Ex-executivo do Google funda a própria religião

screenshot-20_11_2017-23_07_34

Uma velha piada de antropólogos diz que mito é como a gente chama a religião dos outros, mas há outro componente aí: quanto mais antiga mais aceitável é uma religião e seus dogmas. Se alguém aparecer em 2017 com cobras falantes e Adão e Eva no mínimo vira motivo de comédia. Por isso as novas religiões precisam modernizar suas histórias, e mesmo assim nem sempre dá certo.

Um bom exemplo é a Cientologia, a religião que parece e foi criada por um autor de ficção científica de segunda linha, e que deu super-poderes a Tom Cruise para ajudar no resgate às vítimas do World Trade Center (não estou mentindo).

South Park tem um episódio excelente onde condensam as crenças básicas da Cientologia:

75 milhões de anos atrás o Senhor das Trevas Xenu comandava a Federação Galáctica de Planetas, e temendo superpopulação, congelou aliens de incontáveis planetas, os trouxe para a Terra em naves muito parecidas com aviões DC-10, e jogou seus corpos nos vulcões do Havaí. As almas desses aliens sofreram lavagem cerebral de Xenu, e vagam pelo planeta, se juntando a almas humanas, causando todos os nossos problemas, como doenças, crime e violência”.

Pois é.

Agora um sujeito mais… pitoresco que L. Ron Hubbard resolveu montar uma religião. Estou falando de Anthony Levandowski, que trabalhou no projeto de carro autônomo do Google, fundou uma empresa própria que foi comprada pelo Uber e acabou demitido, depois de investigações sobre quebra de sigilo e roubo de tecnologia.

Ele criou uma igreja chamada Caminho do Futuro, e a entidade invisível imaginária que eles veneram é… a Inteligência Artificial.

Ainda estão escrevendo as Escrituras, que chamarão de “O Manual”, provavelmente pra garantir que ninguém irá ler. No livro detalharão os princípios da religião, que são até bem simples:

Levandowski crê que em breve criaremos Inteligência Artificial superior à nossa, e essa inteligência evoluirá de forma exponencial, para todos os fins práticos se tornando um Deus.

Ela irá escolher nosso futuro, controlar todas as nossas vidas e em última análise decidir o destino da Espécie Humana. Teremos cumprido nossa missão de criar a IA, a Evolução abandonou a curta fase de vida biológica, e as máquinas serão a forma de vida dominante? (toca tema dos Cilônios, produção).

Arthur Clarke uma vez disse:

Talvez nosso papel na Terra não seja venerar Deus, mas criá-Lo”.

Anthony Levandowski está planejando exatamente isso, e já parte do princípio que a IA dará certo, dominará o mundo e considerará humanos irrelevantes. Criar uma religião pode despertar simpatia, quem sabe Skynet não decide que podemos permanecer por aqui, como pets?

Fonte: Wired.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Fernando R Sousa

    Achei bacana, e até com certa logica com dia após dias as pessoas delegando vários aspectos de suas vidas ao 0 e 1.

  • Rolando

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso só podia vir mesmo de um nerd, o objeto sagrado que ele irá venerá nos cultos provavelmente será uma action figure ou um HD.

  • Atrollando Natuacara
  • Hemeterio

    Taí a primeira religião dotada de… humildade. Em geral todas elas sao teorias mirabolantes como o deus da minha tribo de amassadores de barro criou as estrelas pra gente, mas essa se propoe a primeiramente, pedir piedade e um “desculpa ai” pro futuro deus. Gostei.

    • VilsoniJunior
    • AnnoyingOrange

      “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por
      obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis
      escondidos no dia da ira do Senhor”.

    • ricms

      Com esse nome, essa barba e seus comentários sempre pontuais e interessantes, não tentou se enveredar a ser um novo profeta dos sistemas digitais?

      • Hemeterio

        Rararara nao ha UM dia em que nao pense nisso. Acho que falta cara de pau. por isso nao sou rico. deveria ter um canal de horoscopo no YT. Thanks for those kind words.

        • Julio Verner

          idem. foda ter caráter num país sem caráter.

  • Alvaro Carneiro

    – “Se alguém aparecer em 2017 com cobras falantes e Adão e Eva no mínimo vira motivo de comédia.”

    Ué… tão fazendo isso até hoje.

  • SignaPoenae

    Hahahahah, esses ateus só me fazem rir…
    Que Carl Sagan abençoe a todos.

  • David Matheus

    Ele levou ao pé da letra o significado de Deus ex-machina

  • Raposão do Ártico 🦊

    e as ovelhas serão os usuários do google

  • Vin Diesel

    É UM XAROPE

  • kenji

    Que besteira, pra que alguém iria louvar algo que inventou?

  • gfg2

    Hmm, gostei.
    Viviam me dizendo quer se eu acreditar em deus e o inferno não existir não tenho nada a perder, e se eu não acreditar e o inferno existir perco tudo. E como IA é bem mais palpável do que um senhor que onipotente e onipresente que faz tudo por mágica, está me parecendo uma boa escolha me converter a ela.

    • Felipe Rafael

      Será que a IA vai encanar com os sodomitas, curtir ovelhas tostadas, destruir a humanidade, jogar pragas, foder um tal de jó, deixar um anjo folgado e caído sacanear sua criação, fazer a lilith, esquecer e depois dizer que a eva foi a primeira, escolher um povo chato e encanado com fimose como preferido, passar no fio da espada homens, mulheres e crianças porque comem carne de porco, e um belo dia, engravidar uma criança de si mesmo, se nascer (!?), arrumar a maior treta com os malucos das redondezas, ser espancado e por fim assassinado e, antes de morrer, cobrar de si mesmo o porquê eu mesmo fiz isso pra mim?
      Depois ressucitar, subir para junto de si mesmo e ficar aparecendo em vidraças embaçadas, e exigindo que acreditem, para, por fim, ser adorado por minas de saia jeans que usam coque e andam de lado em bikes barra-forte de propriedade de uns caras que transportam sua obra-prima literária (psicografada) no sovaco, e perseguindo essa tal ideologia de gênero?
      E no meio de tudo isso, achar tempo para mandar queimar umas bruxas e ter uns brothers que usam saia e fazem umas coisas sinistras com meninos em retiros de fim de semana.
      Fora a promessa de voltar depois que uns lances muito estranhos rolarem com a humanidade, ficar de boas mil anos, deixar o mal dominar tudo, e só depois, fazer do mundo um lugar bacana pra rapaziada…

      • Theuer

        Noted.

      • “…escolher um povo chato e encanado com fimose como preferido…”

        TALVEZ, na ânsia de ridicularizar a religião judaico-cristã, alguém tenha ido um pouco longe demais por aqui, não?

        • Felipe Rafael

          Não creio.

          São chatos mesmo e praticam mutilação genital em bebês.

          Ademais, o que estamos fazendo aqui senão ridicularizar a religião do cara, de modo que fico pensando qual o critério para escolher que religiões ou deuses podem ser ridicularizados ou questionados.

        • ricms

          Não.. eles se auto ridicularizam com seus rituais e dogmas da época da idade do bronze.

        • Oli

          Não

    • SignaPoenae

      Cara, não importa pra quem você reze, sempre terá outras dezenas de infernos te esperando… E adorar todos os deuses não é uma opção.

  • Rin Tezuka

    quando eu tiver minha própria casa, carro vou criar uma religião, mas pra fugir do iptu, ipva, iss…..

    • Daniel

      Já pensei tão a sério sobre isso….

      • Maximus_Gambiarra

        Dê umas dicas. Onde que registra? É necessário ter um memorial explicando o que se cultua no estabelecimento?

        • rjesus993

          é bem simples, 5 reais e tu consegue!
          https://adrenaline.uol.com.br/2017/07/10/50416/abrir-uma-igreja-no-brasil-e-tao-facil-que-eu-registrei-uma-religiao-para-overwatch/

          • Maximus_Gambiarra

            Obrigado. Pelo nome, você é da área.

        • Daniel

          http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2911200909.htm …não é tão difícil nem caro, umas 2 horas de google e você já está apto =) a pelo menos elaborar melhor a ideia.

    • Melhor, religião + taxi, ainda compra o carro 33% mais barato e não paga ipva

      • Reinaldo Matos

        Aqui em Porto Alegre eu abriria mão do Taxi… É mafia como na maioria dos outros lugares, porém, são obrigados a pintar o carro de uma cor terrível… Impossível de revender

  • Demis Cunha

    De fato a IA ainda é uma dúvida. Sabemos que ela esta na sua infância mas não sabemos o que vai ser quando estiver madura. Pode crescer exponensialmente e se tornar uma entidade onipresente como no conto A Última Pergunta do Asimov ou pode simplesmente ser algo que teremos controle. Não sei ainda se vai ou não melhorar nossas vidas mas baseado do que vejo pelo mundo, uma nova extinção em massa não é improvavel. Skynet? Pouco provável. Gostaria de viver mais uns 100 anos pra ver o que vai dar isso.

  • Luiz Antonio

    Então a IA dos dias de hoje, é o embrião do V’ger? 🙂
    A piada das Escrituras-O Manual, foi das melhores, rsrsrs.

  • Salles Magalhaes

    Satélite nosso que estais no céu, acelerado seja o vosso link, venha a nós o vosso host, seja feita vossa conexão, assim em casa como no trabalho.
    O download nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nosso tempo perdido no Chat, assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.
    Não os deixais cair a conexão, mas livrei me do spam
    Amem

  • Roteiro da série The 100.

  • Vinícius Mascarenhas

    Isso não é religião. Inteligência artificial existe e há evidências disso.

    • Julio Verner

      Cadê?

  • Kirk

    Federação Galáctica de Planetas, disso eu entendo.

  • Anderson Fraga

    No fim das contas, a religião que dá para levar mais a sério é o pastafarianismo, mesmo

  • Juaum

    FTW!! Motherbrain irá cuidar de nós, até que um bug a deixe doidona.
    E ela jogará a Terra contra Marte.

  • ricms

    “Mito” é como acéfalos chamam seu político messias salvador da pátria.

    • Serve para os dois lados ou só para a direita?

      • ricms

        não falei em ideologia, e sim em ver políticos como salvadores da pátria. Se tu chama o teu de “Mito” e se ofendeu, tenho pena de ti.

        • Meu quirido, não leve uma piada tão a sério.

          Sou totalmente contra qualquer tipo de extremismo, seja de esquerda, seja de direita, seja religioso, ou qualquer outro tipo, sou brasileiro e quero ver essa banania poder ser chamada de país sério um dia, porém enquanto houver essa polarização (futebolização) ridícula na política não vai mudar nada.

          Pra mim o “bolsomito”, é só mais um fanfarrão que está seguindo a mesma linha que o Trump usou para se eleger. Dito isso, também não voto no encantador de burros, então estou a espera de alguém que realmente apresente propostas concretas, e que tenha tenha um histórico digno de receber um voto.

          • ricms

            kkkk tem que ficar arisco com esses fanboys. Tenho o mesmo pensamento q vc, não acredito em solução mágica. Essa polarização realmente só fez mal para o nosso lento amadurecimento político, pois saímos da discussão das idéias para defender uma paixão, como no futebol.

          • kkk… Verdade.

            Cara, eu fico de cara quando vejo nego xilicando com coisas boas só por que o cara não é do mesmo partido, isso dos dois lados, se é uma coisa boa, vamos aplaudir, se é uma cagada monumental vamos para a rua. Não sei qual a dificuldade que esse povo vê em debater sem mimimi. kkk

    • Teclado sem acento

      Esquerdinha viado negro pobre vegano gordo crossfiter macaquinho detected

      • ricms

        Vai lá q tua mãe tá chamando pro toddynho. Olha q tu fica de castigo sem internet!

  • ricms

    “…quanto mais antiga mais aceitável é uma religião e seus dogmas.”
    Sempre afirmei isso, tanto que só comparar rituais religiosos, como dos judeus (os mais ritualísticos), passando pelos católicos e suas missas engessadas e depois para os neo pentecostais com cultos livres de rituais e flexível conforme a vertente.

  • Douglas do Espirito Santo

    O único Levandowski que presta é o jogador alemão.

  • Jorge Dondeo

    É uma atitude bem inteligente!

  • Marcelo Santos

    Essa religião está no beta ainda, quando tiver versão estável eu entro.

  • Wagner Felix

    “A Última Pergunta”

  • cloverfield

    E como andam aqueles chimpazés que estavam criando uma religião macacal?

  • Houmar Passarelli

    “Talvez nosso papel na Terra não seja venerar Deus, mas criá-Lo”.

    De novo? O que são todos os deuses se não uma criação da imaginação humana…

  • OverlordBR

    Qualquer pessoa séria e sensata sabe que a única religião que presta é o Pastafarianismo!

    Somente o Monstro do Espaguete Voador e seu maravilhoso paraíso com fábricas de strippers e vulcões que jorram cerveja.

    Além disto, o aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são uma consequência direta do declínio no número de piratas desde o século XIX!

    RÁmen!

  • Samuel

    “Ainda estão escrevendo as Escrituras, que chamarão de “O Manual”, provavelmente pra garantir que ninguém irá ler.” HAHAHA

  • Ricardo Mauricio Contel

    Por mais revolucionária, a inteligência artificial é apenas uma criação humana, mas que pode acabar com a raça humana, segundo o físico inglês Stephen Hawking.

  • A primeira religião na história a conter um “zerésimo” mandamento.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis