Vídeo deliciosamente alarmista denuncia o perigo dos drones

20150102droneskill-illuminator

Houve um tempo em que a guerra era algo honrado. Homens viviam e morriam com base em suas habilidades e treinamento. Anos e anos de intensiva preparação eram colocados em teste no campo de batalha. Arqueiros acertavam alvos em movimento a centenas de metros. Cavaleiros em armaduras eram quase invencíveis contra tropas a pé.

Até que um dia uma nova tecnologia alterou esse equilíbrio. Camponeses com pouco ou quase nenhum treinamento eram capazes de derrotar cavaleiros em armaduras, soldados a pé e arqueiros eram vulneráveis a cargas de tropas. Essa tecnologia? A besta.

9ab76226dc68c96bdd92a8c2359e9072-medieval-swords-fantasy-weapons

A dinâmica da guerra mudou fundamentalmente, não era preciso treinar por anos, qualquer criança era capaz de usar uma besta, alguns modelos vinham com mecanismos para facilitar distender o arco, então mesmo mulheres e idosos conseguiam armar o equipamento, e depois disso era só apontar e clicar.

Isso provocou revolta entre os soldados profissionais, a besta foi considerada uma arma indigna. Sem honra. Com o passar dos séculos esse ciclo se repetiu, a cada nova arma revolucionária, os mesmos medos e críticas. Submarinos? Coisa de covardes e piratas, disse um almirante inglês. Metralhadora? Mesma coisa, trocaram a habilidade do atirador pelo massacre em massa.

A bola da vez são os drones. A mídia demonizou tanto essa tecnologia que em uma reportagem onde falava como usava drones para mapear os jardins de sua mansão, a apresentadora Martha Stewart foi massacrada por comentaristas que a xingaram por empregar “tecnologia letal”, e não ter vergonha de usar algo que mata tanta gente.

Se misturar drones com Inteligência Artificial, então, já era. Temos uma Tempestade Perfeita de paranóia, e é disso que se alimenta o Future of Life Institute, uma organização patrocinada por um monte de gente grande, tipo Elon Musk e Stephen Hawking, que está gastando bilhões de dólares para tentar impedir o advento da Inteligência Artificial, que dizem irá destruir todos nós.

Eles apresentaram um vídeo inacreditável durante um evento da ONU de nome mais inacreditável ainda, uma reunião da… prepare-se… vamos lá…

Convenção da Proibição ou Restrição de Uso de Certas Armas Convencionais Que Podem ser Consideradas Causadoras de Danos Excessivos Ou Que Tenham Efeitos Indiscriminados

Ufa!

No vídeo é mostrada uma apresentação fictícia de um mini-drone assassino, e em seguida a tecnologia escapa ao controle, sendo usada por terroristas e grupos políticos. É uma história de alerta dos perigos da tecnologia e… — droga, deviam ter dado uma surra no sujeito que inventou o fogo!


Stop Autonomous Weapons — Slaughterbots

No final, sou forçado a admitir que adorei os brinquedinhos, já até criei um folder com fotos do Justin Bieber, caso eles apareçam pra vender na Deal Extreme.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples