Snapdragon Summit — anunciados os PCs Always Connected ASUS NovaGo e HP Envy x2

qualcomm_keynote_cristiano_amon

A Qualcomm anunciou hoje no Snapdragon Summit em Maui, no Havaí, o seu novo processador topo de linha, o Snapdragon 845, que irá equipar os melhores smartphones Android em 2018, mas só iremos conhecer os detalhes no keynote de amanhã. O destaque do dia foram mesmo os PCs Always Connected, que prometem revolucionar o mercado oferecendo um aparelho portátil com mais de um dia de duração de bateria, ou seja, você pode até deixar o cabo de energia em casa.

O keynote foi apresentado pelo Cristiano Amon, VP executivo da Qualcomm e presidente da Qualcomm CDMA Technologies (QCT), além de nosso conterrâneo. Antes de falar sobre os PCs Always Connected, ele também falou sobre o imenso potencial que a Qualcomm pretende explorar no mercado, além de exaltar as vantagens da conectividade 5G, que deve dominar o mercado a partir de 2019.

qualcomm_keynote_terry_myerson

Amon chamou ao palco Terry Myerson, que é vice-presidente do Windows and Devices Group da Microsoft para falar sobre a plataforma de PCs Always Connected. Terry chamou os PCs Always Connected de “a nova onda”, e disse que o tempo de standby dos PCs Always Connected será de 4 a 5 vezes maior do que o dos modelos disponíveis no mercado de PCs hoje. O fato de ter conectividade integrada também o torna mais seguro, pois você pode evitar se conectar a redes suspeitas.

asus_nova_go

Depois foi a vez do CEO da ASUS, Jerry Shen, que apresentou o primeiro notebook Gigabit LTE, o ASUS NovaGo, um notebook 2-em-1 que também pode ser usado como tablet, e tem até 22 horas de playback de vídeo e até 30 dias em standby. Este PC Always Connected conta com modem Snapdragon X16 de até 1 Gb/s e antena 4×4 MIMO. O NovaGo já teve seus preços sugeridos divulgados: US$ 599 pelo modelo com 4 GB RAM e 64 GB de capacidade, e US$ 799 pelo de 8 GB com 256 GB.

hp_envy_x2

O próximo a subir no palco foi Kevin Frost da HP, que apresentou o HP Envy x2, um tablet com teclado destacável que tem apenas 6,9 mm de espessura. Frost contou que o design do Envy x2 permite que ele seja levado para qualquer lugar, sem a necessidade do cabo de energia. Ele tem bateria com duração de até 22 horas tocando vídeos e até 700 horas em standby (ou seja, até 29 dias). O HP Envy x2 será lançado em 2018, mas o preço ainda não foi divulgado.

A Qualcomm também convidou ao palco o COO da Sprint, Günther Ottendorfer, que falou sobre os esforços da empresa para oferecer uma rede que suporte a nova categoria de PCs Always Connected. Em uma surpresa geral, Cristiano Amon convidou Kevin Lensing da AMD ao palco para anunciar uma parceria para incluir a tecnologia de modem da Qualcomm na nova plataforma de processadores Ryzen com gráficos Radeon Vega.

Como disse no começo do post, no final do keynote, foi anunciado oficialmente o Snapdragon 845, mas seus detalhes só serão revelados no dia 06/12. Executivos da Samsung e Xiaomi também anunciaram que seus próximos aparelhos topo de linha serão equipados com o novo processador Snapdragon 845.

Saiba mais sobre os PCs Always Connected na Qualcomm.

Leia também aqui no MB, meu outro post sobre o Snapdragon 845:
Snapdragon 845 lançado no Havaí: imersão, AI, conectividade, segurança e desempenho

Assista no nosso canal o vídeo com nossas primeiras impressões sobre o HP Envy x2 e o Asus NovaGo.

Clique abaixo para assistir ao keynote na íntegra.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Nick Ellis

Nick Ellis é autor do Meio Bit, Digital Drops e Blog de Brinquedo.

Compartilhar
  • Pode não ser um PC com i9 e 1080ti, mas faz mais que ChromeBook e outros Linux (lembrando que W10 pode rodar Linux)
    Além de tudo não aquece, tem uma autonomia extraordinária e é possibilita tablets e notebooks mais finos e leves

    Agora é só aguardar reviews de uso no dia a dia tbm o preço absurdo que vai ser no Brasil… se chegar

    • Cortana ✔

      Estou aqui sonhando com esse PC por toda parte sem carregador, sempre online e recebendo notificações em standby… ❤

      Nunca antes na história da computação um processador ARM executou um sistema operacional tão completo quanto o Windows 10.

      • Inquisidor

        qual exatamente é a fraqueza do arm ? um i3-5-7 da vida tem area muito maior e uma dissipaçã ode calor violenta, um arm tem que ter um ponto fraco, ele não aguenta tanta tarefa de uma vez, processamento de fisica zoado? qual é a jogada?

        • Cocainum

          ARM é a sigla para Advanced RISC Machine. Já RISC também é uma sigla que significa Reduced Instruction Set Computer, ou Computador com Conjunto de Instruções Reduzido.

          Em português de gente, quer dizer que essas CPUs tem um design mais simples, pois tem muito menos instruções que o padrão x86. São instruções mais simples que o próprio programa se encarrega de juntar para executar tarefas mais complexas. Já o padrão x86 tem muito mais instruções, que fazem por conta própria tarefas mais complexas e que demoram mais ciclos de clock para serem completadas, exigindo também uma complexidade maior no circuito da CPU.

          Menor complexidade significa menos transístores e menor consumo.

          • Inquisidor

            Obrigado

          • Em ambos os casos, os compiladores e programas devem estar otimizados para esse tipo de arquitetura. O Windows RT não teve uma boa critica usando processadores ARM. Provavelmente, a MS vai ter que fazer uma grande campanha para esclarecer que este Win10 rodando em processadores ARM não é o Windows RT.

  • Qual é a diferença pros atuais híbridos? A bateria maior?

    • Fabio Leite

      O processador arm é muito mais econômico que um intel

    • Cortana ✔

      Maior autonomia da bateria, principalmente em standby, onde o PC vai continuar recebendo notificações como num smartphone.

      • Vin Diesel

        e em trânsito vai mandar para um relógio? seria ele então o produto que ainda não o tratamos com devida importância?

        • Cortana ✔

          Poderia, mas quantas pessoas possuem esse relógio?

    • Bateria e LTE.

  • Cortana ✔

    Estou tendo um orgasmo só de imaginar as possibilidades. Vou abandonar meus smartphones.
    https://youtu.be/sgKUgHflYyM

    • Guilherme
      • Cortana ✔

        Olha, não sei quanto tempo faz que não recebo e nem faço uma ligação, só recebo notificações de mensagens. Coisa que o Windows 10 ARM também fará em standby
        Para mim os telefones já ficaram no passado.

        • Vin Diesel

          por isso q ano passado falava que conectar um celular poderoso no monitor/TV e usar teclado e mouse bluetooth seria o futuro e que o novo iPhone e até o Surface iriam aparecer aqui assim. Mas ainda não foi dessa vez mas caminha para isso. A Google tem os apps de Android a Apple seus apps no iOS e a MS? só se for com os dois pés com apps x64 o que não é pra agora… também acho q a ms tá buscando uma maneira de rodar os apps de Android para guerrear com a Google q se preocupar com Apple.. .

          • Cortana ✔

            Do “conectar um celular poderoso no.monitor/TV e usar teclado e.moise bluetooth seria o futuro” a coisa evoluiu para o Windows 10 completo e você nem se deu conta?

          • Vin Diesel

            claro que sim, mas precisa de um dispositivo só. o relogio pode ajudar no transito, por isso os assistentes de voz… “olha mãe, sem as mãos”…

          • Cocainum

            A ideia de ter tudo no celular e em casa ou no trabalho conectá-lo a um dock e usar como um PC é excelente, na teoria. Na prática, a física insiste em querer atrapalhar. Não dá pra ter um celular tão poderoso quanto um Core i7 e uma GTX 1080.

            A principal motivação para ter tudo em um só dispositivo era para que todas as aplicações e documentos estivessem em um só lugar, mas agora que o Windows está aumentando a integração com Android e iPhone, estamos caminhando para isso, mesmo mantendo dispositivos distintos. Assim, ao chegar em casa ou no trabalho você vai poder continuar o que estava fazendo na rua. Em vez de colocar o celular em um dock, vc simplesmente coloca sobre a mesa, ao lado do PC.

          • Vin Diesel

            o ideal é um smartphone e um xbox que vire pc… menos é mais…

          • Cocainum

            O problema é que PC serve pra um monte de coisas. A tia que acessa o Facebook precisa de uma máquina muito mais “light” do que o cara que usa para design gráfico ou engenharia.

          • Vin Diesel

            mas se a MS abrir o xbox para usar como pc, eu troco o pc por ele, no meu caso eu adoraria, já o pc eu nao tenho interesse em por uma placa de video… pessoas e suas escolhas…

          • Cortana ✔

            Tá aí algo que eu gostaria, de poder instalar o Windows 10 Pro no Xbox One (X).

          • Cortana ✔

            “Core i7 e uma GTX 1080”
            Quantas pessoas possuem um computador assim?

            Nem o meu caríssimo Surface Book 2 possui essa configuração.

            Eu uso o celular mais para receber notificações, esse notebook Always On aposentará meus smartphones.

          • Cocainum

            Core i5 e GTX 1060, está bom assim? Continua não existindo nada próximo. Ou um celular que tenha 2 TB de armazenamento, ou 8GB de RAM (padrão nos PCs e se tiver algum aparelho com isso, é super caro), e por aí vai. Não dá pra ir contra a física. PCs e smartphones estão evoluindo, tornando-se mais poderosos. A diferença é que telefones tem limites de tamanho, peso, aquecimento e bateria. Já nos PCs, esses limites são muito mais flexíveis.

          • Cortana ✔

            Eu compro a linha Surface porque sou entusiasta, mas não preciso de tudo isso.
            A Asus anunciou um modelo com 8GB e 256GB de armazenamento por $799, mas 120GB de armazenamento já daria pra mim, pois guardo meus arquivos no OneDrive on demand,

          • Alexandre Hadjinlian Guerra

            Honestamente eu carregaria uma bolsa ou algo maior se tivesse certeza que meu apoio cibernetico omnisciente daria conta de atender minhas necessidades extrasensorias… mas acho que isso esta um pouco utopico por enquanto… o status quo inibe as pessoas e como vender produtos para as massas faz parte do capitalismo, tenho que me contentar com hardware obsoleto por design e superfaturado…

        • Guilherme

          Espere só você sair do colégio e arrumar um emprego de verdade, ai você me dirá se telefones são dispensáveis.

          • Vin Diesel

            empresas tem suas regras e seus poderes… vamos falar de nós humanos… hoje a gente se locomove até o trampo e curte um celular na cara. como substituir isso? mas e na volta para casa, pq eu tenho q ter ele ali carregando, e ligar o pc para jogar e ver filmes e acessar o meio bit? ai eu deito e preciso de um tablet… acredito que um dock seria o ideal… Coloca-se o danado ali, pode usar teclado/mouse, joystick e rede cabeada, conecta via hdmi, sem fio… preciso sair? pego, coloco no bolso e fui… mas eu gostaria mesmo é que o xbox one (alguma coisa) fosse console e com um clique fosse um pc tb… ai nem me importaria muito com isso. Teria somente o smartphone e um videogame/pc. tem muito coisa para acontecer, mas todas com base no que nos consumimos e no caso hoje é games, media e internet…

          • Acho que o Switch conseguiria fazer isso hein, rsrs

          • Cortana ✔

            Sou desenvolvedora de software na França. Eu sei que a cultura no Brasil é atrasada.

        • Leonardo

          Tá, mas você vai andar por aí com um laptop o tempo todo? Não é muito prático ir numa festa ou fazer uma caminhada com algo maior que um smartphone, ou até usar como gps no carro, etc.

    • Luiz

      Voce quer mesmo é entrar no Chief pelo jeito.

      • Cortana ✔

        Apesar de ser mulher, me dá repulsa só em me imaginar com um homem.

        • Alexandre Hadjinlian Guerra

          Desculpe, esse mane acima nao representa a parte util da genero masculino. Carater nao tem genero

  • Cocainum

    Se o processador é padrão ARM, então essa versão do Windows 10 não vai rodar programas compilados para o padrão x86. Deve rodar apenas programas da Windows Store. Mesmo assim, parece ser uma excelente alternativa aos ChromeBooks.

    • Raphael Oliveira

      Vai rodar programas X86 amigo, esse é o diferencial para o Windows RT.

      • Cocainum

        Como? Via emulação? Se for, só pra quebrar galho, pois a performance seria muito inferior a uma execução nativa.

        • EmuManíaco

          Funcionamento é similar ao rosetta de quando mac migrou pra x86 e similar ao xbox one rodando games de 360. perde um pouco em performance sim mas nada muito relevante.

          • Cocainum

            Retrocompatibilidade não é emulação de código compilado nativo.

          • EmuManíaco

            é sim. Só que é encapsulado junto com uma versão especifica do sistema do 360.

          • Cocainum

            O código PowerPC do Xbox 360 é traduzido previamente pela MS para x86. A tradução não é feita “na hora” como acontece com emuladores tradicionais (como nessas máquinas “Always Connected” e no Rosetta). Tanto que você precisa fazer o download de todo o jogo, mesmo que tenha o DVD físico. Não haveria como traduzir em tempo real as instruções PowerPC para x86 e ter a performance necessária para rodar o jogo de forma semelhante ao console original. A solução da MS foi muito boa, pois consegue performance no Xbox One MELHOR do que no 360 (muito melhor no Xbox One X).

            Em relação ao Rosetta, que você deu como exemplo, eu vi alguns benchmarks mostrando tarefas levando o triplo do tempo no ambiente emulado em relação a execução nativa, o que é consistente com a performance que se obtém em uma emulação “tradicional”, onde as instruções são traduzidas em tempo real.

          • EmuManíaco

            Ter que baixar o jogo inteiro só prova que cada jogo precisa de tweaks específicos para rodar no xbox one. Sendo assim o que é modificado não é o jogo em si e sim o sistema operacional do 360 que vem imbutido. Com isso podem fazer melhorias especificas para cada jogo, enxugando assim problemas de performance. que aconteceriam certamente se fosse so colocar o jogo e rodar.

          • Cocainum

            https://www.youtube.com/watch?v=lQ_DxnCnHAg&t=132

        • Jairo 😎🍺

          É uma gambiarra , se isto for o gadget definitivo que o Nadella propagou vai ser mais um fiasco,.

        • Raphael Oliveira

          Há videos de demonstração da Qualcomm bem empolgantes no youtube, certamente não rodará um jogo AAA mas para produtividade normal do trabalho e dia a dia é perfeito. O maior gargalo de performance para aplicações de produtividade é o I/O do HD, a maior parte do tempo o processador está ocioso.

          • Cocainum

            Olhando pela perspectiva do público-alvo, provavelmente a performance seria adequada, já que um “power user” possivelmente não usaria mesmo uma máquina dessas para suas tarefas mais pesadas.

          • Vin Diesel

            tem copo de plastico, de acrilico de vidro, de cristal…. cada um com a sua utilidade…. esse ai tem algum nicho

    • A API do Win32, realmente não vai rolar.
      O App tem que ser universal, isto é, UWP.
      Daí, o processador não será um aspecto importante, analogo ao Android que apenas não vem para a linha Intel Desktop porque este já está dominado pelo Windows.
      A maioria dos programadores que criam sistema com banco de dados que tenho contato em foruns não parecem interessados em UWP. Eu tô aguardando uns 2 anos na fila para começar algum programa, mas sempre fico com aquela coisa do java da receita, compatível com todas as plataformas, pero no mucho, sabe?

    • DiMais

      de fábrica vem com o Windows S, mas com direito a upgrade para o 10 Pro (o mesmo dos x86).. acontece que na versão para ARM ele tem um subsistema trabalhando para rodar apps Win32..
      pelo que vi em outros sites, o desempenho fica entre um i3 e i5 com as vantagens de conectividade incorporada e longa duração da bateria..

  • Nilton Pedrett Neto

    Pois…com o gerenciamento de recursos porco do Windows, com 2^1024 aplicações porcas e mal comportadas, Não tem equipamento que suporte. Não demora a MS vai ter que mexer no kernel do Windows pra deixar ele mais parecido com o posix e rodar uma versão virtualizada para manter a compatibilidade.

    • Desde o MS-DOS 3.1 (porque não conheci os anteriores) eram Posix.
      Ser ou não ser 100% posix, não é a questão.
      A questão da Microsoft sempre foi como fazer algo novo e fazer com que as pessoas/empresas joguem o velho fora. Enquanto ela tiver que manter o legado, será a farrupilha de sempre. Daí um SO Windows totalmente baseado em apps universal (UWP) ser tão importante para ela, até a ponto de enfiar goela abaixo as atualizações.

      • Nilton Pedrett Neto

        Eu realmente não me lembro mais dos meandros do padrão kernel NT, mas creio que a arquitetura da MS seja derivada do CP/M e não POSIX. O DOS é um clone do CP/M, que ignora o multiusuário e , por isto, é nativamente inseguro… mas hoje em dia, já dá para rodar tudo virtualizado transparentemente… não faz sentido segurar o desenvolvimento do SO por conta do legado.

  • Meninão Bobo

    Snapdragon fazendo bem o serviço de casa, pareceria com todos! Ta abraçando até o diabo no caso AMD para se manter no TOPO! Show de bola e vamos pra frente o único ruim é que estamos ficando sem concorrentes de peso! A Samsung tem e está bem financeiramente, mas são segmentos bem diferentes e uma hora pode dar ruim!

    • A briga com a Sammy vai esquentar quando as operadoras (nos EUA) começarem a desativar o CDMA (isso já começou, e parece que todas vão desligar em 2019), que acho que a qualcomm tem patente, e quando desativar os Exynos vão entrar no mercado americano, aumentando a disputa.

  • Anayran Pinheiro

    Qualcomm se posicionando para enfrentar os futuros notebooks air da Apple, será?

  • Se o basico é com 64GB, prepare-se que o sistema deve ter uns 32 ocupados. ASUS e SAMSUNG devem compartilhar o mesmo departamento porque gostam de enfiar programas lixo e não deixar que sejam removidos.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis