Mais de 6 mil jogos chegaram ao Steam esse ano

steam

Apesar de ainda faltar mais de um mês para o fim de 2017, o analista Daniel Ahmad resolveu fazer um levantamento da quantidade de jogos lançados no Steam este ano e o que ele descobriu é de cair o queixo. Até agora, mais de 6.000 títulos chegaram ao serviço de distribuição da Valve e se o número lhe causa espanto, espere até ver algumas comparações.

Para começar, estamos falando de um salto considerável em relação aos 4.207 novos jogos que a plataforma recebeu no ano passado, mas isso nem de longe é o mais impressionante. Como bem observou Ahmad, o número citado por ele é quase igual ao total de todos os games lançados no Steam entre 2005 e 2015, uma clara demonstração do quanto o catálogo da loja cresceu nos últimos meses.

Como boa parte desses títulos fazem parte do Steam Direct, serviço da Valve que substituiu o Steam Greenlight, podemos ter uma pequena ideia do quanto a dona da plataforma está lucrando com tudo isso. Vale lembrar que além deles ficarem com uma parte do valor de cada cópia vendida, os desenvolvedores ainda precisam pagar uma taxa de US$ 100 para os jogos que quiserem vender por lá.

De certa forma, toda esta facilidade proporcionada pelo Steam deve ser comemorada por nós, afinal os games nunca foram tão acessíveis quanto hoje em dia e boa parte da responsabilidade por isso é da Valve e o seu sistema de distribuição. O grande problema aqui é a enorme quantidade de lixo que chega semanalmente ao Steam, com o usuário precisando ter muito cuidado com aquilo que comprará. A Valve até tem tentado facilitar nossas vidas implementando atualizações, mas ainda assim é fácil deixarmos passar muita coisa boa e nos depararmos com jogos horríveis.

Mesmo assim, ainda prefiro ter que me dar ao trabalho de procurar por jogos bons do que não ter acesso a eles e se isso puder ser feito sem que eu precise sair de casa, enfrentar trânsito e encarar fila numa loja física, melhor ainda. Portanto, vida longa à distribuição digital!

Fonte: Games Industry.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • EmuManíaco

    Lançar titulo proprio que é bom nada.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Muito lixo, um saco ficar filtrando

    • nayara

      Estamos voltando ao grande crash de 1984

  • Vin Diesel

    e quando eu vou na steam, uma vez por ano fico lá que nem na netflix, só olhando…

  • Márcio Chaves

    Me pergunto se isso inclusive não incentiva ainda mais a industria, do que se não existisse Steam.

  • Germano

    O duro para qualquer indie, nesse cenario, e conseguir visibilidade para seu jogo com outros 6000 se acotovelando pelo mesmo.

  • Toda vez entro no Steam, fico olhando vários jogos, compro alguns, mas acabo sempre jogando Skyrim.

  • Isso praticamente é o mesmo dilema que o ecossistema mobile tem: uma praticidade em se criar aplicativos, somado ao boom de uma plataforma que a faz parecer uma oportunidade rentável só tende a chamar mais gente pra essa literal Febre do Ouro digital.

  • MeyeCafe

    Curiosamente, nenhum bom citybuilder.
    é Simcity4 com varias modificações ou o skyline (que não é tão bom quanto o sc4)…

    • Jesus Negão

      Skylines é de outro mundo comparado ao Simcity4.

      Prison Architect é minha dica pra ti

  • SignaPoenae

    Quando saio pra comprar jogos (na steam), já vou com a cabeça feita. Raramente compro por impulso um título desconhecido. Geralmente coloco na lista de desejos e fico acompanhando o jogo por meses até bater a vontade de comprar ou de chutar ele da minha lista.

  • Unfear

    Eu só consigo encontrar algumas pérolas seguindo algumas indicações feitas por alguns canais gamer como o Nautilus

  • Inquisidor

    o steam pegou minhas “preferencias” e sempre mostra os mesmos games para mim, queria mais rpg e jrpg (eu sei que tem, mas deve estar soterrado de coisas), o que me da dor de barriga é jogos feitos no rpg maker.

  • Vandrey Trindade

    A Steam podia lançar um app para Xbox e Playstation que permitisse rodar os jogos que temos na Steam no console… Seria interessante ter tipo o play anywhere da Microsoft com os jogos deles.

    • Jesus Negão

      Claro. Sony e Microsoft iriam adorar essa ideia…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis