HP está instalando um spyware em seus PCs sem a permissão dos usuários

Parece que a HP ainda não aprendeu a lição. Meses após ser pega com a boca na botija, vendendo laptops com keyloggers ela mais uma vez é flagrada xeretando o usuário, desta vez instalando um spyware em seus aparelhos de modo a coletar dados cruciais, sem que o usuário tenha sequer conhecimento do que está acontecendo.

A descoberta foi feita no dia 15 de novembro, quando usuários começaram a relatar a presença de um estranho software em laptops da Hewlett-Packard. O programa, chamado “HP Touchpoint Analytics Service” é descrito como um cliente de telemetria que realiza uma série de testes na máquina, prejudicando o desempenho geral e coletando dados de disco e autonomia de bateria, mandando-os diretamente para a fabricante.

O problema acerca do tal software xereta é que ninguém sabe como ele foi instalado nas máquinas. Até onde se sabe ele não estava incluso quando os mesmo foram tirados da caixa e acredita-se que ele tenha sido inserido ou através das atualizações do HP Suport Assistant, ou pelo Windows Update através de drivers viciados pela própria fabricante (há informes de que a HP usa ambos os métodos, de modo a garantir que ninguém irá escapar). As denúncias são bem sérias, com gente apontando casos em que o Analytics Service consome recursos em excesso e estressa ao máximo o equipamento, causando uma série de problemas de performance desde consumo desenfreado da bateria a lentidão do sistema.

Como aconteceu no caso do keylogger, a HP estaria realizando coleta de dados de maneira não solicitada por seus consumidores e mesmo que ela não adquira dados sensíveis, ela está prejudicando os mesmos ao atochar desktops e laptops com um software comilão de recursos que afeta a operação dos dispositivos, o que pode lhe causas mais dores de cabeça tal qual o caso do keylogger. Até o momento a HP não se manifestou.

De qualquer forma, caso você tenha sido “premiado” com o software de telemetria é possível removê-lo facilmente: basta abrir o menu Executar (tecla Windows +R), digitar appwiz.cpl, dar um clique direito em “HP Touchpoint Analytics Service” e escolher Desinstalar. E pronto.

Fonte: Computer World.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Gustavo Luizon

    Eita….. fui verificar e eu tinha o dito instalado num dos notes. Não deve ser o caso, mas há semanas estou lidando com tentativas de invasão, análise de meus softwares (o qual armei arapuca e me informaram estar sendo executados em ‘sandbox’ em Atlanta na Georgia….no Georgia Institute of Technology…

    • Marombert Einstein

      Eita vc deve ser um cara muito importante pra KCT,kkk. BTW, já apareceram os minerwares, ou freeminer, seilá? Os games “free” que em troca de ser free, mineram com seu hardware? Profetizei isso há uns anos…

      • Gustavo Luizon

        Não sou importante rs. Tenho um sistema de acesso remoto, além da Georgia descobri ele sendo analisado em Moscou, fim de mundo na Alemanha, etc… desconfio que antivirus encaminham os exes para análises nesses lugares.

  • Touchpoint….. sei….

    https://www.youtube.com/watch?v=ghWMJMbwJMg

    • Theuer

      Pesado!

  • Marcogro®

    Tá minerando… Tá minerando… Tá minerando… ♫♪♫

    O interessante é que os Notes e PCs dessas montadoras sempre vieram com seus bloatwares… Mas pelo chiado da galera esse deve ser o Master Blade…

    • Mas se a HP esta mandando com driver ai que fode com a parada, por que o normal de quem entende um pouco é comprar o computador e formatar pra evitar os bloatwares, se a gente não puder confiar nem nos drivers mesmo a única solução vai ser usar gnu/hurd e baixar a cabeça e falar que o Stallman e quem estava certo.

      • fnrocha

        Ou trocar para uma marca com mais respeito ao cliente

        • A ideia seria isso, mas não sei em quem vamos realmente confiar.

          • Sergio Fagundes

            Dell, compra com linux e você instala o que quiser.

      • Estes dias uma cliente comprou um note hp, com uma semana de uso, o note estava impossível de usar, travando e tals, até que o windows morreu de vez (de tanto ter que desligar no botão).

        Ela me trouxe, formatei o windows que vem de fábrica, nunca mais travou, sendo assim, só há a lógica de ser esses lixos que as fabricantes mandam, no caso HP

        • Marcogro®

          Incrível essa capacidade de auto sabotagem que algumas empresas tem…

        • Idilberto Lopes

          Ontem fiz a primeira configuração no Windows 10 pré instalado em um notebook Samsung a pedido de um amigo idoso. Especificações excelentes, mas péssimo de usar, muito lento! Vou dizer uma coisa, vivemos em tempos sombrios quanto à nossa privacidade, vivemos algo além do que George Orwell imaginou na obra 1984.

          • O maior dos spywares já é o windows 10, só uso mesmo por que preciso de programas que só rodam nele, se não, já tinha abandonado… rs

  • Rin Tezuka

    intel me, win10, baidu, ccleaner é tanto spyware que eles já devem estar brigando entre si

    • Também não me preocupo, tenho o Baidu fazendo a segurança do meu note.

    • mr_rune

      ccleaner é spyware ???

  • Ademir Filho

    legal. não conhecia esse atalho appwiz.cpl

  • Vin Diesel

    na minha humilde maquina eles podem fazer o que querem, só nao conseguem passar pelo firewall. tadinhos…

    • DanielBastos

      Mais prático do que ficar batalhando pra descobrir qual diabo do malandro que tá mandando requests pra sabe-se-la-onde.

      Queria fazer isso lá em casa. Um dia tomo coragem. É uma trabalheira do cão.

  • Cortana ✔

    Surface neles! 😂

  • MrHoss SEnçual

    Kkkkkk ainda bem que cmg só vão roubar as senhas do meu hotmail de jogos, mas meu hardware é muito desatualizado então mais um ponto pra mim, mineirar bitcoins e essas coisas no meu PC nem rola a CPU já denuncia com 10% de uso que tem um app lgbt no fundo

  • Diego Berlezi Ramos

    Teoria da conspiração. Verifiquei e tenho esse treco instalado desde o dia 16/11/2017. Espero que não descubram meus planos junto com o líder da melhor Coreia para usar Brasília como área de testes na América Latina.

  • Loregian Loregian

    Abandonei o Windows por questão de segurança.
    Uso um HP com Linux e controlo minha máquina.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis