Resenha — Amazon Fire TV Stick: agora sim, temos opções

amazon-fire-tv-stick-001

O Chromecast não mais reinará sozinho no mercado brasileiro: a Amazon lançou no país o Fire TV Stick, a versão compacta e modesta de seu principal dispositivo para consumo de conteúdo destinado a “inteligentificar” TVs, com características interessantes e preço bastante competitivo.

E então, compensa? Eu o testei por dez dias e estas são as minhas impressões.


Do que se trata

A linha de set-top boxes Fire TV da Amazon conta com uma boa gama de dispositivos, que permitem desde streaming em 1080p e 4K a apreciação de games simples disponíveis no catálogo do Android. O Fire TV Stick é a versão mais básica e de entrada, voltada principalmente para o mercado externo aos Estados Unidos como uma opção dedicada de hardware aos assinantes do Amazon Prime Video, que chegou a 200 países um ano atrás. Em casa o Stick conta com uma versão compatível com a Alexa, que não custa lembrar ainda não está disponível no Brasil então nem faria sentido lançar esse modelo aqui.

A principal razão de ser do Fire TV Stick é bater de frente com o Chromecast, oferecendo mais recursos do que o dongle do Google principalmente por se tratar de um hardware completo: diferente do rival, que funciona única e exclusivamente como um acessório de espelhamento de conteúdo o gadget da Amazon conta com um SoC ARM quad-core da MediaTek de 1,3 GHz, GPU Mali-450 MP4, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, o que faz dele uma caixinha independente e que permite a instalação direta de aplicativos, tal qual a Apple TV mas mais modesto e muito mais barato.

O que você leva para casa: um dispositivo que ao sair da caixa é plenamente compatível com o conteúdo oferecido pela Amazon, principalmente pelo serviço Prime Video que é bom lembrar, não é compatível com o Chromecast e conhecendo o CEO Jeff Bezos nunca será, jamais será. Por ser um produto mais modesto ele é compatível com reprodução apenas Full HD no máximo, ainda que em 60 frames por segundo; na parte do áudio temos suporte a som Dolby Digital Plus em até 7.1 canais, o que é muito bom dadas as suas capacidades.

O Fire TV Stick é bem pequeno, se conecta facilmente à qualquer porta HDMI de seu televisor (o kit acompanha um extensor para facilitar o acesso e melhorar a recepção) e a alimentação é feita através da fonte padrão via conexão Micro-USB, algo necessário principalmente para utilizar seus recursos de HDMI-CEC que permitem ligar a TV através do controle dedicado, ou utilizar o controle do próprio monitor para operar o gadget.

amazon-fire-tv-stick-003

Falando no controle, ele é o principal diferencial frente ao Chromecast. Por contar com um acessório dedicado e graças à capacidade de armazenar apps localmente, o usuário não depende de sincronização com o smartphone, tablet ou desktop para fazer uso dele. Os controles são absolutamente minimalistas, com um direcional circular e um botão de ação no centro e comandos para executar vídeo, pausar, retroceder e avançar, bem como atalhos para a Home, voltar e acesso rápido ao menu. Ele funciona com duas pilhas AAA, que acompanham o kit.

Performance

Vamos ao que interessa. Ao liga-lo pela primeira vez o Fire TV Stick pede para que o usuário conecte-o à rede Wi-Fi local e entre com sua conta da Amazon, e a partir daí operá-lo é moleza. O fato de não depender da sincronização com o smartphone dá mais liberdade de uso para o espectador, que não precisa depender de um dispositivo conectado para acessar o que desejar. Ele é voltado para uso por toda a família, diferente da mentalidade do Google de ainda focar no usuário “geek” no que tange ao Chromecast.

A navegação é igualmente bem melhor. Diferente do rival, em que tudo deve ser feito pelo smartphone ou tablet utilizar a TV para isso não é só mais simples, é o certo a se fazer. Você pode utilizar uma série de serviços e navegar entre eles rapidamente, sem ter que utilizar a opção Transmitir toda a vez que sair da Netflix e pular para o Plex ou YouTube, por exemplo. Basta um comando no controle e pronto, você já trocou. O algoritmo ASAP (Advanced Streaming and Prediction) analisa o gosto do usuário e pré-carrega os programas que ele pode por ventura vir a assistir, evitando os segundos de carregamento do buffer e agilizando um pouco o uso.

Ainda assim você pode utilizar o app Fire TV Remote (iOS e Android) como um controle remoto alternativo, principalmente para ter acesso a um teclado virtual completo e a comandos de voz.

amazon-fire-tv-stick-005

Desnecessário dizer que o foco do Fire TV Stick se concentra principalmente nas soluções da Amazon. O Prime Video recebe grande destaque e também pudera, conta com uma sére de conteúdos de peso como The Grand Tour, The Man in the High Castle, Hand of God, The Tick e etc. principalmente por serem conteúdos exclusivos; da mesma forma o Twitch, a plataforma de streaming de games e outras coisas é igualmente oferecida com a devida atenção, mas o forte da Amazon nesse quesito é igualmente seu calcanhar de Aquiles: a dashboard oferece sugestões de serviços como Starz, Hulu e outros que não operam no Brasil. Da mesma forma a loja carece de opções de serviços disponíveis aqui como Telecine Premium e Globo Play, bem como o desejado por muitos HBO Go.

Por outro lado, por rodar Fire OS o Kindle Fire TV é uma opção bastante interessante para fuçadores de plantão, que costumam contornar suas defesas facilmente e instalar apps de fora da lojinha da Amazon ou do Google. Há quem o transforme num servidor Plex ou o faça rodar apps que a lojinha do Bezos não fornece, mas estão presentes na Play Store original mas no entanto, o sistema não é lá muito estável. Apps podem ou não funcionar e mesmo alguns famosos, como o Spotify parecem um tanto incompletos.

amazon-fire-tv-stick-004

Há algumas curiosas limitações, como a restrição de contas. Por algum motivo inexplicável o gadget não me permitiu adquirir apps enquanto eu não transferisse minha conta da Amazon para os Estados Unidos, o que é no mínimo estranho: por estar disponível no Brasil ele deveria funcionar com contas nacionais mas ao menos no meu caso, não foi o que aconteceu. De qualquer forma a pouca RAM se fez sentir: apps como Netflix e games simples como Pac-Man 256 e Crossy Road deram algumas engasgadas. Games mais pesados exigem um controle gamer dedicado, mas é bom ter em mente que a performance não será tão suave quanto em um smartphone ou tablet Android de ponta.

Por fim, o espelhamento. Como o gadget não é compatível com Google Cast ele faz uso da tecnologia Miracast, mais do que experimentada mas um terror para transmissão de vídeo simplesmente porque ela não foi desenvolvida para isso. O protocolo foi criado tendo em vista um “HDMI via Wi-Fi”, com suporte a 1080p e som 5.1 mas na verdade ele funciona de forma excelente para a exibição de fotos e slides, e sem muita surpresa é ideal para ambientes corporativos. Usar Miracast para espelhar vídeos é pedir para passar raiva, as travadas serão constantes e por isso não dá para pedir muito aqui. Reserve-o para quando você tiver que fazer uma apresentação na escola ou quando sua avó vier visitar e cismar de exibir suas coleções de fotos recém-digitalizadas para todo mundo na ceia de Natal.

amazon-fire-tv-stick-006

Conclusão

Se você procura um aparelho com capacidades de streaming mais estáveis que o Chromecast, o Amazon Fire TV Stick é uma excelente escolha. Por contar com um controle remoto dedicado ele é extremamente user-friendly, e conta com um catálogo exclusivo bem interessante. Além disso ele permite instalação local e até pode executar alguns games e uma vez configurado, você pode levá-lo para qualquer lugar e basta se conectar à rede local para sair usando, sem depender de um smartphone.

No entanto, ele não é a melhor opção para espelhamento de vídeo e o desempenho por conta do hardware limitado pode ser inferior ao do concorrente do Google, bem como seu catálogo no geral é um pouco mais limitado. Tal qual o Chromecast ele é uma adição interessante para TVs antigas mas dispensável para quem já conta com uma Smart TV da LG ou Samsung que rodem webOS ou Tizen respectivamente. Sabendo de suas limitações, o set-top box compacto da Amazon pode ser uma opção bastante atraente principalmente por custar apenas R$ 289, contra R$ 349 do valor oficial do dongle do Google no país (ainda que ele possa ser encontrado por bem menos).

De qualquer forma, é sempre melhor termos opções.

Agradecimentos à Amazon por gentilmente nos ceder o Fire TV Stick para a resenha.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Paulo #

    Curioso que eu consigo baixar os apps com a conta da Amazon no Brasil. Por outro lado nunca consegui usar o Prime Video do Brasil no Stick americano (estou doido para tentar novamente quando voltar em casa).

    • Ednei Monteiro

      Tentei esse final de semana e ainda não foi. Eu consigo acessar o Prime Vídeo Americano, mas não consigo acessar o do Brasil.

      • Paulo #

        Bizarro é que o hardware parece ser o mesmo.

        • arakawa

          Eu tenho um Stick com Alexa, só funciona com conta americana tb. O hardware é exatamente o mesmo, só muda o controle.

    • Marcelo Eiras

      Já tentou colocar seu endereço brasileiro como default na amazon? Aqui funcionou assim.

  • Vin Diesel

    Nem adianta falar bem a troco de alguma grana, (parece que receber para escrever é trabalho) então nem se deem ao trabalho, na minha mente esse texto nao entra sabe por que? Pq esse item é velho, já foi o tempo dele aparecer aqui… Tem coisa melhor hoje. Um mi box por exemplo e além de caro tem q colocar a conta da amazon, me nego… To nem ai pros produtos desse careca… ops, sou careca tb, ah entao posso ofender assim mesmo… caraca de bosta…

    • Diego Vasconcellos

      “…conta com uma sére de conteúdos de peso como The Grand Tour, The Man in the High Castle, Hand of God, The Tick e etc…”, extremamente conhecidas pelos brasileiros que assinaram amazon prime video mês passado quando ela chegou no Brazzzilzzzilzzzil

    • Gedson Junior

      Mi Box é nível Android de gambiarra, me nego a ter esse troço.

      • Malcan

        Rapaz, gambiarra onde?

  • Cocainum

    E aqueles “TV Box” que rodam Android? Quem tem? Funcionam bem?

    • VilsoniJunior

      Eu comprei um Diamond A9 com chipset S912 e ele funciona razoávelmente bem… não é tão simples de usar como os streaming boxes famosos (tenho apple tv 4 e chromecast) mas te dá uma liberdade muito grande, inclusive pra instalar o kodi ou rodar emuladores. Aconselho comprar um com pelo menos 2gb de RAM. Outra coisa, ainda não consegui fazer rodar YouTube em 4k à partir dele.

    • Vin Diesel

      segundo o que tenho visto o mi box é android tv, com as suas limitacoes para multimedia. já os xing lings valem tudo, roda igual um celular na tv… negocio é ir pro voce tubo e ver o que lhe agrada

      • Gustavo Bandoni

        essas caixas com android tv nao rodam netflix em full hd , somente 640*480. A mibox 3 roda mas nao nao roda amazon prime (e um monte de programas)

        • Cocainum

          Humm. Essa informação foi importante. Netflix precisaria ser Full HD.

          • Marcelo

            Na vdd, Mi box vai até 4K no Netflix…e na próxima atualização, que sabe lá quando vai chegar, habilitará tbm o HDR…

        • Tenho a miBox 3. Algumas observações:
          – Netflix em Full HD tranquilo.
          – É fraca para jogos.
          – A interface da Android Tv é uma bagunça.
          – PLEX é vida.

          Não uso Amazon Prime.
          O app da NFL não funciona mais nesta temporada.

          • Daniel Belini

            Fale mais sobre
            “PLEX é vida”
            EU uso o Plex no Mac como servidor e transmito pro Chromecast mas tem horas que engasga, trava, teve vez que a travada foi tão grande que tive que desligar tudo, Mac, celular, roteador e ainda reconfigurar o Chromecast que resetou do nada.

          • Rodrigo

            No Plex só vejo problemas quando termina um episódio e começa outro, pois configurei para puxar legenda automaticamente, mas no caso desse seriado específico (Modern Family) já tenho os .srt e sempre preciso ir nas configurações do episódio pra mudar manualmente, pelo app do plex mesmo, mas qd faço isso preciso ir láááá no home e às vezes desconecta. De resto, vejo filmes normalmente. Melhor que HBO Go que perde a conexão direto. Alguém sugeriu que poderia ser o Doze matando o app e interropendo o streaming, não sei.

          • Julio da Gaita ✔

            dae precisa “pagar” a assinatura do plex? tentei rodar no meu rasp3 e não deu muito certo o plugin de servidor com o hd cheio de torresmos no rasp ./

          • Rodrigo

            Cara, eu não pago nada. Instalei o servidor no meu PC e instalei o app no celular (o app é pago, mas comprei com os rewards de pesquisa do Google).

            Outra forma que utilizava antes é rodar através de DLNA, mas no caso a televisão precisa suportar os formatos de origem, pois o Plex só faz transcodificação quando é pelo app… ao menos tenho uns seriados em formatos novos aí q não roda qd abro por dlna, só qd abro pelo app mesmo (fazendo o cast no chromecast).

          • fenixcload

            DICA
            instala no cell o app seriesguide para controlar os episódios das series a biblioteca e a mesma
            DICA 2
            o plex ta nota 100 quando se trata de animes jp reconhece quase todos ,no app tv e só usar a opção transcode que roda tudo incluindo as legendas das aberturas e encerramentos

          • Então, basicamente faço o mesmo uso que você, mas aqui é servidor no Manjaro Linux, transmitindo para a miBox3.
            Eu acho que entendo o seu problema de travamento, ocorria bastante quando a fonte era, por exemplo, blu-ray. Mas a solução, no meu caso, foi aposentar o roteador padrão da Vivo Fibra e comprar um Archer C9. Hoje roda tranquilo, sem travamento, sem problema de codec… E tem alguns plugins espertos que você pode colocar nele com um monte de funções extras interessantes: baixar legendas automáticas, canais de notícias… Tudo isso sendo bem mais leve que o Kodi.

          • Daniel Belini

            Meu roteador é o DMG661 Da Dlink / Vivo.
            Quando vc trocou ficou sem TV ou usa os dois?

          • Não uso a TV da Vivo, mas verifiquei antes de comprar e o Archer C9 é um dos que suporta o protocolo a TV por fibra (por isso que pude fazer a troca).

            Ele também permite configurar a VPN direto no roteador (estou pensando em contratar um VPN e ter acesso aos jogos da NFL para acompanhar especificamente o meu time), mas nesse ponto ME PARECE que eu teria que instalar um firmware alternativo no Archer para fazer essa configuração e isso não me agradar. Tem muito relatos de bricagem na internet e ele está funcionando tão bem que por enquanto, deixa quieto.

          • Julio da Gaita ✔

            plugins pra torresmos? falei mais a respeito pfv… vish lembrei q meu vivo fibra é com telefone “VOIP” junto, dae não funfa sas paradas aí ./

            cries in a corner*

          • Marcelo

            Se acha a interface do Android Tv da Mi box uma bagunça…nem queira ver quando atualizarem para Android Oreo

            Tenho um Nexus Player tbm que já está atualizado…e por Deus…apesar da ideia ser boa, a execução ficou bem ruim… muito melhor do Android 6

            Ps: Kodi é Vida!

          • Gustavo Bandoni

            Nunca usei PLEX ,mas eu uso spmc (que é um kodi adaptado) que eu uso para executar arquivos em rede

        • Malcan

          Já estão saindo android box com netflix full hd, dá uma olhada no site minha casa digital

          • Gustavo Bandoni

            Android box licenciado tem vários modelos que tem. Inclusive o mi-box 3 (que eu tenho) tem suporte a Netflix em full HD. O que não tem é aqueles genéricos de 100 reais do mercado livre. Nesses ai nenhuma gambiarra que inventam funciona mais de duas semanas

          • Malcan

            Mas eu estou falando de box lowcost mesmo, tão saindo varias licenciadas. daqui a pouco chegam no mercado livre. E cara, box generica de mercado livre já é milagre se funcionar ao ligar na tomada.

          • Gustavo Bandoni

            Pode falar um exemplo ?
            EU nao conheço nenhuma licenciada abaixo da casa dos 80 dólares

          • Malcan

            Vai por nome, pq link não dá. Por exemplo , a Box Android Mecool M8S Pro W. Por volta de 100 reais, e netfliz full hd.

          • Gustavo Bandoni

            Obrigado.Eu achei ela na casa do 60 dolares la fora (300 reais por aqui no ML) Pelo que eu vi numas discussões esse aparelho é licenciado com widevine L1 . Por isso que roda netflix HD nele .

          • Malcan

            Cara, compra na gearbest, melhor preço e o bom de importar box é que o imposto nunca fica muito caro.

    • Gustavo Bresolin

      Minha experiência com os TV Box android ou minipc android. Funciona durante um tempo, depois é só travamentos.
      Hoje sou um feliz proprietário de um minipc com win10, 2gb de ram, e processador não lembro. Rodo nele o sonar pra baixar os seriados e sickrage pra baixar as legendas, e olho os seriados pelo kodi, servidor plex nele não rolou, mt fraquinho. Acesso ele remoto via TeamViewer e era isso, ligado 24/7. Melhor coisa que fiz

      • Vin Diesel

        considero algo assim (torrent box) por motivo de energia eletrica em prioridade

        • Gustavo Bresolin

          Cara, eu nunca fiz as contas aqui em casa, mas nunca deu diferença na conta de luz.

          • Vin Diesel

            box ou mini pc, consomem muito pouco perto de um pc normal.. entao, para ficar ligado 24×7 curto mais essas alternativas, ainda não cheguei a perfeicao mas valeu a dica do sickrage, te passou uma: Unified Remote. compre o app para smart e use no windows

          • Gustavo Bresolin

            Opa, blz, vou dar uma olhada. Eu uso aqueles teclado+ mouse saca ?, funciona bem

        • ochateador

          Raspberry pi ?

      • Cocainum

        Eu tenho PCs conectados nas TVs. Não são mini porque eu também uso para jogos, com placa de vídeo dedicada, mas com gabinete mATX slim. Para multimídia eu rodo neles o Kodi. O grande problema é o Netflix (e o YouTube também, pois o add-on do Kodi não é lá essas coisas). Eu tenho os controles remotos do falecido Windows Media Center e o Kodi funciona muito bem com eles, mas com o Netflix é uma porcaria.

        • Vin Diesel

          Unified Remote

          • Cocainum

            Eu queria poder usar meus controles remotos “de verdade”. Para controlar a máquina via celular eu até já tenho uma aplicação instalada.

            Eu tenho uma smart tv onde eu uso o Netflix através do controle remoto da TV. Gostaria de ter uma experiência semelhante no PC que está ligado em uma TV que não é smart.

          • Vin Diesel

            eu tb, curto muito quando uso o kodi no raspberry e ele aceita o hdmi-cec… queria o mesmo no pc…

        • Gustavo Bresolin

          Ah, saquei a tua necessidade, é especificamente com netflix mesmo…

          • Cocainum

            Principalmente. Mas tem outros que a dupla Kodi/PC ficam devendo, como HBO Go, por exemplo.

  • Humberto Jorge

    Uma dúvida o Fire Stick roda os app pipichu de TV paga como o Chromecast ou barra?

    • David Kwast

      parece que ele já roda alguns APPs de Android sem precisar de ajustes, muitos vão depender de mouse e/ou teclado bluetooth. Já tem VLC oficial, então é questão de tempo para que muitos APPs Android sejam levemente adaptados para o Fire TV. Naquele site XDA-developers tem mais informações sobre quais APPs já rodam e tal.

      • Claudio Torres

        Rola PLEX?

        • Ricardo AG

          Roda Plex sim…Muito bem por sinal.

  • David Kwast

    Peguei um e não me arrependo. É muito fácil instalar APPs Android pelo APK oficial na store. Basta baixar um APP de download na loja da Amazon e converter links da play store usando um site conversor. Instalei o Chrome oficial mas neste caso precisa de mouse e teclado para operar. Tem VLC na loja oficial. Gostei muito da performance do Netflix e Youtube. Em casa tenho 3 Apple TV (coisa da esposa) e tivemos um Chromecast. Ainda prefiro o Amazon Fire.

  • elliot

    “principalmente por custar apenas R$ 289″… acredito que o `apenas` deve ter sido ironico.

    eu comprei aqui um roku stick para o quarto do meu cachorro na cyber monday da bestbuy e paguei 35 dolares. comecem a valorizar melhor o uso das palavras, ainda mais `apenas`. isso esta longe de ser barato.

    • E quantas Ecoin fica isso?

      • elliot

        boa!

      • Vin Diesel

        você já tem a evil wife

    • Arthur S. G. Ferreira

      Fiquei em dúvida entre um Roku ou Mi Box, parecem opções melhores que Chromecast e Firecast

      • elliot

        o chromecast eh bom para espelhar a tela do android. eu tenho ele tambem. mas se quiser interface, recomendo o roku (nao conheco o mi).

  • Maom

    Alexa não funciona no Brasil??? Ops… Aproveitei a oferta de blck friday da amazon e encomendei um stick desse junto ocm um echo segunda geração. Novos pesos de papel???

    • Diego Vasconcellos

      Pelo menos você pode usar o controle como peso de papel, já que você não vai usar ele de maneira extremamente eficaz e melhor que o smartphone para logar nas suas contas e digitar passwords. (“Por contar com um controle remoto dedicado ele é extremamente user-friendly”)

  • T Soares

    Até pensei em comprar um, só por causa do Prime Video, já que hoje o único jeito de assistir satisfatoriamente conteúdo do Prime na minha televisão é conectando o notebook nela com uma cabo HDMI, mas estou tão satisfeito com o MiBox que não vale a pena trocar.

    • Arthur S. G. Ferreira

      App do Prime Video fica ruim no Mi Box?

      • T Soares

        Prime Video não funciona na MiBox, nem com sideload. Dá pra por o video pra rodar no note e fazer cast para a Mibox (que tem função Chromecast embutida), mas a qualidade não fica muito boa.

    • FerMarques

      Se tiver uma Smart, pode ser que o App Prime Video esteja disponível. Eu uso o App direto na minha Samsung.

  • Sergio Fagundes

    Quem usa TV fina em suporte de parede vai achar isso um pesadelo (senti isso com o chromecast velho também. Por sorte minha tv tinha hdmi lateral.

  • Abner Oliveira

    Funciona sem conexão com internet. Para conteúdo local é claro.
    O chromecast não roda, tenho a impressão que ele “baixa” o app pra rodar no momento que você comanda o espelhamento.
    Já passei muita raiva quando a NET resolve passear e fico sem poder assistir o que tenho de “backup” no NAS.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis