EA, uma fábrica de criar antipatia

star-wars-battlefront-ii

Basta olharmos os comentários em qualquer notícia sobre a Electronic Arts para percebermos que a empresa está muito longe de ser popular. Mas o que realmente me impressiona é ver como eles parecem se esforçar para serem odiados pelo maior número possível de pessoas.

Com o lançamento do Star Wars: Battlefront II e a utilização das famigeradas loot boxes — o que em bom português significa microtransações para todos os lados — era de se esperar que os jogadores criticassem bastante a postura da editora. Uma das principais reclamações era sobre o tempo necessário para desbloquearmos alguns personagens no multiplayer do jogo, algo em torno de 40 horas. Então, para explicar o porquê de isso acontecer, um funcionário da EA foi ao Reddit e disse o seguinte:

O intuito é oferecer aos jogadores um senso de orgulho e realização ao desbloquear diferentes heróis. Quanto ao custo, selecionamos os valores iniciais baseados nos dados do beta aberto e outros ajustes feitos para recompensas antes do lançamento. Entre outras coisas, estamos olhando para a taxa média de ganho de créditos por jogador numa base diária e faremos ajustes constantes para garantir que os jogadores tenham desafios que sejam atraentes, recompensadores e é claro, acessíveis via gameplay.

O comentário foi tão mal recebido que a postagem se tornou a mais odiada do Reddit, já ultrapassando a marca de 643 mil pontos negativos. É bem verdade que muitas pessoas passaram a negativar o texto após a história ganhar a cobertura da mídia, mas ainda assim o assunto serve para que a EA perceba como eles estão conquistando a antipatia do público.

O lado bom disso tudo é que diante tamanha repercussão, o produtor executivo John Wasilczyk publicou uma carta aberta onde informa que os preços cobrados pelos personagens especiais será reduzido em 75%. Com isso, se antes precisávamos de 60.000 créditos para comprar o Luke Skywalker ou o Darth Vader, agora serão necessários “apenas” 15.000. Já para o Imperador Palpatine, a Princesa Leia e o Chewbacca, a queda foi de 40.000 para 10.000 créditos.

O que não deverá agradar muita gente é que se antes conseguíamos 20.000 créditos por terminar a campanha, agora serão apenas 5.000 e segundo a conta do jogo no Twitter, este valor é o suficiente para desbloquearmos o personagem Iden no multiplayer.

Enfim, talvez seja realmente necessário um tempo adicional para que tanto a EA quanto outras empresas que estão usando a estratégia das Loot Boxes consigam encontrar um meio termo que seja bom tanto para elas quanto para os jogadores. Porém, a verdade é que por enquanto todas as críticas ao modelo são válidas e se olharmos para o faturamento que as desenvolvedoras estão conseguindo com esse modelo de negócios, não há como acreditar que tão cedo as tais caixinhas misteriosas deixarão de existir.

Fonte: GameInformer.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • É EA, está conseguindo superar até a Konami desse jeito.

    • Mas continua extremamente lucrativa. As pessoas que odeiam o modelo de micro-transações parecem ser minoria, porque tem muito mais gente gastando dinheiro nisso.

      • SignaPoenae

        O que acontece é que se 90% das pessoas boicotar, o lucro dos 10% que compram otário-coins compensa e muito as pessoas que não compraram o game.

      • Julio Verner

        O que é normal, o Mundo é feito de idiotas.

  • Esse é o preço de acabar com os dlcs, pelo jeito. Mas se pelo menos os jogadores tiverem acesso a todos os mapas criados sem ter que comprar, e as microtransações ficarem apenas na compra de heróis, pra mim já é um avanço.

    No modelo anterior nem adiantava você comprar pacotes de mapas de dlc porque ninguém jogava neles.

    • Outra coisa, temos agora uma campanha single player. Esse jogo parece superar o anterior em todos os sentidos, então temos que pegar leve. A ideia de um jogo desses não é ter TODOS os personagens desbloqueados.

      • Ivan Falcão

        Convenhamos que não é algo difícil…. Fora que o Star Wars Battlefront 2 original já superava muuuuuuuuuito esse.

        • Eu tentei jogar o antigo recentemente no GOG e achei muito ruim.

          • Ivan Falcão

            É um jogo de mais de dez anos atrás, mas que se bem apreciado da um baile nas versões atuais. Excelente história, batalhas espaciais, maiores opções de facções e veículos… sinceramente, quando joguei o Star Wars Battlefront anterior tive a sensação de que tinha dado vários passos para trás….

  • Well Dias

    Jogos com micro transações? Passo longe.

    • Não é necessário gastar 1 centavo com micro-transações neste game. Só gasta quem quer ser o maioral do multi-player. Mas para as pessoas normais, a campanha e um multiplayer básico já resolve.

      • 🦊 RaposaDoida 🦊

        É preciso 40h de jogo sem gastar com nada para conseguir pega o Luke ou Chew.
        Bem para quem é tempo livre, mas e para quem trabalha e tem namorada.

        • Mas e daí se você não tiver o Luke ou o Chewe? O foco do jogo não é ter os heróis dos filmes, e sim jogar com os soldados padrão. Esses heróis a mais são justamente coisas para alimentar micro-transações, mas não são importantes pro jogo em si.

          • 🦊 RaposaDoida 🦊

            Eu pago por um jogo full

          • Esse conceito de full é controverso. Antigamente você comprava um jogo full, mas limitado, e depois de 1 ano ou menos saía outro mais completo. Street Fighter era assim. Hoje o jogo vai recebendo incrementos. Existem jogos episódicos também.

            Eu acho que cada modelo tem suas vantagens.

          • 🦊 RaposaDoida 🦊

            Se a pessoa fica feliz com esse modelo o problema é dela.
            Meu papel aqui é continua alertando outros jogadores, para esse modelo de venda que prejudica o jogador.

          • Acho que quem é competitivo no multiplayer esse tipo de jogo é ruim mesmo. Mas para muita gente o foco será o single-player e uma brincada no multiplayer. Pra isso o jogo me parece ser bom.

          • Carlos Marin

            Quem compra o jogo também, porém os avatares são opcionais/adicionais, assim como acontece com veículos e outros tantos bens de consumo.

        • Ricardo Braga

          Joguei hoje por cerca de 40 minutos e obtive 8.365 créditos. Sou um jogador bem limitado no multiplayer e meu K/D mal beira o 1. O ajuste do valor do herói para 15.000 me pareceu suficiente, mas ainda é cedo para dizer sobre as loot boxes.

  • Othermind

    Enquanto todo mundo fica xingando DLC paga.. xingando micro transações…. Os jogos estão vendendo bem e essas “features” estão dando muuuuuuuito dinheiro pras empresas.. Vai piorar…

    • Ao invés de xingar deviam fazer como eu que só compro jogo completo depois de 2 anos surge uma promoção com todos DLC e de quebra nunca jogo nada que tenha que pagar durante o jogo. Pra mim jogo se paga uma vez.

      • Eu ainda sou das antigas. Só compro uma vez e não pago pra jogar. Também só compro jogo depois de uma boa redução nos preços.

    • Ednei P. de Melo

      Falam de uma maneira como se todos fossem “obrigados” a pagar com conteúdos extras. À meu ver, esta é uma excelente forma para adquirir um jogo (seja pelo baixo preço ou gratuitamente) e se gostar dele, estender ainda mais a experiência com a compra de adicionais. Adoro essa filosofia e curto muito os jogos que possuem DLCs… &;-D

  • Felipe Braz

    Enquanto estiverem lucrando horrores, estarão obrando pras reclamações.

  • Outra coisa que a mídia brasileira não está comentando é que a última expansão do The Sims 4 teve seu preço dobrado do dia pra noite sem motivo algum, ficando agora mais cara que o preço do jogo base.

  • Fábio Oliveira

    Não entendo esse povo.

    Se o jogo serve para diversão porque se estressam?
    Por que se vêem obrigados a gastar dinheiro que não querem gastar (ou reclamam por estar gastando)?
    Qual o problema de você não ser o fodástico das galáxias no joguinho da semana?

    Estamos cada vez mais sendo engolidos por uma vida de competição doentia.

    • 🦊 RaposaDoida 🦊

      As micro transações envolve tanta coisas que não sei nem por onde começar.
      Assista vídeos sobre o tema e verá que não é tão simples.

    • Julio da Gaita ✔

      broder não é sobre competir com outros players, é sobre a forma como o jogo é feito pra tirar proveito das micro-transações, fazendo com que mesmo pagando 60 USD e 200 Temers, seja necessário gastar dinheiro em moeda do jogo pra aproveitar plenamente o titulo.

      Não é sobre ganhar ou perder, mas sim sobre ter uma experiencia “quebrada” msm pagando o preço cheio “full price” por isso, agora se o jogo custa-se 25 a 30 dolares ou 100-150 e oferece-se as microtransações seria outra coisa né…

      • RôShrek

        Além do que aqui falamos de itens que podem ser comprados com real money e que dão grandes vantagens em relação aos que vão investir apenas os 60 dólares iniciais e tempo. Quando jogo Warframe eu fico de boa ao saber que vou precisar de horas e mais horas (muitas vezes dias) pra conseguir alguma coisa que eu queira, mas o jogo é TOTALMENTE FREE. tudo o que tenho no jogo adquiri jogando e investi apenas em cosmético, que é o modelo correto aqui. É inadmissível tamanho grind e paywall num jogo full price.

        • Julio da Gaita ✔

          Isso mesmo,

          Da mesma EA jogo o modo Ultimate Team, e mesmo sabendo que é possível comprar pacotes com itens e jogadores (lootboxes) e eu mesmo comprei logo no inicio pra dar um boost.

          Mas o o que me faz continuar jogando é saber que é possível e bem mais vantajoso comprar os players e itens ganhando coins de partidas e batendo metas e jogando outros modos de jogo, PVP e contra CPU.

          Mas no caso do SWBF2 é algo totalmente arbitrário, vejo logo mais a EA vai tornar o jogo gratis no serviço de assinatura EA Acess e abaixar ainda mais o preço das lootboxes.

          Comprei na pré venda o primeiro jogo, e não pude ficar mais desapontado e ja aprendi a minha lição sobre pré-vendas e hype.

          Uma bola fora, bem fora da EA.

          Citando um jogo que contém as microtransações “in game” mas sem arruinar a experiência é o AC Origins, que por sinal é um jogão, estou revezando o pouco tempo de jogatina entre COD WW2 (enjoei do BF1 saudades BF4), AC Origins e FIFa 18.

      • Heisenbeck

        Mas o ponto é: você NECESSITA ter o jogo? Se ele não vai te proporcionar a experiência plena que você espera, simplesmente não adquira. Tua sobrevivência não depende deste game.

        A crítica é válida e deve ser feita. As empresas precisam receber o feedback – positivo e negativo. Mas procura algum jogo que esteja alinhado com tuas expectativas.

    • SignaPoenae

      Lembra de quando você pagava por um Tekken da vida, zerava com personagem X e liberava personagem Y? E fazia isso até desbloquear trocentos finais e mais trocentos personagens e modos de jogo.

      Hoje você paga pelo Tekken, paga pelo personagem X, pelo personagem Y, pelas roupinhas e cortes de cabelo e ainda recebe um jogo quebrado e mal feito.

  • Veduque

    Jogadores sem noção ou pais bestas pagam felizes, por que não subir os preços? Eu acho é pouco. Se tem mercado, deve ser explorado. Xinguem no twitter e protestem em notas no Steam o quanto quiserem, como ninguém vai deixar de comprar, se eu fosse a EA, só ignoraria.

    • Guilherme

      Será que tem user reviews na EA Origin? (loja online da EA). O jogo não vai sair no Steam.

      • Márcio Chaves

        Não tem mas descontaram no Metacritic

        • Guilherme

          E como…

    • Exato. Os dlcs abusivos só existem porque tem quem pague. A EA está oferecendo o que os jogadores querem. Se alguém acha ruim, deveria não comprar o game, e gastar o dinheiro num game com o modelo mais justo.

      Votar com a carteira é mais importante que votar com o twitter, usando mimimi-coins.

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Vou falar, mas sei que não vai adiantar, BOICOTE AO STAR WARSBATTLEFRONT II, assim como todos os jogos que abusa dos sistema de microtransações.
    Fiz minha parte.

    • SignaPoenae

      Vida longa aos Indies! Morte aos porcos capitalistas!

    • Vou esperar sair no EA Access e pegar na faixa. 59,90 por ano é um bom preço pros jogos da EA.

      • 🦊 RaposaDoida 🦊

        Vou esperar um anos e compro o BattleFront com uma preço de 50 reais.
        Como eu só quero o single player mesmo.

        • Minha situação. Fiz a mesma coisa com 90% dos jogos que tenho.

  • Matheus Vieira

    Bom reforçar que eles reduziram os custos em 75%, mas reduziram as recompensas em mais ou menos 75%. Na prática vai levar o mesmo tempo pra desbloquear.

    E eles tiraram o botão de reembolso do site. Agora só via chat, esperando sabe-se lá quanto tempo.

    • SignaPoenae

      Amigo, aprendi que as pessoas vêem só a placa de 75% de desconto, jamais a piroca que vem escondida atrás dela.

      Acabei de comprar uma placa de vídeo por 650 reais. Dois dias depois ela foi pra 850, e aposto que estará com um descontão pra Black friday, quer apostar?

  • RôShrek

    O verdadeiro problema é um jogo full price com modelo de f2p. Isso está errado em tantos níveis que é difícil listar. Eu não compro jogos da EA já tem mais de 10 anos (bem mais, mas tem tanto tempo que eu não lembro) e pelo jeito minha postura vai durar por mais uma década.

    • SignaPoenae

      O último meu foi mass effect 3. Depois dele, a EA não vai ver nem mais um tostão meu.

  • Anayran Pinheiro

    Esse jogo não é pior que Hearthstone se for pra ficar no F2P. Hearthstone para eu conseguir ser um jogador mais competitivo tive que começar a comprar pelo menos os packs de pré-release para ter alguma chance e ter uma coleção mais decente

    • PugOfWar

      muita gente reclama mesmo do gasto constantes em packs de cartas, realmente é um jogo que eu não jogaria

      • Anayran Pinheiro

        O jogo em si é massa, mas a curva de vantagem dele é ridícula. Tu precisa ou ser um jogador tarimbado de outros cardgames para ter sucesso ou ter muita grana para poder ter chance

  • gfg2

    Boa EA, rumo ao tri.

  • Cássio Amaral

    O problema é que muitos desses que deram downvote irão comprar esse jogo e os DLCs, se houver. Como dizem nos EUA, o consumidor tem que votar com a carteira, não adianta fazer textão no Reddit.

    • 🦊 RaposaDoida 🦊

      E só olha os comentários defendo a EA que já percebemos o pq ela continua.

  • Nilton Pedrett Neto

    Muito orgulho… quem fez a pergunta que gerou essa resposta foi um colega meu de faculdade (fazemos Jogos Digitais). Os BR nunca decepcionam!

  • Jefferson Viana

    Só me lembro do episódio de South park dos caradidins e daibo canadense

  • Boa culpa disso é nossa, afinal aceitamos o modelo de micro transação e gastamos o nosso dinheiro. Se a maioria dos jogadores não gastarem seu dinheiro, com certeza a EA se veria forçada a criar uma nova estratégia para ganhar mais dinheiro.

  • Cocainum

    Depois do EA Access, eles ganharam muitos pontos positivos no meu placar. Ajuda a compensar algumas pisadas de bola.

  • Luiz Augusto

    Enquanto existirem burros, EA não anda á pé.

  • Helton Henrique Mariano

    Os valores praticados na venda dos games da EA já são suficientemente caros para ter que comprar pacotes adicionais para deixar o jogo mais mais divertido ou “completo”, mas tem quem ache normal e este é o problema.

    Enquanto houver quem compra, haverá a venda.

  • Sophos

    Até hoje nunca gastei dinheiro com multiplayer. Minha Steam tá beirando os 300 jogos e o máximo que já gastei com DLCs foi comprando as expansões do The witcher 3, que valem muito a pena. Tenho tanto jogo pra zerar que acho que se me aposentasse hoje não sei se conseguiria terminar antes de abotoar o paletó, já me prometi não comprar mais jogos na Steam antes de zerar tais jogos (promessa furada). Então pra que comprar um jogo que tenha esses lixos de lot boxes? Não achei meu dinheiro no lixo não, até já procurei uma vez, mas foi em vão!

  • Carlos Ferreira

    Por isso que ultimo jogo da EA que comprei foi o Road Rash 3.

  • Foi só eu, ou mais alguém notou uma inflação no valor dos jogos após o lançamento do Origin Access?
    Titanfall 2 que saia por 79, agora custa 99.
    Alguém mais percebeu isso?

  • eduvc

    a EA acabou com a melhor serie de RTS de todos os tempos, a COMMAND & CONQUER, que chegou ate receber premio do GUINNESS. Simplesmente engavetaram, não vendem nao licensiam, e os fas que se danem. Fizeram isso tambem com tudo que veio da finada WESTWOOD STUDIOS, como o jogo DUNE, e outra seria de sucesso – LANDS OF LORE. SHAME ON YOU ea

  • Majin-boo

    Só acho que estão reclamando de barriga cheia. Eu achei muito razoável 40h pra desbloquear um personagem, que, por mais que uma pessoa não seja viciada, mas jogando umas 5h por semana, em um ano de jogo já terá todos os personagens. É o problema dos milenials crescendo cada vez mais, precisam de tudo para agora, não pode ficar 5min sem cholocate quente que já chora.
    E concordo com objetivo da EA dizendo que o os personagens demoram para desbloquear por ser mais desafiante e ter um bom troféu no final de contas.

    • RôShrek

      Com certeza. Imagina quem pegou a versão de 80 dólares do jogo e descobriu que teria de esperar 40hs pra jogar com Darth Vader. Você tem razão, pagar full price e ter de fazer grind de jogo F2P é reclamar de barriga cheia.

      • Majin-boo

        Garçom, pode fechar a conta que esse aqui também já encheu a barriga!

  • Só não comprar, ponto final.
    Pode tocar os creditos…

  • Amorim

    Enquanto o jogador conseguir de verdade através do esforço próprio (e não apenas comprando), na minha opinião as 40h não estão tão absurdas. É questão de jogar e ganhar. Se o esforço for pouco, e ganharem logo os personagens melhores, logo vão ficar criticando a falta de novos objetivos. Eita povo imediatista…

  • Jorge Dondeo

    Caraca, não vi nada demais no que o cara falou.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis