YouTube e Google perdem mais anunciantes por vincular anúncios a vídeos impróprios

Não é segredo que o Google tem sérias dificuldades quando o assunto é fazer a coisas certa. Quando uma grande quantidade de anunciantes puxou o carro do YouTube, basicamente porque a plataforma vinculava anúncios a conteúdos controversos, de canais extremistas mesmo (racismo, discurso de ódio, apologia a terrorismo e etc.) simplesmente porque os mesmos tinham um grande volume de visualizações a divisão se comprometeu a dar um jeito na bagunça, e promoveu uma suposta faxina na casa.

No entanto as medidas vem afetando bem mais o criador de conteúdo legítimo, que anda sendo impedido de monetizar ao contrário do que acontece com os nadadores de Nutella e/ou pirateiros descarados. O YouTube se revestiu do mantra “conteúdo para toda a família” e vem privilegiando que posta vídeo todo santo dia, o que mandou a qualidade do conteúdo geral para a vala e como o algoritmo é burro, ele filtra qualquer coisa aleatoriamente dos canais menos populares. Os grandes passam incólumes mas se lembrarmos do que aconteceu com o AdSense, tal situação não deve durar muito mais.

Só que o mantra de conteúdo saudável não estava alinhando com a realidade: não é de hoje que o YouTube recebe duras denúncias de canais que se passavam por infantil de modo a entrarem no acervo do app dedicado YouTube Kids, com vídeos em que personagens de quadrinhos, desenhos animados e filmes voltados para crianças e adolescentes apareciam nas mais impróprias situações. Valia tudo, desde mutilação a sexo e outros temas bem pesados, nada adequados para menores. Como o algoritmo do YouTube é uma bela porcaria, ele confiava na declaração do autor de “conteúdo livre” e liberava tudo.

Foi então que a plataforma resolveu reagir, obviamente devido o medo de perder mais anunciantes descontentes ao ver suas marcas associadas a vídeos tão perturbadores. De duas semanas para cá não só as regras mudaram como o YouTube exterminou uma série de canais de vídeos infantis piratas, só que havia outro tipo de conteúdo que o site não estava fazendo por onde para aniquilar, o de vídeos que veiculavam imagens de menores com pouca roupa. Tais conteúdos, que podem ser facilmente encontrados estavam recheados comentários de pedófilos e para completar, os vídeos foram vinculados a anúncios de marcas grandes como Mondelez (Cadbury, Nabisco, Lacta), Mars (M&M’s, Pedigree, Snickers, Whiskas), Diageo (Smirnoff, Johnny Walker), TalkTalk (Virgin, Sky UK), BT, HP, Deutsche Bank, Adidas e a rede alemã de supermercados Lidl, entre outras. Estas removeram a totalidade de seus anúncios do YouTube, e só retornarão caso a plataforma venha a dar um jeito de uma vez por todas nesse tipo de material.

Dessas companhias a Mars, a Diageo, a HP, a Mondelez e o Deutsche Bank foram ainda mais longe, já que tiraram a totalidade dos anúncios da plataforma Google como AT&T e outras fizeram no passado, que ainda não retornaram e provavelmente não o farão tão cedo. Resumindo, a gigante irá perder muito dinheiro por culpa mais uma vez dela mesma principalmente porque quase 90% de sua receita vem de propaganda.

Um porta-voz do YouTube se limitou a dizer que “isso não deveria acontecer” e que estão trabalhando para resolver a situação, mas a verdade é que o estrago já está feito: segundo a VP de Gerenciamento de Produto Johanna Wright a plataforma irá endurecer ainda mais suas diretrizes, de modo a remover conteúdo impróprio e desmonetizar quem não se adequar com as regras atuais de criação de conteúdo. Na prática, o YouTube vai continuar batendo cada vez mais no pequeno e médio Youtuber legítimo enquanto canais de pegadinhas e nuteleiros passam ao largo, bem como dificilmente a totalidade dos vídeos verdadeiramente nocivos será removida.

Aguardemos os próximos capítulos.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • O início do fim…

    • Dr. Bruce Banner

      Isso daria um ótima matéria no ODZ…

      • Sem tempo… trampo dia e noite…. the dream is over… for now…

        • Dr. Bruce Banner

          ;,-(

        • Maom

          Fora que falar de uma matéria que envolve vídeos impróprios , o foco da “redação” do ODZ caí vertiginosamente. Impossivel separar o profissional do pessoal.

  • Jose Felix

    A Solução é simples! Basta disponibilizar uma ferramenta para as agências definirem manualmente em qual canal ou vídeo seus anúncios serão veiculados. Muito mais fácil e lógico deixar essa trabalho na mão da agencia.

    • Vinícius Cordeiro

      Google compartilhando poder com gente de fora? Nunca irá acontecer.

    • Vinicius Zucareli

      Mas aí qual a lógica de contratar via Google? Não é mais fácil pagar diretamente o criador?

    • Guilherme

      Isso já existe. Se chama patrocínio.

    • Alvaro Carneiro

      Se fosse simples assim, já teriam feito.

    • Jarbas Coqueiro

      Se eu não estiver enganado já é possivel, so que é mais caro $$

    • Alexandre Salau

      E como fazer para avaliar os milhões de videos que sobem todos os dias?

      • Vinícius Cordeiro

        São 300 horas de vídeo POR MINUTO que sobem pro tubo. https://fortunelords.com/youtube-statistics/

  • Felipe Lino

    Se isso fizesse com que alguns bons You Tubers mudassem de plataforma, seria excelente. Mas acho impossível de acontecer. Então ficamos com a censura mesmo.

    • Vin Diesel

      o mundo é masoquista, isso nao vai acontecer…

  • Cortana ✔

    Precisam limar o conteúdo com a palhaçada do momento: Terra Plana.

    • …como assim, NÃO É?

      • Cortana ✔

        Plana é a cabeça dos planistas. 🤣

        • …aguardando o tiozinho do foguete ver a curvatura da Terra e se matar lá de cima pra não provar que estava errado…

          • Dr. Bruce Banner

            Isso se ele não encontrar o padre pendurado nos balões.. .

          • Cocainum

            Eu bem que gostaria de uma matéria do Cardoso falando sobre o “Engenheiro de Foguetes Terraplanista”.

          • Acha que ele também não está esperando a “comprovação” do maluco?

          • Alexandre Salau

            Pior que ele estima que vai subir até 500 METROS e de lá vai poder provar que a Terra é plana. Não seria mais fácil pegar um avião qualquer? Pelo menos teria uma chance bem maior de continuar vivo após obter a prova.

          • …e a certeza que iria passar uma puta vergonha…

          • Yskar

            Tem de levar o tiozinho na Antártida de avião para ele ver que não tem nenhum “muro de gelo”.

        • Cocainum

          E que todos caiam da borda da Terra.

    • советский медведь

      Esse é o maior exemplo de brincadeira que saiu do controle…

      • Guilherme

        … é o cara que fez a brincadeira deve rir horrores até hoje.

      • Cortana ✔

        Ainda tenho a esperança que um dia vão nos dizer que isso era tudo brincadeira. Mas se não acontecer, temo pelo futuro da humanidade.

    • Flávio Pedroza

      De volta pra o futuro 2 (1989): Em 2015 a humanidade terá carros voadores, o lixo é combustível.
      Realidade: Em 2017 a humanidade ainda discute se a terra é plana.

      • Julio Verner

        Final de 2017 e a humanidade ainda leva exemplo de vida(educação) baseada em lavagem cerebral televisionada. Terra é plana mesmo, um imenso pasto.

    • Davos, o lord cebolito!

      O problema do argumento da terra planta é que, pra perceber que ele não passa de uma idiotice, você tem que ter certo senso critico e um minimo de noção de ciência, e existe um mindset brazuca o qual identifica coisas ligadas a ciência como chatas, de gente pedante sem humildade que não acredita em Deus, portanto é tudo do diabo. O argumento da terra plana é simplista, ele simplifica tudo, gravidade, densidade, perspectivas, medidas e outras noções básicas da ciência são simplificadas pra justificar a idéia. E tudo que é simples se dissemina bem mais fácil, pois não há esforço algum. Pra conseguir contestar, a pessoa tem que se esforçar e ser boa em explicar ciência ao ponto de que, quem acredita no argumento tem que estar de mente aberta pra receber e estar disposto a processar a informação e, então, perceber que não faz sentido a terra ser plana.

      • Cortana ✔

        Pois é, infelizmente existem muitas pessoas extremamente ignorantes que não conseguem desenvolver um raciocínio lógico por mais simples que seja.
        É só usar a Geografia básica para perceber que a Terra plana não faz sentido.
        Os caras são dogmáticos, se eles não compreendem a gravidade, não aceitam o nosso universo como ele realmente é, logo, se acham no direito da criarem suas “próprias verdades”.

      • Jefferson Viana

        O que eu nunca entendi é: pq esconder que a terra é plana??? A teoria dos ufos q a terra não está preparada vá lá , mas terra plana ? Pq esconder isso??? E outra ela é plana e oca??? Ou teria da terra oca está em guerra com terra plana?

        • Eu já ouvi de uma pessoa nos Facebooks afora que isso seria para esconder a verdade divina das pessoas, e que vivemos em meio a uma “conspiração dos ateus” para nos afastamos do “PHÓI” todo poderoso.

          Ou seja, é muitas dorgas.

          • Jefferson Viana

            Ahahahah, conspiração de ateus? cara ai tem os iluminmatis, reptilianos, maçons, sabios do sião, etc,etc, como é que funcionaria isso, todos estão juntos , pq repitilianos são et, sabios são religiosos, iluminatis nem sei mais o que são…, isso me lembra episodio de south park , quem cagou no urinol….

      • Tejobr

        K.I.S.S.

    • Lucas Paulino

      pq alimentando isso, a melhor coisa é simplesmente não falar sobre isso

  • leoncral

    Isso é um modelo de negócio que não funciona. Nunca vai dar dinheiro, não importa qual empresa seja a dona do site de vídeos. Imagina a infraestrutura do YouTube, o quanto isso custa e ainda pagar os produtores de conteúdo. YouTube só existe pq é do Google pq se não fosse já nem existia mais. O foda disso tudo é se essa porra falir vamos perder muita coisa boa.

    • gbitte

      Já dá dinheiro. Eles não estão tendo prejuízo de fato. eles estão perdendo de ganhar mais dinheiro.

      • Alvaro Carneiro

        Já dá? Até 2015 o Youtube nunca deu 1 dólar de lucro. Conseguiram reverter isso em 2 anos?

      • Jarbas Coqueiro

        o Youtube não é rentável por si só

  • Gertrudes, a Lhama

    Recentemente tava vendo uns vídeos que citavam Bastardos Inglórios. A quantidade de comentários exaltando Hitler, dizendo que os EUA lutaram do lado errado na guerra, xingando os judeus é de outro mundo.

    Imagino que a quantidade de vídeos pra esse tipo de comentarista também deve ser alta;

    • Julio Verner

      Mal sabem eles que os EUA só mudaram o nome do regime e fizeram acontecer. Mas o que eles realmente sabem além de comer e cagar?

  • Nilton Pedrett Neto

    Corrige lá “devido AO medo… “

  • darmstard

    Porque o google não criar um sistema de tags para o youtube aonde o criador possar por tags no videos e a pessoas possam votar para por ou tirar tags dos videos.E deem aos anunciantes a opção de escolher em quais tags seus anúncios vão aparecer.

    • DanielBastos

      Por causa do criador mentir e os usuários zuarem?

      Exemplo? Marcar um vídeo de alguém falando que adora microtransações em jogos como apologia ao crime 🙂

      • darmstard

        Sempre vão poder avacalhar com os tags.Mais mesmo assim em vários sites esse sistema funciona bem.
        e como na Wikipedia no começo tava cheia de gente zoando com as paginas.Agora raramente aparece texto errado.

  • Jorge Dondeo

    Adoro ver o google se fu%#[email protected]!

  • Que percam todos. Não dá mais para ver vídeos do Youtube na Smart TV ou em dispositivos móveis, já que eles enfiam 3/4 anuncios em vídeos com média duração.

  • Tuelho a jato

    Até agora não entendi onde os ” Nutelleiros” se enquadram no quesito “nocivos pra crianças como cenas de sexo e acesso por pedófilos ” .

    • Cássio Amaral

      Vídeos de nutelleiros são por si só nocivos aos neurônios de quem assiste.

  • Vagner Da Silva

    que fantástico vai todo mundo anunciar no veiculo de comunicação que é isento disso, o facebook… ou rádio AM

  • Juaum

    Para uma empresa que adora apontar falhas alheias, a Google deveria cuidar mais da sua casa.

  • Davos, o lord cebolito!

    “O YouTube se revestiu do mantra “conteúdo para toda a família” e vem privilegiando que posta vídeo todo santo dia, o que mandou a qualidade do conteúdo geral para a vala ”

    Eu jurava que isso era uma escolha do produtor e não este se ajustando ao que a plataforma demanda, pra se manter relevante. O Youtube só piora.

  • Eu produzo conteúdo infantil. E atualmente o YouTube é minha principal plataforma. Mas como minha intenção é atingir mídia “offline”, minhas regras pessoais de “auto-censura” na maioria das vezes deveria me deixar adequado a qualquer filtro.
    Mesmo assim tive vídeos com a monetização retirada. Um deles era uma “chamada” pra um programa.. infantil.
    Na prática solicitar a revisão manual surte efeito rápido, até, e não deixa de ser um jeito do YouTube se adequar a essa nova demanda. Mas…. É mais um desestímulo a produtores de conteúdo.

    E, particularmente… Fico muito triste que os anunciantes – e o próprio YouTube – tenham deixado de lado o que era o grande diferencial da propaganda online: O anúncio não precisa estar adequado com o conteúdo, e sim com o espectador. Não importa O QUÊ o sujeito está assistindo, e sim QUEM É ELE. Afinal… As marcas, claro, não querem ser vinculadas a quem produz conteúdo controverso (ou mesmo criminoso). Mas duvido que não queiram vender pra quem assiste esse material.
    Se o YouTube investisse mais em DEIXAR CLARO pro público que o anúncio está direcionado a cada um de nós ao invés de ser o padrão da velha mídia, talvez houvesse aí uma possibilidade desse tipo de polêmica nem acontecer mais e, assim, deixar os “jornalões do século passado” falando sozinhos (já que essa caça-às-bruxas começou por causa das denúncias deles – muito mais pra chantagear os anunciantes e tentar recuperar os prejuízos.

  • Tejobr

    Logo o Youtube não vai monetizar nem seus jardineiros. Será que vão ter que produzir seus próprios vídeos?

  • Tejobr

    Para que as pessoas produzam por vontade própria, dê a eles “liberdade” e algumas moedas. Deu liberdade? Boa sorte! Não deu nada, vão fugir. Bem vindo à humanidade Google. Ou produza seu próprio conteúdo. Só não me faça rir querendo IA resolvendo conflitos humanos.

  • Henrique Crivelli

    se for só pelas crianças com pouca roupa, é só colocar o selo de “arte”, fazer uma “intervenção” em algum espaço cultural (se tiver temática GLS, melhor ainda), e pronto: vai chover defensor pra acusar o google de censura e outras coisas.

  • Julio Verner

    Como é lindo esse mundo arco-íris onde as Corporações prezam pelas “famílias”… Demagogia é uma coisa linda!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis