E essa agora — feridas que acontecem durante o dia cicatrizam mais rápido do que as de noite.

martiandiff_feat

Uma das coisas que não mostraram no excelente The Martian, era o inferno que é acompanhar eventos em Marte. Não pela distância, mas por causa do extremamente inconveniente dia marciano, que tem 24 horas e 37 minutos, ao contrário do dia terrestre, com suas exatas 24 horas. Ou 23 horas e 56 minutos se considerarmos o dia sideral mas não vamos entrar nesse atoleiro.

O resultado é que quando o sujeito chega no trabalho para comandar o robozinho marciano, todo dia o dia em Marte está 40 minutos adiante, e logo você está chegando de manhã e em Marte já está anoitecendo, e o Curiosity não tem faróis.

Para evitar isso os operadores passam a viver no tempo marciano, indo dormir todo dia 40 minutos mais tarde, eles deslizam pelos horários das pessoas comuns, o que causa todo tipo de problemas práticos E fisiológicos, pois por causa da Evolução nossos organismos trabalham com um relógio interno sincronizado com o período de dia/noite, é o chamado ritmo circadiano.

ritmo-circadiano

Esse ritmo é regulado como um relógio interno do corpo, mas pode ser ajustado por fatores externos. Por isso em alguns dias você supera o jet lag quando viaja para outro fuso horário. No geral o ritmo circadiano existe para otimizar recursos. Não faz sentido manter o organismo em alerta máximo o tempo todo, e seres que dormem à noite sobrevivem mais se… dormirem durante a noite, então com base no ritmo circadiano e na iluminação, somos induzidos a sentir sono nesse horário.

Ritmos circadianos foram detectados em praticamente todos os seres vivos, mamíferos, aves, répteis, algas, cianobactérias e até alguns comentaristas de portal mais espertos. Em geral eles funcionam num ciclo de 24 h, mas como a duração do dia vem se alterando desde a criação da Terra, alguns organismos perderam a sincronia. Algumas espécies de aranha vivem em um ritmo de 17 horas, e isso — para manter vivo o clichê — intriga cientistas.

Outra coisa que intriga cientistas:

Segundo uma pesquisa publicada no Science Translational Medicine, com título Circadian actin dynamics drive rhythmic fibroblast mobilization during wound healing, ferimentos cicatrizam em ritmo diferente, de acordo com a hora do dia.

Isso mesmo. Um corte feito pela manhã tem um tempo de cicatrização diferente de um ocorrido durante a noite. E não é pouca coisa. Em experimentos feitos com ratos, queimaduras diurnas levaram 17 dias para cicatrizar (sim, pelo visto churrascaram o pobre Fievel). Já as noturnas precisaram de 28 dias.

A explicação: quando você sofre algum trauma físico (não estou falando do trenó que você não ganhou) a primeira linha de defesa são células chamadas fibroblastos, elas compõe o tecido conectivo, e imediatamente montam a estrutura de fibras e colágeno onde as outras células vão se agarrar e consertar o dano.

Fibroblastos aparentemente também seguem o ritmo circadiano, e de noite eles estão mais lentos, cansados e preguiçosos, assim quando o organismo é ferido, eles demoram, outros processos tomam conta do ferimento e fica mais difícil reconstruir a área lesionada.

Essa pesquisa vai ser repetida por outros cientistas, pois é assim que ciência funciona, e se comprovada, causará mudanças fundamentais por exemplo em cirurgias. Fará sentido adiar para a parte da manhã cirurgias noturnas, e em acompanhamento de pós-operatório, o horário da intervenção passará a ser levado em conta.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Atrollando Natuacara
    • Mas aí não dá pra extrapolar pra humanos.

    • Alexandre Salau

      Achei ofensivo.

      • RCNB

        Posta mais!

  • Marcos Paulo Betinardi

    Fievel.

  • lordtux

    Muito bom, vou evitar facas durante a noite.

  • Fascinante.

  • Erick Carvalho Campos

    Isso é fantástico!

  • Samuel

    Wolverine de dia. Kick Ass de noite.

  • Rômulo Catão

    Será que ainda tem vaga nesse laboratório, eu tacaria fogo em rato de graça,

    • SignaPoenae

      Acho que eles foram detetizar o laboratório de forma mais radical e acabaram descobrindo isso.

      • Claudio Roberto Cussuol

        Imaginei um cara de branco, anotando na prancheta:
        Na próxima vez, lembrar de esterilizar o laboratório a noite.

  • Cocainum

    Para compensar a maior gravidade dos ferimentos à noite, a principal solução é a ingestão de bebida alcoólica para maior efeito anestésico.

  • SNU-SNU

    Enquanto a mim, mesma relação dia noite no entanto, indo dormir as 8 acordando as 16?

    • DumbSloth87

      Pior eu, que tô desempregado a tanto tempo que meu dia tem umas 30 horas.Segunda eu acordei às 8:00, fui dormir às 3:00 na madrugada de terça, acordei 12:00, fui dormir às 10:00 de hoje (quarta) e acabei de acordar (18:30).

  • Rolando

    Surpreendente. Deve ter um monte de empresas pesquisando e gastando dinheiro aos montes para descobrir drogas para sarar mais rápido pacientes de cirurgias e descobrem uma coisa dessas.

    • Mirai Densetsu

      E gastando dinheiro do Estado pra isso.

  • ” (sim, pelo visto churrascaram o pobre Fievel)”

    Oi Anão 😀

  • Theuer

    Já a cura para insônia que é bom… 🙁

    • Grade, Tardigrade

      Acende uma viga uns 30 minutos antes de ir pra cama que eu quero ver vc não dormir!
      Vai até sonhar com o Snoop Dogg!

      • Julio Verner

        CBD é felicidade! hehehe

    • Julio Verner

      Ah se soubesse da onde veio a expressão 4:20… ahahaha

  • Grade, Tardigrade

    Parece meio óbvio, apesar de não ser!
    O corpo estando em modo “track” vai se curar mais rápido do que quando está em “cruise speed”, né?!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples