Meio Bit » Games » Por que o Clicker Heroes 2 não será um jogo free-to-play

Por que o Clicker Heroes 2 não será um jogo free-to-play

Após se sentirem incomodados por lucrar com as microtransações no primeiro jogo, criadores do Clicker Heroes optam por vender a continuação por um preço fixo e afirmam que não querem lucrar com o vício dos outros.

6 anos atrás

clicker-heroes-2

Nós até podemos encontrar alguns jogos gratuitos que funcionam realmente desta maneira, sem que tenhamos que gastar de tempos em tempos para continuarmos progredindo. Mas no geral, a verdade é que o modelo free-to-play funciona única e exclusivamente com o intuito de viciar o jogador.

Após conseguir algum sucesso com o jogo Clicker Heroes, a Playsaurus sabia que não poderia deixar passar a oportunidade de criar uma continuação, mas quando muitos achavam que eles novamente apostariam no modelo de microtransações, o estúdio chega com uma notícia um tanto surpreendente: o Clicker Heroes 2 será vendido por US$ 30, com os compradores tendo até um ano para pedir um reembolso.

Você então deve estar se perguntando qual seria o motivo para eles terem tomado esta decisão e a explicação dada no site oficial da desenvolvedora é ainda mais impactante. Veja só:

Nós realmente não gostamos de ganhar dinheiro de jogadores que estão na negação de seus vícios e é disso que se trata uma grande parte dos jogos free-to-play. Todos na indústria parecem racionalizar isso ao transferir a culpa, assumindo que muito é do conhecimento da vítima. As pessoas podem tomar suas próprias decisões, certo? Mas isso simplesmente não cola comigo. Apesar de poucos dos nossos jogadores terem reclamado, parecia errado quando começamos a fazer isso e continua parecendo errado agora.

 

Os jogos são inerentemente viciantes. Isso sozinho não é uma coisa ruim, até começar a ser abusivo. No Clicker Heroes 1 nós nunca tentamos abusar dos jogadores com uma loja com dinheiro real e para a maior parte desenvolvemos o jogo sem a loja em mente para que vocês nunca tivessem que comprar rubis para progredir. Apesar disso, descobrimos que vários jogadores gastaram muitos milhares de dólares em rubis. Só espero que essas pessoas possam pagar por isso e que tenham feito isso para nos apoiar e não para alimentar seus vícios.

A preocupação revelada pelo autor do texto faz sentido. Conhecidos na indústria como “baleias”, esses jogadores que entopem os cofres das desenvolvedoras existem em praticamente todo jogo free-to-play, mas ao mesmo tempo em que alguns são podres de ricos e não tem mais onde gastar dinheiro, muitos outros fazem isso apenas por não conseguirem controlar seus vícios.

Acho bacana que o pessoal da Playsaurus tenha preferido seguir por outro caminho, apesar de achar que o preço cobrado pelo Clicker Heroes 2 é um pouco salgado. Resta saber como o público reagirá a esta mudança e se um eventual insucesso comercial não acabará resultando numa mudança de modelo de negócios após algum tempo.


Playsaurus — Clicker Heroes 2 Teaser

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários