Elon Musk realiza sonho da GM e vai mandar a Tesla pro espaço

muskmarte

Quando a SpaceX foi testar a cápsula Dragon, precisava de uma carga. Isso é comum em exploração espacial, a demonstração e certificação exige que o foguete simule uma carga útil. Normalmente usam-se cilindros de metal, em alguns casos a NASA usava versões das cápsulas Apollo simplificadas, chamadas carinhosamente de boilerplates, ou caldeiras, que em português a gente chama de boiler.

A massa de teste da Dragon foi bem diferente. Eles usaram… um queijo. Agora com o lançamento do Falcon Heavy, que deve acontecer no começo do ano a SpaceX queria algo mais pesado que um queijo. Eu perguntei pro meu chapa Elon o que ele estava planejando. A resposta: a coisa mais boba que você pode imaginar.

Agora ele revelou o segredo, em um tweet:

screenshot-04_12_2017-13_56_13

Isso mesmo. Ele vai mandar o próprio carro, um Tesla Roadster do modelo antigo para a órbita de Marte. Não orbitando Marte, aí é bem mais complicado, mas em uma órbita de transferência de baixa energia, uma Manobra Hohmann, pro pessoal do Kerbal. Conseguirá um fly-by? Não sei, não há dados suficientes ainda, e não importa.

spacex_falcon_heavy_launch_pad.0.0

Ele vai lançar um carro, UM CARRO no espaço interplanetário, tocando Space Oddity do Bowie. Isso é tão épico que até tira atenção do resto do evento, TRÊS Falcon 9s pousando quase ao mesmo tempo. Dois em terra, um na balsa.

O Falcon Heavy no momento em que acionar os 27 motores se tornará o foguete mais poderoso em uso na atualidade. Mais que isso, ele terá o dobro da potência do segundo lugar. Vejam a capacidade de carga para órbita baixa:

fheavycarga

Um Tesla Roadster pesa 1,3 tonelada, ou seja: o Falcon Heavy vai ter potência de sobra pra injetar o bicho em direção a Marte. Nós ganharemos um show e a Tesla vai ganhar publicidade gratuita em todos os veículos de comunicação do mundo.

Well played, Elon.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples