Estudantes chineses fizeram horas extras ilegais na Foxconn para montar o iPhone X

foxconn-workers

Que a Foxconn explora em demasia seus funcionários não é novidade, vira e mexe a montadora chinesa (que hoje é dona da Sharp) é protagonista de denúncias sobre abuso e práticas nada salutares, tudo para atender os interesses de seus principais clientes (Apple, Google, Motorola, Dell, HP, Microsoft, Nintendo, Sony… a lista só tem filé) e não falhar no fornecimento dos itens que manufatura. Certa vez ela tentou importar seu estilo de operação para cá, mas não deu muito certo.

O fato de todo mundo só lembrar da maçã quando o assunto são as presepadas da Foxconn é compreensível (embora não seja uma desculpa), ela é  companhia mais valiosa do mundo e seus iPhones e iPads, itens que vendem como água são todos fabricados por ela. A Apple frequentemente realiza inspeções na Foxconn para garantir que a empresa preze por normas mais saudáveis e não sobre demais dos seus colaboradores, mas a bem da verdade é uma só: há uma demanda e para ser cumprida, sacrifícios serão feitos.

Invariavelmente quem se ferra é o trabalhador da linha de produção, e o caso do iPhone X não foi diferente.

iphone-x

Informes anteriores já apontavam que a Foxconn estava tendo problemas para cumprir os prazos de entrega do novo smartphone de ponta da Apple, e como forma de garantir o fornecimento de uma quantidade saudável para o lançamento ela se valeu mais uma vez de serviços compulsórios de estudantes chineses. Esses internos são deslocados para fábricas no país de modo a garantir créditos estudantis necessários para concluir suas graduações, e tal como aconteceu no passado a montadora estipulou horas extras ilegais dos funcionários sob ameaça de não se formarem. Segundo a notícia as escolas técnicas estavam cientes e autorizaram a prática, obviamente porque é bom para o estado.

Seis alunos entre os 3 mil da Escola Técnica de Transportes Urbanos de Zhengzhou, todos com idade entre 17 e 19 anos alocados na Foxconn informaram que eles trabalhavam 11 horas por dia montando unidades do iPhone X, por três meses o que é ilegal segundo a lei chinesa (o limite é de 40 horas semanais), mas a prática foi implantada de comum acordo entre a manufatura e a unidade de ensino. Os que se recusassem ficariam sem os créditos e consequentemente, sem o diploma. A escola os forçava a sair das aulas e irem direto para a Foxconn, e o trabalho em si nada tinha a ver com seus cursos.

A Apple, através de nota informou que sabia das horas extras que os estudantes chineses fizeram para montar o iPhone X a tempo, mas segundo ela a adesão ao programa era “voluntária” e que eles foram devidamente compensados. Só que não é o que parece e a Foxconn faz isso direto, sempre que precisa cumprir prazos. A escola em questão não se pronunciou.

No fim das contas o consumidor terá o seu iPhone X nas mãos, a Apple e a Foxconn continuarão contando a grana e os estudantes chineses seguirão sendo explorados pela manufatura e pelas instituições de ensino, ou ficarão sem se formarem.

Fonte: Financial Times (paywall).

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Pai De Santo

    Por isso q não compro iPhone.

    Também pq sou pobre…

    • Sou um pobretão consumidor consciente…

    • Maximus_Gambiarra

      Eu poderia até trabalhar umas 11h por dia pra arrumar o dinheiro de um iPhone X, mas também me revoltei com essa notícia.

    • Julio Verner

      Sou pobre mas não burro. Patrocinador da babilônia já basta os com corte de cabelo parecido com buceta de puta(só um ninho de passarinho).

  • Tiago Leão

    “ain, essas leis trabalhistas retrógradas…”

    • A média salarial chinesa no setor industrial é 50% maior que a brasileira. A regra é que um ambiente mais dinâmico traz melhores salários e mais empregos. Então, sim, nossas leis trabalhistas da era Vargas são retrógradas, não importando o espantalho.

      • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        Ambiente mais dinâmico. Tão dinâmico que tem que botar redes anti-suicídio no lugar.

        • Você pode pegar as exceções o quanto quiser. A China é uma potência atual na área de engenharia, está tirando milhões da miséria anualmente, mas apontar só os defeitos atuais e achar que no Brasil é melhor não vai fazer a gente melhorar. Estamos começando a perder pra China. Educação é uma área que perdemos feio faz tempo.

          • Danilo

            Concordo contigo, existe muito a melhorar na China… mas eles estão muito na nossa frente em quase tudo (na minha opinião), eles tem um crescimento da classe média absurdo (o maior do mundo), uma indústria forte (que continua crescendo MUITO), e agora tem produtos com valor agregado (marcas chinesas de carro, celular, computador, televisão, etc). Onde o Brasil triunfa é pela falta de liberdade aos chineses, e condições desiguais de trabalho (horas extra, falta de EPI, entre tantas outras coisas).

            A China fez várias cidades inteiras nos últimos 20 anos para “urbanizar” o seu povo rural e manter a indústria aquecida. Compara com o Brasil, a última cidade grande que foi planejada deve ser Brasília dos anos 50/60.

          • Ivan

            isso é keynesianismo uma hora vai quebrar e vai ser feio.

          • Danilo

            Pode ser mesmo, mas a absorção do mercado interno chinês pode também evitar isso, ou não? Não entendo tão bem assim de economia. Mas li que isso poderia acontecer, já que o mercado interno chinês também cresceu absurdamente (justamente pelo crescimento da classe media). E a pergunta do autor do artigo era justamente se estamos no pico de uma bolha chinesa ou se o mercado interno conseguiria absorver parte disso. Espero, pelo bem da economia global, que não estoure uma bolha do dia pra noite

          • Ivan

            China é cheio de cidades fantasmas….
            https://www.megacurioso.com.br/oriente-bizarro/70075-conheca-10-cidades-abandonadas-na-china-que-sao-loucas-e-bizarras.htm

            https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/05/20/Por-que-a-China-constr%C3%B3i-cidades-fantasma

          • Danilo

            São essas cidades mesmo que eu comentei..

            Muitas delas já estão cheias de gente, li até que um camponês se negou a ir da área rural para uma dessas novas cidades, pq não queria abandonar sua terra/casa… e passaram com um tanque por cima dele. (Comuna style).

          • Cesar

            Se não me engano, Palmas, Capital do Tocantins, 1989. Mas com certeza a última não foi Brasília.

          • Danilo

            Eu quis dizer GRANDE!!! rsrsrs

            Brincadeiras a parte, boa memória..!

            O que eu quis dizer é que os chineses estão fazendo projetos faraônicos, essas cidades fantasmas são gigantes, para abrigar mais de um milhão de habitantes em cada. Também construiram a maior hidroelétrica, o maior telescópio, etc. Tão aproveitando a grana enquanto ainda tem em caixa (o que está correto na minha opinião).

            O que falta pra China ser boa é tirar os vermelhinhos do poder de lá e colocar uma galera que se interessa pelo futuro da nação e do seu povo

            Os vermelhinhos se interessam pelo futuro da China, mas… tão pouco se ferrando com o preço individual para manter a China grande, isso é… trabalhem feito escravos, mas tudo pelo bem da Gigante vermelha.

          • Cocainum

            Quem sabe se metade dos nossos impostos não fossem para pagar juros e amortizações da dívida pública, sobrasse mais para melhorar a educação.

          • Quer dar calote? Se o governo pega emprestado pra fazer populismo, tem que pagar. Que pare de pegar emprestado, aí sim.

          • Cocainum

            Países com percentual dívida x pib muito maior que o nosso tem taxas de juros muito mais baixas. Países com taxas de inadimplência próxima das nossas tem juros ao consumidor 20 X menores.

            O que precisa é parar de botar as raposas do mercado financeiro para cuidar do galinheiro do Banco Central.

          • Ivan

            20x menores tipo quem?

          • Cocainum

            Tipo qualquer país civilizado. Aqui pagamos 300, 400% ao ano no cheque especial ou cartão. Lá eles acham absurdo 15%.

          • Ivan

            Mas o governo não paga juros do cheque especial, é pela Taxa Selic.

          • Cocainum

            A nossa taxa referencial real é alta (selic – inflação). Mas os juros ao consumidor não são altos. São pornográficos. Os dois são “regulados” pelo BC. Nosso spread é o maior do mundo. E todos os bancos cobram praticamente o mesmo, com pequenas variações. As duas taxas engessam a economia.

          • Ivan

            Governo tem que parar de pegar emprestimos isso ajuda a parar de pagar juros, PEC do Teto ajuda e muito, só pra ver agora que a nota do Brasil melhorou o que quer dizer que pode pegar emprestimos a juro mais baixo no mercado internacional e Selic tbm caiu.

          • Cocainum

            Juros reais com Dilma:

            14,25% – 10% (inflação) = 4,25%

            Juros reais com Temer:

            7,5% – 3% (inflação) = 4,5%

            Os juros não caíram. Só acompanharam a inflação para manter a taxa real exatamente como sempre foi.

            Quanto a PEC do teto, vc tem uma só despesa que consome metade da sua renda, e outras que consomem 5% aqui, 2% ali, 3% acolá. Você vai atuar nas de 5, 2 e 3 ou na de 50%? Se você reduzir em 10% o gasto com a despesa que corresponde a 2% do total, você reduz 0,2% nos gastos. Se reduzir 10% na que corresponde a 50% do total, você reduz 5% de toda a despesa.

            As prioridades de Temer devem fazer Vilfredo Pareto dar cambalhotas no túmulo.

          • Ivan

            Da onde tirou esses 50%?

          • Cocainum

            Do orçamento da união. Metade dele é só pra pagar juros e serviços da dívida pública. Os outros 50% (que correspondem a todas as outras milhares de despesas, desde salários até repasses para estados e municípios, passando pela educação, saúde, segurança, investimentos, etc) é que foram contingenciados pela PEC do teto. Não existe contingenciamento nos pagamentos aos bancos.

          • Ivan

            E vai fazer o que ? da calote? Só de não pegar mais emprestimos já está fazendo muito pela divida.

            Estranho que 32% do orçamento é pra previdencia e vai aumenta a cada ano se não reformarem.

          • Cocainum

            Se eu fosse cuidar dessa batata quente, no primeiro dia no cargo, contrataria não uma, mas três das maiores empresas de auditoria do mundo para fazer um pente fino nessa dívida.

          • Ivan

            Esperaria encontrar o que de errado?

          • Cocainum

            Não sei. Mas o Equador fez e reduziu a sua em 70%. Não acho que a nossa chegue a isso, mas tenho certeza que tem muita coisa obscura. Se tem corrupção e superfaturamento em tudo, por que não em algo que é tão pouco transparente e envolve não milhões, não bilhões, mas trilhões de reais?

          • Ivan

            Viu isso?
            “Brasil gasta mais com servidores do que França e EUA, diz Banco Mundial”http://www.diarioonline.com.br/noticias/brasil/noticia-467334-.html

          • Cocainum

            “Mas o gasto superior do Brasil não se deve a um inchaço ou excedente de
            funcionários a serviço da população, segundo o Banco Mundial. Mas sim à
            remuneração acima da média dos servidores, principalmente os
            funcionários do serviço público federal.”

          • Ivan

            7 em cada 10 funcionarios publicos estão entre os 10% mais ricos, depois falo que o governo concentra a renda fala que não e jogam a culpa nos empresarios…

          • Cocainum

            Temos que fazer nossos bravos procuradores e juízes garantirem o cumprimento do teto constitucional, impedindo que qualquer servidor público ultrapasse esse limite… Não, pera…

          • Ivan

            são 70% dos funcionarios federais, tem bem mais que procuradores e juizes ai….

          • Cocainum

            Mas se os que tem como única responsabilidade, garantir o cumprimento da lei, não o fazem, que esperança podemos ter que isso possa ser aplicado aos demais?

          • Ivan

            Questão não nem os super salarios, são os salarios altos mesmo. a diferença entra o setor privado e publico é muito alto, isso é um mal gasto, ainda mais com o pessimo serviço prestado.

          • Cocainum

            Super salários SÃO SIM importantes no total, já que quase 100% dos mais de 26 mil juízes e promotores ganham acima do teto. Em um ano, isso dá alguns BILHÔES.

            Mas os altos salários e, principalmente, a grande diferença de remuneração entre instâncias (federal, estadual e municipal) é um problema sério também, com certeza. Enquanto professores estaduais e municipais mal sobrevivem com o salário, tem ASPONE ganhando muito mais do que merece.

          • Ivan

            A desigualdade salarial em favor dos funcionários públicos também é elevada quando comparada às remunerações no Brasil.

            Segundo levantamento do Banco Mundial com base nos dados do IBGE, o
            setor público paga em média salários 70% mais elevados do que os pagos
            pela iniciativa privada formal -R$ 44.000 contra R$ 26.000 por ano- e
            quase três vezes mais do que recebem os trabalhadores informais (R$
            16.000 anuais).
            “O governo federal paga salários ainda mais altos.
            Com base em dados de 2016, os militares brasileiros recebem, em média,
            mais do que o dobro pago pelo setor privado (R$ 55.000 por ano), e os
            servidores federais civis ganham cinco vezes mais que trabalhadores do
            setor privado (R$130.000 por ano). A remuneração média por funcionário é
            excepcionalmente alta no Ministério Público Federal (R$ 205.000 por
            ano), no Poder Legislativo R$ 216.000 por ano) e no Poder Judiciário (R$
            236.000 por ano)”, compara o relatório.

            Não ta levando em conta os super salarios.

          • Cocainum

            Está sim. Usa como exemplo o MPF, o legislativo e o judiciário, justamente o que eu também citei. Não é possível individualizar valores pois fala em salário médio. Mas se num fórum tem 1 juiz ganhando 80 mil e vários funcionários ganhando 3 mil, só o salário desse juiz já eleva a média.

            Veja o exemplo da média apontada para o judiciário (236 mil por ano), isso daria uns 18 mil por mês. Mas é óbvio que os funcionários “comuns” não ganham 18 mil. São os juízes, ganhando 50, 60, 80 mil que elevam essa média.

          • Ivan

            Tem logica, porém acredito que levaram em conta os salarios e não os varios auxilios e afins que não entram como salario.

          • Ivan

            vc prefere ter os dados da Dilma ou do Temer?

          • Ivan

            É só o governo parar de tomar emprestimos, já pensou nisso? Não da pra vc querer que o governo gaste mais sem tomar divida.

          • tuneman

            PS: todo mundo tá perdendo pra China.

        • Ivan

          Uma coisa não ta ligada a outra, sem falacias cara.

        • EmuManíaco

          esqueceu a equacao cultural ne? conveniente…

          • Ivan

            honestidade passa longe desse povo…..

          • EmuManíaco

            sempre contorcendo dados pra tentar provar um ponto. tipo aquelas comparacoes entre paises de densidade demografica e populacional totalmente diferentes.

      • Tiago Leão

        tudo é tão questionável que não vou nem começar. mas realmente, cherry picking e espantalho é mato na internet. desculpe se fui mais um.

      • tuneman

        parece meus colegas falando. pura sindrome de vira latas.
        como se apenas o salário mínimo fosse a principal referencia de qualidade de vida.

        • Mas falei em média salarial. E na China não tem salário mínimo estipulado nacionalmente, e mesmo assim a média salarial já é maior que a nossa, mostrando que o conceito de salário mínimo é questionável.

    • Mais alguém aqui assiste Otário News… kkk
      Já me veio na mente a imagem do burrinho com uma estrela vermelha na testa… kkk

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Eis aqui, pessoal, o recurso final arjumentativo dos liberalecos: o ataque à pessoa.

        Provavelmente o rapazote acima acreditou que as empresas aéreas iam baixar o preço das passagens se cobrassem o valor da bagagem à parte. tolinho…

        • Heim!?!
          Não sabe do que estou falando, não opine, meu caro.
          Não estou atacando ninguém, simplesmente estou mencionando um personagem que existe em um canal do youtube que acompanho.
          Teria feito o mesmo comentário se algo me remetesse a uma coxinha opressora (entendedores, entenderão), ou ao pica-pau fazendo alguma palhaçada, são todos personagens.

          E por falar em ataque à pessoa:
          o recurso final arjumentativo dos liberalecos

          Bom, aproveitando a sua edição, edito aqui também, para não prolongar a discussão mais que o necessário.

          Não, não acreditei nessa falácia, não atribua a mim ideais ou pensamentos, você não me conhece!
          Assim como não acredito que a limitação da internet banda larga vai beneficiar a rede ou o consumidor final de alguma forma, ou também em papai noel.

          Por fim, se for para contribuir com mais algo a esta discussão (que nem deveria estar existindo, por sinal, visto que meu comentário foi direcionado ao camarada ali em cima que fez um “chiste” com a matéria), que seja com algo construtivo, caso contrário, encerro minha participação por aqui.

        • Ivan

          Se talvez não fosse o oligopolio legalizado pelo governo as coisas seriam diferentes né? Se funciona em outros paises pq aqui não funcionaria?

        • Ivan

          Se todo empresario é malvadão e nunca baixa os preços pq tem empresa low cost na europa?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Porque tem duas coisas que empresários daqui nao gostam: 1) população esclarecida e 2) estado com regulação e ampla participacao na economia.

          • Ivan

            Claro que odeia regulação, odeia burocracia, odeia ter milhares de impostos diferentes para pagar, tudo isso gera custos deixando as empresas brasileiras a ponto de não concorrer com as estrangeiras

            https://g1.globo.com/economia/noticia/empresas-gastam-1958-horas-e-r-60-bilhoes-por-ano-para-vencer-burocracia-tributaria-apontam-pesquisas.ghtml

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Simplificar processos nao é a mesma coisa que “nao ter processos’, consegue entender isso?

          • Ivan

            Consegue entender que facilitar o processo é um dos critérios na avaliação do ranking de liberdade economica?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Falou muito bem. UM DOS. no caso do eritági tem cinco eixos, e dentro de cada eixo varios itens. O problema é os liberaloides resumirem tudo a “menos estado”.

          • Ivan

            Bem os 5 pontos podem se resumir a menos Estado.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Certeza? pode listar os cinco pontos e elaborar essa sua afirmação? Países escanidnavos tem estado bagaraio. a somália tem pouco estado. e aí?

          • Ivan

            Vamos comparar Cuba com Somalia, bem mais justo.

          • Ivan

            E vc sabe qua a Somalia tem está em guerra né? serio que vc quer ainda usar ela como exemplo? Ou ainda vai ser desonesto a esse ponto?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Não seja por isso. Posso citar o Haiti então? 🙂

            A ocorrência ou não da guerra civil, embora tenha seu óbvio impacto em várias áreas, não inutiliza o problema da semi-ausência de estado lá, o que não ajudou em NADA o país.

          • Ivan

            KKKKKKKKKKKKKKKK serio? Então o problema da Somália é que não tem Estado, não tem estatais e não é pq está em guerra? Serio? Serio? KHUAHEUAHEUAE Hauehaeu, vou esperar a sua resposta dai te bloqueio ou não, pq seu nivel de desonestidade é alto demais.

          • Ivan

            Haiti aquele pais que ficou na mão de um ditador por 50 anos? Uau otimo exemplo, primeiro fala de um pais em guerra, depois um que ficou sob dominio de um ditador, só falta agora escolher um pais da ex-URSS.

          • Ivan

            Se o problema é falta de Estado, pq ditaduras não são paises ricos? Afinal em ditaduras o governo controla tudo.

        • Ivan

          Arjumento dos liberalecos, o cara tira sarro depois reclama de quem faz isso.

          • jacob

            Liga não, hipocrisia é o forte dessas pessoas

  • Ed. Blake

    Nada novo sob o sol. Ano que vem tem mais.

  • SignaPoenae

    ...mas segundo ela a adesão ao programa era “voluntária” e que eles foram devidamente compensados.

    Sim, se voluntariam sobre ameaça, e foram compensados com chicotadas.

  • Douglas do Espirito Santo

    SOCIALISTAS DEVERIAM COMPRAR IPHONES?AFINAL A APPLE É TUDO O QUE ELES DEVERIAM ODIAR,COMEÇANDO COM O SOCIOPATA,DESONESTO E ASSEDIADOR MORAL JOBS,PASSANDO PELOS PREÇOS,QUE PODERIAM SUSTENTAR UMA FAMÍLIA COM UM SALÁRIO MÍNIMO DURANTE O 6 MESES E TERMINANDO COM ELES SENDO MONTADOS EM UM PAIS SEM A CLT QUE ELES TANTO GOSTAM,CRIANÇAS TRABALHANDO NA BASE DA EXTORSÃO E TRABALHADORES SUICIDAS ,EU SEI, COERÊNCIA DA ESQUERDA SÓ EM SONHO.

    • ElGloriosoRangerRojo™

      TÁ BOM, CLÁUDIA! SENTA LÁ!

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      O iphone foi montado por trabalhadores? então pode ser adquirido por trabalhadores. Se discorda me passa o trecho do “das kapital” que refuta isso.

      Agora a verdadeira questão: os cristãos, cujo livro sagrado registra como palavras de seu Deus a orientação de vender tudo e doar pra caridade, deveriam ter iphones – ou qualquer artigo de luxo?

      • Ivan

        Tem aquela parada do fetiche, em que vc paga a mais pela marca do que pelo produto.

        Eu acho estranho o cara pagar de pobre, diz que odeia ricos e ter um macbook de 20 mil reais e passa ferias na Florida.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Nao vejo onde é estranho – o cara gasta seu dinheiro como quiser.
          Pode elaborar mais esse argumento do fetiche da mercadoria? Vou ali pegar a pipoca e assistir a vergonha alheia, rs!

          • Ivan

            Não foi vc que leu Marx?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nao fuja: elabore sua lógica. Estou esperando.

          • Ivan

            Aproveite
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Fetichismo_da_mercadoria

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nao respondeu minha pergunta. Como a sua percepção de “ostentação” se traduz no conceito de fetichiamo da mercadoria, e como isso é anti-socialista?
            Fico no aguardo!

      • Ivan

        A Ferrari foi montado por trabalhadores? então pode ser adquirido por
        trabalhadores. Se discorda me passa o trecho do “das kapital” que refuta
        isso.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Nao discordo. Seu ponto é?

          • Ivan

            Que não faz setntido querer ostentar com itens de luxo, ter o fetiche pela marca e pelo o que essa marca representa no capitalismo.

            Fala que capitalismo falhou postando em um iphone no facebook.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            De novo, está confundindo Mercado com Capitalismo. Alem do mais, satélites de comunicação surgiram gracas a um pais socialista. 🙂

          • Ivan

            Claro, até pq nunca surgiria em outro pais, como aconteceu 4 meses depois, lançar primeiro não quer dizer que foram inventados pelos socialistas.

            Mas agora te pergunto as pessoas comem satelite? Pq as pessoas passvam fome na URSS, na China comunista e por ai vai, bens de consumo eram inexistente ou não tinham qualidade nenhuma, carro então era pior que uma carroça com motor.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Pessoas passam fome ate hoje em mais paises capitalistas que em paises socialistas – e isso nao é de hoje. Seu ponto é?

          • Ivan

            São capitalistas com o governo atrapalhando em varios aspectos.

            Que beneficios teve as ditaduras socialistas/comunistas para a sociedade?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Claaaaro, o governo atrapalha demais nos países escandinavos, no Japão. tem que ser que nem na Somália, né? que mal tem estado! certinho.

          • Ivan

            Já ouviu falar de economia zumbie, Japão ta nesse nivel.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            E isso justifica todo e qualquer caso de problemas com a presença do estado? a própria Áustria (terra do mimimises e de seu amiguinho, o hitler) tem empresa estatal a rodo!

          • Ivan

            Só falei do caso do Japão, sem falacias.

            Meu amiguinho Hitler? ta fumando merda estragada?

            Me explica pq as estatais aqui dão prejuizo e fazem o papel de estatal que é serem boas para a população.

    • Ivan

      sem caps cara

    • Pra mim, escreveu em caixa alta é protocolo ZICA!

  • É um absurdo? É, mas se os chineses não se importam, por que eu deveria?

    • Consciência talvez?

      Mas não sou hipócrita, se eu fosse me preocupar com cada coisa que compro no supermercado, não compraria nada. Só que neste caso se trata de item de alto valor agregado, dispensável e com a empresa mais valiosa do mundo por trás dos lucros. (Apesar que a Foxconn não fabrica apenas Iphones).

      • Maximus_Gambiarra

        “Apesar que a Foxconn não fabrica apenas Iphones”

        É quase uma fábrica estatal monopolista para nós brasileiros também.

    • Felipe!

      Empatia, talvez?..

      • EmuManíaco

        empatia? fronteira é ali.

      • Teclado sem acento

        empatia de c* eh r0L4, seu hipocrita

  • Na Europa do século XVIII, as pessoas compravam açúcar para seus bolos e chás sem se importar com o trabalho escravo nas lavrouras.

    Coisas do tipo nunca foram novidades na história humana, mas nem por isso devem ser tratadas como algo “normal” ou mesmo aceitável.

    O consumismo inconsiente e inconsequente precisa ser repensado.

    • Ivan

      Era legal naquela epoca, nem por isso era moral.

  • Cocainum

    É o tal “negociado sobre o legislado”…

    • Negociado com a instituição de ensino, quer dizer?
      Tenho sérias dúvidas se eles aceitariam este acordado, se soubessem que poderiam se formar sem fazer isso.
      Isto é, no mínimo, chantagem, quando um trabalhador pode negociar com seu empregador ele tem a opção de aceitar a proposta ou não, se não quiser aceitar pode aceitar de outro empregador.

      Agora um estudante que é “estimulado”, por sua instituição de ensino a trabalhar uma carga horária abusiva, sob o risco de perder todo o tempo investido atrás do “tão sonhado diproma” a coisa muda de figura.

      • Cocainum

        Por isso, coloquei entre aspas.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        “Negociado sobre o legislado”, na prática , é chantagem.

        • Não acho, tudo que negociei com todos meus chefes até hoje foi benéfico para mim.
          Férias divididas, home office, sexta básica em dinheiro ao invés de cesta física.. Pra mim sempre funcionou muito bem.

          Principalmente quando falamos de uma legislação de 1940.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Parabéns por não ser a regra 🙂 Pra boa parte das outras pessoas para as quais você provavelmente não dá a mínima, geralmente a negociação se resume a “aceite isso ou vá pra rua”.

          • Cara, desculpe, respeito sua opinião, mas não concordo.

            Acho que todos são plenamente capazes de chegar a um acordo que seja benéfico a ambas as partes, as leis ainda existem para dar respaldo, os acordos servem para flexibilizar coisas que já existem, por exemplo, divisão de férias em até 3x, ou então fazer meia hora menos de almoço para poder sair meia hora mais cedo, ninguém está falando de fazer um acordo do tipo:
            Olha vc vai trabalhar para mim de segunda a sábado das 7h às 21h, e vai tirar férias só a cada 2 anos, isso continua sendo contra a lei, e não há juiz em sã consciência que dê ganho de causa para um empregador que fizer isso.

            Em tempo: Eu preferiria que eu pudesse acordar com meu patrão que ele pagasse o INSS e FGTS diretamente a mim, para que eu pudesse cuidar desse dinheiro da forma que eu bem entender, porém a lei ainda está aí para impedir.

          • Ivan

            Pra esquerda vc receber inss e fgts é heresia.

          • Exato… quem tem que cuidar disso pra vc é o estado, mesmo seu FGTS rendendo metade da poupança (que já perde para a inflação feio).

          • Ivan

            tirado que INSS é esquema de piramide.

          • Então.. .será que o povo acha mesmo que a quantidade de pessoas trabalhando é suficiente para pagar o salário de quem está aposentado?

            A conta é tão simples:
            1 aposentado recendo 1 salário mínimo precisa de 12 pessoas trabalhando com o mesmo salário para poder receber.

            E levando em consideração que a geração que está se aposentando agora costumava ter bem mais irmãos que a geração que está entrando no mercado de trabalho, é muito fácil ver que a conta não fecha.

          • Rafael Rodrigues

            Você deveria estudar a composição dos tributos vinculados à previdência e suas alíquotas antes de falar essa bosta.

          • Lui Spin

            Quando a previdência como conhecemos hoje começou, eram 7 trabalhadores para 1 aposentado. hoje é 1,5 trabalhador para cada aposentado.

            Tenho dó de quem tem 30 anos, meu caso, e for aposentar.

          • Eu não tenho sonho, nem quero me aposentar pelo inss, tanta informação disponível hoje para se aprender a gerenciar melhor o dinheiro, to fora disso.
            Detalhe, estou 3 anos na pior que você… kkk

          • Lui Spin

            Sim amigo. Minha intenção é essa.
            Previdência privada, aplicação financeira, 2 imóveis (um pra morar e um pra alugar), tudo isso antes dos 60 anos já quero ter, estar tudo pronto.

            Pra quando me aposentar não depender só do INSS.

          • Cocainum

            Agora que a terceirização da atividade fim é possível, talvez você possa negociar a mudança para PJ.

          • Ivan

            Olha que maravilha agora todo mundo pode ser empresario explorador opressor.

          • Cocainum

            Se você é seu próprio patrão, explorar a si mesmo não seria meio masoquista? Só sugeri a mudança para PJ caso ele queira tentar receber diretamente o que é descontado de INSS e FGTS (se a empresa concordar com isso, claro).

          • Cara… sinceramente, quando eu sair do meu emprego atual, será para fazer o que o Ivan sugeriu… Empreender, trabalhar pra mim, e como vc mesmo disse, empreender no Brasil é meio masoquismo, afinal se você tem um funcionário que recebe R$ 5000 de salário, tem que gastar R$ 10000 para mantê-lo na empresa, mas vamos lá… rs

          • Ivan

            E ficar sem se aposentar pelo Estado, quem em sã consciência iria querer isso?

          • Erik Morelli

            Quem tem MEI tem previdência privada.

          • Pior que na minha área (TI) é normal trabalhar como PJ, apesar que agora estou como CLT, já procurando como faço para me livrar da taxa sindical, agora que não preciso mais dar dinheiro para os sanguessugas.. .kkk

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            O beneficio oferecido a grande maioria doa trabalhadores é “Nao perder o emprego”. Ela nao pode programar suas férias, fica de sobreaviso, e por ai vai. Se todo acordo fosse bom, nao veríamos paginas como o ” vagas arrombadas” naquela rede social que teve um filme.

            Novamente: sai da sua bolha.

          • Lui Spin

            “Olha vc vai trabalhar para mim de segunda a sábado das 7h às 21h, e vai tirar férias só a cada 2 anos, isso continua sendo contra a lei”

            Bem assim. Só porque deu uma flexibilizada de leve nas leis trabalhistas, geral já está chorando como se fossemos trabalhar 80 horas semanais ganhando 500 reais de salário mínimo.

            Ainda tem MUITA lei para proteger o trabalhador, e a justiça do trabalho.

          • Rafael Rodrigues

            Parabéns por ser um profissional qualificado. Agora vamos falar da maioria. A tia da faxinha, o porteiro, o cara que carrega as caixas…

            Eles têm todo o poder de barganha, né?

      • Nilton Pedrett Neto

        Por isto, na legislação anterior, o empregado é considerado parte hipossuficiente.

    • Ivan

      Nada melhor que leis trabalhistas rigidas, por isso americanos fugiam para o Brasil para ter leis trabalhistas os defendendo.

      • Jefferson Viana

        Por isso suecos fogem para EUA ???

        • Ivan

          Do mesmo modo que americanos fogem pro Brasil

          • Jefferson Viana

            cara comparar o brasil com qualquer coisa é até covardia, o brasil não é exemplo de nada pra coisa nenhuma, até chilenos fogem do brasil

          • Cocainum

            Comparar os EUA com outros países também não é correto, porque eles tem cheat de dinheiro infinito (e mesmo assim perdem em muitas comparações, imagine se não tivessem).

          • Jefferson Viana

            Ahahahahaha, GENIAL, hahahaha

          • Ivan

            Venezuela tbm tinha hack de dinheiro infinito com o petroleo e olha no que se tornou

          • Cocainum

            O cara quer comparar extração de petróleo com emissão de moeda.

            Qual o trabalho e custo para emitir moeda, que hoje nem precisa ser física? Qual o trabalho e custo para extrair petróleo?

            Quantos países extraem petróleo? Quantos países podem emitir Dólar Americano?

            O Dólar é cotado em barris ou é o barril de petróleo que é cotado em Dólar para poder ser negociado?

            Se eu quero negociar qualquer coisa no mercado internacional, eu uso petróleo ou Dólar?

            Please, try again…

          • Ivan

            Isso não faz diferença nenhuma cara, questão que venezuela é um poço gigantesco de petroleo, e não soube usar os recursos que tinha, enquanto paises do oriente medio e Noruega esbanjam riqueza, pessoas morrem de fome na Venezuela…

          • Cocainum

            É. Não faz diferença. Software (moeda) é a mesma coisa que hardware (petróleo).

            Inclusive, estou quase terminando o download da minha nova GTX 1080 ti.

          • Ivan

            Ok, problema da Venezuela são os custos de extração por isso quebraram que nem Noruega, e os outros paises da OPEP…

          • Ivan

            Era exemplo de leis trabalhistas, protegia muito bem o trabalhador, ou estou enganado?

          • Jefferson Viana

            Cara se respeitassem as leis no brasil seria ótimo , assim como se não tivéssemos corrupção alastrada , o brasil seria outro, a maioria dessas discussões aqui postas são apenas por que não temos retornos nenhum de impostos, não temos leis aplicadas, e temos tribunais que ora tem um entendimento , ora outro(prisão em secunda estancia), impressionante que se fala de reformas todas as vezes que se tem crises, mas quando teve a ilusão do crescimento em 2010 não tocavam nisso, sempre são as mesmas , trabalhistas, previdenciárias, mas não se toca em outras como tributaria, a coisa é tão doida que temos planos safra e créditos rurais mais de 200 bilhões, temos uma desoneração de 1 trilhão pra em setor petroleiro, e nem sou contra isso a priori, mas não temos plano de tecnologia e ciência ou desoneração em energia renováveis. Pior é ver gente defendendo que a vocação do brasil é agrícola e é besteira investi em outra coisa,

          • Ivan

            As leis trabalhistas aqui são respeitadas, até quando são o patrão de fode, a justiça do trabalho é sempre vai pro lado do funcionario, é quase um esporte um funcionario sai da empresa e ja entra na justiça

          • Jefferson Viana

            Pois deve ser único caso não é ?, de leis respeitadas, deve ser exceção nesse país , e tu não deves conhecer nenhuma exceção a regra e tbm deve acreditar na historia de que um fiscal do trabalho pode fechar uma empresa somente pelo fato de não ter saboneteira, ?fora que citei um monte de coisas erradas e equivocadas que nossa sociedade, nosso politicos fazem e pegastes somente a mesma coisa alegadas por todos pra fazer reformas trabalhistas, todo mundo cita as leis americanas, mas os empresários não querem as punições americanas, ou tu achas que a situação do caso de mariana ainda seria a mesma, ou que eles gostariam de pagar multas tão pesadas que faliriam,

          • Ivan

            Já vi casos na pratica, meu pai tem empresa, se vc não estiver 120% correto vc toma multa, funcionario te processa, mesmo vc ganhando tem custos envolvido

            Pergunta pra um advogado trabalhista ou quem tem empresa pra vc ver cada absurdo que acontece.

            Tem muita coisa errada sim, mas estava falando de leis trabalhistas, se tivessemos leis trabalhistas e punções americanas estariamos muito melhor sim.

          • Jefferson Viana

            Bem vc deve saber as coisa de um lado do espectro pq bem, seu pai tem empresa, conheço outro lado do espectro pq não conheço muita gente que tenha empresa com empregados, não vou ficar citando casos e casos, acaba em guerrinha que nada ajuda, mas as coisas nem sempre são tão fáceis assim pro “trabalhador-explorador”

          • Lui Spin

            Concordo. Já “trabalhei pros outros” e hoje ajudo meu pai a administrar a empresa dele.

            Temos que parar com essa mentalidade que o funcionário é um pobre coitado, e o patrão é do mal.

            Há pessoas ruins dos dois lados.

          • Lui Spin

            Temos 5 fusionários nos processando.

            Ganhando ou perdendo, já temos que pagar ao advogado um alto valor por ação, que para uma empresa pequena de torna mais alto ainda.

          • O (ex)Datilógrafo da AEB

            Pelo “fusionário” deveria ser processado pelo Pasquale.

          • Lui Spin

            Desculpe amigo.

            Tava sóbrio quando escrevi isso. rs
            Acho que tava. Não lembro.

            Não sei pq cometi esse erro. Não sei se foi corretor ou erro de digitação.

            Mas de fato, temos 5 funcionários nos processando.

          • O (ex)Datilógrafo da AEB

            Se a lei fosse respeitada, o peão não precisaria entrar na justiça contra a empresa.

          • Ivan

            Não é o que acontece, mesmo respeitando o cara entra na justiça e ganha pq a justiça do trabalho em sua maioria da a favor do funcionario, a empresa sempre esta errada até que se prove que está certa.

          • Lui Spin

            Exatamente e infelizmente.

          • Lui Spin

            Antes da reforma trabalhista, o funcionário não pagava nada para entrar contra a empresa. Mesmo a empresa cumprindo tudo certinho, quando demite o cidadão, mesmo pagando a rescisão corretamente, homologada pelo sindicado e tudo, ele se junta com mais um demitido (um testemunha a favor do outro), e inventa um monte de coisa, aumenta outras, etc. E ainda pede um dano moral.

            Se colar, colou. Se não, só perdeu tempo.

            E a empresa tem que gastar com advogado, etc, mesmo estando certa. Se é uma empresa grande, já tem até uma espécie de convênio com algum escritório de advocacia, etc. Mas em casos de empresas pequenas, o custo dói no bolso.

            Agora não. Se o juiz vê que o ex-funcionário agiu de ma fé, além de não ganhar nada ainda tem que pagar uma multa.

            Justo.

        • K9s10

          Os espertos vão fugir mesmo kkk, “Projet de l’eurislam par Philippe de Villiers à la conférence de Béziers”
          https://www.youtube.com/watch?v=hPCWnwZaBdQ

        • gbitte

          Tem mais sueco nos EUA que o contrário pode ter certeza

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Por isso suecos fogem para os eua? (2)

        • Ivan

          Como são as leis tralhalistas na Suécia?

          • Rafael Rodrigues

            Boas.

          • Ivan

            KKKKKKKKKKK, agora ja sei como é, parabens pela resposta.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Melhores que nos EUA. 🙂

          • Ivan

            Esse é o seu nivel de resposta?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Não, poderia muito bem listar um guia rápido que encontrei sobre direitos trabalhistas lá inclusivo o negociado só vale acima do legislado APENAS se for mais benéfico, sabia disso?), mas estou falando com alguém que está me devendo uma explicação sobre a concepção singular de fetiche da mercadoria. próximo!

          • Ivan

            Ta serto.

  • Daniel Plainview

    Vou fingir surpresa…

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    O mercado pode até ser livre, mas o trabalhador…

  • Ivan

    Pelo menos eles podem trabalhar, aqui os estudantes só podem matar e roubar, precisamos levar o ECA pra China.

  • EmuManíaco

    caguei

  • LV

    Imagina se esses Chinas descobrem que no Brasil basta estar matriculado e não agredir ninguém que se forma

  • Vin Diesel

    O iPhone 4 chegou ao Brasil em setembro de 2010 com preços a partir de R$ 1.999. E teve muita gente babando. Hoje vale quanto? Quem colocou R$ 1.999 na poupança em Set 2010 hoje tem em conta R$ 3.300,33. Celular para os outros, carro para os outros e no final todos falam mal de voce e estao cagando para quem voce é ou o que pensa. Tapinha nas costas no churrasco um querendo se exibir mais que o outro e um bando de trouxas individualmente volta para casa… Fudido, pois sempre tem um coleguinha com mais bala na agulha…

    • tuneman

      Viu trainspotting 2?
      Isso que você escreveu parece o segmento “choose life”.
      (Isso é um elogio)

      • Vin Diesel

        eu vi o primeiro mas valeu a dica. verei o segundo

    • DanielBastos

      Cara, arrume novos amigos. Vai te fazer bem.

      • Vin Diesel

        tem 20 anos que as pessoinhas sao assim chefe. elas querem algo de voce de graca… vc so serve se tiver algo a oferecer… nao existe mais amizade por amizade. em algum momento vao jogar na cara o que tem e vao te pedir coisas. isso é são paulo… nao sei onde vc mora… mas aqui ninguem quer saber de ninguem se nao for para levar vantagem…

  • Rolando

    Adesão voluntária e horas extras ilegais???? Eu não sabia que existia tal coisa na China, para mim a lei trabalhista por lá era, ou você trabalha até morrer ou vai embora e sem nenhuma compensação.

    • Ivan

      Coisa de governo de direita que não liga pros trabalhadores, não pera.

    • “voluntaria” tipo você tem a opção de fazer trabalho desumano ou se formar depois de anos de estudo, é tipo o cara com uma arma na sua cara falando você tem a opção de dar o celular ou morrer.

  • Maom

    Agora é oficial, se vc ver alguém de esquerda usando iphone, tem que chegar dando voadora no peito.

  • Lui Spin

    Esquerda caviar adora iPhone.

  • Julio Verner

    Até a China com 40hs semanais e essa latrina ainda com 44/5!? E ainda falam que chineses são escravos.. Aposto que trabalham metade do ano pro Estado também.
    Por mim tem mais é que se foderem… Quem compra e quem monta.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis