Apps que usam recursos de acessibilidade para outros fins serão chutados da Play Store

amazon-app-password-acessibility-services

Capturar senhas de outros apps, como o da Amazon faz não poderá mais ser feito a menos que os desenvolvedores justifiquem o uso para situações de acessibilidade

O Google não mais permitirá que o conjunto de Serviços de Acessibilidade do Android, disponíveis para apps que oferecem meios de uso que facilitem a interação de pessoas com deficiência sejam utilizados por outros apps, e quem não justificar o acesso terá que remover os recursos sob pena de serem chutados para fora da Play Store.

A preocupação do Google com o mau uso da API de acessibilidade diz respeito especificamente ao uso de recursos verdadeiramente úteis como o Autocompletar, a possibilidade de combinar informações de login entre apps e copiar e colar dados livremente na Área de Transferências, coisas que apps como LastPass, Tasker, BatterySaver, Cerberurs, Universal Copy e vários outros fazem há tempos para vender facilidades e justificar o uso de suas ferramentas, principalmente para o gerenciamento de senhas.

O grande problema é que para o Google, uso dos serviços de acessibilidade em apps que não tem nada a ver com prover recursos acessíveis a pessoas com deficiência gera falhas de segurança, que a companhia está tentando evitar que se tornem pontos vulneráveis a serem explorados por hackers e outros espertinhos. Da mesma forma não é interessante prejudicar quem realmente precisa de tecnologias assistivas, logo a ordem agora é restringir fortemente o uso da API.

Inúmeros desenvolvedores começaram a receber e-mails do Google (a lista é grande) em que a gigante explica que a menos que o uso da API seja justificada, oferecendo recursos de acessibilidade para quem realmente precisa o acesso aos Serviços de Acessibilidade serão encarados como mau uso, e os mesmos têm 30 dias para remover todos os features que dizem respeito à API; caso contrário o Google os removerá da Play Store, sem exceções. A empresa informa que rastreia o uso dos serviços e tem como saber quem faz uso dele, dessa forma não há como escapar.

Os desenvolvedores têm reclamado que a justificativa do Google para tomar tal atitude é bastante vaga; o português João Dias do AutoTools lembrou de outro caso, em que a empresa classificou apps que dão pau constante como violação dos Termos de Serviço como algo bem semelhante à situção atual, e é fato que caso a promessa se cumpra uma grande quantidade de apps úteis e interessantes irão perder uma série de recursos, isso se não forem removidos da lojinha de vez.

Fonte: Android Police.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples