Sites não poderão usar o Google AMP para enganar leitores, mas o buraco é mais embaixo

google-amp

O Google AMP (Accelerated Mobile Pages) é a solução do Google para aumentar a velocidade da navegação mobile. Ele é um formato de página leve fornecido para sites que lima todos os recursos desnecessários, de modo a priorizar apenas o conteúdo e agilizar o acesso, mas a bem da verdade os sites e portais não gostam dele; no entanto o Google privilegia nos resultados quem o usa.

Muitos apelaram então para uma marmotagem, que era utilizar a página AMP como um “teaser” da matéria que o usuário deseja acessar: dessa forma o link aparece destacado no carrossel do Google Search normalmente, mas ao acessá-lo a matéria está incompleta (a bem da verdade muitos portais sempre fizeram isso com agregadores de feeds), tudo para forçar o usuário a entrar na versão completa do site e carregar propagandas, links e outras coisas e obviamente, poderão fazer mais dinheiro com as visitações.

Claro, o Google não gostou nem um pouquinho disso: a partir de fevereiro de 2018 a empresa exigirá que o conteúdo da página AMP seja exatamente o mesmo presente no link original, caso contrário o link redirecionará para para o original direto. As consequências serão muito provavelmente a remoção do link do carrossel do AMP e perda de visibilidade. O Google diz que o webmaster infrator será avisado de que precisará se adequar.

amp-bad-example

Um exemplo do que não será mais permitido

Qual é o problema em torno disso? Principalmente porque a grande maioria dos sites, blogs e portais foram mais uma vez feitos de reféns do Google em prol de uma maior visualização de seu conteúdo, ainda que isso signifique perdas significantes com anúncios. O AMP foi vendido como um “HTML proprietário” criado para combater o uso de JavaScript, mas para o webmaster utiliza-lo é preciso carregar um código JavaScript do próprio Google. Além disso há o problema da uniformização: toda e qualquer página e desprovida de comentários, logos, propagandas, designs próprios; é apenas o texto e nada mais e os links sempre começam com “https://google.com/…”, quase como se a gigante tivesse se apropriado do conteúdo de terceiros sem esforço algum. O Google AMP fundamentalmente dissocia o conteúdo do criador e o toma para si.

Ferramentas de Analytics próprias? Esqueça, o Google fornece tudo e o webmaster deve confiar nela. Sob a desculpa de agilizar a internet móvel o Google criou um feudo, virou uma agência de notícias e curadoria de fontes em que os desavisados não checarão a fonte, pois vão clicar nos resultados rápidos do AMP e não verão que site ou portal o publicou. Claro, há a opção de acessar a versão original mas sinceramente, quem vai clicar?

A marmotagem do teaser foi uma tentativa de forçar o usuário a voltar a entrar na página original, algo que o Google agora vai matar; o ideal seria que a companhia gerisse uma solução mais transparente e vantajosa para os sites e portais mas na atual situação, o AMP só fornece vantagens para o time da casa. O que não chega a ser novidade, se considerarmos o histórico.

Fontes: Google Blog e The Register.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Ricardo Wagner

    “Don’t be evil”

    Imagina se fosse.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Fica fácil não ser mal quando é você que define o que é maldade ou não.

    • Se fosse, cobraria por cada serviço. Pense nisso.

      • Leonan

        Mas ele cobra.

        • Meu boleto nunca chegou.

          • E. Bicalho

            É claro que chegou.
            Usando de sua lógica… O boleto, pelas visualizações do produto “Fernando Lorenzon”. chegou para alguma empresa anunciante. 😉

          • Quando a empresa não cobra nada o produto é você! Todos seus dados estatísticos e propaganda direcionada é vendida para empresas. É as empresas se tornam refém do Google, se não pagar ao Adwords a empresa não existe na internet.

          • Então concluimos que a Google é evil por te fazer usar o serviço de graça em troca de dados. Vocês estão parecendo viúvas de provedores de Internet, naqueles tempos áureos.

          • Eu não falei que o google é demoníaco, só falei que tudo tinha um preço e que alguém tem que pagar, e que o google ser monopolio é ruim contra o livre comercio, pois se o bing ou yahoo tentarem concorrer não vão conseguir por que o google já monopolizou o mercado, tornando os concorrentes irrelevantes.

      • jacob

        Antes cobrasse. Empresa nenhuma vive de caridade.

      • EmuManíaco

        eu cobraria por pensamento. Me pague para pensar nisso…

  • João Vianna

    Realmente esse tipo de recurso é polêmico, mas convenhamos eles existem, por conta de um exagero de anúncios por parte de sites e afins, assim como o “peso” das páginas, são desenvolvidos pensando no mobile, assim como a leitura rápida, se os sites, tivessem a preocupação antes de entregar algo mais enxuto no mobile, talvez não fosse preciso tais medidas.

    • Mas são duas coisas diferentes. Uma é ajudar a criar uma navegação mais fácil para mobile, outra é tomar conta do seu conteúdo.

      • João Vianna

        Já disse leitura rápida, modo leitura e outas formas fazem o mesmo, porque apenas existe essa reclamação contra o google? Porque os afetados em vez de burlar, não pensa ou sugere algo eficiente para todos, a questão que os sites não querem mudança e quando são obrigados reclamam e sim entendo que perde receita, só que a questão é que é preciso encontrar uma forma nova de ser rentável.

    • Raposão do Ártico 🦊

      pera

      vc defendendo o google usando como argumento que os outros exageram em anúncios?

      ehauheaue

      • Quantos banners abusivos você já teve que fechar no gmail?

      • Rafael Rodrigues

        Não é exagerar no anúncio. É exagerar em TUDO. Abra um site (qualquer site) com o network do chrome ativado e veja o tanto de bosta que é carregada. Tudo script pronto que pesa mais de 100k e que muitas vezes sequer é usado no código do javali que programou a página.

    • Gaius Baltar

      Sério que você acredita que é por isso? Não seria porque o Google quer todo mundo dentro da sua cerca e que só ele venda anúncios?

  • Victor Serrão

    Eu odeio essa bosta desse AMP e não consigo desativar isso no meu celular. Alguém sabe como?

    • ricms

      Use iOS.

      • Victor Serrão

        Pela primeira vez eu tive vontade de me endividar pra comprar um iPhone.

        • Tem no iOS.

        • Theuer

          Não faz o menor sentido isso…
          Os browsers do iOS(fora o Safado, claro) são os mesmos encontrados na play store para Android.

          • Victor Serrão

            Pois é, tem AMP no iOS também.

        • Julio da Gaita ✔

          então você vai dar dinheiro pra Apple pra não dar dinheiro que ativamente você não esta dando pro google?

          Isso ficou confuso, mas seu raciocinio também esta meia boca heim amigo..rs

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Não adianta, o AMP aparece no iOS também.

        • ricms

          Sad =/

    • Theuer

      E como ativa?
      Nunca vi çaporra.

  • Corvo

    Bom se eu fosse dono de um site/blog de conteúdo minimamente profissional que tem despesas com hospedagem, redatores, etc, como o intuito é ganhar dinheiro iria preferir não aderir à esta ferramenta, melhor perder um pouco de ranking nas buscas e receber pelas poucas visitas do que ter muita visualização e necas de retorno financeiro.
    Se a maioria fizer isso o Google simplesmente fica sem conteúdo relevante de fontes confiáveis e terá de rever sua política.

    • Maom

      É mas não deixa de ser um cartão de visita para um futuro leitor assíduo do site. Uma vez que somente estranhos vem ao seu site desta maneira e se vc cortar essa tipo de entrada vai deixar de faturar do mesmo modo. Os leitores assíduos acessam seu site tradicionalmente de maneira completa. Eu manteria se fosse dono de um portal/blog/site. Tem que pensar a longo prazo.

      • Corvo

        hm tem isso.
        Não sei será que o usuário vai passar a ser um leitor do site? Ou vai continuar só consumindo conteúdo na interface do Google?
        Complicado..

        • Maom

          A grande maioria não vai virar leitor do site. Mas um ou outro gato pingado sim. Então, de qualquer maneira vc não iria receber dinheiro nenhum por essa maioria que nunca acessaria seu site assim como não recebeu. Mas em compensação, aos poucos vc vai recebendo um ou outro gato pingado que a longo prazo vai sim te trazer retorno. O site está lá, vc já gastou para produzir o conteúdo e manter ele online. Melhor então que tenha visibilidade “gratuita” a curto prazo mas alguma rentabilidade futura do que ficar lá escondido e sem perspectiva futura. É como oferecer 6 meses de assinatura grátis de revista, ou pagar pra anunciarem seu site em outro local com público específico. Visibilidade é tudo.
          Afinal, o conteúdo que seu site produziu agradou a pessoa que caiu de paraquedas lá, “talvez” ela volte por conta própria.

          • Theuer

            Discussão de qualidade.

        • Olha, depois que tirei meu blog do UOL eu iniciei algumas implementações como o AMP (que já instalei no WordPress) e o HTTPS (que to dependendo do técnico e dono da hospedagem, mas é um pedido pessoal meu). Sobre o AMP, botei justamente para que o Google possa indexar melhor E pra melhorar a usabilidade do leitor de celular. E isso foi a custo da parte de propaganda propaganda, que está mínima, e nunca quis estragar a leitura do usuário com aqueles trocentos banners que aparecem no meio da postagem, propagandas invasivas e etc.

          E olha que eu uso o …Google Adsense. Aí entra na contradição: se o Google quer priorizar o leitor, ele ganha menos, certo? É uma queda de braço entre os criadores de conteúdo e o próprio Google, mas nem o Google sabe direito o que quer. Aí depois a galera reclama de Paywall dos portais…tenso

        • Juaum

          Sem dúvidas uma das coisas mais irritantes que temos hoje na internet. Tanto que uso o Google para pesquisa no meu smartphone, apenas em casos muito específicos.

    • O pessoal do Google está no meu pé para fazer uma versão AMP do meu site, já disse que não vou fazer, o usuário que baixe meu App se quiser algo rápido…

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Eu acho que devo ser exceção, mas odeio o AMP com todas as forças. Sempre que abro aquela página procuro logo pelo botão que leva pro link original (propagandas geralmente não são problema, rodo um adblock direto no DNS então não passa propaganda nenhuma).

    E nem é coisa de hater, sites com muitas imagens, como reviews e tal sempre desconfiguram as galerias de imagens, não tem comentários etc. Ultimamente venho inclusive evitando sites quando vejo o ícone do AMP na busca do Google.

  • T Soares

    Eu não me importo do Google privilegiar sites com carregamento mais rápido na busca mobile, mas detesto o AMP e o maldito Google Web Light. O pior de tudo é que o Google não dá aos usuários a opção de desativar esses recursos.

  • João Munhoz

    não gosto do amp

  • Lucas Timm

    Que o AMP não acabe, por favor.
    É uma ótima maneira de passar através das paywalls..

  • Theuer

    Relaxa pessoal, em algum momento o Google avisa que vai tirar da tomada isso aí.

  • O problema é que tornamos o Google grande demais. Google é como tostines, ele é sinônimo de busca porque todo mundo usa e todo mundo usa porque ele é sinônimo de buscas. Isso não vai mudar, a não ser que surja uma empresa com algo revolucionário e que não seja comprada pelo gigante.

    • Maximus_Gambiarra

      Sinônimo de busca era o Cadê, mas eu preferia o Yahoo até descobrir que este usava o sistema de busca do Google. Google foi meu terceiro buscador habitual. Ganhou o lugar dos outros por mérito.

  • Julio da Gaita ✔

    skynet o carai, vou até desativar a google assistent, aquela vadia malvada… .[

  • David Rodrigues

    O Google fornece a ferramenta. A pessoa avalia. Se não compensar, basta não usar. Simples.

    “Ah, mas vai perder visibilidade na busca.” Então não reclame. A ferramenta de busca é do Google, ele é o dono da bola. E a gente aprende isso desde de criança: quando o dono da bola não pode escolher os melhores jogadores pro próprio time, não tem jogo.

  • Rafael Rodrigues

    Quero mais é que aumente!

    O que mais tem hoje é programador suíno que carrega 5Mb de scripts e torna o site uma bosta incarregável no dispositivo móvel, glutão de bateria e devorador de memória.

    Se não fizessem serviço porco, não haveria porquê o AMP existir.

  • Cássio Amaral

    Queria era um jeito de desativar essa porcaria de AMP, pois Disqus e outras plataformas de comentários não funcionam quando as páginas são exibidas nesse modo. E nem sempre tem a barra com o link abaixo da barra de endereço para abrir a página normalmente. Você tem que editar a URL manualmente, removedo o “.amp ” ou “/amp” no final do endereço. Acho que vou passar a usar o Bing novamente. Passei quase um mês testando e gostei bastante, achei que melhorou muito o motor de busca deles desde a última vez que tinha testado. Eu odeio tanto esse AMP, que vou usar outro motor de busca a partir de agora no Chrome para Android.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis