Demon’s Souls enfim terá seus servidores desligados

Existem jogos cujos sucessos comerciais dependem quase que exclusivamente de uma boa campanha de marketing, mas no caso do Demon’s Souls, foi o boca-a-boca e é claro, seu alto nível de qualidade que o tornou tão popular.

Lançado sem muito alarde para o PlayStation 3 japonês em fevereiro de 2009, aquele jogo da From Software era muito diferente de tudo o que existia: com uma atmosfera opressiva, uma jogabilidade simples mas funcional, um nível de dificuldade bastante punitivo e um modo multiplayer simplesmente fantástico. Essa mistura foi suficiente para conquistar muitos admiradores, mas uma parte dela infelizmente ganhou data para morrer.

Conforme anunciado na conta oficial do jogo no Twitter, no dia 28 de fevereiro o Demon’s Souls infelizmente perderá sua porção online e embora isso não nos impedirá de continuar explorando as terras de Boletaria, a experiência definitivamente nunca mais será a mesma.

O problema é que quando os servidores do título forem desligados, perderemos acesso não só ao multiplayer cooperativo e competitivo, mas também a recursos que tornaram o jogo único, como escrever e ler mensagens deixadas por outros jogadores pelo cenário e saber onde eles morreram. Pode parecer pouco, mas qualquer pessoa que já jogou algo da franquia Souls, sabe que esses elementos são importantíssimos.

A princípio imaginou-se que o desligamento aconteceria apenas no Japão, onde a Sony ficou responsável por distribuir o jogo, porém, o pessoal da Atlus confirmou o mesmo destino para a versão americana do Demon’s Souls. Caso tenha esquecido, isso era para ter acontecido lá em 2012, mas a editora ouviu as lamentações e voltou atrás. No entanto, parece que agora o fim da parte online do jogo é mesmo inevitável.

Eu não sei dizer se os servidores do Demon’s Souls ainda continuam habitados, mas por se tratar de um título lançado há oito anos e para uma plataforma que há muito foi substituída, chega a ser uma surpresa saber que eles ainda eram mantidos funcionando.

Isso me fez lembrar que nunca cheguei a terminar o jogo, mesmo o considerando um dos melhores da geração passada. Diante da notícia, até cheguei a pensar em aproveitar para corrigir essa falha, mas sei que provavelmente ficarei apenas na vontade mesmo.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Felipe Lino

    Rumores estão apontando um remake/remaster dele para a nova geração. Seria bem vindo, já que eu também não terminei na passada.

    • O que Hidetaka Miyazaki disse foi que a série pertence à Sony e que se o rumo um dia acontecer, ele e a From não deverão participar.

      http://meiobit.com/347278/diretor-fala-sobre-possibilidade-de-remake-do-demons-souls/

      • Guilherme

        Então que façam um remaster. O gamedesign está pronto, seria uma questão de melhorar os gráficos sem estragar o clima.
        O que pode dar errado?

        (bum)

        • Jhonathan Vieira

          (bum) Silent Hill HD Collection (ಠ_ಠ)

          • Guilherme

            Tsc, fazerem trabalho bosta sempre pode acontecer.

  • Thiago

    Dori, foi um jogo, como você deve saber, bastante estressante mesmo… Não sei nem por quê nem onde me veio a sugestão para comprá-lo… E foi tempo e várias situações onde consegui continuar jogando (porque, por pouco, o controle não voou na parede hahahaha). Mas depois que você pega o jeito, as idas e vindas pelo mapa abrindo locais antes inacessíveis, o término dele mostrou que valeu a pena… Tanto que os Dark Souls seguintes foram beeeeem mais fáceis de jogar, visto que a mecânica do jogo permaneceu a mesma. Se conseguir juntar ânimo (e controlar o stress) vale o esforço!

    • Sim, o jogo é fantástico, adoro o level design dele e só o larguei mesmo porque primeiro perdi o save e depois, mesmo tendo recomeçado, apareceram outros títulos.

      Quem sabe eu não crie coragem, religue meu PS3 e resolva encará-lo até o final. Nessas horas que lamento muito a falta de retrocompatibilidade no PS4.

  • heitorvrb

    Durma bem, doce príncipe

  • Deni Carson de Souza

    Não sei se é esse o caso, não conheço o jogo. Mas todas as vezes que vejo esse tipo de matéria me pergunto porque não desenvolvem o jogo com a possibilidade de que o gamer possa “abrir um servidor” como acontecia com jogos como o Quake 2, apenas para partidas simples, principalmente nos jogos FPS. Nos MMO da vida se tornaria praticamente impossível eu sei.

    • Edy

      O online da série souls é diferente, você não escolhe com quem jogar ou quem joga com você.
      Se você quer ajudar alguém você coloca uma marca no chão, esta marca aparece no jogo de outras pessoas, que se quiserem ajuda invocam esta marca, sem saber quem é…

      Simplificando é isso…

  • Raul Bartolamei

    Um dos melhores jogos que existiu… o simples fato de fazer vc aceitar a derrota no jogo, ja que se torna algo normal (o qual não estamos acostumados), já faz o jogo valer a pena… assim como os outros da serie Souls…

  • Nícolas Wildner

    Quando o sysadmin digitar “shutdown -h now” vai aparecer “You Died” na tela…

  • tryedge

    Nossa, esse foi um dos primeiros jogos que joguei no PS3, nunca tinha jogado nenhum jogo assim, foi uma ótima experiência, acredito que é o melhor da saga Souls, o cenário é simplesmente muito foda, só depois que morri 300x que peguei um faq para conseguir zerar o jogo. 10/10.

  • Henriqui da Luz Lisboa

    Bha, isso é uma pena….. eu tenho e jogo Demon’s Souls bastante e sei muito bem como o online é importante. Sem falar que consequentemente o famoso glitch de multiplicação de itens não consumíveis deixar de existir e também existe um elmo único no qual só pode ser adquirido através de uma invasão bem sucedida no boss Old monk que agora não será mais possível adquiri-lo.

  • Eu tentei jogar ele, e não passei da primeira fase (uma que você ataca um castelo). Sei que a mecânica do jogo, ao mesmo tempo que é bem difícil, desincentivando a atacar na loucura, premia quem ataca com estratégia, mas mesmo assim, não ando com saco pra ficar morrendo 20 vezes na mesma parte de um jogo.

    • Felipe!

      jogo feito pra quem tem muito tempo livre, ou possui alguém pra pagar as contas por ele.

      • Maria Santos

        Que merda de comentário!!! Lixo vc

      • Pedro Guimarães

        Comentário lixo de uma pessoa cheia de recalque no coração. Um verdadeiro merdão desses q encontramos na Internet.

      • Daniel Rosi

        Típico comentário de um scrub (Felipe). Tenta de novo, Jambeiro, tenho certeza que vai gostar. Não joguei esse ainda, mas joguei o Dark Souls 2 e sei como é um ótimo jogo.

      • Felipe!

        Eita. Parecem bots raivosos.

      • Just a Gamer

        Não chega a tanto. O jogo é bem curto. E para quem está habituado com a série souls, o jogo acaba ficando meio fácil, já que os inimigos são bem lentos.

      • PCM

        “Uiuiui, falaram uma piadinha do meu sagrado jogo, vou lá xingar o cara e contar tudo pra mamãe e…”
        Ah, qualé! Nível de Fanboy está passando dos limites, até uma tiradinha de onda sobre o tempo de dedicação pro game está virando motivo pra chamar alguém de lixo?! Dá nem pra acreditar que foi no MeioBit.
        Malditas crianças da Internet.

    • Henrique Bohrer

      Mano esse jogo deixa a gente masoquista quanto mais a gente apanha mais gosta e eu achei a série incrível e com uma excelente animação

  • Pedro Guimarães

    Bem típico de jornalistinha br, não termina 1 jogo sequer e quer que a opinião dele seja levada a sério. Aí eu q zerei 3 vezes o jogo, se tento falar algo, a opinião não conta.

    • Just a Gamer

      Pra que tanta amargura no coração?

    • Para começar, eu não sou jornalista. Quanto a minha opinião ser levada a sério, jamais pedi isso para ninguém, ela está aí, se você não concorda com ela, tem todo o direito de discordar.
      Quanto a sua opinião não contar, ajudaria muito se você a dessa sem atacar os outros, principalmente sem conhecer a pessoa e falando coisas sobre as quais não conhece, como por exemplo quais jogos ela já terminei, há quanto tempo está nesta e os motivos que a levou a não terminar o Dark Souls (embora até tenha dito isso nos comentários).
      Você quer debater sobre videogames? Estou à disposição, quem sabe assim eu não consiga aprender algumas coisas com alguém que aparentemente conhece tanto sobre o assunto.

  • Jefferson Viana

    O pessoal fala da seres souls como se o cara morresse a cada 10 metros, se andar com cuidado pelo cenário e atrair inimigos dá pra passar beleza agora a chefes são outros 500, derrota eles , sozinho, pode se preparar pra morrer muito

  • Douglas Camargo

    Mas qual o motivo real disso acontecer?

    • Muito provavelmente porque praticamente ninguém joga mais e manter servidores ligados tem um custo. Pode ser também que a Sony esteja preparando uma remasterização do jogo, mas acredito mais na primeira opção.

      • Espero que algum grupo de fãs reative o servidor, assim como alguns online do PS2 e Dreamcast que funcionam até hoje.

  • Márcio

    Ótimo jogo. Se resume a paciência e atenção.

  • Lúcia Lopes (Lu)

    Uma das notícias mais triste do mundo game…que pena…baita game…adoro…

  • Junior Raicoski

    Acabamos de platinar faz duas semanas. Assim como todos os dark ele também tem uma magia única. Mas se você já platino vai saber que só offline se consegue está conquista.

  • Alan Schaeffer

    Cade o pessoal das pirateria pra abrir lá um servidor barba-ruiva tapa-olhos pro pessoal continuar curtindo essa obra de arte?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis