Chromecast, conheça seu rival: a Amazon lança Fire TV Stick no Brasil por R$ 289,00

amazon-fire-tv-stick-001

A Amazon deu um importante passo para aumentar sua presença no mercado brasileiro: quase um ano depois de tornar o Prime Video um serviço global a companhia lança no país o Fire TV Stick, a versão mais simples de seu set-top box e concorrente direto do Chromecast do Google, com um preço bastante camarada.

O novo Fire TV Stick, chamado de Basic Edition foi introduzido no mercado no início do mês principalmente como um dispositivo de exportação: a meta da Amazon é finalmente estender a oferta dos dispositivos da família para mais 100 países, Brasil incluso. Ele é compatível com reprodução de vídeo em 1080p em 60 fps e som Dolby Digital Plus em até 7.1 canais, e é equipado com um SoC ARM quad-core da MediaTek de 1,3 GHz, GPU Mali-450 MP4, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, o que o faz um pouco mais potente que o Chromecast até porque a Amazon o vende como uma opção real para games, especificamente para Android disponíveis na lojinha proprietária.

O Fire TV Stick Basic Edition se conecta a seus dispositivos via Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11ac e a eventual porta HDMI, sendo a Micro-USB apenas para alimentá-lo (diferente do Chromecast ele depende de alimentação externa). A Amazon ressalta tecnologias compatíveis como Miracast e o algoritmo ASAP (Advanced Streaming and Prediction), que analisa o gosto do usuário e pré-carrega os programas que você pode por ventura vir a assistir, sem ter que esperar aqueles segundos iniciar do buffer. Uma das vantagens de contar com armazenamento interno, ainda que pouco.

amazon-fire-tv-stick-002a

O dongle é compatível obviamente com o Amazon Prime Video e Twitch e outros serviços como Netflix, YouTube, Spotify, Crackle, Vevo, Vimeo e etc. e a principal vantagem é que ele não depende do smartphone para ser operado: o kit é acompanhado de um controle remoto dedicado mas se você quiser, ainda poderá fazer uso do app Fire TV Remote (iOS e Android) para adicionar comandos de voz ao bichinho.

O Amazon Fire TV Stick está disponível na loja oficial da Amazon por R$ 289,00, e você pode parcela-lo em até 12 vezes.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Daniel Belini

    Será que da pra usar para transmitir a biblioteca do Plex nele?
    Se puder aí eu penso em trocar meu Chromecast.

    • Cleber Menuci

      No site do Plex diz que é compativel ttps://www.plex.tv/apps/streaming-devices/amazon-fire-tv/

    • Caio The Brain

      Dá sim.

      Você pode escolher entre o app oficial do Plex ou um addon para Kodi/SPMC.

    • an_drade

      É um android normal. Dá para instalar qualquer app compatível com Android (obviamente, respeitando as respectivas versões e limitações de hardware). Tenho instalado Kodi, Plex, e alguns emuladores de SNES e Playstation. Junto com um 8bitdo, o FireSitck é um must.

    • Diego Ritzel

      Sim. Tem o app do Plex na loja da Amazon.

  • Vou esperar os reviews pipocarem, mas prevejo que meu Chromecast está com os dias contados.

  • Felipe Lino

    “E a principal vantagem é que ele não depende do smartphone para ser operado”. Principal motivo do pq ainda não comprei um. Fiquei interessado nele.

  • Gedvan Dias

    “… e a principal vantagem é que ele não depende do smartphone para ser operado”

    Essa, pra mim, é a principal VANTAGEM do chromecast. Eu não quero mais um controle no sofá e a melhor forma de navegar em qualquer aplicativo é usando o celular.

    • Eu até concordaria com você, mas o celular é meio inconveniente para pausar, avançar, retroceder. O botão de pausa de minhas TVs até funciona com o Chromecast, mas os de avançar e retroceder não.

      • Na realidade depende da pessoa e do grau de familiaridade com tecnologia.
        No netflix e youtube eu avanço escolhendo um ponto da linha temporal e se tiver muito a frente, eu posso retroceder olhando os thumbnails para deixar na posição desejada, isso em instantes. No controle sony provavelmente iria avançar 1x, 2x, 4x, 5x e teria de ir passando até chegar a alguma cena que eu me lembre e provavelmente quando isso acontecer, eu já passei. Isso se eu não tiver que mudar o idioma, senão é uma aporrinhação ter que voltar a tela inicial.
        Assistir seriados e pular as introduções a-la-startrek é mais facil no celular que no controle.
        Mas tudo isso fica sem sentido, se tudo que a pessoa quer é avançar/voltar/parar/iniciar, pois iria fazer o mesmo no celular.

        • Na verdade o que eu normalmente preciso é apenas retroceder alguns segundos porque não entendi algo ou porque a esposa falou alguma coisa enquanto eu estava assistindo. Um único toque num botão do controle remoto tradicional já volta alguns segundos. No celular eu preciso minimamente colocar o dedo no leitor biométrico, desbloquear, para depois dar o toque no botão de voltar alguns segundos. Nisso já se passaram mais alguns segundos. É pouco, mas é o suficiente para o ponto que eu ia voltar já ter sido apagado do cache e eu ter que esperar encher o cache outra vez.

          • Você não precisa desbloquear se o app tiver permissão de ficar na tela principal antes do desbloqueio. Quando uso o netflix, esses botões rápidos ficam lá, mesmo esquema quando estou ouvindo musica. Se eu tivesse que fazer desbloqueio para essas coisas simples, ficaria maluco.
            Mesmo assim, o controle normal da tv responde para avançar, voltar, parar e tocar no netflix.

          • Na TV eu já testei, pelo menos nas Sony Bravia de 2012 só funciona o botão de pausa, os demais não funcionam.

            Quanto ao celular eu preciso conferir, vou fazer isso hoje a noite. Se os botões aparecerem na tela bloqueada eu vou passar a usar o Chromecast para Netflix também.

            A TV é Smart, mas o aplicativo do Netflix nela é lento para navegar e a qualidade fica baixa quando a rede está sendo bastante usada, o que não acontece com o Chromecast. Desconfio que o Chromecast suporte codecs mais modernos que os da TV e com isso use menos largura de banda. Ou então seu tráfego dele é melhor marcado para que o QoS do roteador consiga dar prioridade.
            Sem contar que o aplicativo da TV parou no tempo, ainda dá classificação por estrelinhas enquanto os demais aparelhos já usam aquele percentual de relevância.

    • Erick Lucena

      Depende do ponto de vista e situação. As vezes simplesmente sentar, pegar o controle e navegar é bem mais prático do que usar o celular, ir pro app em questão, navegar por ele e então enviar o comando pro chromecast.

      E pra pessoas que não tem familiaridade com tecnologia, um controle é essencial. Meu avô assiste Netflix todos os dias através de um bluray da Sony que tem suporte (que agora estou pensando seriamente em trocar por um fire tv). Se eu colocar um chromecast e der um smartphone na mão dele, mesmo explicando todo o procedimento, ele não vai conseguir sair do canto. Há casos e casos.

    • ditom

      Prós e contras.
      Para quem tem criança e idoso em casa o controle é essencial.
      Eu mesmo, que não sou um nem outro, acho o controle remoto muito mais prático na maioria das situações.
      Tenho um Chromecast e um BD player conectado.

      • Pois é, pra quem tem criança, depender do celular pra isso não é legal. Meus filhos usam netflix no dia à dia, e um dos motivos de eu ter comprado um android box (desses genéricos chineses, hehe) no lugar do bichinho do google foi isso – apesar de depois ter curtido mais o android box, pois enchi o bicho de emuladores, hehehe.

        Enfim, como estão comentando aqui, depende do contexto mesmo. Imagino que pra uma pessoa que viva só, por exemplo, ter o controle no celular mesmo seja bem mais prático.

        • lucianojs

          Outro fator relevante da minha Tv e BluRay player ambos da Sony é justamente o controle ter inclusive um botão NetFlix destacado para a criançada usar sem depender do celular.

      • Idoso tem dificuldade em usar smartphone e criança não tem cuidado. Então pra muita gente o controle é essencial.

        • Metalmacumba

          Onde eu morava antes tinha um cano no chão que ia do segundo andar até o térreo, e o cano era aberto (meu sogro nunca fechou xD).
          Eis que meu filho lá com seus dois anos me joga o controle da Apple TV dentro do cano.

          tá lá até hoje.
          Aí, o moleque, no dia que minha mulher ia vir com ele pra morar comigo de novo me consegue sumir com o outro controle que eu tinha comprado.
          um ano e meio DEPOIS, no MESMO dia que a gente foi viajar pra casa do meu sogro, ele encontrou o controle dentro de uma poltroninha de criança. O controle tinha caído lá dentro…
          Imagina se fosse um smartphone? eu mesmo não tenho paciência pra usar o smartphone e jogar as coisas pra apple tv, mesmo o app sendo muito bom.

          • Maximus_Gambiarra

            Para encontrar o controle, você não pode telefonar. Sem querer, acabei de colocar outra desvantagem na minha lista.

    • Para quem está limitado a play, stop, cima, baixo, direita e esquerda faz todo o sentido um controle remoto, mas a maioria dos apps do universo smart como o Youtube, apenas esses comandos são insuficientes para desfrutar das capacidades destes dongles.

  • “diferente do Chromecast ele depende de alimentação externa”.

    Mas o Chromecast também precisa de alimentação externa…

    • ditom

      Ia comentar isso. Nunca nem tentei usar meu Chromecast sem conectar a USB para alimentação..

      • Dá para fazer via USB da TV, mas não é lá muito indicado porque perde recursos. O ideal é tomada mesmo.

        • Douglas Ferreira

          Quais recursos que perde? Sempre usei na usb da TV.

          • Tenho dois Chromecast 2 ligados no USB da própria TV. O que se perde é apenas o recurso da TV ligar automaticamente (via HDMI CEC) quando mandamos um stream para o Chromecast. E isso apenas se a TV desenergizar a porta USB quando estiver desligada. Fora isso as atualizações de firmware também só serão feitas quando a TV estiver ligada, e é preciso esperar alguns segundos pelo boot do Chromecast antes que ele apareça na lista de dispositivos para transmissão no celular. Enfim, só vale a pena porque acaba economizando alguma energia, ainda que seja mínima.

            No Chromecast Ultra não há mais essa opção, pois o cabo USB não desacopla da fonte e a porta Ethernet está na fonte.

          • Alvaro Carneiro

            O que Ronaldo Gogoni fala, não se escreve. Não se perde recurso nenhum, a porta USB é só para alimentar o chromecast.

          • HDMI-CEC por exemplo, a possibilidade de ligar a TV pelo Chromecast. Como ele precisa estar ligado para fazer o truque, não tem como.

    • Gustavo Bandoni

      Algumas portas HDMI fornecem 5v também nesse caso nao precisa do cabo usb. Mas só o primeiro chromecast tem essa opção, da segunda versão em diante o consumo subiu de 800mA para 1A e o cabo usb ficou obrigatório

    • David Kwast

      TV que suporta energia pelo HDMI, ele não precisa não.

    • TLugatto

      Ninguém escreve mais matérias sobre tecnologia, é somente traduções (ruins) dos sites gringos… Nem lêem o que foi traduzido pelo Google, estamos na era dos colecionadores de likes

  • Mauricelio Gouveia

    Pra mim controle é um inconveniente.

    • Pra mim que tenho pessoas em casa sem smartfone e com dificuldade em usar, é essencial.

      • arakawa

        E o controle com microfone e muito ninja. Eu so preciso ficar pescando letrinha em teclado virtual pra digitar senha, qualquer outra coisa vai por voz.

  • lucianojs

    Só eu acho que a Amazon deveria subsidiar mais o preço dos seus produtos para maior adesão de seu ecossistema Prime/Kindle aqui no Brasil?

    Comprei um Bluray Sony a uns anos atrás (S6200), que tinha o essencial on-line (Netflix/Youtube) e mais a função de Bluray por um preço semelhante a este.

  • Rodrigo

    Sendo android, roda o Telecine Play, Premiere, Watch ESPN, que ainda não suportam o Chromecast? Caso positivo, só vejo vantagens. Pena que comprei o Chromecast há menos de 1 ano. :-/

    • Assim como o Apple TV, esse Fire TV roda tudo local, isso faz toda a diferença, sem depender do celular pra nada. O Chromecast não é ruim, mas essa dependência do celular é um detalhe sutil, que faz toda diferença.

      Mas o Apple TV custa 1000, este custa menos que um Chromecast, então é só vantagem ! Preço e funcionalidades.

      • Metalmacumba

        bons tempos da apple tv antiga onde ela era mais barata. se não me engano era até uns 500 conto.

        • Bem menos, paguei 320 em promo do Submarino, uso até hoje sem restrições.

          • Metalmacumba

            A minha eu ganhei no sorteio de fim de ano da empresa que trabalhava anteriormente. mas lembro que o valor era razoável ao ponto de eu querer comprar uma já.

    • Vinicius Zucareli

      Será que funciona esses apps? Se tiver loja deve ser a da Amazon, certo?

      • Rodrigo

        Imagino que só instalando os apks por fora, pois duvido que tenha na loja da amazon, tendo em vista que são apps específicos do Brasil (mesmo o Hbo go e watch espn são apps específicos para o mercado daqui).

        • Diego Ritzel

          Mas tem uma lojinha de apps da Amazon já né?

          • Rodrigo

            Tem, mas não sei se esses apps específicos (da Globo) estão lá. Mas acabei de ver que Telecine Play tem no Aptoide, então é tranquilo. O que o pessoal comenta é que, como não são apps específicos para o Fire TV, precisa instalar um emulador de mouse, mas acho mais tranquilo do que assistir filmes espelhando a tela do celular/notebook para o Chromecast.

  • Germano

    Curti o controle remoto. Tem pessoas que nao querem/curtem usar o celular para essas coisas, a patroa la em casa por exemplo prefere usar o Netflix do Bluray Player que veio com o app do que o Chromecast. Ja eu, uso um ou outro, tanto faz desde que funcione.

  • Apenas 1080p ….
    Não suporta a Alexa….

    Duas coisas que fazem desistir deste modelo vendido aqui…..

    • Metalmacumba

      Olha, eu sei que o povo fala que OLED é melhor e tal.
      Mas eu comprei uma panasonic de plasma de 720p daquelas primeironas e como usuário de tv’s até 720p faz anos, eu não consigo imaginar uma 4k (mesmo tendo assistido conteúdo numa dessas).
      A qualidade de cores é gigante, FORA QUE incrivelmente jogos antigos ficam bem melhor numa dessas de plasma.
      O snes classic que eu comprei, então, com o filtro CRT fica o mais fiel possível de uma CRT, com os pixels tudo borrado, nada daquele treco “retro-8bit”

      • Rapaiz, tenho uma SHARP de 720p na casa da praia e cada vez que vou lá, estranho muito ligar o Nintendo SW ou o Apple TV nela, a diferença é grande.

        Depois que aderi a uma 4K de 65” a pouco tempo, percebi a diferença, dá gosto seriados em ultra definição. Realmente não quero mais devices sem o recurso de 4K, fui para um Chromecast Ultra e espero o ATV 4K também.

        • Metalmacumba

          “vou fingir que eu não li seu comentário por que estou de mudança e já gastei trilhões de dinheiro com coisas que não deveria, fora que além de estar sem grana alguma e devendo até o * ainda tenho que comprar minhas lâmpadas inteligentes e o echo dot pra fazer a casa virar uma baianada toda”.
          Hoje eu fiz uma das maiores desgraceiras da minha vida. Como eu só tenho um receiver como aparelho de audio em casa, e eu não curto ouvir música num receiver, tava procurando umas caixinhas de computador boas. Pensei logo numas da Logitech, ou umas bluetooth da Sony.
          Mas não, como babaca que eu sou fui pesquisar JBL, BOSE (que aliás é a fabricante do som do meu carro) e… harman kardon. A desgraça é que eu SEMPRE quis ter a SoundSticks. Fui procurando no eBay todos esses dias (por que eu só compro tranqueira usada) e tava tudo caro.
          Aí, hoje, aquela porcaria do eBay mostra na página principal: O que você viu anteriormente
          E eu cliquei. achei um cara vendendo a SoundSticks wireless no leilão e tinha acabado de postar. aí desci o olhinho e vi que pra finalizar na hora era 60 pila.
          60 dólares + 79 de frete, convertido pra moeda de onde eu estou deu 180 pila mais ou menos.
          Agora eu estou mais fudido que antes, mas pelo menos estou feliz.

  • Como é a questão dos emuladores de SNES desses bichos? Da pra conectar um controle e jogar com uma experiência próxima ao console?

    • David Kwast

      boa ideia, mas duvido que sejam abertos a isto. Para mim, são chips otimizamos para conteúdo de vídeo com DRM.

      • EmuManíaco

        isso nao existe cara. é um android como o kindle fire.

    • EmuManíaco

      da sim. funciona muito bem.

  • @cheesepaulo

    Sério que da pra usar netflix nele? Vou comprar só por conta do controle remoto.

    • Maximus_Gambiarra

      Engraçado. Hoje em dia eu vejo como desvantagem o bicho vir com controle remoto.

  • Não vejo utilidade nesse aparelho, ainda mais nesse preço.

  • Corvo

    Ué mas o Chromecast é bem mais barato que isso.

  • Diego Marco Trindade

    O meu maior problema em assistir as séries do Amazon Prime é exatamente a incapacidade de parear com o Chromecast. Não gostaria de ter que comprar mais um Dongle, mas esse tá interessante para substituir a interface da minha SmartTv.

  • David Kwast

    Malditos sejam, Amazon e MeioBit. Comprei um em menos de 10 minutos. Receberei até quinta-feira. Frete grátis…

  • Sophos

    Será que baixa um pouco o preço na black fraudei?!

    • sspedro

      Estou esperando por isso também.

  • Bob

    Parei no preço camarada. E as limitações de regionalidade, comofaz?

    • Metalmacumba

      prime video é oferecido globalmente desde o lançamento do the grand tour.

      • Bob

        Somente alguns videos. A maioria que tentei acessar estão bloqueados. Desisti e cancelei a assinatura.

        • Metalmacumba

          mas é global xD
          Eu assinei mas desisti logo em seguida. era um período de trevas pra minhas finanças.

  • Diego Ritzel

    Agora entendi porque a porcaria do prime video não tem suporte ao ChromeCast…

  • Alvaro Carneiro

    – “Chromecast, conheça seu rival: a Amazon lança Fire TV Stick ”

    O Chromecast já conhece este rival faz muito tempo, desde 2014.

  • Luciano Kurt

    Feio pra casete

  • Beto Sete Wh Overdadeiro

    Eu tenho chromecast, mas uma conexão via Bluetooth seria muito bom. Este dispositivo da Amazon fire tv dará um fim ao chromecast, mas o preço está lá em cima.

  • Bronko

    Acho muito triste o fato de eu ter pago 20€ em um Fire Stick e por aí custar R$289

  • Henrique Accioly

    Vida longa ao controle remoto! Ninguém merece depender do celular até para ver TV.

  • Fulvio Ferreira

    Google play filmes é compátivel com o Amazon?

  • Ricardo AG

    Comprei um e já aposentei o Chromecast.

    O controle remoto é sensacional, é sentar a bunda no sofá e usar. Tem cliente para Netflix, Youtube, AmazonPrime (com séries legendadas em português) e mais uma gama de apps.

    Você pode usar o controle pelo celular mas na boa: é um saco desbloquear o celular toda vez que quiser usar o controle.

    Controle remoto >>>>> app pro celular.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis