weMessage coloca o iMessage no seu Android, desde que você também tenha um Mac

wemessage

A Apple nunca foi adepta de oferecer seus softwares fora de seus dispositivos. O iTunes no início só rodava nos Macs, mas Steve Jobs foi forçado a baixar a cabeça e lançá-lo para Windows (e trocar a porta FireWire do iPod por uma USB) para atingir uma maior base instalada. Já o Safari no SO da Microsoft foi tratado como um erro estratégico, nunca funcionou direito e morreu de inanição.

Há quem acredite que o Apple Music, que hoje roda no Android tenha um destino semelhante: há um grande número de reclamações por parte dos usuários acerca de bugs bestas, desde erros de reprodução, cortes na música e sumiço de playlists até mesmo travamentos constantes, como se a maçã tivesse a intenção de oferecer uma dose grátis como quem diz “quer a experiência completa? Compre um iGadget”. Já o iMessage é tratado como uma das joias da coroa da Apple, que não tem a menor intenção de fornecê-lo fora do iOS ou do macOS de modo a posicioná-lo como um dos principais motivos que  influenciam a escolha do usuário.

Por isso mesmo eu creio que o weMessage, criação de um desenvolvedor de 16 anos não irá durar muito.

O produto apresentado por Roman Scott é semelhante ao PieMessage, um projeto open source lançado no ano passado mas que está parado desde então, mas diferente deste o weMessage é uma solução completa e funcional, que disponibiliza a rede do iMessage em seu dispositivo Android sem a utilização de gambiarras, de modo a evitar romper os Termos de Serviço da Apple e acabar sendo banido do acesso às APIs da maçã. Então como o app funciona?

Simples, o usuário precisa ter um Mac onde será instalado um software servidor, desenvolvido em Java que funcionará como uma ponte entre o computador e o smartphone. Ele fará a captação das mensagens compartilhadas no iMessage (já que elas têm que passar pelo servidor da Apple de qualquer jeito) e jogará para a rede do weMessage, e vice-versa. E tese nenhuma regra de utilização está sendo quebrada, o software atua como um intermediário na comunicação entre plataformas.

O vídeo abaixo mostra o app funcionando:


Roman Scott — weMessage – iMessage For Android

Claro, sendo realista ainda que o weMessage não infrinja nenhuma política, é mais do que certo que a Apple não vai gostar nada de ver as mensagens do iMessage chegando a Androids e como ela não pretende lançar o iMessage para o robozinho, nem libera o acesso à API para outros apps agregadores (Pidgin, Franz, etc.) não deve demorar para que Scott seja enquadrado como infrator de alguma forma, e o acesso do weMessage seja eventualmente cortado.

Enquanto ele não cai do telhado, você pode baixar o app para Android e o servidor para o Mac.

Fonte: Cult of Mac.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples