Flickr — metade das fotos enviadas em 2017 são de celulares

O dia finalmente chegou. Segundo as estatísticas de fim de ano liberadas pelo Flickr, metade das fotos enviadas para a rede social foram feitas com smartphones. Aliás, esse número pode ser até maior, visto que alguns telefones não anexam um EXIF nas imagens (que é por onde o Flickr faz suas estatísticas). Dessa forma, as estatísticas são apenas indicativas de uma realidade, já que tem muita gente que fotografa com câmeras reflex e que costuma apagar os EXIFs também. Dessa forma essas imagens não entram nas estatísticas.

Mas, não podemos negar o crescimento do uso dos smartphones para a captura de imagens. O mercado de câmeras compactas point and shot morreu e foi substituído por esses aparelhos mais versáteis. Hoje, praticamente, todos possuem um aparelho para captura de imagens e o Flickr é uma das redes sociais que trabalham apenas com fotografias. Ele pode não ser tão relevante hoje como já foi um dia, mas conheço muita gente que ainda mantém sua conta abastecida com novos trabalhos e, se você der uma pesquisada na lista de fotos mais populares do Flickr em 2017, vai perceber que tem muita gente boa ainda utilizando o serviço.

Em 2017, segundo os dados, 50% das imagens enviadas para o Flickr foram capturadas por smartphones. As DSLR correspondem por 33% das fotos envias, as point and shot por 12% e as mirrorless ficaram com 4%. Quando as mirrorless chegaram ao mercado (com preços até camaradas) eu pensei que elas seriam o futuro da fotografia e que as reflex estariam com os dias contados. Mas, as câmeras foram evoluindo e ficando mais caras e esse cenário nunca se tornou realidade.

O interessante é que os iPhones são os grandes responsáveis por essas estatísticas dos smartphones. Os iPhone 6, 6S e 5S foram os mais utilizados. Na realidade, na lista dos 10 dispositivos mais utilizados, temos 9 iPhones e a Canon 5DMark III em 9º lugar. As marcas mais utilizadas pelos fotógrafos no Flickr são Apple (54%), Canon (23%) e Nikon (18%).

Pequenas considerações sobre essas estatísticas. A diferença entre usuários Canon e Nikon já foi muito maior. Reflexo da falta de inovação da Canon perante os equipamentos da Nikon. E isso também confirma que a Nikon está em crise financeira por conta do péssimo gerenciamento do negócio, pois suas câmeras estão vendendo muito bem. Por fim, analisando com as estatísticas dos anos anteriores, a quantidade de utilizadores de DSLRs subiu e as point and shots estão caindo vertiginosamente.

E qual o impacto disso na indústria? O Flickr é um serviço de nicho. Pouca gente conhece, e quem participa geralmente é um fotógrafo profissional ou entusiasta. Também tem muita gente produzindo  pornografia por lá (seja mais artística ou não), já que o Flickr permite fotos de nu e até de atos sexuais desde que o usuário marque as fotos com esse conteúdo (para acessar esse conteúdo é necessário ser um usuário cadastrado do Flickr). Mas, é um local bacana para compartilhar suas fotos para outros fotógrafos verem. Também gosto de mandar o link da galeria (que é muito bonita) para possíveis clientes. Em 2011 o Flickr divulgou que possuía 58 milhões de usuários cadastrados e mais de 6 bilhões de fotos em seus servidores. Esse número deve ser bem maior agora.

Fonte: blog do Flickr.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Alvaro Carneiro

    achei pouco, só metade celular. pensei que seria bem mais, tipo 70%.

  • Leonardo Eloi

    Sem qualquer surpresa pela forma que as câmeras de celulares evoluíram.

    • Zalla

      eu não diria evoluiram, e sim popularizaram

  • Tiago

    Na estatística citada há uma diferença entre DSLR e mirrorless. Eu não entendo essa diferença. Para mim, o que classifica uma câmera é o sensor. O melhor sensor full frame é da sony e equipa uma mirrorless. O melhor sensor APS-C é também da sony e também equipa uma mirrorless. Em relação à recursos, as mirrorless possuem a mesma Gama que as DSLR. Ou seja, uma mirrorless é uma DSLR são a mesma coisa, mudando apenas o fato que uma não tem espelho. Esse detalhe causa certa polêmica, principalmente entre os mais velhos (eu disse velhos, não experientes). E digo mais: seria muito interesse implementar o obturador eletrônico, assim, com menos peças mecânicas, menos quebras.

    Resumo da estória: no meu ponto de vista não deveria haver a distinção entre DSLR e mirrorless porque elas estão no mesmo grupo de câmeras. Não concorda? Me de uma característica (claro, que não seja o espelho) que uma possui e não possa ser implementada na outra.

    • Cassio R Eskelsen

      Calma, meu jovem, é apenas uma diferença mercadológica. E não é questão de poder ou não ser implementado. É a mesma coisa que estatística de venda de veículos: a separação entre carros populares/SUVs/etc é feita por características pontuais, mas todos são “carros”.

    • Zalla

      é só questão de identificar, e não classificar…

  • André K

    Off-Topic – Gilson, poderia abordar em alguma matéria o efeito tilt-shift com câmeras e com software.

  • Flickr ainda existe?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples