PS+ ou Live Gold, qual rede foi mais generosa em 2017?

live-plus

Você pode até não gostar muito da ideia de ter que pagar uma assinatura para poder jogar online no Xbox One ou no PlayStation 4, mas isso já se tornou algo comum para quem possui esses consoles. Para minimizar um pouco o impacto dessa cobrança, tanto Sony quanto Microsoft oferecerem alguns brindes para os assinantes e o principal deles certamente é “dar” uma seleção de jogos todos os meses.

Tentar apontar qual das duas redes oferece uma lista de jogos mais interessante pode ser uma tarefa bastante pessoal, mas o site Polygon fez um levantamento para tentar obter essa resposta e para isso elaborou dois posts (Xbox Live e PS Plus) com o resultado.

Para resumir, quando se trata dos títulos dados pela PlayStation Plus, tivemos no total 74 jogos, sendo que a média de pontuação obtida por eles no Metacritic foi de 71,3. Já em relação ao preço que economizamos ao não termos que pagar por eles foi de US$ 1.287,25.

Passando então para aqueles que a Xbox Live Games With Gold ofereceram neste ano, ao todo foram 48 jogos, com uma média de 77,19 no Metacritic e um valor economizado de US$ 1.029,52. Um detalhe importante no caso da Live é que todos os jogos de Xbox 360 que fizeram parte das listas são compatíveis com o Xbox One.

Diante de tais números acho que podemos chegar a algumas conclusões. A primeira é de que apesar da PS Plus oferecer muito mais jogos do que a Live, na média o valor deles é inferior. Além disso, vale considerar que boa parte desses jogos são compatíveis apenas com o PlayStation 3 ou o PS Vita, logo, se você não possui as três plataformas, infelizmente ficou sem ter acesso a boa parte da biblioteca oferecida pela Sony.

Já em relação aos grandes destaques de cada rede, na Live podemos citar o Bayonetta e o Tales from the Borderlands, títulos que obtiveram as melhores notas no Metacritic, com 90 e 88 respectivamente; ou ainda o Evolve: Ultimate Edition, que por US$ 49,99 foi o jogo mais caro dado este ano.

Já na PS Plus podemos destacar o Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e o Severed, que foram os melhores avaliados pelo Metacritic, com notas 93 e 87, respectivamente. Quanto aos jogos mais caros, tivemos o Just Cause 3 por US$ 59,99 e o Earth Defense Force 2025 por US$ 49,99. No Vita foi o Broken Sword 5: The Serpent’s Curse Episodes 1 & 2, por US$ 33,98.

Por fim, eu ainda citaria que a Live teve um jogo com média superior a 90 e 23 outros que ficaram entre 80 e 89. Já a PSN também contou com um título acima de 90, mas 14 no, digamos, segundo escalão.

O ideal então é que você dê uma olhada nos dois posts publicado pelo Polygon, onde o autor detalhe cada lista (Xbox Live e PS Plus) e mesmo repetindo que achar esta ou aquela melhor é uma questão de preferência, eu diria que gostei mais do que foi oferecido pela Xbox Live. Um dos motivos são os jogos propriamente dito, que considero de maior porte, mas outro é o fato de o console da Microsoft contar com retrocompatibilidade. Assim ao menos o usuário tem acesso a tudo o que é disponibilizado aos assinantes.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Lee Batista

    Apesar das bombas que a live trouxe nesse ano, particulamente uma coisa se salvou, a gamepass e a gold por 1 real cada.

    • Cocainum

      Se não estou enganado, também tivemos a Live Gold por R$ 2,00 pelo menos umas duas vezes em 2017.

      • Guilherme Garcia

        uma vez em julho, e em junho na live americana pro XBOX ONE ficou 1 dolar por 1 mês!
        porém se você tivesse um 360 esse mesmo dólar valia para 3 meses! Mas aí ja foge da gwg né

        • Cocainum

          No começo do ano também teve.

    • Gabriel Pescador

      Sim, mas só pra jogador novo, quem é jogador antigo e sempre tá assinando ficou olhando com raiva o descaso.

      • Jackson Wanderson

        faz igual a todo mundo. cria um perfil novo e pronto. vc faz download no perfil novo e joga no seu!

        • Gabriel Pescador

          Certo, mas se vc quiser jogar os jogos grátis vai poder só em um mês, depois tem que assinar novamente se quiser continuar jogando eles ou terá de compra-los.
          Esse negócio de ter de fazer um perfil Novo pra aproveitar uma promoção que deveria ser pros antigos também é ridículo, nem todo mundo zera 4 jogos em apenas 1 mês nem gosta de ter de usar um monte de perfil.

          • Cocainum

            Não precisa zerar 4. Apenas 2, hehehe. Os de 360 você pode deixar para mais tarde…

          • Gabriel Pescador

            Vdd, mas mesmo assim só consegue zerar quem tá de ferias … Muito pouco tempo, ainda mais se os jogos forem grandes.

  • Maom
    • Cocainum

      É isso aí, Moisés. Separa esse mar de fanboys. Xbox de um lado e PS4 de outro.

    • fez eu ficar rindo que nem um doido na fila👏👏👏👏👏👏

  • Adriano De Lima

    Ainda assim, acho muito errado cobrar pra jogar online.

    • a potato

      Então não pague.

      • Adriano De Lima

        Exatamente por isso que não possuo estes consoles, a questão que ainda não foi abordada aqui (ao menos desde a última que conferi) é receber jogos “grátis” não deveria ser considerado uma boa ou mesmo justa compensação pelo pagamento da Live. Uma vez que a pessoa compra o console e o jogo, vê propaganda na live e ainda assim paga pra poder jogar online. Não considero isso um bom negócio. Melhor pagar um preço menor nos jogos de PC e ainda não pagar pra jogar online. Além de poder escolher livremente o que se quer jogar, sem ser “obrigado” a receber o lhe é ofertado a cada mês, no equipamento e sistema operacional que bem entender.

        • EmuManíaco

          Sua visão de funcionamento e uma rede como a live, psn é meio pobre…
          Fosse simples assim seria facil.

          • Adriano De Lima

            Seu argumento baseado apenas em AD HOMINEM é uma vergonha, por favor a comentar quando tiver ao menos um argumento válido para prosseguir com a discussão.
            Se a minha visão (suas palavras) da Live/PSN é muito pobre, então explique com maior RIQUEZA de detalhes como elas funcionam e tente justificar (ou demonstrar sua síndrome de Estocolmo) porque estas empresas precisam te cobrar esta taxa?

            Uma vez que no passado a Sony só passou a cobrar quando a Microsoft veio cobrando pela Live e os usuários toparam pagar e agora a Nintendo também passou a cobrar, quando antes não cogitava fazer isso.

          • EmuManíaco

            O que eu fiz foi apenas informar que sua argumentação não leva em consideração um monte de fatores … AD Hominem é outra coisa…

          • Adriano De Lima

            Você não trouxe ABSOLUTAMENTE nada para dizer que os dados que apresentei são “pobres” para demonstrar como a rede online funciona, entretanto não justificou nenhum dos meus argumentos, apenas me atacou diretamente e isso é AD HOMINEM, o que devo dizer é uma lástima, tinha esperança de que você poderia enriquecer a discussão dando um vislumbre de como estas redes funcionam e do porque é vantajoso para os jogadores pagarem pela manutenção desta imensa rede, sendo que o jogador já paga pelo hardware, pelo jogo em si, quando vê propagandas na interface e também os desenvolvedores já arcam com custos de manter seus servidores funcionando.

          • Vitor Ferreira

            Na verdade ele não sabe o que é ad hominem. Ele quer falar bonito como se as outras não soubessem o significado.

          • Adriano De Lima

            Vitor, você está questionando se eu sei o que é AD HOMINEM ao me atacar ao invés de conversar sobre o tema do artigo. Não desperdice energia assim por favor.

          • Adriano De Lima

            Continua sem apresentar nenhum comentário relevante ao tema, agora está tentando justificar seu ataque inócuo.

          • Vitor Ferreira

            O cara fala que joga no PC e não tem problemas com cheaters, mas crítica o argumento dos outros dizendo que é “ad hominem”.
            Se eu não jogasse no PC, até acreditaria que você teve a sorte de nunca ter problemas com cheaters.

        • Alexandre Leite

          E montar um PC pra jogar os top de linha, acha que custa barato? Acho vantagem assinar, e quem reclama do preço e pq não sabe pesquisar pq a americanas ate semana retrasada estava custando 90 com a possibilidade de parcelar.

          • Adriano De Lima

            Você pretende realmente calcular o custo total de propriedade de ambas as plataformas?

            Neste caso os custos vão ser ainda mais baratos para a plataforma PC.

            Novamente com a vantagem que você escolhe quando, quanto e como deseja adquirir seus jogos e equipamentos. É possível inclusive manter uma mesma máquina base por mais de uma década rodando jogos com excelente qualidade técnica com apenas pequenos upgrades a preços muito acessíveis mesmo no Brasil onde se pode adquirir jogos com poucos dias depois do lançamento por menos da metade do preço de lançamento que já é muito mais barato que o preço do jogo pra console.
            Somente com a diferença de preços dos jogos já faz o custo total de propriedade no PC ser muito mais vantajoso.

          • Banzeh

            Cara, só uma placa de vídeo decente é preço de um console. Em nov/2014 eu peguei o xone por 1322, com Call of Duty Advanced Warfare, Assassins Creed Unity e GTA 5. A live eu peguei uns 5 anos por +- 80 reais cada em promoção.

            Só a GTX970 e a fonte foi mais cara que tudo isso. Ainda tem que contar a placa-mãe, processador, cooler, memória, teclado e mouse. Não vou nem colocar o monitor pq pro console precisa de um pra jogar tbm.

          • Adriano De Lima

            Essa comparação de HW é injusta. Uma GTX970 entrega muito mais do que o Xone original entrega. E eu paguei um preço muito bom na minha GPU (R$1333) quando ela começou a ser vendida no Brasil, ou seja antes do lançamento do Xone eu já tinha um HW superior e pagando MENOS que o Xone no seu lançamento.

        • Jose Francisco Neves

          O foda do PC, e que se vc não jogar jogos principalmente fps apenas com amigos e em servidores restritos, muitas das vezes vc ficará frustrado com o tanto de hacks que há nos servidores, por isso migrei para os consoles, pq além da igualdade de hardware entre os jogadores, a também a segurança de saber que vc esta jogando de igual por igual com outros jogadores, sem a influencia de hacks chiters.

          • Adriano De Lima

            Nunca tive problemas com cheaters, exceto quando tentei jogar uma demo do Battlefield 3. (sim, faz muuuuuito tempo isso)

            Sempre procuro jogar com amigos, mas também não tive dificuldade em conhecer gente muito legal pra jogar online no Steam.

          • Russo

            Cara, eu sou jogador de pc ferrenho, master race na veia, mas falar que nunca teve problema com cheater jogando no pc é meio forçar a barra. Sempre sofri com essas pragas.

          • Adriano De Lima

            Pois é, nunca tive, muita sorte talvez? =D

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            marromenos, mas concordo que a incidência é BEM menor.

        • Mendes Junior

          Que propaganda tem na live? Além dos produtos M$?

          • Adriano De Lima

            Cada região mostram propagandas diferentes, mas elas não estão ali de graça, mesmo quando são da MS.

          • Rodman Mart

            Agora tem até propaganda Itaú. Um banner no cantinho mas tem.

        • Giuliano

          “Não considero isso um bom negócio” Eu pago US$ 59,99 (se procurar em sites como Amazon ou outros, vai encontrar Gifts cards de 12 meses por um valor menor ainda) e recebo jogos que valem aproximadamente US$ 1.029,52. Deixa ver aqui… uma diferença de US$ 969,51 economizados.

          Eu por muito tempo fui gamer de PC, eu sei o que é montar um PC do zero, peça a peça, coisa que essa geração nova nunca verá, de controlar clock via jumper… mas ok. O hardware de um PC deprecia muito mais rápido que o hardware de um console. Explico. Normalmente os jogos são feitos em PCs, desenvolvidos, testados, etc e depois, portados para os consoles. Nessa portabilidade, é feito uma coisa chamada OTIMIZAÇÃO, para que o console consiga entregar o que tu vê na tela do PC. Daqui a 1 ano mais ou menos, tu não vai ter hardware suficiente para rodar um jogo “no talo”. O Console vai fazer isso, rindo !

          Quanto a plataforma em sí, um console hoje é uma central de entretenimento, tu joga, vê filmes, vê TV, faz video chamada, etc. Ok, no PC também faz, porém a facilidade.

          Outra coisa, quero ver tu jogar os exclusivos do PS3,4 no teu PC !

          Bom, cada um na sua… se tu curte o PC, show de bola, para mim e muitos outros que preferimos o console, também ta show!

  • Alex Nfc

    Elis tinha q dá um jogo fraco i um jogo forte pra valer a pen

    • Yugi Nascimento

      😂😂😂😂😂Elis Regina gostou desse comentário.

  • LipeGates

    No geral os jogos dados pela PS Plus me agradaram mais, só InFamous e MGSV já valeram o ano.

  • Guilherme Garcia

    Pra mim a discussão termina quando um serviço da 48 jogos (fora os jogos de outras regiões que como esse mês vai disponibilizar 6 jogos) e outro serviço da 24! Se quiser agente já para aqui!

    Mas se quiser continuar eu rebato os melhores, Infamous? beleza até vai, apesar que tivemos, Ryse, AC, dark siders, forza 5 e outros mas blza.
    Metal Gear? aquele que o xbox tem no gamepass? que além dele você tem acesso a mais de 130 jogos?!

    Aí você vem e defende a plataforma xbox, e eu que sou o errado, eu que sou o caixinha sem jogo! kkkkkk pior que não da pra falar que não falta nem trailer pra esses caras, tem trailer de jogo pra 2022! kkkk deve ser doença msm!

    • HellTyranT

      O gamepass é um serviço gratuito?

      • Guilherme Garcia

        Ah beleza, quer tirar da equação? Uaau Metal Gear, mas repito Ryse, AC, DarkSiders, Forza 5, project cars!!

        • Guilherme Garcia

          fora que é 48 jogos contra 24, fora os que são de outra região! E o gamepass não é um serviço gratuito, nem a live gold, nem a ps plus!

          • Artur

            se vc escrever mais, de repente o xbox ganha uma geração…

            PS1, PS2, PS4 = Sony

            Wii = Nintendo

            MS? zero.

        • GigoCAP

          Tá ligado que a Plus também deu AC e esse mês está rolando Dark Siders, né? Quanto ao seu argumento, poderia muito bem um Sonysta falar “que bosta, a MS dá um Ryse 60, enquanto a PS da um inFamous 80 pros jogadores”…

          Complicado.

          • Guilherme Garcia

            uma DLC de ASSASSINS CREED? kkkkkk pois é, fim de papo msm! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tbm, pra quem venera uma dlc de uncharted, e outra, eu posso falar que metal gear ou just cause são jogos bem médios pois eu joguei os dois, e alguém da poneizada jogou Rise no playstation? ah taa entendi!

      • Guilherme Garcia

        Evolve, bayoneta! Pois é eu devo ser loco msm quem iria trocar o Metal Gear do Deus kojima por tanto AAA?

    • É sério que você só vê o Infamous de bom na lista do Plus? Ou a intenção é puramente causar confusão?

      • Guilherme Garcia

        Não, considerei o phantom pain tbm! teve o servered, mas esse não joguei nao posso opinar! Just Cause 3 meeeehh! Mas pra efeito de comparação podemos comparar com evolve e até ryse!
        E eu não quero causar confusão não, eu disse, pra todo efeito pra mim o papo acaba quando um é 48 e o outro 24!

        • Nesses 48 está contando os de 360?
          E assim, você não gostar do Just Cause 3 (ou dos vários outros jogos grandes que foram oferecidos), não é justificativa para desmerecê-los. Assim como não é usar o Gamepass, isso é outro serviço.

          • EmuManíaco

            Esqueceu tambem de jogos que foram dados durante o ano fora do plano games with gold. A microsoft sempre dá alguma coisa.

          • Acho que nem fiquei sabendo disso, mas de qualquer forma, não tem nada a ver com a assinatura da rede. Se foi dado pra todos, não faz diferença.

          • Guilherme Garcia

            não é pra todos, e sim pra quem tem a live gold!

          • EmuManíaco

            Alguns precisavam de live gold. Outros foram distribuidos usando a plataforma de video mixer.

          • Wanderley Gramani

            Acho q muita discussão e o principal não foi dito, os jogos do 360 são seus, mesmo q não renove a assinatura da live, desta maneira é infinitamente mais vantajoso a live. Isso a matéria não falou né, engraçado sempre fazendo controle de dano.

          • Guilherme Garcia

            booa! bem lembrado!

          • Sim, acho isso excelente na Live, mas não considero um ponto que sirva como diferencial. Agora, não entendi a questão de controle de danos.

          • Offline Mode ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Realmente concordo com você. Não entendi também a questão de controle de danos

          • Artur

            esse ai de controle de danos já é o delirio das ovelhinhas do Xbox Mingau, daqui a pouco pedem o teu curriculo gamer, ID, GT, e falam que vc é da midia sonysta.

            esse ai é bem adestrado….

          • Wanderley Gramani

            Controle de dano pq não comentaram sobre os jogos de 360 ser seu mesmo depois de não assinar mais a live, isso é uma questão q contaria muito a favor da live nessa matéria, principalmente onde aqui os eletrônicos, jogos, são absurdo as taxas cobradas tudo muito caro. Muitos q tem videogame os pais passam um perrengue para conseguir juntar dinheiro e pagar o console, então pergunte para eles qual eles preferem se vc contar para eles que na live dos 4 jogos, dois é seu para o resto da vida e não somente enquanto vc tiver pagando a assinatura. Vc não acha q a maioria não vai contar esta questão? Cade isso na matéria. Ta ai o controle de dano.

          • Se a pessoa compra um Xbox One e assina a Live só porque ganhará alguns jogos de Xbox 360, acho que ela deveria rever seus conceitos.
            Mas repito, acho um excelente bônus, só não considero algo fundamental. No mais, eu pelo menos não fiz o post tentando convencer alguém a assinar esta ou aquela rede, pois não acho que isso faça o menor sentido.

          • Wanderley Gramani

            Kkkkk, claro q faz e muito sentido, vc tem filhos, a gurizada quer jogar e essa assinatura ajuda muito a vc não ficar comprando jogos, pois todo mês tem 4 jogos no final do ano são 48 dá uma boa aliviada no bolso dos pais, e lógico q digo isso para quem compra o console para os filhos, agora se é um adulto a assinatura vai servir somente para jogar online, até pq os jogos q vc ganha já não está mais em alta e os caras querem jogar o q está no momento.

          • Neste caso, se os jogos oferecidos são um diferencial na hora de comprar um console e assinar sua rede, acho que cabe a cada um decidir qual considera melhor. O intuito do post não foi esse, mas sim mostrar o que foi dado e cada uma.

          • Wanderley Gramani

            Sim a matéria diz quem foi mais generoso. Ai te pergunto o que acaba sendo mais generoso dar ou emprestar?

          • O que voc6e não entendeu é que eu não questiono o ato da Microsoft nos permitir ficar com os jogos de 360, o que por sinal elogiei, mas sim o peso que isso tem na decisão, apenas pelo fato de se trata de jogos da geração passada.
            Veja bem, sempre defendi a retrocompatibilidade no Xbox One, inclusive disse isso no próprio texto. Eu só não acho que alguém compraria um Xbox One por isso e principalmente para poder ganhar jogos do 360 dados na Live.
            Enfim, continuo achando que cabe a cada um decidir qual rede ofereceu jogos melhores. Só acho uma exagero imenso dizer que jogos dados de 360 sejam o ponto principal nesta equação.

          • Wanderley Gramani

            Sim eu entendi, só que esse é um ponto que conta sim vc pode ter certeza, temos varios jogos da geração passada que são execelentes e até acabei comprando alguns para jogar no meu Xbox One S, temos que entender que varios foram adquirir um xbox só agora e jogos como Alan Wake, Red Dead Redemption, alguns Gears, Halo e outros só sairam na geração passada, então jogos do 360 e ainda mais que são seus para sempre conta sim. Agora entendo sim seu ponto de vista e respeito, agora que faltou na matéria este ponto de jogos dados na live para quem tem um Xbox One os 4 jogos vc vai jogar ao contario da PSN, pois quem tem um PS4 não vai jogar os 6 jogos dados, apenas dois. E a matéria acabopu não ficando bem completa e estas são questoes para quem esta pensando em comprar um videogame conta e ajuda na hora de comprar e assinar.

          • Então por favor releia a matéria, pois disse que com o Xbox One você tem acesso a todos os jogos por causa da retrocompatibilidade, até disse que por isso considero a lista da Live melhor. E repito, podermos ficar com os jogos do 360 para sempre está longe de ser o principal na Live.

          • Wanderley Gramani

            Repito, tanto a live quanto a PSN não é um fator só que determina e sim varios, e um deles é a questão de ter os jogos para sempre no caso do 360 e isto faltou vc colocar na matéria, coisa que estou vendo que esta dificil de admitir, pois vc acha que não faz diferença, mais isto é uma questão sua de gosto e como é uma matéria não pode contar seu gosto e sim mostrar o q elas tem a oferecer independente de vc achar o que faz diferença ou não ok.

          • Complicado. A primeira coisa que você disse foi que o principal não havia dito, que é os jogos do 360 serem nossos para sempre. É só disso que estou discordando, pois isso nunca será o ponto principal da Live.
            É uma baita diferencial? Sem dúvida, mas principal não é, não tente me convencer de que alguém compraria um Xbox One só por causa disso.

          • Artur

            esse ai de controle de danos já é o delirio das ovelhinhas do Xbox
            Mingau, daqui a pouco pedem o teu curriculo gamer, ID, GT, e falam que
            vc é da midia sonysta.

          • Faz tempo que ninguém me acusa de Sonysta, Caixista ou Nintendista (sim, já foi chamado dos três). Basta eu elogiar uma empresa ou criticar outra para aparecer um falando algo assim.

          • Guilherme Garcia

            sim claro que eu conto o de 360! Afinal consigo joga-los no xbox one, ou você vai dizer que consegue jogar os de ps3 no ps4, se você conseguir me convencer disso! Aí beleza retiro meus argumentos! Eu posso desmerecer um jogo sim pois é a minha opnião sobre o jogo, pq se não eu posso então fazer assim, um dos jogos da live gold é o Oxenfree, PRA MIM um jogaçoo muito melhor que JC3, mas eu sei muito bem que eu não posso colocar no msm patamar, são mundos diferentes!

          • Então coloque vários de PS Vita na conta do PS4, pois podem ser jogados no consoles 😉 Mas o bom é que a sua reposta mostra exatamente o que eu pensava, que no fim tudo não passa de uma questão de gosto, mas a partida do momento em que desconsidera os jogos de grande porte que foram dados em uma rede e não na outra, só confirma o ismo.
            Repito, se voc6e não acha o Justa Cause 3 um bom jogo, eu aceito. Se você simplesmente ignora que ele foi oferecido (junto com outros títulos renomados), aí não posso considerar um argumento válido.

          • Guilherme Garcia

            Amigo a questão é relevância, quando eu digo “just causa 3 meeeh” eu estou considerando ele, é a mesma coisa de amanha se der no man sky, beleza relevante mas pra efeito de comparação não se compara com forza 5 por exemplo, que em notas ou em vendas tem que ser comparado com o metal gear! JC3 foi um tremendo flop square enix, não queira comparar com bayoneta por exemplo! E os jogos do vita que você diz, é aquele pelo remote play? É acho que o papo acabou msm!

          • Não, são jogos cross-buy, com versões tanto para o Vita quanto para o PS4? Todo mês eles deram pelo menos um assim.

            Quanto a relevância, a partir do momento em que você deixar de ser tendencioso, verá muita coisa de peso na lista do PS4, não somente o Just Cause 3.

          • Guilherme Garcia

            Bom então desconsideremos a matéria afinal é uma opnião de quem escreve, e eu não desmereço just cause 3, só pq deu na psn, eu joguei o jogo e tenho uma opnião sobre ele, mas eu já falei, EU CONTEI O JUST CAUSE 3, mas quando formos colocar no patamar de metal gear ou forza, então calma lá!

          • Esse é o problema, você considerou o Just causa 3 (com várias ressalvas) e desconsiderou todo o resto. Eu poderia citar vários jogos de peso que foram dados na PSN, mas do que adiantaria? Você certamente relativizará, pois até os jogos que parece considerar bons, simplesmente ignorou. Seria só porque foram dados na PSN?

          • Guilherme Garcia

            Uéh mas é só para inflar listinha então? Porque em nenhum momento eu citei watch dogs, star wars force unlished, the walking dead season 2, dragon age, red faction (esse é foda) e concerteza eu estou esquecendo de algum, ache jogos bons em mesma quantidade, e eu não desdenho just cause 3 porque deu na psn, eu joguei just cause 3!! Aliás eu comprei JC3, day one no xbox one, se o jogo é tão bom assim cade galera que comprou day one? se aparecer 5 aqui será muito.

          • Ok cara, fique com a sua opinião então, não há como tentar argumentar com fanboy. Eu poderia sim apontar vários
            jogos de peso que foram dados na PSN este ano, mas não estou disposto a
            perder meu tempo para depois você vir com historinha do tipo “mas esse
            jogo é inferior ao Forza ou ao [coloque qq título do Xbox aqui]”. Isso não é um argumento válido.

            O que acho engraçado é que para defender a lista da Live você cita jogos que também foram dados na PSN, mas aí esquece completamente disso.

          • Guilherme Garcia

            Ah amigo, você quer que eu valorize todos os jogos que a psn deu? eu nao valorizo nem todos oos da live! Você valoriza? voce jogou todos os jogos que a psn deu? Ah para vai!

          • Você chegou a ver a parte onde digo que acho as ofertas da Live este ano melhor que as da PSN? O que discordo é dessa sua visão míope de que só foram dados dois jogos que prestam na PSN. Isso é ser tendencioso demais.

          • Darksiders, Forza e Ryse são completos lixos pra mim. Posso desmerece-los também?

          • Guilherme Garcia

            Ueh mas darksiders vai dar na psn tbm! e outra forza e ryse você jogou pra falar que é lixo? porque falar sem jogar é facil, ainda mais quem tem GT7 quebradaço! E outra eu não desmereci jogo nenhum, mas não adianta colocar joguinho meia boca só pra inflar lista, legal just cause não é um jogo tao bom quanto metal gear, eu joguei os dois! pq se não, eu coloco umonte tbm, watch dogs, star wars, AC creed, the walking dead, red faction, se for só pra inflar listinha com os jogos que FALAM que é bom, entao toma aí!

          • Mas se quiser continuar eu rebato os melhores, Infamous? beleza até vai, apesar que tivemos, Ryse, AC, dark siders, forza 5 e outros mas blza.

            Infamous é melhor que qualquer um desses e você não estava desmerecendo com o “até vai”? Ok…
            Eu só estava vendo se ignorar a qualidade do conteúdo “dado” pelo serviço concorrente era pra todos ou se só valia para o Senhor da Razão. Já tenho minha resposta.

          • Guilherme Garcia

            voce acha que ele é melhor pra VOCÊ, você ta impondo gosto e EU sou o senhor da razao? Mas eu vou explicar porque a compreensão do texto da difícil aí, VOCÊ pode achar qualquer jogo melhor que os da live, qualquer um, isso é o seu gosto, e todo mundo tem o seu, mas NUNCA um infamous vai ter o mesmo peso do metal gear, do forza, do AC, do dark siders, nem do just cause 3, isso é um FATO!
            E é por isso que eu não coloco o star wars FU2 na lista pq PRA MIM ele é infinitamente melhor que infamous, mas eu sei que não é o mesmo peso de jogo! É tão dificil assim entender? Calma não fica magoadinho porque eu falei do seu infamous, e outra, com base no que você diz que infamous é melhor que aqueles jogos? você jogou eles? porque eu joguei todos eles inclusive o infamous, porque falar sem joga é facil!

          • … NUNCA um infamous vai ter o mesmo peso do metal gear, do forza, do AC, do dark siders, nem do just cause 3, isso é um FATO! 

            Depois eu que imponho gosto. Bela lógica. Parabéns.

          • Guilherme Garcia

            “Infamous é melhor que qualquer um desses e você não estava desmerecendo com o até vai?” Sim é você mesmo que está impondo gostinho! Alias, belíssimo argumento pra rebater tudo que eu disse!

          • Usei, exatamente, o mesmo critério que você, mas esqueci que só Aquele-Que-Detém-A-Toda-A-Razão pode usar. Desculpe a petulância.

        • Eu adoro ver até onde vai a visão de algumas pessoas, acho fascinante o malabarismo que realizam.

    • Helmut

      Mais devagar, cara. Os seus inimigos ainda estão escolhendo as pedras.

    • Juan Moreno

      Só falou verdades!!

      • Guilherme Garcia

        boaa, vlw!

    • a potato

      Larga mão de ser palhaço e joga nos dois. Tenha 72 jogos.

      • Guilherme Garcia

        tive um Ps4, não aguentei e vendi!
        ID: garcia31gui

    • Paulo André

      Perai, a maioria q veio pro psvita era crossbuy com o ps4, então não foi só 24 não

      • Guilherme Garcia

        a maioria? fala 5 aí

        • Paulo André

          Forma.8, Dungeon Punks, Hue, Sky Force Anniversary, we are doomed, hatoful boyfriend
          em 4 meses deu 6 já
          uauhauhuaauhhuah

          • Todo mês tem pelo menos um de Vita que funciona no PS4, no geral são dois.

          • Guilherme Garcia

            uéh mas sem o ps vita da pra fazer isso? pq eu compro APENAS o one e tenho os jogos do 360! Só pra saber!

          • Paulo André

            e vc acha q alguem compra psvita? huauhahuahuahuuhuhuhauhauuha

          • Guilherme Garcia

            pra ganhar uma discussão na internet TODOS poneizinho tem até pc master race 4k agora! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitadinhos jogando os joguinhos todos capadinhos kk

          • Artur

            para ganhar uma discussão na internet a ovelha vomita xbox mingau.

          • Paulo André

            nunca nem vi um ao vivo, da mesma forma q nunca vi um VR na vida mas todo mes consigo colocar um jogo de VR gratuitamente na minha biblioteca

          • Guilherme Garcia

            O engraçado é a lógica ne! Xbox one X é muito caro 4000 reais, nossa muito caro!
            Ps VR é um acessório fundamental que a sonu trouxe pro Brasil, um ACESSÓRIO de 3000 reais. kkkkkkkk
            como se alguém comprasse só o VR e fosse jogar os jogos kkk poneizada é uma piada!

          • Claro que dá, basta cadastrar os jogos na sua conta. Aliás, este seu comentário só demonstra que você não tem a menor ideia do que está falando.

  • Helmut

    A PS+ ainda é naquele esquema que você só tem acesso aos jogos se for assinante?

    • Assim como a Live.

      • Cocainum

        Os jogos de 360 você pode continuar acessando, mesmo sem a Live Gold ativa. Já os jogos do One, só funcionam com a assinatura ativa. Nos dois casos, para “pegar” o jogo, precisa ser assinante.

        • Helmut

          Isso. Ainda é assim?
          Recentemente eu emprestei ao meu irmão um Xbox 360 que estava parado e ele pode jogar todos os jogos que eu ganhei na época que assinava a Live (logo no começo do GamesWithGold). Valeu a pena.

          • Cocainum

            Eu acho que sim. Se mudou, não fiquei sabendo. Não tenho como testar agora pois estou com a assinatura ativa.

        • Exato.

      • Helmut

        É que na Live o jogo é seu, como se tivesse comprado, e na PS+, antigamente, você perdia o acesso se parasse de assinar.

        • Marcos M.

          Em ambos é assim atualmente. Se não tem assinatura, adeus joguinhos.

          • Na verdade sempre foi, você só fica com os jogos de 360 após parar de pagar a Live, no caso dos de One, precisa ser assinante.

    • a potato

      Quando sua assinatura acaba você perde acesso a esses jogos. Isso tanto na Live quanto na PSN.

      Em ambas as redes, pra recuperar o acesso é só renovar a assinatura.

  • Danilo Ischiavolini Chaves

    Uma correção.. vc pode obter os jogos da PSN plus de todas as plataformas acessando o site.. e com isso fica muito mais vantajoso..

    • Drake_52

      Mas vc vai jogar um jogo de Ps vita no seu Ps4

    • O que eu disse que voc6e não pode jogar, não que não pode cadastrar na sua conta.

    • Cocainum

      Dava pra fazer o mesmo na Live se você só tinha o 360. Podia pegar um jogo do Xbox One e só jogá-lo após adquirir o console. Para quem tem um One, o acesso é direto aos jogos das duas plataformas.

  • Fred

    No caso da PS+ poderia especificar quantos jogos para cada plataforma separadamente.
    E na Live Gold quais são X360 e X1.
    Assim cada um poderia comparar a quantidade de jogos que receberia/recebeu

    • Cocainum

      Na Live, fora um ou outro jogo extra, o padrão é de dois jogos do 360 e dois jogos do One a cada mês. Na PS+ eu não faço ideia.

    • No artigo original está especificado.

      • Fred

        Legal, vou olhar. Mas seria bacana ter colocado só os totais de cada plataforma…
        Obrigado pela resposta de qualquer forma.

    • Francis Schonarth

      Na live todos os jogos de 360 dados são compatíveis com o One também.

  • Kaká Fernandes

    Três anos de gold e não tenho sequer um jogo de presente. Só dão lixo

    • Cesar C. de Lima

      Então se mate caralho.

    • EmuManíaco

      Ta precisando mudar de hobbie

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Você está falando 3 anos mesmo ou 3 meses? Pois já peguei jogos ótimos no pouco mais de um ano e 6 meses de Live. Agora no 3 últimos meses foram fracos.

  • Alex Freitas

    Adoro ver os dois lados se matando enquanto a Sony e a Microsoft enriquecem. Kkkkkk

    • a potato

      A burrice alheia é sempre algo divertido.

      • Cristiane Fia

        fim de papo
        feliz Natal hohohohoooooo

    • Luiz Pontes

      Não são dois lados. São três, porque sempre que sonistas e caixistas entram na arena,aparece um pcista pra tornar o espetáculo de discursos fanboys ainda mais deprimente.

      • Sony não tem Play Anywhere :P, Xbox não tem Uncharted 🙁
        Fim da história…

    • Francis Schonarth

      Já são quatro lados, PS, XBOX, Switch e PC.

      Enquanto eles ficam brigando eu gasto meu tempo jogando.

    • Alvaro Carneiro

      Eu adoro isso…. é PS4 x XBOX, e IPHONE x ANDROID, e LINUX x WINDOWS, os fanboys tem mais interesse em defender a marca do que os próprios acionistas das empresas.

      Aliás, estes acionistas devem gargalhar alto todos os dias, vendo os fanboys trabalhando de graça.

  • EmuManíaco

    Da pra perceber que a microsoft foi bem mais consistente neste aspecto. Fora que a microsoft ainda distribuiu recore, rare collection e outros durante o ano pra quem estava ligado em ofertas.

  • Caique Deodato

    Sinceramente a Gold da jogos bem melhores, ficar comparando números é idiotice. É tipo aquele pessoal que compara benchmark de celular. Se fosse assim o prêmio Oscar seria dado para o filme que mais teve bilheteria como melhor filme do ano…

  • Germano

    Detalhe “quase sem importancia” mas digno de menção: Live Gold, se voce deixar de assinar, mantem os jogos que recebeu ate entao. PS Plus, deixe de assinar, perde o acesso a todos os jogos que recebeu enquanto durou a assinatura – ainda que possa voltar a acessa-los se assinar de novo posteriormente.

    • Henrique

      os para xbox one vc não consegue jogar se não tiver com a assinatura em dia… os de 360 sim…

      • Germano

        True. Nao sabia desse detalhe mas ta la em um FAQ na pagina da Microsoft.
        Culpa da Sony! 🙂

        • Henry

          Isso me surpreendeu, sempre ouvia falar que podíamos manter os jogos da Games with Gold se deixássemos de assinar a live. 🙁

  • Simples resposta: a Live dá o melhor serviço de jogos e sistema, mas ainda perde para Sony em mercado.

  • RaelXX

    Faltou citar um ponto que considero de suma importância: os jogos de 360 adquiridos com a Live Gold continuam a ser seus e podendo ser jogados a hora que quiser mesmo se cancelar a assinatura. O mesmo não vale para os jogos da Plus e os jogos de XO.

  • Marcelo Santiago de Souza

    E eu achando que haveria algo útil em esta matéria, tipo a tabela com que foi dado em cada mês, desde janeiro, mais quantidade !

    • Chegou a dar uma olhada nas fontes? Achei desnecessário repetir a lista por aqui e ficaria apenas um copia e cola do original.

      • Marcelo Santiago de Souza

        E melhor copiar e colar a informação completa do que redigir algo pela metade ! Se é que o fez.

        • Cara, a lista é imensa e inclusive que foi dividida em duas partes e eu disse que o ideal era dar uma olhada nos posts originais para ter mais detalhes.
          Se o post que escrevi não te ajudou, lamento.

        • A matéria original chegou a ser divida em duas partes, colocar as listas completas aqui faria o texto ficar desnecessariamente enorme, fazendo com que quase todos apenas passassem o olho sem nem prestar atenção nos títulos que foram dados.
          Se o texto que redigi aqui (se é que o fiz) não lhe ajudou, lamento.

  • João Campos

    Nossa ! Nao sabia que a a psn dava mais jogos que a live . pensei que era 2 da psn e 4 da live por mês . entao a psn vale mais a pena , para quem tem pouca grana. ( meu caso)

    • Até dá mais, só que normalmente são dois de PS4, dois de Vitra e dois de PS3.

  • Marcoscs

    Game Pass é vida!!!!!
    Metal Gear, toda a franquia Bioshock, toda a franquia Gears of War, Borderlands, Resident Evil 6, Layers of Fear….
    a R$30,00 mensal. Pra mim tá valendo tanto a pena que comprei um case pra botar um HD de 2Tb que já tinha, espetar no Xbox e aumentar a capacidade de armazenamento.
    (tá, eu sei, é outro serviço, mas pra mim tá valendo mais a pena que a Gold)

  • Acho que o título correto seria “qual rede foi menos escrota em 2017?”, não?
    Salvo jogos MUITO pontuais, ambas foram ridículas.

  • É… Esse ano foi triste… :'(

  • Paulo de Tarcio Santos Freiri

    Esses caras da Polygon são uma piada, os jogos na PSN são mais caros, lógico que o valor vai ser maior, como que os caras fazem um post bosta desses lá?
    Poxa Dori, daria até para você pegar essa matéria de exemplo e usar os dados e valores aqui do Brasil e não só falar as asneiras que eles falaram lá.
    Na parte do destaque dos jogos eu confesso que o Tales from the Borderlands me surpreendeu, principalmente no capitulo 4. mas o destaque mesmo foi Ryse: Son of Rome um jogo que falaram tanta merda dele, mas ao jogar a experiência é completamente diferente, achei ele ótimo.

    • Como assim os jogos da PSN são mais caros? Lá fora os jogos multiplataforma custam o mesmo em ambas as redes e sinceramente, acho que o valor nem é tão importante assim. Tem muito jogo indie por aqui que dá banho em produção AAA.

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        Então, lá fora, mas aqui é Brasil.
        Vamos pegar jogos populares:
        —————————————————————-
        The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition
        PSN 132,00 — https://store.playstation.com/pt-br/product/UP1003-CUSA05333_00-SKYRIMHDFULLGAME

        Live 90,00 — https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/the-elder-scrolls-v-skyrim-special-edition/bq1w1t1fc14w
        ————————————————————–

        Destiny 2
        PSN 229,90 — https://store.playstation.com/pt-br/product/UP0002-CUSA05042_00-DESTINYTHEGAME02

        Live 199,00 — https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/destiny-2/bpq955fqfph6
        —————————————————————-

        SUPERHOT (Não joguei mas falaram muito dele)
        PSN 76,90 — https://store.playstation.com/pt-br/product/UP2613-CUSA09030_00-USSUPERHOTGAME00

        Live 49,00 — https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/superhot/bvz0d05w8mp2
        ————————————————————

        Pesquisei o CoD WWII e está o mesmo preço, mas a maioria é mais caro na psn.
        Tem jogos que são mais caros na Live também, tipo o Ruiner e o Life is strange – BTS.

        Por esse motivo eu falei que era melhor usar os dados aqui do Brasil, e se o valor não é tão importante assim essa matéria não tem sentido então, pois ela quer demonstrar qual das duas redes distribuiu jogos mais valiosos em preços e não em valor emocional (Que é uma coisa bem pessoal).

        https://uploads.disquscdn.com/images/d4b0ffa9f8516edd550bd4637428620019f9d6daad973752697e01f3445c6537.jpg

        • É que você atacou a matéria original por os jogos da PSN serem mais caros, quando isso não acontece lá fora.
          Acho sim que o preço tenha sua importância, mas pelo menos para mim não é um ponto que leve tanto em consideração, tanto que afirmei ter gostado mais da lista oferecida pela Live. Acho que cada um que tenha sua opinião baseada nos jogos, não no preço de cada um deles. Isso faz gostar mais desta ou daquela lista algo pessoal? Foi justamente o que eu disse no meu texto 😉

        • Artur

          a materia é EUA

          o preço é EUA

          Preço EUA é Igual

          vai lá ver mais videos do xbox mingau xoxota lunática.

  • Proper

    Há ainda mais um aspecto que você não mencionou: os jogos do X360 distribuídos no GwG são efetivamente seus (ainda que dizem que até os jogos do One continuam funcionando após expirar a assinatura, algo que não posso comprovar porque ainda sou assinante).

    Minha Plus expirou e não renovei (já estava há 3 anos), além de raramente ter promoção na anuidade (ao contrário da Live Gold) raramente jogo online, de maneira que meu maior interesse de fato sejam os jogos “doados”. Tenho as 3 últimas plataformas PS (PS3, PSVita e PS4), mas a nível de ofertas de jogos na Plus a Sony praticamente largou as plataformas mais antigas (Severed, como citado, foi uma rara exceção em 2017, gostei tanto que platinei).

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis