Operadoras brasileiras imitam a FCC e querem acabar com a neutralidade da rede

internet-cut

O que, você realmente pensou que a articulação ocorrendo nos Estados Unidos não se refletiria aqui? Segundo reportagem da Folha de São Paulo, as operadoras brasileiras estão preparando uma investida agressiva junto ao governo para forçar uma modificação no Marco Civil da Internet, de modo a acabar com a neutralidade da rede no país tão logo a mesma seja derrubada pela FCC (Federal Communications Commission), o que pode ocorrer na próxima semana.

Desde que foi aprovada na forma da Lei Federal Nº 12.965/2014, sendo posteriormente regulamentado pela então presidente Dilma Rousseff através do Decreto Nº 8.771/2016 o Marco Civil estabelece regras claras sobre a isonomia da internet no país, e um dos pontos mais críticos trata sobre a neutralidade da rede. Ela determina que as operadoras não podem diferenciar o tráfego dos usuários independente do uso, nem oferecer melhores condições de navegação a quem pode pagar mais. Dessa forma, tanto empresas grandes e estatais têm os mesmo direitos de acesso e transmissão de dados e o usuário final não pode ser vilipendiado, ou forçado a adquirir pacotes específicos com acesso a determinados sites, produtos e serviços.

O texto, que foi elogiado por diversas entidades internacionais é semelhante às regras assinadas em 2015 pelo então presidente dos EUA Barack Obama, de forma a uniformizar o acesso e garantir que todos, sem exceção tenham acesso igualitário à internet sem limites ou restrições. No entanto, o então conselheiro da FCC Ajit Pai se manifestou desde o início contra a regulamentação e hoje, na posição de diretor do órgão já deixou claro que irá enterrar a regulação no dia 14 de dezembro. Sob seu entendimento a neutralidade da rede “foi um erro, pois ela é prejudicial ao livre mercado e freia a competitividade e inovação”.

Assim sendo, a ideia da FCC que é obviamente apoiada por todas as operadoras dos EUA é permitir que quem tem mais dinheiro (obviamente grandes companhias) possa fazer uso de mais e melhores conexões, ao mesmo que tempo que libera a administração da internet para as operadoras tratarem os demais usuários como quiserem; a ideia é deixar a FTC (Federal Trade Commission) cuidar da parte da proteção ao consumidor, entretanto a AT&T está tentando impedir o órgão de vigiar as operadoras no país.

Caso ganhe, o que não é difícil os usuários finais, startups e pequenas empresas se verão presos a conexões mais lentas, traffic shaping e bloqueio de serviços e sites a menos que paguem mais, entre outras mumunhas e mesmo em caso de derrota essa não é a competência da FTC. É como colocar a Anvisa para cuidar da investigação de homicídios.

net-neutrality-end

Pois bem: como muito provavelmente as regras para a neutralidade da rede serão inevitavelmente revertidas nos EUA, as operadoras daqui se preparam para fazer o mesmo. Tão logo o parecer positivo à FCC saia o grupo planeja pressionar agressivamente o governo em rodadas de visitas ao presidente Michel Temer, à Câmara dos Deputados, ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e à Anatel de modo a implementar uma modificação no Marco Civil, efetivamente exterminando as regras de neutralidade da rede no país e permitir que as empresas tenham autonomia sobre como controlar a internet, também oferecendo melhores condições para quem pode pagar mais.

Caso o governo brasileiro acate a ideia, o que julgo muito provável de acontecer operadoras poderão oferecer pacotes de serviços, apps e sites com diferentes preços de acordo com o que ela estiver disposta a promover (ou for paga para fazê-lo) e bloquear o que não tiver dinheiro ou for contrário a seus interesses como sites de torrents e de organizações pró-neutralidade (como o EFF por exemplo), ao contrário de hoje onde o acesso é democrático. Um bom exemplo é a prática do do zero-rating: sites e apps oferecem navegação gratuita, sem descontar consumo de dados e que foi regulamentado no Brasil após uma emenda no Marco Civil (nos últimos anos ele foi tão alterado que hoje se assemelha mais a um queijo suíço); o plano só pode ser bancado por grandes companhias que podem arcar com a navegação gratuita e é uma tramoia da grossa, disfarçada de benefício que prejudica startups e induz o usuário a fazer uso sempre dos mesmos produtos. Com o fim da neutralidade da rede essa seria a regra.

O argumento oficial das operadoras nacionais é de que a modificação no Marco Civil visa priorizar o tráfego para a Internet das Coisas em aplicações críticas, desde controle de tráfego a uso no setor médico, só que isso é uma mentira descarada: o serviço compartilhado, de uso do usuário final não foi feito para tal fim e para isso existem links dedicados, que já são priorizados pelas operadoras e controlados pelo governo de forma a garantir a manutenção da rede, caso contrário as multas a serem pagas são bem pesadas.

Nos EUA uma série de companhias se posicionaram contra a decisão da FCC de reverter a neutralidade da rede, entre elas Google, TwitterFacebook, Netflix, Etsy e várias outras e embora tenham tentado adiar a votação da FCC, Ajit Pai não só manteve a data como disse que “os opositores estão desesperados”; já no Brasil é bem provável que companhias e organizações se manifestem em prol da manutenção do Marco Civil da Internet da maneira que ele é hoje, mas a verdade é que o cenário não é muito favorável.

Fonte: Folha.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Batima

    Sabia que isso iria acontecer. Cabe a nós tirar a bunda do sofá e infernizar a vida desses filhos da puta. É um momento para agirmos além das ideologias. Foda-se se vc é de esquerda, direita ou da puta que pariu, temos que nos unir senão vão meter a trolha nos nossos rabos e só vai nos restar chorar e reclamar no twitter (numa conexão de 150 kbps).

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      O assunto é de interesse de todos. quem é contra “capitalismo de compadrio” deve se levantar. quem é contra a censura também.

    • Lucas Timm

      Eu me levantei quando fui contra o marco civil da internet.
      Quem pariu a criança que o embale.

      • nayara

        Você está sendo afetado da mesma forma.

        • Lucas Timm

          Somos afetados de muitas formas, já tô acostumado.

      • Well Dias

        [2]

      • Well Dias

        [2]

      • Well Dias

        Pois é. Digo o mesmo. Minha indignação foi já naquela época, mas os manés riram.

      • Jefferson Viana

        Então vc é favor do modelo americano que querem implementar aqui, não deveria se preocupar mesmo com filho adotivo

        • Lucas Timm

          Não existe “modelo americano” ou “modelo brasileiro”.
          Existe o mercado e as necessidades dele, neutralidade já nunca existiu e não tem como ser garantida por lei nenhuma.

          Defendo que não exista regulamentação e que o mercado seja aberto para qualquer competidor que se lançar. Quem quiser vender planos só de facebook e youtube, que venda (vai ter demanda pra isso). Assim como vai ter demanda pra planos abertos.

          • Jefferson Viana

            Você esquece que os grandes players do mercado podem simplesmente combinar as coisas com pequenas variações, o que costuma acontecer toda vez que o mercado lindo e maravilhoso fica totalmente desregulado,theodore roosevelt que o diga, e outra das coisas que mais ocorre é concorrência predatória. De uma hora para outra entra franquias internet fixa, de repente meu jogo dá lag ai terei que ter o plano games ping, mesmo plano só que com ping melhor, etc, etc, fora que a concorrência mesmo é que vai sofrer, pois quem pode pagar pra ter apps sem dados vai fazer isso, quem não pode vai ter mais dificuldade ainda .

          • Lucas Timm

            Você esquece que os grandes players do mercado podem simplesmente combinar as coisas com pequenas variações, o que costuma acontecer toda vez que o mercado lindo e maravilhoso fica totalmente desregulado,theodore roosevelt que o diga, e outra das coisas que mais ocorre é concorrência predatória.

            Sim, é verdade!
            Mas aí quem poderia resolver isso continua não sendo o marco civil da internet, ou sua equivalência americana.

            De uma hora para outra entra franquias internet fixa, de repente meu jogo dá lag ai terei que ter o plano games ping, mesmo plano só que com ping melhor, etc, etc, fora que a concorrência mesmo é que vai sofrer, pois quem pode pagar pra ter apps sem dados vai fazer isso, quem não pode vai ter mais dificuldade ainda .

            O que vai acontecer é que as grandes empresas vão fechar parcerias com provedores. Google, Facebook, desenvolvedoras de jogos mainstream, todas elas vão oferecer planos em comodato. Vai ser excelente pra elas, porque vai aumentar a concorrência predatória, os pequenos não vão conseguir subsistir.
            E a tal da “neutralidade da rede” continua não podendo resolver problemas assim.

          • Mirai Densetsu

            O que vai acontecer é que as grandes empresas vão fechar parcerias com provedores. Google, Facebook, desenvolvedoras de jogos mainstream, todas elas vão oferecer planos em comodato. Vai ser excelente pra elas, porque vai aumentar a concorrência predatória, os pequenos não vão conseguir subsistir.

            O que vai ser péssimo pro consumidor pois a longo prazo a tendência é que seja formado um oligopólio ou um monopólio mesmo que controle todo o mercado.

            E isso é péssimo também para possíveis concorrentes dessas empresas, pois isso pode ser o tiro de morte em seus negócios. E isso vai dificultar muito – se não impossibilitar – a entrada de novos players no mercado, que na prática estará fechado novamente.

          • Romulo Pulcinelli Benedetti

            O povo merece, não reage… Sinceramente eu fiz o seguinte com a minha antiga operadora, mudei pro plano MAIS BARATO QUE PODIA EXISTIR, menos de 3 dias começou a chover promoções malucas… 1 mês depois mudei TUDO (celular, TV, internet…) de operadora só para dar o troco. E dessa vez fiz o caminho contrário, só comecei a subir de plano se valia apena. Essa coisa de neutralidade é uma bobagem se você volta para casa submisso, pronto para comprar o plano master lixo.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Imaturidade, a gente vê com o lucas timm.

        • Lucas Timm

          Tu defende “saúde pública” e EU é que sou o imaturo?
          Mas nem precisa argumentar, fake eu bloqueio, não discuto.

    • OverlordBR

      Meu lado de esquerda se uniu com meu lado de direita e ambos concordaram que TAMOFU!

  • Dreadful

    Se não houver barulho nós vamos nos ferrar grandão

    • nayara

      então esqueça. Depois do impeachment e do resultado dele o cidadão desanimou. Esquerda não pode voltar e a direita que temos aí não está ajudando.

      • CtbaBr©

        Acho que a maioria das pessoas não confia mais na atual esquerda, direita ou centro!
        Falta só uma liderança digna de confiança para uma grande mudança,
        Todos estão fartos de tudo nesse circo tupiniquim!

        • nayara

          As lideranças que apareceram como novas até agora são marionetes da esquerda ou da direita.

          Mas ainda não perdi a esperança de pararmos de procurar líderes e começarmos a tomar nossos próprios rumos.

        • 13582196

          Mudanças em um país de tamanho continental demandam tempo, tipo uns 30 anos pelo menos, mas infelizmente muitas pessoas simplesmente não tem paciência para algo dessa magnitude e acabam votando em vigaristas que posam de santos milagreiros.

      • 13582196

        Eu nunca desanimei com o resultado do impeachment, pois nunca esperei nada do vice da estocadora de vento além dele ir para a o quinto dos infernos depois de 2018. kkkkkkkk

      • Ivan

        Tente os liberais, que querem diminuição do Estado, maior liberdade economica, menos estatais, mercado aberto.

        • nayara

          Não apareceu nenhum que queira isso, quando muito nos discursos.
          Os que se dizem liberais hoje são os primeiros a defenderam subsídios, sobretaxas e políticas contra seus concorrentes.

          • Ivan

            Quais liberais defenderam isso? Não confunda liberal com corporativistas, por favor.

          • Ivan

            Da uma olhada no Partido Novo e no Livres e veja se defendem o que vc falou.

          • Felipe Rafael

            Hahaha.

            Pára, vai.

          • Ivan

            Qual o problema?

          • Felipe Rafael

            “Líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer vai se desligar do grupo para disputar uma vaga na Câmara pelo Partido Novo.”

            Se isso é novo pra vc…

            E não para:

            “Mesmo se furtando a debater questões relevantes para o país, o Novo pretende lançar um candidato à presidência da República. Alguns outsiders vem sendo ventilados, como Flávio Rocha, João Doria, Luciano Huck e o próprio ex-presidente do partido João Amoedo.

            Flávio Rocha, dono da Riachuelo, já tem currículo na política e representa o que há de mais velho nela. Foi eleito deputado federal pela primeira vez pelo PFL em 1986. Depois, à convite de Collor, foi para o PRN, onde se reelegeu. Em 1990, chegou a ser candidato à presidência da República, mas foi obrigado a renunciar após de ter seu nome envolvido no escândalo dos bônus eleitorais. Mesmo com todos esses esqueletos no armário, Rocha é considerado por Amoedo uma “pessoa alinhada com os princípios do Novo e um bom gestor. Pode ser um bom nome (do partido à presidência).” Bom, como gestor ele já teve uma de suas fábricas condenada por submeter funcionários a longas jornadas de trabalho em troca de salários abaixo do mínimo, além de cometer abusos físicos e psicológicos. E se estiver tão bem alinhado aos princípios do Novo, então aí é que a coisa piora mesmo, já que na semana passada ele escreveu um artigo delirante alertando sobre o avanço de um plano comunista para dominar o povo brasileiro — tipo Pastor Marco Feliciano.”

        • Mirai Densetsu

          Esqueça. Esses fecharam com o Temer quando ele prometeu vender até a casa da moeda.

          • Ivan

            O que tem a ver uma coisa com a outra?

            Qual o problema de vender a casa da moeda?

          • Mirai Densetsu

            Obrigado por provar o meu ponto.

          • Ivan

            Vc não falou nada com nada, liberais fechando com Temer pq ele vai privatizar a casa da moeda? não faz o menor sentido, me mostra um liberal que “fechou” com o Temer por causa disso.

          • Mirai Densetsu

            Oh, ad hominem. Kkkkkkk

          • Ivan

            Ad hominem da onde? não te ataquei, só falei que vc não explicou nada, jogou palavras aleatoriamente e chamou de argumento.

          • Mirai Densetsu

            Eles fecharam com o temer por causa da volta das privatizações, das reformas trabalhista e previdenciária e pelo congelamento dos gastos públicos.

            Liberais só não estão mais felizes porque a CLT não foi revogada, o INSS ainda existe, o SUS não foi privatizado e os impostos não reduziram.

          • Ivan

            Que liberais fecharam com o Temer?

            Vc ta confundindo estarmos felizes pela volta das privatizações e com as reformas com fechar com o Temer, como se aceitassemos tudo que está fazendo, vc saber que não é isso e está sendo desonesto de proposito.

          • Mirai Densetsu

            Vai dizer que você não gostou da reforma trabalhista? E vão dizer que não acha bom o pacote de privatizações?

          • Ivan

            Olha a falacia Non sequitur, eu gostar das reformas e privatizações que o Temer fez não quer dizer que “fechei” com ele ou apoio tudo que ele faz.

  • Luis

    Basicamente o que vai acontecer no dia seguinte vc vai receber um telefonema da sua operadora de internet informando que vc agora só tem direito a Redes Sociais e Email.

    Quer ver vídeos sem limites no Youtube? Net Plus, Netflix? Net Gold.

    • Gaius Baltar

      É o que já começa ocorrer aqui em Portugal, infelizmente.

      • Luis

        eita serio?

        • Vin Diesel

          veja: https://www.meo.pt/internet/internet-movel/telemovel/pacotes-com-telemovel

          • Matheus Lopes (matheuscl)

            Mas pelo que vi aqui a internet fixa (Casa/Trabalho) não tem essas limitações que o @disqus_3GH8WsQZle:disqus comentou, só a móvel mesmo e que se for ilimitado segundo os planos são bem baratos se comparados aos nossos…

          • O problema não é separar os tipos de consumo. O problema é que aqui é Brasil e cada uma daquelas formas de consumo custaria o valor total que pagamos hoje.

          • Gaius Baltar

            Exato. Me referi aos tarifários móveis. Em casa é tudo bem.

        • Gaius Baltar

          Sim. Aqui o serviço é muito bom e relativamente barato, então as operadoras estão buscando formas para buscar grana de outras formas. Há pacotes com redes sociais, pacotes com streaming de vídeo, outro com streaming de áudio, pacote de cloud, etc.
          Aqui não há Marco Civil da Internet, só uma legislação genérica da UE, mas que não contempla a neutralidade de rede. Eu sugeriria vocês lutarem para manter as coisas como estão…

          • Luis

            mas isso é só pra internet móvel né?

            Vc está comprando dados ou o direito de acessar o Youtube?

          • Gaius Baltar

            Isso, internet móvel. É exatamente essa a questão que a turma reclama. Dados são dados, não importa como os use. Ainda há pacotes normais, mas esses pacotes de nicho ganham cada vez mais aspectos.
            No que toca à internet fixa tudo bem, em geral são conexões fibra de 100 Mbps, com pouco ou nenhum traffic shaping e bons pings.

      • Gertrudes, a Lhama

        Devolva nosso ouro

        • Gaius Baltar

          Não ligo para ouro, só para loiras platinadas.

        • Luiz

          hahaha

      • EmuManíaco

        To indo em março praí só não decidi a cidade ainda.

        • Gaius Baltar

          Lisboa ou arredores. A não ser que venha para trabalhar em algo específico. Seja bem vindo!

          • EmuManíaco

            Provavelmente não fique em lisboa. Mas em cidades proximas. Vamos comprar uma “chacara” e viver em paz. Eu talvez continue trabalhando no ramo de restaurantes mas… Só depois de uns belos meses viajando.

          • Gaius Baltar

            Muito bom! Sugiro sempre Cascais, com uma qualidade de vida excelente. Mais próximo ao Porto eu sugiro Aveiro, cidade plana e com boa estrutura. Mas em qualquer região você terá tranquilidade, segurança, boa gastronomia, bons preços, bons serviços de tecnologia e gente muito chata. 😄😄😄 Não ligue para a última característica, pois também há os portugueses suportáveis, quase como se fossem gaúchos ou paranaenses. Mas é um pequeno percalço frente a tantas coisas boas que o país oferece.

          • Falam muito bem de Cascais. mas uma pergunta: Os Portugueses conseguem ganhar dos Argentinos em chatisse?

          • Gaius Baltar

            Não conheço muitos argentinos. Aliás o que eu conheço é muito boa pessoa, finíssimo. Logo não saberia te dizer.
            Atenção, tirando aquela sensação que eles têm sempre uma vassoura enfiada no rabo, os portugueses são ótimos para lidar. Fiáveis, geralmente honestos e muito profissionais.
            Cascais é belíssima.

          • Falo brincando dos argentinos, tenho bons amigos lá. Bom saber como é 🙂

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Numa matéria americana falaram sobre o que ocorreu em portugal. só não foi menos pior por causa de alguns acordos dentro da união européia.

        • Gaius Baltar

          Exato. Para o bem ou para o mal a UE sempre regula a parada. Não houve piora para quem já tinha, mas estão nesse canto de sereia para atrair principalmente os mais jovens.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Grande empresas sempre investem em loroteiros como os caras do spotniks ou mbl pra enganar trouxas por aqui.

          • Ivan

            E o PT pagava com dinheiro de impostos sites como brasil247, carta capital e outros lixos.

          • todos os lados estão fazendo isso. não tem ninguem bonzinho nesse balaio.

          • Quem não se lembra da Dilma Bolada!

      • worldchanger

        Portugal tem neutralidade de rede, apesar das mentiras que andam espalhando. Tente outra.

        • Gaius Baltar

          Então o que são os tarifários do Meo e da Vodafone para redes sociais? Na rede fixa está bem, mas nas redes móveis não é assim. Tente se informar.

    • Eu até aceito pagar para poder assistir Neflix, mas não pago TV por assinatura nem f******! &;-D

      • Matheus Lopes (matheuscl)

        Hoje em dia é mais barato vc aderir a um combo (TV+NET+Fone) o que fode são os canais especiais (HBO, Telecine, Fox Premium, PPV e Combate) eu pago tv a cabo com gosto de saber que estou ajudando minhas séries/programas de tv

      • Humberto Jorge

        Se você sentir lesado, tem vários truques da Biblioteca do Paulo Coelho, cof cof, IPTV, cof cof, pra usar.

    • Luiz

      Quem eu tenho que assasinar para evitar isto? tá na hora de cortar algumas cabeças, igual quando fizeram na revolução francesa.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Cara eu nunca dei preferência a um site ou app só porque a navegação nele ou através dele é gratuita, e das muitas pessoas que conheço, ninguém tem este costume.
    Pelo contrário, prefiro não instalar apps como Mercado Livre, apps de lojas e etc que dão esse benefício, porque são serviços que não uso todo dia e prefiro não encher meu celular de lixo.

    • Guto

      Mas no caso do Deezer para quem tem tim é uma mão na roda…

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Ah sim, pra apps de música com certeza é uma boa, mas nos EUA do pouco que vi (vi na T-mobile) praticamente todos apps de música estavam inclusos, acho que faltava só o Play Música. E eles também tinham um serviço de cache de vídeos que se você usasse os vídeos não eram cobrados da sua franquia, independente do site de origem.
        Eu, ainda prefiro fazer cache local das playlists que escuto mais, e uso no carro, em casa e no trabalho uso no Wi-Fi, então dificilmente uso 4G pra música.

        • Humberto Jorge

          A AT&T quando você assina um pós-pago deles, você tem HBO e Netflix pelo resto da vida grátis.

          • Isso, agora espera pra ver o plano massa que Vivo, Tim e Claro irão fazer.

    • Gaius Baltar

      Isso chama-se “bolha social”. Nós geeks achamos que qualquer um com um palmo de testa tem essa mentalidade, mas isso restringe-se aos nossos círculos próximos, no geral a galera adora não consumir dados ao usar WhatsApp ou Facebook e ter Deezer gratuito.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Com certeza, facebook usa muito, mas Whatsapp só consome muito pro povo que usa como walkie-talkie ou fica mandando os mesmos lixos que manda no face…

        • Gaius Baltar

          Mas a turma não sabe disso. Apenas sabe que não está no Wi-Fi e o Feice e Zapzap continua funcionando. Querem lá saber de neutralidade de rede…

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Ah sim, só quis dizer que pra mim isso é um péssimo uso da ferramenta

          • Gaius Baltar

            Para mim também, mas somos pontos fora da curva (ando usando muito essa expressão) e temos que ver que para a generalidade da população isso nem sequer é conhecido.

          • Luiz

            Vou inventar TCP/Whatsapp, assim posso baixar 2TB de dados sem pagar, vamos foder estes putos.

          • Gaius Baltar

            Deve ter algum limite escondido nos termos de utilização.

          • Sim, existe, vi em um contrato antigo que são os famosos 100 MB diários.

      • Jefferson Viana

        Voce esta completamente certo sobre isso, meus amigos não muito ligados nesse lado sempre dão preferencias aos apps de graça

    • Muitas pessoas deixam de usar programas de mensagens que não são o whatsapp por que as comphias não cobram trafico dele. Com franquias minusculas, os outros programas simplesmente deixam de funcionar. O acesso ao facebook também não é cobrado em algumas operadoras, com muita gente que nem tem computador, fica inviavel surgir outra rede social. Se tiver respaldo legal então, vamos ter problema com sites de video, e-commerce, etc, prejudicando a livre concorrência, quem não pagar vai ter um site tão lento que ninguém vai querer acessar.

      • Juliano Batista Veloso

        Mas isso vai afetar apenas quem acessa do celular ou quem tem internet fixa também?

        • Se for aprovado o fim da neutralidade na rede, com certeza a internet fixa vai ser afetada também por que legalmente não vai ter nenhum impeditivo.

  • Grade, Tardigrade

    Nossa, quanta novidade, não?!
    Banânia seguindo a ideologia estadunidense não é surpresa pra ninguém!

    • Se seguíssemos a ideologia americana seríamos muito melhores! Só imitamos o que não presta, e isso com o mundo inteiro.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Onde ter que vender a casa pra pagar o hospital porque um maluco resolveu dar um tiro em mim e um monte de gente num show seria melhor?

        • 13582196

          Quer viver num país capitalista, não existe almoço grátis, tem no mínimo que guardar algum capital para imprevistos no futuro ((o que para certos indivíduos é uma heresia)), sempre dá para ao menos vender bolos ou quem sabe fazer uma vaquinha, pois sempre há bons samaritanos que ajudam!

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nao fi. Tá dando mole. Em paises desenvolvidos a saúde é direito de todos. Pergunta lá na dinamarca, ou, veja vc, na inglaterra!

          • 13582196

            A questão não é ser direito de todos, como você mesmo disse, É COMO VOCÊ PREFERE PAGAR pela saúde, diretamente aos médicos ou hospitais que SÃO OBRIGADOS a pagar impostos, conta de água e energia, além de outros funcionários, ou dando GRANDE PARTE de seu salário em forma de impostos para SUStentar político corrupto e “médicos” incompetentes…

          • Mirai Densetsu

            Como se a galera da Unimed fosse muito competente.

            Aliás, a Unimed ganhou um apelido carinhoso: SUS verde.

          • 13582196

            Claro né, estamos no Bananânia! kkkkk

        • Ivan

          Plano de saude existe pra isso.

          Ou vc pode morar num barraco pq o governo toma metade do seu salario via impostos e não tem dinheiro pra comprar uma casa.

        • DanielBastos

          Vc acaba pagando. De forma direta indiretamente.

          Mas pagando indiretamente vc adiciona custos de gestão além de facilitar desvios.

          Não existe fórmula mágica.

        • Cara, isso já ocorre por aqui, senão vc morre na fila do SUS.
          Próximo, por favor!

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            SUS ainda é melhor que “Sem SUS”. Tenta de novo.

          • Se você não percebeu até agora, o SUS não é de graça, uma parcela enorme dos impostos que você paga vai pro SUS deixar você morrer na fila, com o dinheiro destes impostos você poderia tranquilamente pagar um plano de saúde privado que te atenderia muito melhor. Try again.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nada é de graça. mas como somos (em teoria) pessoas civilizadas, devo pensar no meio em que vivo. prefiro cobrar por um retorno melhor dos meus impostos dop que ser um menino mimado com o pensamento de dono da bola. esse pensamento que você defende só nos trouxe uma coisa boa: o seriado breaking bad. Em países onde as pessoas tem mais civilidade que você, como os países nórdicos e o canadá, a saúde é pública. prefiro ser evoluído do que ter uns trocados a mais e ver meus semelhantes morrendo ou tendo que virar traficantes pra pagar uma conta de hospital. Sabe quanto custa um tratamento de câncer? acha que todo mundo pode pagar por ele se “numtivéimpostu”?
            Seja maduro, cara.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nada é de graça. a questão principal é saber ser civilizado e ter uma saúde pública acessível a todos (como é nos países desenvolvidos, e deveria ser aqui, se soubéssemos cobrar nossos direitos) e esse pensamento mesquinho e individualista (como é nos EUA). se você é menino mimado e quer a segunda opção, ótimo, vai lá se lascar quando tiver um câncer. vai cozinhar meta que nem o heisenberg? 🙂
            Tu ignora que tem MUITA gente nesse mundo que ou compra comida ou paga plano de saúde, cara, com ou sem “uzimpostu”. larga a mamadeira de neston e acorda pra vida.

        • Mirai Densetsu

          No que depender de nossos liberais, isso logo será realidade.

      • Grade, Tardigrade

        Seguir a ideologia não te transforma naquilo que segue.
        O que eu quis dizer é: bananeiro adora tudo o que é estadunidense, sem pestanejar, USA melhor país do mundo!

      • nayara

        O problema é que não fazemos o que os EUA fazem, mas o que eles dizem pra nós fazermos.

        • 13582196

          Não, o problema são as viúvas da União Soviética que ainda estão andando nesta terra e ainda estão tentando transformá-la em algo como Cuba ou Coréia do Norte, ô pessoal que não se manca!

          • nayara

            Seria isso se nosso grandes empresários também não agissem da mesma forma. E a tática de dissimulação é sempre a mesma: criar um inimigo pra desviar a atenção da população. A onda da vez é a esquerda e o comunismo. Nos EUA é a ‘luta contra o terror’, no Irã o inimigo é Israel, em Cuba é o governo americano, na Rússia são os separatistas… and so on.

        • Vc tem a opção de moradia em Cuba, Venezuela, China ou Coréia do Norte.
          Escolhe aí, almoce bem, leve papel higiênico em estoque e seja feliz.

        • Felipe Rafael

          Perfeito!

    • quem ta seguindo isso sao empresas muitas vzs enraizadas lá, lol

  • Gustavo Sarmento

    “O que é bom para os EUA, é bom para o Brasil”.

    2017, e essa mentalidade persiste.

    • Lucas Timm

      Pior é que tem gente que acha que o que é bom para a Venezuela, é bom para o Brasil.

      • Rodrigo

        Pior é que tem gente que acha que o que é bom para o Brasil, é bom para o Brasil. 😛

        • Jefferson Viana

          ahahahaahahahahahahah

      • Gustavo Sarmento

        Existe, é? Não conheço. Conta pra nóis ae.

        • worldchanger

          As pesquisas de intenção de voto mostram que, no momento, esses imbecis são a maioria. Talvez você ande vivendo em uma ilha.

        • jacob

          Tinha um monte de gente compartilhando até pouco tempo atrás os maravilhosos R$0,03 por litro de gasolina da Venezuela.

    • OverlordBR

      YANKEES GO HOME!

  • Guto

    Voltando aos tempos de LAN Party, DVD pirata e 1001 jogos da PC Gamer…

  • Andre Kittler

    O problema não é imitar. Historicamente tudo que copiamos é violentamente piorado (adaptado?) para o consumidor brasileiro.
    Um simples exemplo: se lá tem limite de download aqui o limite é de 10 ou 20% do que eles possuem.
    Se lá a internet virar TV a cabo…. espero que aqui vai virar TV a cabo onde a maioria não terá condições de pagar o pacote completo e terá de escolher os canais (sites) que mais necessita.

  • Isso vai dar merda, o tamanho das franquias que as operadoras brasileiras querem praticar vão nos mandar de volta a 1990, vão implodir a internet dessa forma, eu por exemplo preciso e 300 gigas mensais no mínimo pra ficar de boa, nem o plano mais caro oferece isso, adeus streaming e download de jogos.

    • DP4K32B

      Calma que vai ter plano ilimitado sim, fica de boa.

      Só vai custar-lhe 999999999999999,99 telecom$

    • Uso em média uns 700GB por mês…. incluindo trabalho… imagine eu…

      …bora voltar a comprimir em flv pra mandar os vídeos pro YouTube novamente… se ainda houver isso num futuro próximo…

      • Gaius Baltar

        Pior. No teu caso você terá que gravar num Bluray e mandar por correio para a sede do You Tube.

        • Eu, JÁ GRAVO as coisas num BluRay…. agora é depender dos Correios e… e…. AH CARA, PARA COM ISSO!

          • Vin Diesel

            leia meu comentario. é lindo um pool de empresas de internet querer fazer o diabo, e fazer o consumidor q nao pode fazer nada aceitar o que ela quer, mas brigar com grandes empresas ai o buraco é mais embaixo… duvido. sera muito comentario e tempo perdido, vamos perder tempo com zueira q esse assunto ai é para os grandes.

          • Mas acho que após o start, não vai adiantar fazer nada…. é um conformismo velado que habita nos Fantásticos Seres da Banânia™… a gente se acomoda…

            Ao primeiro sinal do apocalipse, iremos nos “adequar”… é o que acho…

          • Vin Diesel

            nós sim, mas as empresas que faturam não… são todos contra as operadoras… todos de olho na sua grana, se vc se acomodar… elas não vão…

          • Foi o que eu disse, hábito nosso… do povo…

          • Gaius Baltar

            Hahaha. É os comentários irão por carta.

          • Como faço pra moderar?

          • Gaius Baltar

            Você manda um telex e fala pro You Tube apagar o comentário. E rasgar a carta, claro.

    • Luiz

      vou mudar para o Japão.

      • jacob

        Boa sorte com pr0n censurado.

        • Lucas Timm

          Mas tem os tentáculos. Não chega a ser ruim.

  • Vin Diesel

    só rindo aqui… operadoras versus o restante das empresas que tambem ganham fortunas… nem precisa levantar a bunda gordo tetuto, uma balaio de engravatados com dinheiro de grandes corporacoes não vão deixar isso acontecer… não é porque um grupo de operadores de internet ficou faminta que os outros vao deixar elas ganharem sozinha…

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Eles vão fazer acordos entre si. eles sempre fazem, afinal, são nossos inimigos.

      • Vin Diesel

        so vao ampliar esses pacotes q hoje sao gratis… na internet fixa nem em sonho eles vao mexer no vespeiro…

    • Gaius Baltar

      As restantes empresas têm bala na agulha para conseguir acordos diferenciados, o usuário doméstico não.

  • Kelvin James Ayres

    …agora com o ‘neo-fhc’ no poder isso vai ser possível…

    • Lucas Timm

      Vitória foi o Marco Civil da Internet, da Dilma Roussef, né? Muito bom, AHAM.

    • Parabéns, fez um belo omelete, continue assim que teremos o pai dos burros de volta ano que vem!

  • major505

    Porque´e que a gente só copia merda dos EUA?

    Tudo que eu queria era viver em um lugar tipo Texas e ter a liberdade de comprar uma metralhadora e uma garrafa de tequila no mesmo dia,

    Ai invés disso copiamos a modinha de traffic shapping

    • Ivan

      fazer a compra do mes e comprar uma metralhadora na mesma loja.

  • Ajit PaiAço 🤡

  • EmuManíaco

    Basicamente as pessoas vão aprender a consumir e se adequar. Tudo tem custo a pessoa gostando ou não. Pessoal que abre youtube em 1O8Op pra OUVIR musica é o culpado.
    Empresas de games que lançam jogo com 25OGB sem se preocupar com compressão, optimização de espaço e etc… Tão no mesmo balaio.

    Independente do que mudar eu me re adaptarei. Eu não sou provedor e similares pra saber o quanto custa manter um serviço absurdo como a internet é. E olha que fiz estagio em provedor durante os anos noventa.

    • “Pessoal que abre youtube em 1O8Op pra OUVIR musica é o culpado.” — Perfeito! &;-D

    • Guilherme

      Me parece que estas questões que você levanta seriam “resolvidas” com franquia, não escolhendo com o que eu uso a Internet.

    • Paulo Igor Garcia

      Você fala disso na internet móvel ou na fixa? Porque em casa eu tenho costume de so assistir os videos em qualidade máxima para melhor audio e imagem. O que eu devo fazer?? Pergunta sem ironia. To ficando com medo dessa bagaça.

  • É oque acontece quando se elegem políticos comprometidos apenas com o patrocinador da campanha. Você prejudica a população e as empresas pequenas, favorecendo logicamente os oligopólios.

    • Gaius Baltar

      Há algum político que não seja comprometido com o patrocinador da campanha?

      • Daniel Tiecher

        Alguns poucos, mas esses são chamados pela mídia, que tem os mesmos patrocinadores, de taxistas, radialistas, cinegrafistas e por aí vai…

        • nayara

          mídia é o quarto poder.

      • Tem aqueles que ao menos tentam balancear os interesses do povo com o do patrocinador, ou ao menos procuram patrocinadores com um pouco de ética. Mas isso pra mim é a razão de eu apoiar o financiamento publico de campanhas, não nos moldes que esta sendo planejado no Brasil aonde quem decide para onde vai o dinheiro são os presidentes dos grandes partidos. Pra mim tinha que ter um vestibular pra ser político, e os melhores ganhariam a verba publica pra poder concorrer aos cargos.

        • Gaius Baltar

          Político é em geral um oportunista, no Brasil ainda mais. Não conheço nenhum político brasileiro sério e altruísta, mas já não moro ai há 20 anos.
          O financiamento público das campanhas eleitorais é por princípio algo positivo, mas no Brasil nada funciona de maneira correta, então logo haveria desvios, o caixa 2 continuaria, etc. Mas concordo que é melhor que a fórmula atual.
          A sua ideia de vestibular não resolveria, pois o concurso não mediria honestidade e sim conhecimento. Quantos juizes e funcionários de carreira corruptos aparecem nas notícias? Gilmar Mendes certamente passaria nesse vestibular, ele seria uma pessoa indicada para ser um governante?

          • O vestibular não mede honestidade, mas é preciso ter uma forma de escolher quem vai concorrer diferente do atual, aonde apenas os apadrinhados do presidente do partido concorre, evitado a renovação e tornando os cargos políticos praticamente herança de família.

          • Gaius Baltar

            Uma das soluções seriam as candidaturas independentes de partidos, onde qualquer cidadão pudesse pleitear um cargo independente dos caciques.
            Aqui em Portugal já há candidaturas independentes para as prefeituras, onde qualquer lista de cidadãos que consiga um número mínimo de assinaturas (consoante o número de eleitores da cidade) pode concorrer de igual para igual com os partidos.
            Para a presidência da república teoricamente a eleição é independente, mas na prática os vencedores são sempre os candidatos apoiados pelos grandes partidos.

          • Jefferson Viana

            Entramos em um circulo eterno, a melhor forma é escolher melhores politicos, pra isso o povo deve ter melhor educação, mas pra ter melhor educação precisamos ter melhores politicos,

    • DanielBastos

      E ao que consta, isso iria acabar com a introdução do financiamento público de campanha.

      O que duvido que aconteça baseado no lobby que está por vir.

  • Por estes e outros motivos:
    1) Só vejo filmes em resolução SD (Netflix);
    2) Apenas compro jogos box ao invés de downloads;
    3) E pago pelo plano mais em conta do mercado!

    • Matheus Lopes (matheuscl)

      Vlw mas steam não vende jogo fisico, meu trabalho não permite tal facilidade E DIGO MAIS, não paguei um balaio na minha TV de 50″ pra não ver na melhor qualidade possivel…

      • É que jogo em um video-game (Xbox One) e assisto filmes em uma TV de 32″… &;-D

        • Matheus Lopes (matheuscl)

          ah cara, sei lá, só assistiria filme em SD se fosse uma tv 720p…

    • Gaius Baltar

      Sim, em 1997 a Netflix entregava o DVD em casa. Mas já não estamos mais em 1997…

  • Fernando Silva

    Ou, dá uma revisada no texto. Tem partes que estäo sofríveis para entender…

  • Então vamos organizar uma grande manifestação na Internet para reclamar… não péra…

  • Paulo Canedo Costa Rodrigues

    Esta história do zero rating já foi a maior prova de que esse marco civil não serve pra nada.

  • Douglas do Espirito Santo

    Quais são as chances dos esquerdistas;Lula,Dilma/PT e o islâmico-comunista Queniano Obama/Democratas,terem adotado a lei da neutralidade da rede com boas intenções?Só se foi um acidente.Quanto ao suposto mesmo tráfico para todos vocês só podem estar brincando,se mudem dos grande centros,nas periferias você paga 100 reais por 2 mg e as operadores se recusam a ampliar para míseros 4 mg,faz 10 anos que o solicito e eles me dizem que o motivo é a limitação técnica, é mentira ,a limitação é econômica mesmo,a minha quero dizer,mesmo que 100 reais por 2 mg seria um preço abusivo em qualquer pais civilizado,ou países que não entreguem sua telefonia para países do terceiro mundo como o MÉXICO ou do segundo como
    Espanha ,Itália e Portugal dependentes da mesada da União Europeia,afinal porque privatizar para nações atrasadas como EUA,COREIA e Japão se pode vender a nossa telefonia com o nosso próprio dinheiro emprestado pelo BIDS,(BANDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO SOCIALISMO)PARA ESTAS POTÊNCIAS QUE NÃO SABERIAM INSTALAR NEM MESMO UM TELEFONE SEM FIO COM COMPETÊNCIA .

    • nayara

      e você acha que com isso vai mudar alguma coisa? Só o lucro das operadoras.

    • Felipe Rafael

      Pontos.

      Na língua portuguesa existem pontos.

      Eles ajudam pacas!

      • Maximus_Gambiarra

        E no teclado tem neutralidade. Um ponto custa a mesma coisa que uma vírgula ou um espaço.

        • Felipe Rafael

          É que tem gente que parece que escreve com alguma entidade incorporada, dá até pra ver a boca cuspindo saliva e acumulando cuspe no canto da boca.

  • Inquisidor

    vishi, vou fazer o download do wikipedia inteiro, talvez esse monte de bits acabe valendo muita grana num mundo onde a internet é limitada

  • Lucas Timm

    Caso ganhe, o que não é difícil os usuários finais, startups e pequenas empresas se verão presos a conexões mais lentas, traffic shaping e bloqueio de serviços e sites a menos que paguem mais, entre outras mumunhas e mesmo em caso de derrota essa não é a competência da FTC. É como colocar a Anvisa para cuidar da investigação de homicídios.

    Senso comum: O leigo tende a achar que a conexão dele é imaculada, que os pacotes que saem do roteador da casa dele vão chegar com prioridade máxima nos servidores do facebook.

    Uma lei que “garante” uma neutralidade que nunca existiu (e que é bem difícil de ser fiscalizada, aliás, quem é que fiscaliza? A ANATEL? HAHA) na prática vai atender um propósito contrário a ela. É muita ingenuidade acreditar que uma lei vai ser criada para “defender” o consumidor num aspecto tão abstrato assim.

    Também, a infraestrutura da internet nunca foi neutra nem democrática. Em camada dois mesmo, protocolos colocam headers em pacotes que, se ativados, não serão transmitidos por propósito X ou Y. O interesse aí nunca foi nobre, a lei só serve para tirar vantagem em coisas assim.

    E bem na boa, tô bem querendo que se explodam. Apoiar o marco civil da internet com a desculpa de “garantir a neutralidade da rede” foi uma idiotice sem tamanho, e *muita* gente avisou. Eu, inclusive.

    • gfg2

      Poisé, eu cansei de argumentar que ia dar merda, debati até com palestrantes todos só falavam dos benéficos imediatos.
      No mais pode ficar tranquilo que tudo vai explodir, enquanto tiver futebol, novela e carnaval ninguém vai tirar a bunda do sofá., mas petições do avaaz vai ter umas 5mil.

      • Lucas Timm

        E a culpa vai ser do Temer, sempre ele

        • nayara

          Era do PT

        • gfg2

          Ou em quem for mais conveniente.

        • Bom, a culpa geralmente é de quem esta no poder, pra mim é mais errado a galera que quer colocar a culpa toda no governo anterior pelos problemas do atual. Mas o problema é que o povo não entende que o executivo não tem poder de fazer nada sozinho, temos um presidencialismo de coalizão ( acho que termo certo deveria ser de coação ) todo parlamento é responsável pelas merdas, por que pode impedir o presidente de fazer qualquer coisa e também pode fazer oque quiser. Um presidente pode por exemplo vetar uma lei, mas se o congresso quiser votar mais uma vez uma matéria, ele derruba o veto, orçamento, aumento de salário, varias coisas o parlamento decide e o presidente não pode fazer nada. Esse cenário favorece muito a corrupção, pois o presidente se não quiser ser destituído precisa distribuir favores lícitos e ilícitos para ter governabilidade. Talvez se a gente tivesse parlamentarismo as pessoas tivessem maior noção da importância do congressista e votaria um pouco melhor.

    • jacob

      É por isso que eu digo que neutralidade de rede é coisa de quem não entende o mínimo sobre como a Internet realmente funciona.

      • Lucas Timm

        E é mesmo.

    • Jorge Dondeo

      Brasileiro adora lei, no Brasil tem lei até pra dizer onde cachorro tem que cagar. Sei lá como, na cabeças desses iluminados, mas leis vão melhorar o país, mas fazer o que?

      O que é mais estranho é o jeito que eles veem as coisas, da a impressão que antes do Marco Civil, não existia internet, ta cada dia mais cansativo discutir.

    • Tchaki

      No que eu entendo, a neutralidade da rede garante que se eu quiser acessar o site do “boicotar operadora X”, eu acesso e ponto. Obviamente a prestadora consegue e provavelmente vai dificultar meu acesso, e quando eu reclamar, vão dizer que o problema é no site em questão e não com eles.
      Se ocorrer muito, e muito descaradamente, eles podem até ser processados e ter que pagar uma grana pelo ocorrido.
      Agora, se a lei permite que eles bloqueiem acesso a site X a qq momento, então eles vão bloquear e vc que se foda. Quer assistir netflix? pague aí os 30 contos deles mais 200tão pra gente, ou nada feito. quer discutir poliítica? não vai pq é contra nossos termos de uso. Quer aprender a calcular os custos envolvidos na sua conta de telefone? aqui não. Sites como o Reclameaqui? veja todas as reclamações contra a concorrente mas nada sobre a nossa…

      Apesar de muitos possíveis problemas, ter a liberdade para acessar o que eu quiser mantém certo nível de justiça. Nada próximo a ser perfeito, mas é melhor que nada. e pensar que a as empresas vão acabar se regulando por si próprias, isso sim é pura estupidez.

      Ou alguém aí está a fim de pagar pacotes extra premium plus só pra poder vir aqui comentar sobre o que pensa sobre telecomunicações?

  • MxlBR

    Internet é manifestação, é comunicação, é informação, é educação, seja para coisas ruins, como para coisas boas.

    O maior medo do establishment é do povo aprender a usar a internet como meio de fiscalização dos governantes, através de portais da transparência, divulgações de maracutaias e organização de mobilizações sociais.

    Bem, creio que se perdermos esta batalha, “1984” é logo ali.

    Vamos para rua, pelo amor de Deus!!!

    • nayara

      se você for vai ser chamado de comunista, esquerdopata, etc.

      • MxlBR

        Realmente, o povo não sabe o que é exercer a cidadania. A ignorância é investimento.

    • 13582196

      Na boa, mas internet também é negócio, principalmente para sustentar famílias dos trabalhadores que a mantém funcionando, pois como você já deve saber, não existe almoço grátis.

      • nayara

        Sim, mas negócio envolve duas ou mais partes. Quando um lado manipula o mercado para conseguir vantagens indevidas sobre os demais nós temos um problema. Por isso ninguém pode ter controle total sobre a Internet.

        • 13582196

          Para isso existem, ou deveria existir, leis para punir concorrência desleal, mas jamais deveria regular todo o mercado com uma ditadura!

      • MxlBR

        Sim, também é. Mas qual o prejuízo de garantir acesso livre à todos os sites?

        • 13582196

          Acesso livre é uma coisa, acesso grátis e pago são outras coisas, e algumas pessoas sempre acabam pagando e caro pelo abuso que os outros cometem.

          • MxlBR

            Mas grátis como? Abuso como?

            Por favor, não leve meus questionamentos como uma provocação, na verdade eu gosto de debates, pois aprendo muito.

            Até o momento, eu sou totalmente a favor da neutralidade da rede, mas posso estar equivocado por ignorar algumas nuances, do jeito que está, qual o problema, que lhe motiva a ser contra a neutralidade da rede?!

          • 13582196

            Que isso cara, sei que você é legal, não levei na provocação.

            Pelo meu entender, neutralidade na rede deve ser apenas sobre o direito de poder opinar, informar e denunciar qualquer coisa sem sofrer tipo de perseguição, motivo pelo qual uso esse nick.

            Empresas tem despesas como IPTU, energia, água, instalação de satélites, fibra, salários, manutenção e outros custos envolvidos na retransmissão de dados que são contabilizadas, e ainda precisam de dinheiro para aprimoramentos futuros, como a implementação do 5G e a Internet Gigabit.

            Exemplo: os noias que vivem roubando cabos pra comprar sua droga e as empresas que tem de repor sem custos aos consumidores enquanto nós consumidores temos que esperar os funcionários reporem o cabo roubado.

            Quando falo sobre abuso da rede, considero os que consomem pouco conteúdo mas arcam com os gastos daqueles que congestionam a rede com lixo, e ainda ficam reclamando que ela está lenta, tipo lag.

            Deixe-me tentar fazer uma analogia com restaurantes, tipo por kilo, self-services e tal.

            Num restaurante por kilo, se tem duas pessoas, sendo uma que consome 250 gramas e outra que consome 1/2 kilo, elas pagam de forma justa pelo peso que comeram.
            Enquanto isso, num restaurante onde se paga apenas a entrada e come-se à vontade, a pessoa que consome pouco acaba bancando a comilança de um glutão que consome muito e esse restaurante lucra sobre quem come pouco;

            Já em outros restaurantes você paga apenas pelo prato que escolheu consumir, seja um P.F., seja uma feijoada, e por aí vai… E isso são negócios.

          • MxlBR

            Entendi. Mas acho que estamos partindo de premissas erradas.

            Pelo que eu entendo, sobre neutralidade da rede, é que as operadoras não podem cobrar preços diferentes para acessar diferentes sites/aplicativos, como os pacotes de TV à Cabo.

            Por exemplo, por 9.99, você tem acesso ilimitado a facebook, twitter e whatsapp. Mas você não tem acesso aos demais sites, como os portais de notícias, artigos especializados em assuntos de direito, ciências, política, educação, etc.

            Por 19.99, você teria acesso ao sites do grupo UOL, + face, tt, e whats. Mas sem acesso a outros sites.

            E vamos supor, a net faz parceria com o grupo uol, boicotando os demais sites em seus pacotes.

            Já a velox fez parceria com o grupo globo, com exclusividade.

            Entende, o consumidor não terá a liberdade de acessar o conteúdo que quiser, ficando à mercê das escolhas das operadoras. Isto é muito grave.

            E, no meu ponto de vista, a internet hoje é tão essencial quanto a energia elétrica.

            Nós temos tarifas de energia elétrica diferentes entre o usuário doméstico, comercial ou industrial. Há diferenças também para as tarifas urbanas e rurais. Mas eles podem usar a energia em qualquer coisa que desejam, a qualquer momento.

            Ah, e o roubo de fiação é um risco da atividade empresarial. Bastava as empresas fazerem essas fiações subterrâneas, mas sairia mais caro, então no custo/benefício, para eles compensa fazer fiações aéreas, com os furtos eventuais, do que investir em fiação subterrânea.

            E as despesas com os furtos já está embutida no preço do produto cobrado do consumidor, através da previsão orçamentária. Portanto, não é sem custo ao consumidor, nós pagamos também a reposição das fiações furtadas, manutenção da rede, etc.

          • 13582196

            Entendo seu ponto, mas no Brasil pelo menos, como sites não fazem parte do provedor, isso já configura crime de venda casada.

            No caso de seguro, como ocorre com os carros, quanto maior a quantidade de furtos, maior o valor pago na mensalidade, e como já estamos discutindo, para empresas tudo é desculpa para aumentar os preços para o consumidor.

          • MxlBR

            Não vai configurar venda casada, pois as TV por assinatura é assim, dividida em pacotes, e não é considerada venda casada.

            E sim, realmente toda desculpa para aumentar preços é usada pelas empresas.

          • Mirai Densetsu

            Reparou que a discussão não é sobre internet grátis?

          • 13582196

            claro que é, pois também afetará o acesso gratuito a sites, não?

          • Mirai Densetsu

            Que eu saiba, o cliente, o dono do site e até mesmo o provedor pagam pela banda que usam. E os donos de site tem cobrado pelo conteúdo em forma de anúncios.

          • Mirai Densetsu

            Como assim gratuito? Tem nada grátis na internet.

            A neutralidade é sobre o controle que seu provedor tem sobre o que você pode ou não acessar.

          • 13582196

            O acesso ao MeioBit é gratuito, ops, esqueci que é pago pelo patrocinador! kkkk

          • Mirai Densetsu

            Anúncios, cara. Anúncios.

  • Leon

    Estamos TODOS fodidos nessa caralha mesmo, é retrocesso atrás de retrocesso o tempo todo.

    • CD alternativo comprado na feira vai voltar a bombar.
      Cuidad del Est já está vendo as vendas aumentarem novamente.

  • anz

    O jeito vai ser votar no lula outra vez, aff…

    • Ivan

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luiz

    Mas tava demorando

  • É tão facil enfiar o pau no cu dessas companhias, para de usar o serviço pow!!! Cancela esse caralho e ainda diz que o motivo do cancelamento é o abuso da companhia nos seus serviços! Simples, ou eles fazem como nós queremos, ou não tem o dinheiro que eles querem. Quero ver o caixa secando se não voltam atrás

    • Mirai Densetsu

      Nenhum boicote tem efeito se não for feito por uma parcela significativa dos consumidores.

    • Tchaki

      boa sorte em convencer seus vizinhos a ficar sem facebook…

  • Vagner Da Silva

    Se é pra imitar pq não imitam a internet da coréia do sul?… trabalhar direito ninguém quer.

    • Tchaki

      eles só vão tentar imitar quem dá mais lucro… imitar a Coréia do sul não dá, eles teriam que aumentar muito o investimento e manter o lucro atual… totalmente “inviável”.

  • Jorge Dondeo

    Ué, eu me lembro de existir internet antes do Marco Civil, ou eu estava preso em alguma simulação?

  • Rafael Fernando

    Nesse caso, teremos que sair as ruas e chutar a bunda desses fela.

  • Lui Spin

    Barack Obama e Dilma Rousseff já são ótimos argumentos contra. Tudo que eles fizeram, é melhor desfazer.

    No mais, quanto menos regulamentação, melhor.

    • Tchaki

      Ter menor nível de regulação seria ótimo naquele mundinho utópico em que a companhia que te vende o acesso à internet não está interessada SOMENTE em ganhar o máximo possível de dinheiro com o mínimo de investimento necessário…

      • Lui Spin

        Menor nível de regulação, menos regulação, regulação mínima não é o mesmo que sem nenhuma regulação.

  • Jesse Queiroz

    “..também oferecendo melhores condições para quem pode pagar mais.”
    Como é Brazil, sabemos que a prática vai ser “oferecer a mesma merda de hoje para quem pode pagar mais, e oferecer serviço ainda pior para o consumir comum”.
    País ridículo.

  • Marcvs Antonivs

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis