Meio Bit » Arquivo » Cultura » YouTube está desenvolvendo sua própria versão do Stories

YouTube está desenvolvendo sua própria versão do Stories

Reels é uma nova funcionalidade do YouTube similar ao Snapchat Stories, permitirá a criação de vídeos curtos que não desaparecerão com o tempo; ferramenta será restrita a poucos num primeiro momento.

6 anos atrás

E a série “Todo Mundo Copia o Snapchat” continua. Depois do Facebook ter copiado quase que a totalidade de suas funcionalidades após ter sua oferta de compra rejeitada, o Google adotou a mesma estratégia pelo exato mesmo motivo e começou copiando o Discover, que pode vir a se tornar uma função dentro do Google Search.

Só que convenhamos: quando falamos Snapchat lembramos dos Stories e não faria sentido a gigante não lançar uma versão da ferramenta, se a intenção é de fato roubar os usuários da rival. Agora ela está de fato fazendo isso, através de um novo recurso do YouTube para criadores de conteúdo chamado Reels, que apesar dos pesares possui um certo grau de identidade própria.

Digo isso porque o Reels não será oferecido para todos os mortais (ao menos não num primeiro momento) e sim através de uma aba própria, dentro dos canais dos criadores parceiros e assim, ele será um diferencial para que YouTubers selecionados possam criar conteúdos via dispositivos móveis diversificados, de até 30 segundos personalizáveis com stickers, frases, músicas, filtros e outras firulas. Ele será administrado de forma semelhante à aba Comunidade, que deixou enfim o caráter beta e está agora disponível para canais com mais de 10 mil inscritos. Através dela o YouTuber pode interagir com seus seguidores de outras formas que não vídeos completos como enquetes, textos, fotos e etc.

A principal diferença no entanto é o fato de que como é do YouTube que estamos falando, os vídeos do Reels permanecerão hospedados por tempo indeterminado e não serão efêmeros como os de todos os demais concorrentes, que desaparecem em até 24 horas após a postagem. O criador poderá manter vários deles e de acordo com o YouTube, o período beta deverá ser fechado para um seleto número de criadores de conteúdo. Muito provavelmente ele será num primeiro momento uma adição exclusiva para canais grandes tal qual o YouTube Mobile Live, a ferramenta de streaming móvel foi no início mas que hoje todo mundo pode usar.

Resumindo, o Reels será a princípio oferecido como um conteúdo diferenciado para alguns influenciadores top de modo a fazer com que ele seja aceito pela massa, para só então disponibilizá-lo a mais canais e posteriormente para o populacho, como é de praxe para todas as novas ferramentas que Google e YouTube introduzem. A plataforma não informou quando o beta fechado terá início nem quais canais serão privilegiados nesta primeira fase, mas se a meta é bater de frente com Snapchat e Facebook isso não deve demorar a acontecer.

Fonte: YouTube Creator Blog.

relacionados


Comentários