Pode não ser bom para os pais mas ser Batman é ótimo para as crianças

241ec45d20ed1d96fb8c98d0f0300509

Super-heróis são arquétipos, eles representam o que de melhor podemos aspirar, mesmo as versões mais cinzas, distantes do maniqueísmo de antigamente ainda são modelos dos mais altos ideais humanos. Desde criança ouvimos as histórias e nos inspiramos, seja em Batman, Super-Homem, Zorro, Zorro ou Robin Hood, Ulisses, Teseu, Hércules e todos os heróis mitológicos que surgiram e desapareceram antes de termos uma linguagem escrita para eternizá-los.

A turma que não gosta de nada e acha tudo errado adora criticar super-heróis dizendo que estimulam violência, mas em verdade crianças são muito mais inteligentes do que essa turma. Primeiro, porque lêem gibis, segundo, por se inspirarem somente no lado bom dos personagens. Qualquer criança sabe que o Batman não bate em bandido por gostar, e isso não é o foco, Batman quer acima de tudo proteger os inocentes.

Agora um estudo comprovou isso. Crianças, mesmo crianças bem pequenas entendem o Batman e ele faz com que essas crianças se esforcem mais e superem outras não tão inspiradas.

O experimento foi publicado na revista Child Development (link pro paper) com o título “O Efeito Batman: Perseverança Melhorada em Crianças Pequenas”.

O teste usou 180 crianças entre 4 e 6 anos de idade. Elas foram avaliadas para medir controle mental, habilidade de memória, empatia, e com essas variáveis definidas, pediram para que realizassem diversos testes em um computador.

No teste final eles tinham um longo e chato trabalho de ver fotos em um computador, e apertar espaço sempre que aparecesse um queijo. Foi explicado que a qualquer momento elas poderiam abandonar o teste e ir brincar com um iPad.

bat-princess

A cada minuto um grupo era perguntado por uma voz como estava indo. Outro grupo era questionado na terceira pessoa. “como você acha que <o nome da criança> está se saindo?”.

O terceiro grupo foi instruído a imaginar que era Batman, Bob the Builder, Rapunzel ou Dora, e ganhavam acessórios, como a capa ou máscara do Batman, ou a mochila da Dora (aquele macaco maldito deve estar sendo dissecado no laboratório ao lado).

Esse terceiro grupo era perguntado “como Batman (ou outro personagem) está se saindo?”

Em média as crianças na faixa dos 4 anos desistiam depois de 25% do tempo percorrido. As de 6 anos ficaram até 50%.

As crianças que eram perguntadas na primeira pessoa, “como você está se saindo, você está se esforçando?” foram as que mais cedo desistiram, 35% pras de 6 anos, 20% pras de 4. As que eram questionadas na 3ª pessoa ficaram no meio, mas a surpresa veio entre as que fingiam ser Batman.

Outros personagens não influenciaram o resultado, já as crianças vestidas de Batman permaneceram na tarefa 55% do tempo entre as de 6 anos e 32% entre as de 4.

Elas sabiam que era chato, sabiam que não haveria consequência ruim, mas mesmo com quatro anos de idade elas já sabiam que Batman nunca desiste, Batman não se importa se as chances estão contra elas, Batman tem uma missão e vai cumpri-la!

Ou seja: as crianças são espertas, elas entendem o personagem em sua essência. Bom saber que o legado do Cruzado Embuçado está em boas mãos.

Fonte: Research Digest.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Atrollando Natuacara

    – Doutor, minha criança quer ser aquaman quando crescer, o que pode acontecer?

    – Nada…

    • Cocainum

      – Só não deixe que Robin a infância dela.

      • heitorvrb

        Praçality

    • Germano

      Hum…. veja se ela vai continuar querendo depois de perguntar “Será que o Aquaman faz coco?” >: )

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Prassódia – O Proibido foi invocado com sucesso 😛 !!!

  • Espero que nenhum pai ou mãe tenha sido assassinado durante o experimento.

  • gfg2
    • Germano

      hahaha…. nada a ver mas mesmo assim MUITO legal! 🙂

  • Fabrício Roque

    Até verteu uma lágrima aqui

  • Hemeterio

    Lancelot deve ter sido o grande heroi pras criancas inglesas por 1000 anos. A coisa era tao solida que Cervantes resolveu avacalhar o mito do cavaleiro heroico com seu personagem desengonçado, uma genial parodia – antes das parodias serem norma. E de quebra, inventou o romance moderno.

    • André Luiz

      Por falar em Inglaterra, rolou algo assim com Artur também.

      Se tornou um nome comum entre os bretões no século V como símbolo de resistência e mesmo entre os invasores saxões após a vitória “pra se enturmar melhor”

      Algum historiadores alegam que isso pode servir como evidência se não histórica mas que alguma coisa aconteceu, tipo um chefe guerreiro que serviu de inspiração muito mais tarde pro mito do rei Arthur.

      Meu medo é o que os arqueólogos do futuro vao achar de “Enzo”

      • Hemeterio

        E Isso responde à sua pergunta?

        h t t p s : // twitter . com/tukke_/ status/ 935174509702901760

        • Zaaboo

          https://twitter.com/tukke_/status/935174509702901760

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    seja em Batman, Super-Homem, Zorro, Zorro ou Robin Hood, Ulisses, Teseu, Hércules e todos os heróis mitológicos que surgiram…JESUS MANDOU UM SALVE

    • Nope. Jesus vem acompanhado de cobranças, punições. Jesus é exemplo a ser seguido por medo, do contrário você vai para o Inferno. Batman não quer que você seja como ele, Batman não te cobra isso, ele sabe que é difícil. Você quer ser Batman pq sabe que é o certo. Não pq um padre ou pastor te ameaçou.

      • Márcio Chaves

        É troll.. hahaha

      • Julio da Gaita ✔

        ótima resposta, ainda que hoje em dia existam diversas correntes dessa mitologia…rs

      • Rafael

        Não. Essa descrição é Deus do velho testamento. Jesus nunca usou o medo para forçar suas idéias, sempre se utilizou de parábolas positivas para explicar melhor seu contexto e a mensagem que queria espalhar.

        Aliás, a unica passagem que o Trevoroso aparece pra Jesus foi para tentá-lo a abandonar tudo que acreditava e ir para o lado ruim, tendo Jesus se negado ( passagem de Jesus no deserto). Isso é uma boa mensagem de perseverança contra o mal, poderia até virar HQ!

        P.S.: Estou falando em cima da bíblia, sabendo que ela é antes de mais nada uma passagem de ensinamentos aos cristãos do que verdade em si.

        • Sergio Fagundes

          Eu lembro vagamente de um gibi cristão a uns 5000 anos atrás (sim estou exagerando antes que venham me crucificar) que contava essa história. E ficou bem interessante.

        • Tesento Avara

          E disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

          Quem não vem no bonde, vai pro colo do capiroto. Se isso não é ameaça, não sei o que é.

          #pas

          • Rafael

            Em qual parte ele fala sobre capiroto? As trevas que ele cita é a ignorância de viver sem os ensinamentos dele.
            Como eu disse antes, ele “passou” o tempo inteiro utilizando parábolas e essa que tu citaste é uma delas… Nunca siga as coisas de forma literal, amigo.

        • Nilton Pedrett Neto

          “eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim”. “O Pagamento do pecado é a morte.”. Se vc vai discutir teologia , convém conhecer o seu livro sagrado. A punição eterna foi criada no novo testamento.

      • Bruno do Acre – (Etevaldo)

        Eu citei o Jeje, imaginando um futuro onde ele será retratado como o Thor é hoje em dia, já pensou?

      • Idilberto Lopes

        Essa ideia de que uma pessoa vai sofrer eternamente após a morte é a coisa mais sem sentido do universo, ensinamento criado por líderes que queriam obter lucro de pessoas mal informadas (na época o mundo todo).

        Em resumo a bíblia fala para aproveitarmos a vida enquanto vivos porque após a morte nada mais existe para nós. Ecl 9:5, 10.

    • Igor Alves

      Mantenha religião na sua vida privada, aqui não é lugar pra isso.

      • Jorge Dondeo

        Bullshit! Deixa o cara expressar, ninguém aqui ficou dizendo pra você ficar dentro de casa escondendo sua feiura do mundo.

        • Julio da Gaita ✔

          eita, o que o nego tinha falado?! rs

          • Jorge Dondeo

            Dizendo que o cara não podia expressar elementos da sua fé no blog.

          • Julio da Gaita ✔

            ksoaksokasokasokaosk, com toda palhaçada que acontece até no congresso de Pastor, Missionário e Pai de Santo mantendo o nome do “cargo eclesiástico” na frente do nome próprio e empurrando medidas favoráveis a crentelhos e pelo bem da “família cristã br” ou pela valorização das religiões de matriz africana.

            Se nem o estado é laico, quanto mais o Half bit-ch…rs

    • Ednei Monteiro

      Cada um pode “acreditar” no personagem fictício que quiser. No meu caso, entre Jesus e Batman, sou mais Batman. Com a vantagem que não precisamos orar para a família Wayne. 🙂

    • Ednei Monteiro

      Cada um pode “acreditar” no personagem fictício que quiser. No meu caso, entre Jesus e Batman, sou mais Batman. Com a vantagem que não precisamos orar para a família Wayne. 🙂

  • Rolando

    Ver que crianças acreditam em um bom exemplo acende uma chama de esperança na humanidade, ainda mais que esse bom exemplo é o meu personagem preferido.

  • Inquisidor

    o batman é sensacional , ele pega bandidos e mete a porrada neles e da algumas fraturas ainda de brinde, belo e moral.

    se um dia eu for me matar, vou ser um super heroi por 24h só para ver como é.

    • Ideia interessante

    • Julio da Gaita ✔

      se for pra se matar, que pelo menos seja levando um bando de cuzão junto, sempre pensei assim também…rs

  • Davos, o lord cebolito!

    “Batman não se importa se as chances estão contra ele” Não o Batman do atual filme da liga da justiça!

    • Tipo, o Batman que viu que a barra estava pesada demais, vendo que havia meios foi ressuscitar o Super, mas mesmo sabendo que precisava da ajuda do Superman foi pra batalha MESMO SEM O AZULÃO porque era algo que precisava ser resolvido, com ou sem o escoteiro? Tá bom, então XD

      • Artur Santos

        O hate no filme está tão grande que criam defeitos até em partes que não tem…

  • niltonql

    Já estou vendo o pessoal do meu trabalho distribuindo fantasias do batman…

  • Roger D. C. Delboni

    – Enzo Jackson, como você está se saíndo?
    – I´M BATMAN!

    • E vai chamar a irmã, Valentina Pietra, pra ser a Batgirl.

  • Reinaldo Matos
  • Henrique

    imagina se um grupo de crianças fosse o “pequeno Wilber”, nenhuma delas teria desistido

  • Idilberto Lopes

    Quando moleque meu personagem favorito era o Hulk. Eu entendia perfeitamente a frustração do Bruce e sonhava em poder ter toda aquela força para esmiuçar o que me afligia. Aprendi a não sair quebrando tudo pois as consequências virão.

    Eu também queria ser o Batman, aprendi a ser mais perseverante apesar de perdas pessoais.

    Recentemente passei a admirar o Chapolin, um homem simples, subestimado, um tanto tapado mas que na intenção de ajudar não mede esforços.

  • CONFIRMADO: até crianças de 4 anos compreendem mais sobre Batman do que a Warner/DCpção.

    https://youtu.be/GgkQS7q6sT0

  • Julio Verner

    Só conheço Batman e Rapunzel… Tô muito velho pra esses testes mesmo 🙁

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis