EA pode acabar com lançamentos anuais para franquias de esporte

fifa-18

O que mais tem sido discutido na indústria de games ultimamente é a ideia de entregar “jogos como serviço”. Para muitas empresas, esta é a melhor maneira de faturar e se pensarmos bem, talvez nenhum gênero possa se encaixar melhor neste modelo do que os jogos de esporte.

Imagine por exemplo não ter que comprar um novo FIFA todos os anos, mas ainda assim as equipes estarem sempre atualizadas, mostrando as escalações corretas e os últimos uniformes lançados para elas. Pois de acordo com o CEO da EA, Andrew Wilson, é muito provável que um dia isso seja adotado.

Existem algumas coisas que precisam acontecer antes,” disse ele ao ser questionado se a empresa estuda esse tipo de mudança. “Fazemos muito no FIFA e no Madden a cada ano e há muito código que tornamos disponível como parte de cada lançamento. Mas na Coreia ou China não fazemos desta forma: a cada quatro anos lançamos uma nova leva de código e oferecemos mudanças incrementais ao longo do tempo. Acho que existe um mundo onde isso pode acontecer em outras partes do nosso negócio.

A grande dúvida aqui é sobre como aconteceria esse sistema de atualizações. Será que a empresa venderia assinaturas mensais para que tivéssemos acesso aos jogos? Ou será que eles optariam por cobrar por DLCs anuais ou semestrais que serviriam para deixar as equipes atualizadas?

Penso até que no caso de um FIFA a EA poderia vender pacotes que nos dessem acesso apenas a certos campeonatos. Assim, aqueles que jogam apenas com times da Premier League poderiam pagar menos, mas sem ter acesso às equipes alemães, italianas, espanholas, etc.

No entanto, o importante aqui é que o modelo adotado pela editora seja justo com os jogadores, pois de nada adianta fazer algo que poderia beneficiar a todos, mas que no fim das contas acabará nos saindo mais caro do que apenas comprar uma nova edição a cada ano.

Mas como Wilson afirma que ainda deverá demorar um bom tempo até que algo nesses moldes seja adotado, o jeito é continuarmos considerando cada nova edição desses jogos como uma espécie de assinatura anual. Eu pelo menos já me acostumei com isso.

Fonte: Bloomberg.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Vin Diesel

    jogos de futebol são uma bosta. não vejo graca. que tirem tudo de quem gosta…

    • RôShrek

      Vim aqui pra dizer isso.

    • Christiano Nascimento Amorim

      oi amiguinho de salão!

    • Eduardo

      Quer dizer que só pq vc não gosta e não tem os outros que se lasquem?
      Por esse raciocínio, vc também deve ter ódio de xampu e condicionador.

      • Maom

        kkkkkkk
        E carros que levam mais de 5 segundos para atingir 60 mph.

      • Vin Diesel

        sim. acertô miseravi

  • Faz mais sentido criar um jogo “bem feito de preferência” e ir atualizando ele com dlc’s do que comprar todo ano um jogo novo, o transformando em algo descartável, eu nem gosto de jogo de esporte mas não precisa ser muito esperto pra ver que o que eles realmente precisam não é de lançamentos anuais, mas de uma plataforma/jogo onde eles podem lançar sempre novos conteúdos sem precisar reinventar a roda

    • Como eu disse, tudo depende da maneira como for feito. Se pagar uma mensalidade para jogar custar mais caro que US$ 60/ano, melhor deixar como está.

      • Marcos M.

        Vindo da EA, eu não espero nada menos do que 60/ano. E se bobear, a cada 3 ou 6 meses, ainda cobrar um determinado valor para atualizações dos elencos, novos campeonatos, etc. E se duvidar, ainda te vendendo o jogo por 60 dólares e cobrando a mensalidade a parte.

      • Julio Verner

        Dragon’s Dogma Online.

  • Bruno Aveiro

    Quando era mais novo só jogava games de futebol. International Super Star Soccer, depois Wining Eleven e PES (nunca dei bola pro FIFA).
    Conclusão? Meu irmão me xinga até hoje pois deixei de conhecer muitos jogos das antigas enquanto só jogava futebol.
    Depois de me sentir “enganado” tendo que comprar um jogo novo todo ano e com poucas mudanças de gráficos, jogabilidade e etc, acabei desistindo.
    Estou sem jogar games de futebol há uns 5 anos e não pretendo mais jogar (Caraca! Pareceu um viciado contando a história de vida).

    • Christiano Nascimento Amorim

      …e eu sou a Universal!

      • Bruno Aveiro

        Hahahaha. Boa.

  • Guilherme

    Isso pode ser um tiro no pé. Não é só questão de ter as equipes atualizadas, sempre que um FIFA é lançado há renovação de interesse por parte do público, e muita gente volta a jogar – até mesmo a parte do jogo onde tem as microtransações (é o Ultimate, se não me engano).

  • MasterShake

    está mais do que na hora, deviam lançar a cada geração um novo FIFA com nova Engine, e depois so cobrando anualmente por atualizações graficas e de jogador, vender por temporada, pq FIFA e outros jogos esportivos, não mudam muito de um para outra versão na mesma geração, e é altamente descartável depois que lança uma nova versão.

    Acredito que a EA deverá bloquear quem comprou o jogo original com a temporada 1, para jogar com quem comprou a temporada 2.

  • Jefferson Viana

    Deveriam fazer assim, o cara pudesse comprar um time somente, por 5 dólares, para jogar online, sem mais anda a oferecer

  • 640k is enough

    A EA já tem o Origin e o Access pra isso.

    Eles estão comendo bola.

  • Marcos

    Acho certo, maioria dos jogos de esporte tem mínimas melhorias de ano pra outro e somos obrigados a comprar o novo jogo para ter acesso a atualizações de jogadores, times, campeonatos, etc.

    • Julio Verner

      Não no PC onde os Mods imperam… hauhauhua

  • Julio Verner

    Já falo isso antes dessas merdas de micro-transações… Mas né, se tem idiota pra comprar todo o ano a MESMA porcaria… Certos eles em vender. PS2 tem PES2018 Oficial By Top Games… hauhauahuauhau

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis