emissor de rádio funciona sem uma.

          • kkkkkkkk

        • Lucas Timm

          O giromoto (Motorola V70) era mais bonito que qualquer celular da época.

          • Eu lembro do quanto aquele design me impactou na época. Mas não era muito funcional aquilo. Era marketing puro. O V3 sim tinha um design minimalista e bem funcional e ergonômico. Eu olhava pro V70 e achava legal, mas não o queria comprar. Já o V3 era um desejo de muitos. Lembra dos Samsung’s apelidados de olho azul ?

    • para empresas e si existem, Poop Awards

    • Artur Ferreira

      tá no mesmo hall do carregamento do Apple pencil
      e do magic mouse também

  • iamyourfather – your mom likes

    Se tem Jêneo que acha que dá pra dividir um bit…

  • André Luiz

    Problema de designer?

    Chama o Ivan Misanzuk que ele resolve

  • Felipe Braz

    Se fosse um carro que (aqui no brasil) custasse uns 15k~20k eu até cogitaria ter um smart pro dia a dia, pois dois lugares seria suficiente pra 95% do meu uso diário, e a facilidade de parar em achar vaga na rua seria muito bom.
    O problema que eu vejo é pagar o preço de dois carros populares e levar meio!

    • Jones

      Concordo, Felipe.
      Acho que o que o Governo deveria fazer é algo semelhante ao que é feito no Japão com os kei cars – criar vantagens (tanto para montadoras quanto consumidores) para a fabricação e compra de carros que atendam alguns requisitos, basicamente aqueles bem urbanos, mesmo (além de melhorar o transporte público, mas isso é outra história). Infelizmente, aqui, quem mais tem condições de ter um carro realmente urbano, no geral, é quem menos precisa (mora perto do trabalho) ou quer (pra que andar num carrinho se posso me exibir num carrão?).

      • Rodrigo

        Se investissem em transporte coletivo de qualidade já tava ótimo.

  • Lucas Timm

    A Honda já fez recall por muito menos.

  • Marcelo Eiras

    O que é de cair o c* da [email protected] é que este brinquedo de gosto duvidoso custa mais de R$ 50 mil reais.

    • Cássio Amaral

      Produtos pra hipsters em geral custam caro.

    • FrankTesl

      aqui no Brasil é caro por tudo que envolve (impostos, reserva de mercado disfarçada, protecionismo) mas na Europa é um dos modelos de carros zero km mais baratos, se não for o mais.

  • Tejobr

    Mas não é bicombustível?

  • Júlio Câmara

    Estacionar desse jeito é ilegal pelo código Brasileiro de trânsito. Da multa e já foi aplicada. Tirando então a “vantagem” do espaço, seria econômico? Nao, não é líder nisso. Carros normais e mais potentes andam mais e gastam menos. É mesmo um carro sem propósito. E custa caro.

    • Jones

      Júlio, na Europa (ou alguns países por lá), se não ne engano, é permitido estacionar o smart assim. Mas sendo um carro de 2,7 metros, acredito que se a via não for ampla, ele realmente atrapalha (considerando que carros comuns normalmente ocupam menos de 2 metros quando estacionados [retrovisores rebatidos e uma distância mais ou menos da guia]).

    • bruno miranda

      Ja foi pra Roma? lá é entupido de Smarts devido as ruelinhas da cidade, pra quem tem que passar por essas regiões acaba sendo bastante vantajoso.

  • SomeReader

    Gosto de ler reportagens sobre Design, fazem-me crer que sou inteligente. Ao menos momentaneamente.

    Sério? Como fazem uma burrada destas? Olha o “No fuel” super discreto… ….. te falar viu.

  • Felipe Riffel

    Uma p** de uma tampa não removível, ou pior, uma grande de plastico que não deixasse o bico de combustível entrar, pqp…

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Vc que pensa que o pessoal da Mercedes não gosta do carro, aqui no Brasil é carro de frota pelo menos na fábrica de Campinas (tá, isso explica muita coisa) e o pessoal tem orgulho do carro, eu acho tosco demais…

  • RALFO B PENTEADO

    A segurança geral do “auto” não foi pensada. Deve ter mais miau miau….

  • Cocainum

    Os designes queriam dar a opção para destros e canhotos…

  • Kang Otro ✓

    “Entre mortos e feridos salvaram-se todos…” kkkkk texto perfeito!

  • Davos, o lord cebolito!

    O erro da moça é justo! E me arrisco a dizer que muitos que acham ela tonta cometeriam o mesmo erro. O erro é totalmente da empresa que fabricou o carro, pois se tem uma regra pétrea a ser seguida por qualquer desenvolvedor de produto ou serviço é a regra do “pense como um idiota”. Tudo deve ser desenvolvido tendo em mente o usuário mais imbecil possível e o que ele é capaz de fazer. Não importa quão simples seja lidar com algo, sempre existem usuários confusos com aquilo, que devem SEMPRE ser levados em consideração.

    • Ademir Filho

      Além disso, nem só idiotas cometem erros idiotas. Digo isto pensando nos sistemas de segurança da aviação para impedir erros idiotas por parte dos pilotos. E mesmo assim conseguem burlar o sistema …

      • Anayran Pinheiro

        Por curiosidade, quais podem ser os erros idiotas? Mesmo eles sendo humanos e bem treinados, quais são os erros mais idiotas que eles conseguem fazer e as máquinas conseguem evitar?

        • Marcio Nascimento

          Um exemplo é a alavanca de trem de pouso, que tem um sensor que impede que se recolha o trem com o avião em solo, maaaas tem um botão que desarma esse bloqueio (que deveria ser usado apenas em caso de manutenção da aeronave), mas já teve caso de avião caindo de barriga no chão devido a alguém ter usado essa manobra em solo…

          • Anayran Pinheiro

            LUL!! CARACAS!!! Mano, que osso um erro desse acontecer, ainda mais com a aeronave em operação comercial! É, não podemos subestimar a capacidade de erro do ser humano, mesmo dos que se dizem mais capacitados… Apesar que um erro destes com pilotos experientes poder acontecer se o caboclo (ou os, pois pode englobar o co-piloto também) não tiver descansado direito, o que é bem comum até hoje no mercado da aviação civil. =

    • Cassio R Eskelsen

      Eu me enganaria na boa… naqueles dias que você está pensando como resolver um problema com cliente ou como vai fazer para pagar as contas do mês a última coisa que você quer ter que parar para pensar e se algo que claramente parece uma entrada de combustível é realmente uma entrada de combustível.

      • Lui Spin

        Exatamente.

        Ainda mais que o lado da entrada combustível não é padrão. Varia o lado de carro pra carro.

    • Lui Spin

      E o caso do hospital, que guardava duas substâncias completamente diferentes (no efeito), mas que era praticamente iguais fisicamente.

      Elas ficavam na mesma prateleira, no vidrinho com o mesmo formato, o líquido tinha a mesma coloração, etc. O que separava era uma etiqueta impressa numa HP, com o nome da solução.

      Na emergência de atender uma paciente (não que justifique), uma enfermeira confundiu um com o outro, e aplicou em uma criança. A criança infelizmente veio a falecer.

      • Me lembro de uma idosa que recebeu sopa na veia e morreu.
        Se pessoas treinadas fazem isso que dizer de pessoas comuns.

    • PugOfWar

      não adianta, sempre que é criado um sistema anti-idiotas o universo provê idiotas aprimorados

    • Exato! É que nem o lance da lei na porta dos elevadores onde diz “Certifique-se que o elevador está neste andar antes de entrar”.

      • SiouxBR

        O objetivo nesse caso é impedir que os familiares dos idiotas processem os condomínios por conta da morte do imbecil que caiu no fosso do prédio por não olhar se o elevador estava no andar.

    • Sophos Nsm

      Eu erraria

    • Sophos Nsm

      Mas não cometeria o erro de comprar esse carro

  • Wagner Felix

    no(em fonte 12) FUEL(em fonte 48)

  • Felipe!

    Isso pra mim não foi erro de quem planejou a estética do carro. Não é o papel dele.
    Bastava alguém dizer “Legal isso aqui, mas vamos mudar porque não é seguro.”. Agora, cadê esse sujeito?

  • Jones

    Caramba, queria entender o motivo da revolta do autor! Realmente, não é um carro feito para nossas ruas, já ouvi muita reclamação sobre conforto na buraqueira que temos por aqui, mas para países com asfalto bom é um sem dúvidas um dos melhores carros para uso urbano. Pra que ter um carro que carrega 5 pessoas, com porta malas, motor “grande”, se o pessoal anda sozinho, carrega uma bolsa/mochila, não vai passar de uns 50 km/h e fica reclamando de não achar vaga?
    O problema é justamente essa mentalidade de achar que “carro de verdade” tem que ser potente, grande… Isso tem mais cara de necessidade de compensar alguma coisa. Carro de verdade é aquele que te atende bem, sem sobrar nem faltar.
    Agora, se o texto se referia a carros para levar para a pista ou pegar uma estrada, aí já é outra história. Mas sei que não é a isso que o autor se referia (ou a necessidade cega de mostrar que o autor é macho mesmo resultou num texto mal escrito), então…

    • ochateador

      O autor está reclamando da estupidez da empresa na forma que ela criou a tampa “no fuel” para ser colocada no buraco onde coloca ar….

  • Lui Spin

    Eu sou fã de automobilismo, F-1, carros velozes, etc.

    Mas gosto do Smart. Acho uma boa solução para as cidades.

    Hoje eu tenho um compacto normal, 4 portas, etc. E uma moto. O carro gasta muito combustível, e a moto é muito perigosa e desconfortável (condições climáticas, etc).

    Sempre achei interessante ter um veículo intermediário. Que gastasse menos gasolina que um carro comum, e fosse menos perigoso e desconfortável ao usuário.

    Pena que o Smart seja um carro tão caro.

    • FrankTesl

      tão caro no Brasil. Na Europa é um dos modelos mais baratos, geralmente se compra por menos de 10mil euros. Ou então modelos como o Citroen C1, que são bem compactos, apesar de 4 lugares.

  • Lui Spin

    Teve o caso do hospital, que guardava duas substâncias completamente diferentes (no efeito), mas que era praticamente iguais fisicamente.

    Elas ficavam na mesma prateleira, no vidrinho com o mesmo formato, o líquido tinha a mesma coloração, etc. O que separava era uma etiqueta impressa numa HP, com o nome da solução.

    Na emergência de atender uma paciente (não que justifique), uma enfermeira confundiu um com o outro, e aplicou em uma criança. A criança morreu.

    • FrankTesl

      foi aquele caso do soro e da vaselina líquida?

      • Lui Spin

        Não não. Procurei no google mas não achei.

  • Monstro Medieval

    Conheço história pior. um pintor conectou a máscara de ar dele num tanque de argônio, usado para inertização. Os conectores eram iguais e supõe-se que era bem possível que tivesse o símbolo do argônio, Ar, no tanque. Infelizmente o trabalhador não sobreviveu.

  • Eu queria saber o quê seria um bom carro de dois lugares que não ocupe muito espaço na visão do Cardoso, um BMW Z4?

  • Walmir Werner

    Trabalho com equipamento eletrônico para transporte público. Digo que Engenheiro tem cada criação que…. sério….. não dá pra acreditar que são formados. Ainda mais quando estufam o peito e dizem que quem é o cara pra falar algo, se eles estão a XX anos trabalhando no ramo…. XX anos fazendo merda isso sim.

  • WAGNER OLIVEIRA DOS REIS

    GERALMENTE PAINEL INDICA LADO TAMPA TANQUE,PELO MENOS FOI O Q APRENDI,QDO FUI TIRAR PRIMEIRA HABILITACAO EM 1986.INSTRUTOR DISSE A EPOCA Q PARA TIRAR CNH E SAIR DIRIGINDO E PRECISO SABER Q TEM SABER COMO E QDO SE ABASTECE O VEICULO.!

  • BUTZ Informática

    Faltou FMEA!

  • Nelson Henrique C Nepomuceno

    Ela errou o buraco. Quem nunca?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples