YouTube está desenvolvendo sua própria versão do Stories

E a série “Todo Mundo Copia o Snapchat” continua. Depois do Facebook ter copiado quase que a totalidade de suas funcionalidades após ter sua oferta de compra rejeitada, o Google adotou a mesma estratégia pelo exato mesmo motivo e começou copiando o Discover, que pode vir a se tornar uma função dentro do Google Search.

Só que convenhamos: quando falamos Snapchat lembramos dos Stories e não faria sentido a gigante não lançar uma versão da ferramenta, se a intenção é de fato roubar os usuários da rival. Agora ela está de fato fazendo isso, através de um novo recurso do YouTube para criadores de conteúdo chamado Reels, que apesar dos pesares possui um certo grau de identidade própria.

Digo isso porque o Reels não será oferecido para todos os mortais (ao menos não num primeiro momento) e sim através de uma aba própria, dentro dos canais dos criadores parceiros e assim, ele será um diferencial para que YouTubers selecionados possam criar conteúdos via dispositivos móveis diversificados, de até 30 segundos personalizáveis com stickers, frases, músicas, filtros e outras firulas. Ele será administrado de forma semelhante à aba Comunidade, que deixou enfim o caráter beta e está agora disponível para canais com mais de 10 mil inscritos. Através dela o YouTuber pode interagir com seus seguidores de outras formas que não vídeos completos como enquetes, textos, fotos e etc.

A principal diferença no entanto é o fato de que como é do YouTube que estamos falando, os vídeos do Reels permanecerão hospedados por tempo indeterminado e não serão efêmeros como os de todos os demais concorrentes, que desaparecem em até 24 horas após a postagem. O criador poderá manter vários deles e de acordo com o YouTube, o período beta deverá ser fechado para um seleto número de criadores de conteúdo. Muito provavelmente ele será num primeiro momento uma adição exclusiva para canais grandes tal qual o YouTube Mobile Live, a ferramenta de streaming móvel foi no início mas que hoje todo mundo pode usar.

Resumindo, o Reels será a princípio oferecido como um conteúdo diferenciado para alguns influenciadores top de modo a fazer com que ele seja aceito pela massa, para só então disponibilizá-lo a mais canais e posteriormente para o populacho, como é de praxe para todas as novas ferramentas que Google e YouTube introduzem. A plataforma não informou quando o beta fechado terá início nem quais canais serão privilegiados nesta primeira fase, mas se a meta é bater de frente com Snapchat e Facebook isso não deve demorar a acontecer.

Fonte: YouTube Creator Blog.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Vin Diesel

    Eu quero ver esse dono do snapchat se dar muito mal. Esse cara poderia ter aceito uma bela fortuna vinda do Facebook, contratar muita gente dar emprego a programadores, realizar projetos bacanas sem fins lucrativos e muitos outros que só não são sucesso porque a equipe nao tem grana. Mas não, ficou com o ego inflado… Gente assim quero que se ferre, que volte a estaca zero para aprender… Teve a faca e o queijo na mão para fazer algo bonito. Quem souber a real desse cara, pode colocar ai, que eu nao tenho a opinião absoluta, mas no momento é o que me vem a mente.

    • Rin Tezuka

      mas é sempre interessante observar quem tenta nadar contra correnteza

    • Ivan

      Seu app não rende um centavo, tentam comprar ele por bilhões e vc não vende, tem gente que tem que se fuder msm

    • Jarbas Coqueiro

      Mesmo que ele se dê muito mal ainda estará melhor que 99,5% de nós que estamos zoando.

    • Gertrudes, a Lhama

      Tem um artigo legal no Manual do Usuário sobre isso, que explica um pouquinho do que pode ter levado ele a negar a proposta.

      • Vin Diesel

        LINK

    • Cara, eu também não tenho uma opinião absoluta. Mas acompanha meu raciocínio: na época que o Facebook se ofereceu para comprar o Snap não foi porque queria seus recursos, foi porque a rede estava crescendo estupidamente. Projeções mostravam que o Snap seria a rede mais relevante em poucos anos. Com medo o Tio foi lá e quis comprar.

      Só que a rede do fantasma estava finalmente começando a ver algum retorno potencial, vários investidores mega interessados, a possibilidade de se tornar a rede mais relevante, etc e etc. Não é só ego; imagina algo que você criou, suou pra colocar no ar, agora você emprega milhares de pessoas, está crescendo, se destacou com algo DIFERENTE e aí vem a gigante e quer “tomar” de você. Sim, tomar, porque os 3 BI a empresa conseguiria fácil, ainda mais considerando o momento que vivia.

      Mas o Facebook é o cara forte que quer brincar com a sua bola a qualquer custo. Não deixa? Então ele fura a sua e faz uma igual, rouba todos os seus amiguinhos e não tá nem aí pra você. É justo? Muitos argumentam que o mercado funciona assim, e bla bla bla, mas pra mim isso só é prejudicial. Se o Facebook descobre que não precisa comprar nada, é só copiar e “já era”, o mercado tá fu. Se o Feice pode copiar qualquer coisa e roubar seus usuários, porque eu, você ou qualquer outra pessoa investiria em criar algo novo?

      • Vin Diesel

        não justifica. a vida é cheia de pessoas que pegam coisas as transformam e vendem e são orgulhosas do feito. esse ai foi burro mesmo.

  • Henrique Peres

    Fui cagar agora pela manhã, peguei meu celular pra ver um vidiozinho na hora do descarrego, abro o youtube na aba inscrições e me deparo com uma bagunça do caralho; só quero ver videos, não quero saber o que o merda do produtor de conteúdo está pensando, pra isso ele tem outras redes sociais que nunca tive a curiosidade de chegar perto!

  • Carlos José Da Costa

    Youtube “ressuscita” Vine.

  • André Luiz

    Quando a cópia é tão descarada assim não é violação de patente?

    É uma legislação que até hoje eu não entendo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis